Review: Boss RT-20 Rotary Essemble

    Autor Mensagem
    Keith Young
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Keith Young


    Buenas amigos do FCC

    Estou aqui pra deixar um micro-review do meu novo brinquedinho... O Boss RT-20

    O Boss RT-20 é um processador digital que simula, modela as famosas caixas Leslie, muito usadas por musicos como David Gilmour e na onda pop / nacional, Lulu Santos

    Eu sempre gostei do som emitido por esses amplificadores / caixas... Procurei varias opções analog e digitais e não encontrava nada que simulasse bem, já que os pedais de vibe, apesar de muitos serem excelentes são eram muito fieis.

    Eis que acho essa belezinha...

    Alimentação:
    Fonte 9V ou 6 pilhas AAA

    Entradas e Saídas
    No verso, ou melhor na traseira do pedal encontra-se 5 saidas p10 sendo 2 de input (mono e stereo), uma entrada para pedal controlador de velocidade (assim como o univibe tem) e 2 saidas (mono e stereo) há também uma chave seletora guitarra/teclado, já que este pedal também serve para teclados.

    Controles

    Controle de acionamento
    Esse pedais, assim como o Giga Delay e outros da linha Twin da Boss possui 2 pedais de "acionamento"
    1- liga e desliga o efeito
    2- alterna entre modo rápido e modo lento
    aí está um diferencial... Nesse pedal tu tem, digamos, 2 canais uma com a velociade da leslie lenta e outra rápida.

    Controle de Modo
    Esse pedal simula 4 "tipos" de Leslie sendo 1 modo, o modo numero 4 que é o modo univibe, ou seja, é como tu tivesse 1 univibe embutido

    Controles de efeito
    possui 2 controles, o efect e o direct que servem para dar o "ganho" do efeito

    Overdrive
    Sim, isso mesmo ele possui Overdrive, voce pode deixar desligado ou regular ao gosto a qtde de drive, o drive é muito parecido com o SD-1

    Balance
    É uma especie de Tone, que voce deixa mais aberto ou fechado

    High e Low
    Como dito anteriormente ele possui 2 velocidades, há também 2 potenciomentos para vc regular a velocidade de cada "canal".

    Test Drive
    Infelizmente, não tenho ainda como gravar o som que tirei, mas abaixo coloquei um video que mostra um pouco do pedal... Mas o som é simplismente impressionante...

    Testei 2 equipamentos...
    1 telecaster e um violao 12 cordas...
    aqui merece destaque o som com o violao 12 cordas... pois se você tem um e acha bonito o som... espere tocar com um modelador desses... irá se surpriender.

    Dinamica:
    Para os anti-digital de plantão hehehehehe o pedal é responde muito bem a dinamica da palhetada e da troca de velocidade... é realmente incrivel...

    Sons que você pode tirar:
    Infinitos... Se você é fã de Pink Floyd... Com esse pedal tocar Breathe nunca mais será a mesma coisa... hehehehehe

    Custo beneficio: Otimo
    Valor dele novo em Porto Alegre: varia desde 789 a 649
    considerando que uma caixa leslie, se voce achar, menos de 2 mil você nao paga, ou um univibe que está na faixa de 900 e nao faz a metade que este faz... o custo/beneficio é otimo

    Desvantagens:
    O tamanho dele, ele é do mesmo tamanho do Giga Delay... ou seja é grande... porem acho dificil diminuir o tamanho dele pela quantidade de controles


    Enfim... se você procura um simulador de caixas leslie fiel e com varios recursos e com um custo/beneficio bacana... esse é o cara...


    Video do RT-20



    Video da Leslie G27/G37 (a original p/ comparar)




    Keith Young
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Poxa, ninguem?

    LeoBrazil89
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Massa brother!! Eu não sou fão de simuladores leslie, mais normalmente os efeitos da boss sao bem legais, parabens pela compra!!

    Keith Young
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    LeoBrazil89
    valeu...


    é cara... realmente esse pedal me surpreendeu em todos os sentidos... lenho uma leslie, um overdrive e um uni-vibe num pedal só... agora so falta o pedal de expressao...

    MMonks
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Keith Young

    E aí, cara! Tô querendo pegar um RT-20. Qual tá sendo a tua impressão depois de algum tempo de uso? O pedal é bom mesmo? Valeu!

    bony2_22
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Obrigado pelo review. Muitos anos depois ainda serve bastante para que busca coisas boas.

    Atualmente encontrei esse modelo sendo vendido na Teclacenter e me interessei, pois toco em um Kurzweil SP4-7 e sinto falta de um gás dos órgãos no rotary.

    Creio que esse RT-20 seja uma ótima aquisição para dar esse gás que falta ao kurzweil.

    Outra opção que o pessoal de fora recomenda é o Korg G4 Leslie Rotary Simulator. Mas é difícil de encontrar aqui no Brasil. Aliás, a maioria dos equipamentos bons agente não encontra por aqui e quando encontra o preço é um absurdo.

    Mas fica a dica esses dois. Estou planejando a aquisição do RT-20. Caso eu compre eu postarei o review.

    Um Abraço a Todos!

    Pazzzzzzz

    bony2_22
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Fala galera! Só atualizando.. Peguei o Roland RT-20 e fiquei pouco tempo com ele. Os órgãos soam melhor, mas não tem bypass true para quando você não quiser usar o pedal. Hoje estou com o Lester G da Electro Harmonics. Pedal fenomenal! Os melhores resultados eu obtive usando ele com o Roland vr09 ou o vr 730. Os órgaos ficam Idênticos ao B3..uso a distorção tanto do VR quanto do Lester G. Também tive a oportunidade de usar esse pedal com o Kurzweil Artis 7, mas os órgãos não ficaram tão bons assim. Não sei explicar, mas não soaram natural. Algum tempo depois configurei um setup de órgão do ARTIS 7 e ficou um pouco melhor (sem usar o pedal Lester G)..mas ainda sim não ficou tão bom quanto era no Kurzweil PC3 que eu já tive. O PC3 nem precisa de pedal simulador de Leslie, pois seus efeitos são muito bons. Enfim..fica a dica para o pedal Lester G combinado com o Roland Vr09 ou Vr730 ou ainda Vr700 (também testei e ficou excelente, mas ficou ainda melhor no vr09 e 730, por serem mais novos). Valew

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Boss RT-20 Rotary Essemble