Autor |
Mensagem |
legend Veterano |
# ago/10 · Editado por: legend
Estou montando um pedal EA tremolo, e os capacitores são esses: 47uF, 0.1uf, 0.47uf, 22uf, 1uf... mas na lista não esta descrito se são de poliester ou cerâmicos, as dúvidas são: posso usar de qualquer tipo? E em relação a voltagem qual quer uma pode ser usada ? tipo um 47uf\50v , o.1uf\100v e um 22,uf\25 poderiam ser usados nessa mesma placa? esta aqui o layout http://www.runoffgroove.com/eatrem-pcb.pdf
|
Xucrute Veterano |
# ago/10
· votar
Olha pelo o que eu vi é só ficar esperto nos eletroliticos que seriam o C1 e C4, quanto aos outros, eu quando montei os meus, alguns valores so tinham em polieter e outros oh ceramicos, e aproveitei uns que eu ja tinha. Claro que vao dizer que faz diferença no som, eu não posso provar nada porque nunca testei, mas não boto fé que mude (eahueahu). Quanto a tensão acredito que pode usar qualquer uma acima dos 9v que é normalmente o que circula no projeto.
|
ogaitnas Veterano |
# ago/10
· votar
legend
De poliéster ou cerâmico não deve dar muita diferença no resultado final, só cuidar para não pegar polarizado no lugar de não polarizado...
|
Tulio Estevam Veterano |
# ago/10 · Editado por: Tulio Estevam
· votar
bateu uma dúvida agora.. e sobre a questão da voltagem?
edit: não deixei bem claro..
é que tenho muitos componentes em placas velhas e os capacitores são todos com a voltagem/tensão um tanto alta. podem ser usadas mesmo?
|
legend Veterano |
# ago/10
· votar
Xucrute valeu cara me ajudou de mais...
Ogaitnas, tipo na lista não diz se é polarizado ou não, como posso saber isso, e na hora de compra e fácil saber?
Grato desde já...
|
emaniox Veterano |
# ago/10 · Editado por: emaniox
· votar
é que tenho muitos componentes em placas velhas e os capacitores são todos com a voltagem/tensão um tanto alta. podem ser usadas mesmo? QUando falam que um capacitor tem que ser de, por exemplo, 47u/25V, quer dizer que tem que ser de 47u e no minimo25V. Pode usar valor de tensao maior. PRovavalmetne vai ocupar mais espaço e ser mais caro do que o capacitor especificado. Se pode ou nao trocar o valor de 47u, depende do circuito.
como posso saber isso, e na hora de compra e fácil saber? Eletrolíticos (e de tantalo)-> polarizados, uma das pernas tem um sinal de "-" indicado O resto-> Não polarizados
EDIT: Pelo que parece capacitores de tantalo sao polarizados.
|
legend Veterano |
# ago/10
· votar
tipo olhando pelo layout: http://www.runoffgroove.com/eatrem-pcb.pdf , como sei onde vai o polo positivo e onde vai o negativo do capacitor?
|
emaniox Veterano |
# ago/10
· votar
Neste circuito, para os capacitores, o "-" vai na bolinha e o "+" vai no quadrado. Pro diodo é o contrário.
É só ver o esquematico e ver o desenho da placa.
|
legend Veterano |
· votar
emaniox Neste circuito, para os capacitores, o "-" vai na bolinha e o "+" vai no quadrado. Pro diodo é o contrário.
É só ver o esquematico e ver o desenho da placa.
valeu cara agora entendi
|
legend Veterano |
# ago/10
· votar
ah surgiu mais uma dúvida, andei pesquisando sobre tipos de capacitores, nesse esquema estão todos em uf , então todos podem ser do tipo eletrolitico ou apenas os maiores o C1 e o C4? e os menores qual seria o tipo? cerâmicos? poliester? grato desde já
|
Xucrute Veterano |
# ago/10
· votar
então n sei porque algumas pessoas dizem isso uf seria eletrolifico e pf poliester,ceramico .... na verdade o u seriam "micro" faradeis e o p "pico" e assim por diante. Nesse layout o c1 e c4 sao eletroliticos (com polos) e os outros como havia dito ceramicos e poliester, que pra mim é a mesma coisa. Nesse projeto não consta o esquema mesmo, sabe aquele que tem o caminho com os componentes tipo esse: http://www.project-world.co.cc/links/schematics/amplifier/GuitarAmp60. html dai pelo esquema voce consegue saber qual tipo de capacitor que é Quando o simbolo estiver assim "| |" seria o ceramico, poliester... Quando o simbolo estiver assim "| (" seria o eletrolitico, polarizado.
|
legend Veterano |
· votar
agora entendi... o esquema ta aqui http://www.runoffgroove.com/eatremolo.html
|