será que existe paz no inferno do som amplitube?

    Autor Mensagem
    CryingGuitaa
    Veterano
    # ago/10


    qual o ideal de sinal de ruido para usar amplitube, guitar rig 4?? a minha sound blaster tem +-, -86 db na entrada de linha
    quero dizer, existe mesmo como colocar o drive no maximo todos os eqs no maximo e sem dar ruído e sem perder ganho com as placas BOAS? topi, tambem como faco aquele lance de sustain infinito sem dar tanta chiadeira, é possível??

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    quero dizer, existe mesmo como colocar o drive no maximo todos os eqs no maximo e sem dar ruído
    Isso non ecziste, nem se você tivesse todo o equipamento top do mundo. Ganho demais vai dar ruído.

    CryingGuitaa
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    mais tipo o drive do steve vai, por exemplo como nao tem chiadeira??

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    CryingGuitaa
    mais tipo o drive do steve vai, por exemplo como nao tem chiadeira??

    Equipamento de qualidade absurda, racks noise supressor, cabos de altíssima qualidade, fontes idem, aterramento local, rede elétrica confiável, etc. Ah, tem também a famosa "mágica de estúdio".

    CryingGuitaa
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    sera que uma pedaleira simuladora de efeitos da conta pra mim? ou entao no ampitube pra ter um drive bom desses q sinal de ruído negativo precisaria? tipo a minha placa tem -86 db na entrada.

    CryingGuitaa
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    tem também a famosa "mágica de estúdio"

    Van_Lorien

    eu acho que eu tenho medo de adicionar muito efeitos. nao sei porque, acho q eh porq fica muito complicado, o que vc acha? voce usa muito efeitos ou isso nao existe pra ter um timbre bom

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    CryingGuitaa
    Cara, efeitos não fazem o timbre, apenas acrescentam. Tu tem que ter um timbre "seco" bom se não de nada adianta encher de efeitos, entendes? Eu, particularmente, não gosto muito de efeitos, no máximo ambiências (reverb e delay), wah wah e uma e outra modulação lá de vez em quando. Ah claro, tem os Drives (overdrives, fuzzes e distorções), mas nesse caso, não os considero "efeitos" propriamente ditos.

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    CryingGuitaa
    mais tipo o drive do steve vai, por exemplo como nao tem chiadeira??

    Equipamento de qualidade absurda, racks noise supressor, cabos de altíssima qualidade, fontes idem, aterramento local, rede elétrica confiável, etc. Ah, tem também a famosa "mágica de estúdio".(2)

    Além do que o Van_Lorien citou, vc também tem que perceber que mesmo em gravação de um Steve Vai, há sim ruído de fundo, mas muito pequeno, e que desaparece dentro de uma mix(e em um show ao vivo então, nem se fala, a barulheira do ambiente encobre tudo).

    Quer um exemplo de gravação dele em que dá para perceber claramente o ruído: O finalzinho da Tender Surrender(versão original de estúdio). Nota-se claramente o ruído de fundo na gravação da guitarra quando os demais instrumentos se calam. Esse barulho já estava lá antes, mas a gente não percebe pois fica mascarado pela mix.

    Conclusão: não pense que alguma gravação de qualquer instrumento não terá ruído, TODAS possuem, pois a música não é feita no vácuo.

    Os microfones captam o som de fundo ambiente(que mesmo no estúdio mais tratado e protegido ele está presente). Na verdade é impossível gravar ou tocar com ruído zero,(mesmo em uma câmara anecóica), hverá o ruído do corpo do músico e dos equipamentos ligados.

    E no caso de instrumentos ligados diretamente(gravação de baixo, teclados ligados em linha, guitarra em linha, violão plugado, etc...)há o ruído inerente do sistema e das conexões(claro que quanto melhor, menor o ruído, mas ele sempre estará presente).


    Solução para o seu problema: tente melhorar cada um dos itens de sua cadeia sonora(cabos, interface de som, casamento correto de impedâncias entre a guitarra e a entrada da placa, blindagem do instrumento, rede elétrica, etc...) e assim o ruído será minimizado.

    Ricb
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    CryingGuitaa

    vamos começar de novo....

    Para se ter um som razoavel, é preciso primeiro uma placa de som offboard de qualidade e cabos de boa procedencia, depois é so usar a busca que existem inumeros topicos sobre isto, no mais é chover no molhado....

    abç

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Pra mim (e pra muitos, hehe) , a blindagem/aterramento do instrumento é fundamental. Se vacilar, é essa falta de blindagem ou por ser mal feita, que surgem esse monte de ruídos. Fora TV ligada, monitor...

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    MauricioBahia

    curiosidade:saca só essa câmara anecóica da Apple(usada em testes de protótipos), que custou apenas 100 milhões de dólares:

    http://www.itouchbr.com.br/2010/07/30/cusiosidade-e-a-camara-anecoica- da-apple-hein/

    CryingGuitaa
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    da certo eu colocar um amplificador de sinal baixo na guitarra antes de ligar pro pc e abaixar o sinal de entrada da placa.. eu ja fiz isso, da pra melhorar o ruído. Mais uma coisa eu to mexendo no guitar rig 4 tentando colocar algum limiter ou noise supressor para melhorar o som alguem sabe como faço pra melhorar a chiadeira??
    valew por me aturarem fico feliz que eu nao seja o unico cara com problemas de chiadeira
    ou eu acho que eu tenho problema de GAS.
    Clama ae não é esse tipow de gas é aqueles cara que nao se da bem com nenhum intrumento hehe

    makumbator
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    da certo eu colocar um amplificador de sinal baixo na guitarra antes de ligar pro pc e abaixar o sinal de entrada da placa.. eu ja fiz isso, da pra melhorar o ruído.

    Dependendo de como for feito funciona, na verdade isso que vc descreveu é mais ou menos o comportamento de um pré amp. Mas as vezes o timbre fica ruim de acordo com os equipamentos e o tipo de conexão que vc fizer.

    Vc pode atacar o problema aos poucos, pois assim não fica financeiramente pesado(e vc pode ir aos poucos pesquisando as melhores opções em cada item de upgrade):

    junta uma grana e pega uma interface offboard simples, e já direcionada para gravação de guitarra. Há modelos honestos não muito caros

    Invista em bons cabos. Não precisa ser a linha top da Monster cable, mas algo bem feito e construído corretamente.

    Leve o instrumento no luthier, e peça uma revisão elétrica e blindagem da cavidade.

    Procure regular bem tanto o nível de drive no amplitube quanto os controles de noise gate.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    makumbator: câmara anecóica

    Nem sabia que isso existia!!! hehe

    Abs

    CryingGuitaa
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    sabe um exemplo de sustain? na musica do steve vai no dvd where the wild things are, a tender surrender no finalzinho antes dele toca no clean de novo aquele harmonico artificial que ele fazna 3ª casa da G e que dura uns 6 seg. como ele faiz isso?

    makumbator
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    CryingGuitaa

    Não lembro desse vídeo.

    Ele deve usar um sistema de sustain infinito. A Fernandes tem um assim:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernandes_Sustainer

    Não fica se preocupando em reproduzir esse tipo de coisa(truques de estúdio ou de acessórios muito específicos). O importante é vc treinar, tocar e conseguir tirar o melhor som possível no seu equipamento.

    EDIT: Mas pode ser apenas a sustentação de um captador normal, que no alto volume dos amps em um show, fica realmente grandioso. Além disso, pode haver feedback intencional na nota. mas como não lembro do vídeo, não sei se é o caso.

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    CryingGuitaa
    Tender surrender não tem tanto ganho assim...
    E outra: Na maioria das músicas que você considera "pesadas", grande parte do peso não vem de ganho excessivo, mas da pegada do cara e de uma equalização bem feita.

    Uma coisa que faz a corda vibrar por algum tempo a mais é fazer um vibrato bem feito. O atrito da corda no traste faz ela vibrar um pouquinho mais.

    Mas no caso de tender surrender, não seria microfonia o que ele fez lá? Não lembro exatamente do final da música, mas o Vai costuma usar e abusar de microfonias.

    RennanRdC
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tem uma coisa que ele faz tambem, ele liga uma chavezinha(nao sei nessa musica, um pouco atraz de onde fica os nomes das guitarras, uma vez eu vi ele ligando e logo em seguida começou o sustain, pode ter algo envolvido ai tambem...

    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a será que existe paz no inferno do som amplitube?