Pro co Rat handmande (circuito tonepad). Ajuda com defeito.

    Autor Mensagem
    Rútia
    Veterano
    # set/10


    Bom dia. Já faz alguns meses que utilizo o fórum como ferramenta de busca pra tirar algumas dúvidas que encontro. Procuro não criar tópicos e encontrar os erros por conta própria, enfim, não desta vez.

    Estou montando o pedal Rat com o circuito da tone pad e encontrei um problema. Já o refiz uma vez, e cheguei ao mesmo defeito.
    Quando ativo a dpdt, o pedal não funciona. Emite um ruído horrível. Não faz o trabalho que deveria fazer, hehe.

    *Pesquisei bastante no fórum e no google sobre problemas com o circuito, porém, não tive sucesso.

    Utilizei um CI equivalente TL071 e também um transistor equivalente BF245C.
    Ao invés de capacitores de poliéster, utilizei cerâmicos (no momento da compra não estava ciente do tipo de capacitor a ser usado).
    Também usei diodos equivalentes: 1N4148 e 1N4007 (acho que é isso).

    Gravei um vídeo e fotografei a plaquinha pra poder facilitar a avaliação.

    Foto 1:
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAB-8pR4Y9sEmSg6qgIXu6hXUQt5L5 CP0rHFFV-SPh6J-ljpRSxhA9kzNjoFbBSQbYRC2pSRq6WAsTc8XW0A4uaUAm1T1UONrgQI dUwnKdAlfvEvmOHAydKjs.jpg

    Foto 2:
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALQN_mPx6Gqm-2BekOhq5V7gVSqUd PrvSKkNrmi29NZmW0bc3HkPDE4AzL2TonpDSWFQD0GGJafcUxsV2SEkF9EAm1T1UEsVMLZ jDpzK6av7gvcYVHIhfnvF.jpg
    *Atualmente o transistor esta invertido. Já testei nas duas posições. Li em algum lugar que o circuitor da tone pad estava com o transistor invertido, mas creio que a pessoa se referia ao transistor equivalente.

    Um detalhe que tentei mostrar no vídeo, é que quando mudo a resistência nos potenciômetros, sinto diferença na saída (o ruído muda).

    Vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=zWczYLw6U9E
    *Abaixem o volume, o ruído está alto.

    Obrigado desde já por qualquer ajuda. ^^

    Ramsay
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Rútia

    O TL071 não serve como substituto do LM308, isso porque o TL071 é Fet input e o LM 308 não.

    Rútia
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ramsay

    Interessante. Eu já havia lido em algum lugar algo assim. Não me lembro.

    Bom, mas também encontrei em outros lugares que serviria como substituto..

    * Chip Substitutions: The original RAT pedals featured the LM308 IC which is now quite expensive. Recent Rat pedals now feature the Texas Instruments OP07DP. Other OPAMP ICs that people try include: NE5535A, NE5534AP LM741, TL071 FET-OP.

    Fonte: http://en.academic.ru/dic.nsf/enwiki/2384678

    Então o "TL071 FET-OP" serviria como substituto. Eu tenho um TL071. O restante da especificação "FET-OP" que eu não sei se o meu CI atende.
    Seria FET-Operacional? hehe

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Rútia
    Se tu usou o BF245, inverte ele. Pelo que eu vi na foto, o transistor ta na mesma posição do layout da Tonepad; mas a pinagem do BF45 é diferente da do 2N5458.

    Troca esse CI ae. Muitos dizem que o timbre do RAT mesmo está no CI, vale a pena voce gastar um pouquinho mais e pegar o LM308.
    Inclusive numa loja aqui perto de casa, eu consigo compra-lo por 4 mangos só.. hehe.

    Quanto ao transistor, muita gente gosta de usar o MP102 ou o J201. To querendo compra-los pra ver como fica o timbre, dizem que fica melhor do que com o BF245 que é mal falado por ter baixo ganho.

    Agora eu repito: Se você usou o BF245, inverta a posição dele em relação ao layout, a pinagem dele é diferente!

    Ahh! Tem um tópico só falando do RAT! É o : "Ok, mais um quem montou o Pro Co Rat". Poste suas duvidas lá pois é melhor que fica tudo concentrado em um lugar só e de mais fácil acesso. O forum agradece!

    Abraço, boa sorte ae com o RAT

    Rútia
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ThiagoGuitar

    hauhauha
    Então, eu usei o transistor nas duas posições!

    Eu estava tentando fazer funcionar o circuito pelo menos com este CI. Caso desse certo eu pretendia investir no CI original... mas se não ligou ainda, não me incentiva muito gastar uma grana no CI original ou um outro transistor ;/ (a não ser que vá resolver o problema hehe)
    Valew cara! Eu vi esse tópico, vou postar meu problema lá. :]
    Um Abraço.

    Ramsay
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Rútia

    Faça o que o colega acima sugeriu, invertendo as pernas do BF245.
    Se não funcionar, talvez seja porque num Fet quando se inverte as pernas ele costuma dar defeito. Então coloque outro BF245 ou J201 ou MPF102 no lugar com as pernas na posição correta, ligue e veja se funciona.
    Quanto ao LM308 você pode encontrar aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155080391-ci-lm308n-proco-rat-l m308-lm-308-_JM

    Abs.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Rútia

    Quando for montar algum pedal, tenta seguir os layouts projetados pela galera do http://www.handmades.com.br pq . Muitas vezes, eles pegam esses da Tonepad e modificam de acordo com a nossa realidade, ou seja, alterando componentes mais fáceis de achar por aqui e dando outras dicas interessantes.

    Abs

    Rútia
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ramsay

    Obrigado pela sugestão e também pelo link! ^^
    Como havia dito, testei o transistor em ambas posições, tentarei adquirir outros tipos e substituir no circuito pra ver o que acontece. Também pretendo adquirir os capacitores de poliéster e trocar pelos cerâmicos que estou usando no lugar. Agradeço de novo a ajuda! =]

    MauricioBahia

    "Quando for montar algum pedal, tenta seguir os layouts projetados pela galera do http://www.handmades.com.br"

    Entendido! Eu cheguei a ler o tutorial do rat da handmades, atualmente encontrado neste link Projeto Pro Co Rat, porém achei muito fraco a explicação (o que me incentivou a elaborar um tutorial mais esmiuçado, quando tiver tempo).
    Neste momento, tenho a intenção de adquirir os outros tipos de transistores, como Ramsay sugeriu, e procurar adquirir os capacitores de poliéster e ver no que da.

    Agradeço a resposta de todos!

    Rútia
    Veterano
    # set/10
    · votar


    E ai pessoal. Consegui resolver o problema :)

    Seguinte, primeiro eu comprei os capacitores de poliéster para substituir os cerâmicos que estavam no circuito. Também comprei outros dois BF245. Não havia nenhum outro equivalente.. ;~

    Então, substitui os componentes, liguei, não deu certo, substitui os capacitores de 1uF (havia utilizado de tântalo, troquei por filme metalico), também não deu.

    Dei um tempo pra esfriar a cabeça estudando pra prova de redes de amanhã (sobre interfaces digitais, alguém manja?), terminei e voltei ao circuito.

    Olhei, olhei, iria remontar tudo. Iria tirar componente por componente (os que podem ser tirados hehe) pra ver se encontrava um com problema. Foi quando bateu a idéia de aterrar os jacks de in e out (AAAAAAAAAAAH!!!!!). Usei um clip pra fazer o jump, e pronto! E eu achando aquele monte de fio na explicação de como ligar dpdt, no site da handmade, coisa D+.
    ;/;/;/;/

    Então meu problema foi... Deixar passar algumas sugestões, como testar primeiro o circuito sem dpdt....
    Um abraço.

    Caso solucionado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pro co Rat handmande (circuito tonepad). Ajuda com defeito.