Equalizações que vão transformar sua GT-8 / GT-10

    Autor Mensagem
    Jafet
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Jafet


    Tá com problemas pra timbrar sua GT ?? Pensando em vender ou trocar ? Então vou colocar equalizações que tornam qualquer Pré da GT em um nível que não tem pra nenhum simulador do mercado!

    Sabendo usar os equalizadores das Gts é que vc realmente sabe timbrar uma GT !

    Teste e descubra qual a que fica melhor no seu som.

    Coloque sempre essas equalizações depois do Pré e nunca passe de 50% de gain no Pré

    ===============================================

    dyedevil's EQ

    Low Cut:55Hz
    Low EQ:0
    Lo-mid f:400Hz
    Lo-Mid Q:0.5
    Lo-Mid EQ:0
    Hi-Mid F:6.30Hz
    Hi-Mid Q:8
    Hi-Mid EQ:-20
    High EQ:-9
    High Cut:6.00kHz
    Level:+1

    ====================

    Arjan's EQ

    Low Cut:flat
    Low EQ:-2
    Lo-mid f:250Hz
    Lo-Mid Q:2
    Lo-Mid EQ:+4
    Hi-Mid F:6.30kHZ
    Hi-Mid Q:4
    Hi-Mid EQ:-11
    High EQ:0
    High Cut:flat
    Level:0

    ====================

    Benoa's EQ

    Low Cut:110Hz
    Low EQ:-2
    Lo-mid f:5.00kHz
    Lo-Mid Q:8
    Lo-Mid EQ:+4
    Hi-Mid F:8.00KHz
    Hi-Mid Q:8
    Hi-Mid EQ:-11
    High EQ:+20
    High Cut:4.00kHz
    Level:+1

    ================

    Gone's Anti-fizz

    Low Cut:flat
    Low EQ:0
    Lo-mid f:500Hz
    Lo-Mid Q:1
    Lo-Mid EQ:0
    Hi-Mid F:4.00kHz
    Hi-Mid Q:1
    Hi-Mid EQ:0
    High EQ:0
    High Cut:6.00kHz
    Level:+1

    ==============

    Kewlpack's Eq

    Low Cut:flat
    Low EQ:+3
    Lo-mid f:4.00kHz
    Lo-Mid Q:8
    Lo-Mid EQ:+3
    Hi-Mid F:6.30kHz
    Hi-Mid Q:4
    Hi-Mid EQ:-11
    High EQ:+5
    High Cut:4.00kHz
    Level:0

    =================

    Watsonica's Eq

    Low Cut:flat
    Low EQ:0
    Lo-mid f:400hz
    Lo-Mid Q:0.5
    Lo-Mid EQ:0
    Hi-Mid F:6.30Khz
    Hi-Mid Q:8
    Hi-Mid EQ:-20
    High EQ:-3
    High Cut:6.00khz
    Level:+1

    ====================

    Teambot's Eq

    Low Cut:flat
    Low EQ:0
    Lo-mid f:3.15khz
    Lo-Mid Q:2
    Lo-Mid EQ:+12
    Hi-Mid F:6.30khz
    Hi-Mid Q:4
    Hi-Mid EQ:-16
    High EQ:-17
    High Cut:flat
    Level:0

    ===============

    Gone EQ

    Low Cut:flat
    Low EQ:-2
    Lo-mid f:6.30khz
    Lo-Mid Q:8
    Lo-Mid EQ:-20
    Hi-Mid F:5.00khz
    Hi-Mid Q:4
    Hi-Mid EQ:+10
    High EQ:-11
    High Cut:flat
    Level:+1

    Casper
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Parece com as dicas do
    BOSS GT8 BRILLIANCE.

    Esses presets sairam daqui?

    http://www.esnips.com/doc/2b3c466a-d9ec-48da-a544-680b5e89603e/Boss-GT -8-Brilliance

    Jafet
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Casper


    não, peguei elas pesquisando no Boss GT Central

    Coloquei aqui pra mostrar que o poder das pedaleiras Boss estão nas equalizações

    Estou aqui com minha GT-8 e uma GT-10 de um aluno meu e tou testando essas equalizações e posso dizer que algumas ficam melhores na 10 e outras na 8, mas o som melhora 100% !!! Eu testei o Kewlpack's Eq com o 5150 de Pré na GT-8 e ficou muito melhor do que o que eu já usava! Quem usa GT testa e comenta ae pra ajudar a melhorar ainda mais nosso som!

    papillon
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Jafet

    massa cara, boa iniciativa, eu nao tenho uma GT, mas tenho uma me-70 e com ctz ja percebi tbm que sabendo equalizar bem a pedaleira vc tira muitaaaa coisa boa!!

    agora tbm acho q vale resaltar q tbm depende muito do amp neh?
    talvez esses patchs fiquem massa com seu equipo, mas com o de outros usuarios pode nao ficar tao bom....
    mas mesmo assim boa iniciativa!!
    ;~}


    abraçooo

    denier
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    humm depois vou testar, to com a GT8 !

    Grimc
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    denier
    Vc não tinha uma gt10?

    alanstu
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    vou testar

    Rick Martinez
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Jafet
    Por que não colocar mais de 50% de gain, o que acontece utilizando essas equalizações se ultrapassar essa faixa?

    Abraços!!

    Bog
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Eu tenho um JS-8, que tem algumas coisas em comum com a GT-10 - incluindo o equalizador (só que ele tem posição fixa na cadeia). É provavelmente o melhor equalizador que eu já vi em qualquer equipamento para guitarra. O único porém é que um eq semi-paramétrico de 10 bandas é tão flexível que você pode gastar horas e horas afundado nele até encontrar o que estava procurando, hehehe.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    tanto a gt8 (que usei por um bom tempo) quanto a gt 10 (que não tive mas li muito a respeito) são excelentes processadores, incluindo a equalização que embora complexa demais é um "show" à parte. O foda é a pasteurização do som que acontecia na minha gt8 e, pelo que li e quase unanimidade entre usuários, se mantém na gt10.

    Jafet
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Jafet
    · votar


    Rick Martinez

    Na verdade quando vc busca só uma fonte de ganho vc tende a perder definição, o ideal é ter várias fontes com pouco ganho se somando, entende?? Ou seja, colocar o pré com 40% ou menos de ganho e um pedal de drive dando um boost com 30% de ganho, é muito melhor e fica muito mais definido do que esse pré em 70% de ganho!


    georginho_gallagher

    Que vc fala de pasteurização ??? se fosse unanimidade ninguém gostaria da GT, unanimidade significa "todos" !!

    Eu tenho um tubestation 5150 e tava usando ele no loop da GT-8, um dia eu liguei a simulação 5150 da GT-8 e não tinha nada a ver com o pedal, o pedal esmagava essa simulação!! Mas ai peguei os equalizadores da GT e comecei a trabalhar nele, passei uns 3 dias fazendo isso, tocando bem alto em um power valvulado que tenho aqui com 2x12, primeiro o pedal e depois tentava colar a GT-8 nele, fui chegando,chegando... e um dia achei muito parecido, mas era eu tocando e sempre que mudava eu sentia diferença, pq sabia qual tava tocando! Ai coloquei um amigo meu pra tocar e ficou mudando enquanto eu fiquei em uma sala separada... eu nao conseguia saber quem era a GT e quem era o pedal!! Fiz o mesmo teste com minha banda e de novo eles erraram uma 3 vzs, quem era a GT e quem era o pedal!! Ou seja, a simulação seca da pedaleira realmente tá um estágio antes da equalização da simulação do pedal, quando eu achei essa equalização ela ficou no mesmo timbre, vc sente uma mínima diferença quando vc toca, mas quando ouve não!!
    Um exemplo claro disso é uma comparação que um amigo meu fez no Youtube, é só vc colocar GT-10 x 5150 Tubestation na busca que vc acha!! Ele compara as simulações, mas não usa as equalizações da GT-10, os dois timbres estão bons, assista e confira, mas o pedal ao meu ver está melhor, só que o pedal deu o que tinha pra dar, enquanto a GT-10 está com todos os equalizadores desligados, e logo o equalizador que é o carro chefe das pedaleiras da Boss!! Ou seja, a GT-10 tinha muita equalização ainda e poderia colar no pedal, não tenho dúvidas, tanto que colei com a GT-8!!

    Fica registrado que ainda não comparei o pedal e nem a GT-8 com um 5150 original, mas estou com essa chance no studio que estamos gravando o cd novo e vou fazer isso!! E pretendo filmar e trazer pra vcs.

    wcpm
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Dicas excelentes. Vou testar todas. Obrigado.

    Rick Martinez
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Jafet
    é porque esses dias eu tava fuçando minha GT-10, eu sempre utilizava o ganho por volta disso mesmo, então resolvi criar uma distorção mais pesada, tive alguns bons resultados usando ganho mais altos, até porque com menos ganho a distorção não fica tão pesada assim, concordo que fique até mais "dinâmica", mais não fica tão pesado.

    Abraços!!

    Jafet
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Jafet
    · votar


    Rick Martinez

    Muitas vzs o ganho alto fica bom quando vc toca sozinho no quarto, mas vá pra um studio ou show e esse ganho alto vai ser uma dor de cabeça!! Vc mete volume e não se ouve direito!

    Lembro do V-amp 2 que eu tinha, a simulação de 4x12 que tinha no banco 15 de simulação de caixa era pesadona quando eu tocava sozinho, mas ensaiando era uma bomba, ficava muito melhor o 3, o 6 e o 10, a guitarra aparecia bem definida no meio dos outros instrumentos, mas era muito mais leve quando vc tocava sem banda!!

    Quem me passou essa dica do V-amp foi o Ozielzinho e deu certo

    Gravação em studio o ganho é mínimo, vc ganha peso gravando várias guitarras, uma por cima da outra, com pouquíssimo ganho.

    Mas aí vou te passar uma idéia que eu tive que ainda tou testando na minha GT-8, em vz de vc colocar seu ganho de um Pré em 70%, vc coloca 2 prés, iguais ou diferentes (eu tou usando igual, o 5150), vc escolhe, coloca eles em mono, pra misturar mesmo e com o ganho em 35%, compare com o outro banco de 70%, nos meus testes aqui a que tem dois prés com pouco ganho fica muito melhor, muito mais definido e com o mesmo peso e vc ainda abre mais uma equalização do segundo Pré!!

    São estágios de ganho, que na verdade não é informação nova, as válvulas nos amplis trabalham com estágios de ganho!!

    Melhor ainda, coloque um terceiro estágio de ganho, os 2 Prés em mono com 25% mais ou menos de ganho e antes deles uma simulação de algum pedal de drive da GT-10 com o ganho de 25% tbm. Teste, compare...

    Rick Martinez
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Rick Martinez
    · votar


    Jafet
    Eu uso aqui dois prés também ainda não gravei legal sua observação, vou tentar gravar depois para ver como fica, toquei com banda e ficou legal pra "ao vivo" no caso ficou bem legal, ainda não testei gravando, também sei que quando se grava mais pistas fica com maior peso.


    Detalhe: eu to usando em estéreo, em um lado eu uso ganho maior no pré, e no outro eu uso ganho maior no pedal, a distorção ficou PARECIDA, acho que não dá pra ficar igual a do zakk, mais ficou bem legal, ao menos "ao vivo".

    Abraços!!



    georginho_gallagher
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Jafet

    O que é ruim p/ mim, não quer dizer que seja ruim p/ os outros. Vários usuários de gt10 citam que ela colore negativamente o som da guita quando em bypass. Outros notam esta coloração, mas isso não quer dizer que os incomode, por exemplo. Digo isto porque quando usava ela (gt8) em bypass, só p/ efeitos, o timbre mudava bastante comparado com o timbre com ela fora do caminho. Mesmo com todas as simulações desligadas e sem nenhum efeito (ou seja, só o som do amp) sentia uma diferença que comprometia bastante o som, ao meu ver.

    Pesquisei bastante sobre isto na gt10 e cheguei a este resultado, pois estava em dúvida entre ou m13 . Os próprios reviews do Alexromachado citam isso. Vários que migraram da gt10 p/ pod tb referiram a mesma coisa.

    Logo, pasteurização p/ mim vem a ser a perda do brilho, o ofuscamento do timbre quando o sinal passa por ela, coisa que não acontece com os pedais separados que uso no loop do amp (DL4; chorus mroxy e eq. da boss). Não quis dizer que o timbre é ruim ou as simulações são ruins. Sobre isso, cada um que chegue às suas próprias conclusões.

    E sim, já assisti a este comparativo c/o tubestation, inclusive gostei do timbre da gt10.

    abraços

    guitarmanblues
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Alguém pode me dar uma dica de como fazer o bypass na GT-10?

    Eu só consigo alternar de um efeito para outro. Acabei programando um efeito o mais cleam possível, mas não é a mesma coisa.

    Jafet
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Jafet
    · votar


    guitarmanblues

    Na GT-8 é só ligar o afinador, na GT-10 não sei mas se vc colocar no Google "Alex+GT-10" vc vai aprender muito sobre sua pedaleira

    Outro site interessante é esse:

    http://www.lapdm.com.br/

    guitarmanblues
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: guitarmanblues
    · votar


    Jafet, valeu pela dica e pelo site indicado também..rsrsrs.
    PS: Dá para programar o afinador para um dos pedais?

    Jafet
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    guitarmanblues

    Usa os Assigns, com ele vc faz o que quiser com uma pisada só!! Eu mesmo tenho um assign na GT-8 que pisando em um pedal só eu mudo o tempo e o volume do Delay, ligo o chorus e o Booster !!! Imagina eu fazendo isso com pedais!!

    Vc pode tbm programar pra quando pisar no pedal que já tá acionado ele liga o afinador e se o volume do afinador estiver alto vc tem a guitarra bypass.

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Jafet

    Os Assigns são muito legais, se vc liga um footswitch a mais na gt (aquele com 2 foots) dá para fazer um mega estrago :D

    guitarmanblues
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Valeu pela dica galera!

    Só com o Manual estava difícil... quase que eu taquei a GT-10 na parede.
    Depois de 25 anos tocando com pedais foi uma quebra de paradigma pra mim.

    Agora vou levar um som. Até mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalizações que vão transformar sua GT-8 / GT-10