Projeto de Pré com TL072

    Autor Mensagem
    kem69
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: kem69


    To querendo montar um pré com o TL072, para uso com um modulo de potencia com o TDA7293.
    Quero um modulo que eu tenha o maximo de ajustes possiveis, desde som limpo até distorção bem suja, com todas as opções intermediarias... (não sei se vou usar todas no final, mas quero escolher as que vão ficar). Quero certa simplicidade no projeto também...
    Depois de muita escolha, usei o projeto do Marshall Blues Braker como ponto de inicio, e fui modificando.
    Deem uma olhada por favor... dicas serão muito bem vindas.
    O esquema esta com algumas anotações para mais modificações durante a montagem. Entre a primeira parte do TL072 e a segunda entra um Tone Stack padrão Marshall.
    Valew.

    http://i82.photobucket.com/albums/j266/kem69/preschematic.gif

    kem69
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: kem69
    · votar


    Esquema Pré Guitarra

    Ninguém pode ajudar?
    As minhas maiores duvidas são:
    1: O que faz aquele cap de 47pF na realimentação do primeiro estagio? Se eu retira-lo aumenta o ganho?
    2: O que faz o cap de .01uF + resistor de 3k3 em paralelo com o resistor de 4k7?
    3: O resistor de 1M que liga a entrada + do CI ao Vb pode ser suprimido ou reduzido (100k por exemplo - tb para aumentar o ganho)?
    4: Vai funcionar um POT para controlar a quantidade de "cliping" dos diodos?
    Ja adianto um obrigado para quem puder ajudar...

    macaco veio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    1- O cap ali age como um filtro cortando altissima frequencia e assim evitando a captação de estaçoes de radio, se o valor for muito alto começa a cortar agudos, não influi no ganho (a menos que se queira reduzir o ganho nos agudos).
    2- a configuração desses 3 componentes como estão é tipica de filtro de frequencia, me parece ser um leve atenuador de medio ao mesmo tempo que estabilizam o pino 2.
    3- vai alterar a impedancia de entrada fazendo mover toda a faixa de frequencia pra cima ou pra baixo e por consequencia ter que alterar o cap de entrada (o de .01). Se for usar contrabaixo entao justifica botar 1uF. Não é o melhor local pra mexer no ganho. Melhor aumentar o pot pra 1M. (entre o pino 1 e 2).
    4- D1 e D2 tem um overdrive (D3 e D4 um Fuzz), para ter som clean todos os diodos tem que estarem desconectados (D1 e D2 por resistencia do pot). o circuito ai esta apos o Tone stack que altera muito o volume como tambem o pot de ganho, portanto a sensação de o quanto de drive que os diodos cortam os picos, depende do ganho recebido, o que limita muito a ação deste pot ai colocado. Acho que um switch vai melhor. Pra estes diodos atuarem legal tem que ter alto ganho na entrada. Porem muito ganho na entrada sem os diodos fica aquele som clean saturado horrivel.
    Acho melhor o controle de tom no final mas nunca usei Tone stack, usava a configuracão baxandal com realimentação que acho que atua melhor, portanto so experimentando.
    Se numerar as peças tipo R1 R2 C1 C2 etc fica mais facil de identificar ao explicar.

    kem69
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    macaco veio, MUITO obrigado pela ajuda...
    Não pude editar o primeiro post, então adicionei ao segundo post o esquema com os componentes numerados...
    Mas claro, ainda sobram duvidas...
    Duvidas
    1: sanada... ;)
    2: Se eu retirar R3 e C3, vai dar muita diferença (mantendo C2 e R4)?
    3: Vale a pena testar modificar R2 ou vc acha que definitivamente é besteira (eu posso colocar um POT de 1MB pra testar). C1 e C6 em 1uF só para baixo? Para guitarra não compensa (pergunto isso pq todo projeto de valvulado que vejo usa 1uF)?
    4: Pensei no POT pq no circuito original do Blues Braker tem um resistor de 6k8 para diminuir a atuação dos diodos... por isso pensei no POT para fazer o mesmo com controle...
    E uma duvida que esqueci...
    5: P2 (POT de volume no final) tem um dos seus terminais ligados ao Vb. Não poderia ligar ao terra ao invés do Vb?
    De novo muito obrigado.
    []s.

    kem69
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: kem69
    · votar


    Macaco veio... e o que acha desse outro esquema? Melhor do que o outro? Acho que são similares... Mas a alimentação é simetrica... acho que dá menos ruido, né?
    E o cliping com os diodos D1 e D2? Ponho em paralelo com C4 ou C9 (primeiro ou segundo estagio)?
    C3 e C8 deixo 1uF, troco por 0.1uF ou um eletrolitico de 47uF?
    Valew de novo.

    Pré Alternativo corrigido...

    macaco veio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    circuito 1
    2- repare que no ultimo esquema (pre alternativo) tem a mesma configuração (R6 e C3) sem R3 e C3 (do primeiro esquema), os resistores ai sao responsaveis pelo ganho, como no primeiro esquema tem uma estrutura de filtro conforme aumenta ou diminui um ou outro resistor vai alterar não so o ganho mas um pouco da frequencia (que me parece estar ao redor dos medios por causa do valor .01). o tanto que vai fazer diferença so testando. Nesse estagio do pre prefiro o do primeiro esquema.
    3- eu deixaria R2 fixo em 1M, C1 e C6 a regra é quando se aumenta a impedancia diminui o valor de C, repare que no circuito 1 a impedancia é basicamente 2M2 o cap e .01 na saida a impedancia é mais baixa (pot de 100k) C6 é .1 . Quando não se sabe o valor (por nao ter feito calculo) se poe logo um valor alto que ai passa todas a frequencias sem problema (ate as que o instrumento nao responde). Como no circuito 2 que parece nao ter havido calculo, tendo mais chance de HUMMM (60 hz) na entrada por causa de um valor alto sem necessidade.
    4- so testando pra saber o grau de atuação.
    5- o terra aqui esta no -Vb que esta no chassi mas nao é o ponto neutro Vb (4,5v da divisao de R8 e R9) a alimentacão tambem é simetrica, assim o Pot pode estar no Vb. Acho que pode estar no chassi tambem. (nao me lembro so testando).
    Circuito 2
    C4 e C9 estao em curto (é entre pino 7 e 6, 1 e 2).
    para o cliping se tiver diodo nos dois estagios o overdrive ai vai soar mais proximo de um big muff. mas for colocar so em um estagio seria melhor segundo estagio, o primeiro fica livre so pro pre propriamente dito.
    C3 e C8 que eu me lembre aumentando o valor aumenta o ganho assim como R6 e R11 (faça o teste pois eu estudei e fiz estas experiencias a muito tempo atraz, nao me lembro de tudo).
    As alimentações desses integrados é tudo simetrica, a diferença é a maneira que se divide a voltagem em + 0 e - com resistores ou com fonte dupla, dependendo da alimentação do circuito de potencia entao se faz a opção de uma outra pra ficar tudo uma coisa so. Se voce pensar e olhar o circuito bem, conseguira trocar as posições de todos os +V terra e -V adaptando qualquer um do dois esquemas para usar fonte dupla ou divisor por resistores.

    kem69
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: kem69
    · votar


    Valew novamente...
    Vamos ver se entendi tudo... Fiz um outro esquema, seguindo o que voce disse acima (se é que eu entendi tudo - deve ter ficado alguma coisa da minha teimosia também... hehehe).
    Esse ta bom pra partir pro prototipo? O que voce acha?
    E C7 é necessario???
    []s.

    Ps. Notei uma diferença do desenho do primeiro esquema e do segundo. No segundo estagio, o sinal vindo do primeiro estagio entra no pino 6 (-) no primeiro esquema, mas no segundo esquema entra no pino 5 (+)... Alguma diferença nisso? Qual é melhor? Valew.

    Pre Alternativo revisado

    macaco veio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    voce tem que digitar 'amplificador operacional' no google e observar as configurações basicas com entrada inversora e não inversora (olhe a posição dos resistores e quem é quem na regulagem de ganho). Nesse ultimo circuito o primeiro estagio nao há inversao de fase do sinal (+ pino 3), no segundo estagio tambem no caso não há inversao de fase porem a configuração me parece estar errada e acho que não vai funcionar (componentes fechando entre pinos 7 e +5). teste pra ver.
    A inversao da fase de sinal não é problema aqui (porque o circuito é apenas um pre ampli) porem o posicionamento dos resistores principalmente é diferente conforme se aplica o sinal na entrada inversora ou nao inversora.
    C7 pode ser necessario ou nao, depende de o que que vier na frente. tambem não acho que seja uma boa idea D3 e D4 ali direto no pino 7, pode ser que interfira no funcionamento quando cursor de P2 ligar os diodos D1 e D2 direto em D3 e D4. Fica dificil explicar tudo aqui, precisa um pouco mais da teoria da coisa.

    kem69
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: kem69
    · votar


    Então... Ja tinha lido sobre isso, mas montei esse pré como se fossem 2 prés independentes "isolados" pelo tone stack (só não sei se fiz certo)... Veja que o estagio 1 é muito parecido com o estagio 2... Basicamente a diferença é que não tem o filtro de medios e tem os diodos.
    Nos 2 estagios o sinal entra no +, no - tem a realimentação (e os diodos no estagio 2).
    Quanto a C7, mudei ele de lugar (olha acima)... acho que com isso resolvi o problema de D3 + D4 (ou não?)...
    Valew.

    kem69
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Esqueçe os esquemas acima... Ve o que acha desses 2 abaixo... ACHO que corrigi tudo... Valew....

    Pré para bateria 9V

    Pré para fonte simetrica

    macaco veio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    o pino 3 esta aberto (resistencia infinita), como o valor de R ali é alto talvez funcione sem dar problema.
    C9 vai matar todos os agudos quando o circuito estiver apenas como pre-ampli, experimente deixar ele junto com a chave dos diodos.
    C8 e R7 talvez são dispensaveis se a potencia ja tiver.
    Uma chave ali em D1 e D2 pode ser que dê estalos ao ligar, so testando.
    No geral parece mais um pedal de distorção do que um pre pra guitarra, um pre é mais sofisticado precisando mais estagios cada um pra cada coisa. veja o segundo estagio, voce quer ter controle de ganho, overdriver com opção on-off, fuzz, volume, e ainda é o estagio recuperador das perdas do tone stack, tudo num estagio so. Alguma coisa vai deixar a desejar. dê uma olhada no pre do fender Frontman 15G que é o amplificador mais sem vergonha da fender e veja quantos estagios tem.
    http://www.fender.com/support/amplifier_schematics.php

    kem69
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: kem69
    · votar


    macaco veio
    Entendi... to querendo tirar muito de muito pouco... Mas tenho receio de deixar meu primeiro projeto a serio muito complexo.
    Será que 2 TL072 (4 estagios) daria conta???
    De tudo o que vc falou, só não entendi a primeira coisa, sobre o pino 3. Ele esta aberto nos 2 circuitos ou só no segundo (o primeiro estagio do primeiro esquema - para bateria - é copia fiel do Blues Braker do tonepad).
    O que faço para corrigir isso (não deixa-lo aberto)? Não tenho ideia... Nessa eu boiei mesmo... :( (talvez inverter e posição de R3 e C1?)
    E muito obrigado pela ajuda até agora... Só vc tem ajudado...
    []s.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    pino 3 no segundo circuito precisa de um resistor ali ligando ao terra, se deixar aberto vai ter resistencia infinita (do ar) o que talvez nao faz deixar de funcionar mas com impedancia de entrada muito alta, o valor ali pode situar algo em torno de uns 100k a 1M5.
    Qualquer circuito modificado antes de passar do papel para a placa de cobre deve ser montado na placa proto-board (aquela com encaixes pra cada peça). Como uma placa dessa não é muito barata, (as mais baratas sao pequenas e não cabe muita peça) eu por exemplo fazia o seguinte: montava o primeiro estagio (que sempre vai ser apenas o pre de alguma coisa) ja numa pequena placa de cobre e numa pequena proto-board montava os circuitos que precisavam muita modificação.
    Sugiro que voce monte o primeiro estagio separado, pode usar o integrado 741 pra testes (ou mesmo o TLO72) mas usando apenas um lado e conecte por fios com as outras montagens de forma que sempre dê pra tirar e por peças. Ampli operacional é quase tudo igual quando a função é apenas amplificar.
    Quando se adiciona um estagio ativo (transistor ou CI) a mais ele tem que ter uma função especifica que justifique a sua presença.
    Deve tambem pensar no numero de potenciometros que pra ganho geralmente são dois (ganho no primeiro estagio e volume no final ou quase no final) não vejo a razao do pot de ganho no segundo estagio.
    Observe esquemas de pre e tente entender a função de cada estagio e de cada peça em cada estagio especifico. Leva um tempo pra ter o dominio. boa sorte.

    kem69
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Muito obrigado pelas valiosas dicas, macaco veio...
    Vou mudar o enfoque... vou tentar primeiro um pedal com um TL072, baseado ainda no Blues Braker e depois tentar um pré de verdade com 2 TL072 ou mesmo um TL074.
    Vou abrir outros topicos... primeiro pro pedal, depois pro pré...
    Muito obrigado pela sua valiosa ajuda, espero que possa continuar me ajudando nos proximos capitulos (topicos).
    []s.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto de Pré com TL072