Fazer um show sem um Noise Gate

    Autor Mensagem
    Son Volt
    Veterano
    # set/10


    Gostaria de perguntar aos companheiros que realizam shows com alguma frequência, se é viável não ter um Noise Gate na pedal board. Pergunto isso pois imagino que lugares sérios já tenham um gate na frente do amp, e nos lugares podres possa-se fazer algo como simplesmente abaixar o volume da guitarra nos intervalos entre uma música e outra.

    Enfim, dá pra tocar ao vivo um som profissional sem um noise gate, ou os ruídos são comuns o suficiente pra exigir a compra de um? Mas estou considerando músicos comuns que usam pouca distorção, e não metaleiros.

    ogaitnas
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Se sua guita não tiver a elétrica zoada que capta ruídos de tudo qto é lugar, nmho é tranquilo, minha guita é quieta e cansei de ligar ela -> pedais -> ampli e não ter ruído nenhum que incomodasse, um zumbidinho ou outro de tomadas ruins, mas era só baixar o volume qdo não estava tocando hehe ok que isso foi nos barulhinhos domésticos com colegas, mas era um ambiente bem mais simples do que em casa aonde arrumei todas as tomadas...

    DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt
    Guitarra com elétrica em dia e a regulagem dos equipamentos sem exageros não precisa de gate algum.

    Nenhum lugar vai te botar noise gate, se você quiser, compre um pro seu board. Mas mais uma vez, não vejo necessidade.

    Dá pra tocar um som profissional sem noise gate. Só é você ser profissional com seu equipamento, mantendo-o bem regulado e com a elétrica revisada.

    Son Volt
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu uso uma Les Paul Studio, então ruído de captador nem é meu problema, mas como eu não toco na rua tenho dúvidas se os amps estourados por aí ou sem aterramento não poderiam exigir que eu me precavesse. Tô montando minha board que já tem uns belos pedais mas eu não pensei ainda em comprar Noise Gate e Volume Pedal, eu compraria mais pra ter uma pedaleira "pronta pro combate", mas essa dúvida é mais curiosidade mesmo pois eu não tenho planos de tocar em lugar algum infelizmente.

    Um Volume Pedal me soa até legal pois pode ser usado pra complementar efeitos, além de mutar a guitarra com mais agilidade que girar o knob.

    Marcosrcf
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt
    imagino que lugares sérios já tenham um gate na frente do amp

    Não conte com isso...

    E por experiência própria, leva seu próprio equipamento (ampli, guitar, pedais, filtro de linha e etc), pra você não ter dor de cabeça.

    CaioPrimo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt
    tranquilo, basta manter o nivel de seus cabos e do seu equipo, se o ruido estiver ruim, basta diminuir o ganho e ja ajuda !

    RoLP
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt
    Eu toco profissionalmente e uso bastante distorção, principalmente na soma do drive do amp...
    Nunca usei gate e nem acho necessário.
    Além de tudo, o gate "MATA" o som.

    Realmente acho noise gate mto desnecessário, a não ser que o equipamento ou o cara que regula seja mto ruim ou sem noção.

    Son Volt
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tem uns guitarristas de bandas famosas que tem um gate da Boss na pedaleira, mas deve ser pra situações de emergência, imagino...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt
    "Ouça" o que o Marcosrcf e o RoLP disseram. É a mais pura verdade.
    Abç

    Son Volt
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Agradeço a contribuição e tudo ficou bem esclarecido :)

    Aliás, ótima notícia, menos um pedal pra comprar e encher minha board que só tem 60x30 cm.

    Joe cover
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu acho viável sim comprar um noise gate, nunca é demais tirar os ruídos principalmente quando a guita não tem blindagem de captadores.
    Son Volt
    [i][/i]Além de tudo, o gate "MATA" o som.

    Isso é a mais pura verdade eu não gosto de usar por isso tira todo o Compressor e não dá aquele Hame maneiro. Mas quando é pra tocar com som limpo acho viável ter um gate no set.

    Jafet
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Discordo, pra mim quem mata o som usando o gate é quem não sabe ajustar ele!! A minha perda é quase 0 !!
    Prefiro ter meu gate e perder muito pouco do som do que ficar com um zumbido na guitarra e ter que ficar controlando no volume, quem não tem problemas com isso é pq toca no máximo um Blues com um drivezinho bem de leve, quem toca Heavy metal sabe que tem lugares que seu equipamento fica muma zuada só!!
    Noise Gate salva muito show!!

    Joe cover
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Jafet
    Realmente eu concordo com vc no entando quero comprar um Gate pra pq só uso da pedaleira, mas se vc colocar ele no talo não vai ter sustainer foi isso que quiz dizer.

    Michel_Wylde
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Jafet
    Kra, eu tenho a experiência totalmente diferente da sua, eu toco em uma banda somente com som próprio e tals, estilo Pantera e Metallica, e não vejo necessidade de ter um gate no meu set. Uma dica para quem está com zumbidos é: reveja a qualidade atual do equipo ... conectores... etc

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt

    imagino que lugares sérios já tenham um gate na frente do amp,

    claro, e loiras gostosas carregam seus equipamentos e te dão cerveja huahua. Brincadeira man, mas esqueça...jamais conte com o equipamento de bar. Leve tudo que é seu!

    E na boa, pra mim noise gate nao é vital. A menos que voce tenha uma guitar com singles e toque com duas distorções ligadas juntas hehe.

    Jafet
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Jafet
    · votar


    Michel_Wylde

    Se vc só toca em casas boas, então blz!! mas eu que viajo por esses interiores do Brasil e as vzs o técnico de som não sabe nem se é 110 ou 220 a fonte do palco!! E vc quando liga o equipamento já toma logo um choque nas cordas da guitarra... vá por mim, vc pode tá com o equipamento do Metallica original que ele vai ficar com zumbido!! Nesse momento o gate salva!!

    Claro que depende o que é zumbido pra mim e o que é pra vc, eu simplesmente gosto do volume da guitarra todo aberto e que fique parecendo que ela tá desligada!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazer um show sem um Noise Gate