Problemas e mais problemas - guitarras e pedais

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/10


    Boa tarde, senhores.

    Estou com alguns problemas que estão me deixando maluco. Tenho duas guitarras:

    - Telecaster com singles;
    - Strato com humbuckers.

    Uso as duas na seguinte cadeia de pedais: wah-wah > Bad Monkey > Zoom G2.1u

    1º problema: usando a Tele, consigo usar os "cleans" da pedaleira normalmente (num Meteoro Demolidor 50W), usando a Strato, nem a pau... O som sai como se estivesse com drive, um leve drive, porém, existente. Quer dizer que não conseguirei usar a Strato para sons cleans?

    2º problema: usando o Bad Monkey para dar um booster no som da G2.1u, começa uma barulheira danada à partir do momento que ativo o Bad Monkey (turbina de avião). Estou usando ele da forma errada?

    3º problema: usando a Bigsby da Tele, sempre desafinam as cordas mizinha e si, sempre para baixo, ou seja, após algum tempo de uso da alavanca, tenho que subir novamente a afinação até a afinação correta. Sendo que não noto nenhuma mudança perceptível nas tarrachas (aparentemente elas não estão voltando) e as cordas estão bem enroladas nas tarrachas, como pode sempre desafinar para baixo, onde pode estar acontecendo esse problema?

    Valeu!

    De Ros
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Kleber Blacklock

    Problema 1 - Esses humbuckers da Strato são saida alta? Tem alguns pedais não true bypass que não convivem bem com esse tipo de captador.

    Os dois pedais (zoom e bad monkey) não são true bypass. Tira um deles da cadeia e testa, até descobrir quem é que tá fazendo esse drive. Já tive esse problema, mas ao invés de trocar os captadores (nem a pau, adoro eles) ou os pedais, eu usava um compressor antes de tudo para sons limpos, diminuindo um pouquinho o ganho dele. Ou isso, ou vai ter que trocar algo...

    Problema 2 - Ta usando compressão no Zoom? Ou tá ultrapassando o volume de entrada colocando muito volume do bad monkey? Provavelmente uma das duas coisas...

    Problema 3 - Bigsby é meio chatinho... Mas podem ser as tarraxas, ou as cordas cedendo. Tu falou que as cordas estão bem enroladas... Corda bem enrola é corda cortada que dá umas duas voltas no máximo. De qualquer maneira, tu estirou bem a corda quando colocou, ou seja, deu umas boas puxadas, equivalentes a uns bends gigantes? Talvez seja só isso!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/10
    · votar


    De Ros
    Mestre De Ros!

    Primeiramente, deixe-me desculpar-me por não comentar mais seus vídeos. Antigamente fazia isso com frequência, inclusive fui um dos que "torceu o nariz" quando você postou seu CD com covers (aquele que incluia música do Cazuza), porém, como todo bom preconceituoso eu "torci o nariz" antes de escutar o CD, depois de ouvir tive que me desculpar, hehe. Enfim, estou sem banda larga em casa, nem fotos consigo ver.

    Cara, valeu pelo retorno. Vamos por partes:

    1 - Os humbuckers são Seymour Duncan na ponte (não sei qual) e um Kent Armstrong no braço (também não sei qual). O rapaz que montou essa guitarra para mim (digo "montou" porque trocou praticamente tudo dela) até havia especificado quais captadores eram, porém, já me esqueci... Será que o circuito de defasagem dos caps também cooperam com o problema?

    2 - Não prestei atenção em relação à compressão (estou usando o Bad Monkey como booster em vários patchs, porém, não reparei se todos estão com compressão). Irei verificar. Já em relação ao Bad Monkey, tenho usado um "pouquito" acima do volume médio. Vou tentar regulá-lo melhor para ver o que acontece.

    3 - Então, na verdade, o luthier que colocou a ponte foi quem colocou as cordas também. Não sei como foi feito, só estou estranhando porque as cordas sempre desafinam "para baixo", ou seja, dá uma impressão de que elas estão esticando sem parar, hehe.

    De Ros, valeu novamente! Grande abraço! Depois coloco aqui o resultado.

    Bombastik
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Kleber Blacklock
    1º problema: usando a Tele, consigo usar os "cleans" da pedaleira normalmente (num Meteoro Demolidor 50W), usando a Strato, nem a pau... O som sai como se estivesse com drive

    concordo com o De Ros, pode ser que sejam caps de saída alta e distorcem o clean.

    2º problema: usando o Bad Monkey para dar um booster no som da G2.1u, começa uma barulheira danada

    evite colocar um volume muito alto na entrada da Zoom. tinha um tópico falando sobre isso mas resumindo: se vc colocar um pedal com volume muito alto na frente dum pedal digital, o circuito digital não "aguenta", fazendo com que ocorra uma distorção do sinal (clipping), gerando ruídos indesejados. pode ser isso que está rolando, dá uma testada.

    3º problema: usando a Bigsby da Tele, sempre desafinam as cordas mizinha e si

    tb uso guitas com Bigsby e rolam muitos mitos a respeito. já me disseram pra trocar as molas, trocar a própria Bigsby (que no meu caso não é original) mas a dica que li certa vez e que de fato funcionou, é lubrificar com óleo de máquina ou grafite os pontos de atrito das cordas, na ponte e no nut. eu uso óleo Singer mesmo e fica muito bom. não precisa passar muito, use uma gota só (pra cada ponto) e retire o excesso com um pano, dê umas alavancadas e pronto. as cordas retornam à afinação bem melhor que antes.

    Guynho
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Guynho
    · votar


    Concordo com o que o mestre De Ros falou a respeito dos Captadores: Provavelmente, a saída deles é maior que a saída dos singles da Telecaster, e isso está fazendo com que o teu clean "cruncheie".

    Quando a distorção da pedaleira, concordo com o Bombastik. Além da compressão natural do equipamento, nao se pode saturar o sinal de entrada de equipamentos digitais, pois o som fica uma porcaria. É um problema comum enfrentado por quem usa pedais analógicos de distorção ligados antes de pedaleiras digitais.

    UMA saída, seria tu ligar a pedaleira no loop do amplificador, e ligar o wah e as distorções no input do amp. Mas isso depende do fato do amplificador ter loop, ou não.

    Abraço!

    Bog
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Kleber Blacklock

    Quanto à pedaleira com o Bad Monkey:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/220938/p2#6398781
    (as figuras e arquivos de áudio já se foram, mas as conclusões ainda valem)

    Quanto ao captador: você já experimentou simplesmente abaixar o volume da guitarra? Eu lembro que a minha Zoom G2 tinha uma péssima mania de embolar quando eu ligava nela uma Les Paul, e soava melhor até com uma mini guitarra de 200 reais com nível de sinal mais moderado. Pode parecer meio besta, mas levei um tempo até descobrir que podia resolver tudo simplesmente baixando um pouquinho o volume da LP.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas e mais problemas - guitarras e pedais