simulador de amplificadores ligados em pa's?

    Autor Mensagem
    thur
    Veterano
    # jul/10


    uma dúvida de iniciante... andei pesquisando um pouco e descobri dessa possibilidade de ligar simuladores de amplis em pa's, mas como funciona, tem um tipo específico de pa, ou amplificador multi'uso(se estou certo)??/

    fica bem parecido com o ampli simulado ou cria um mero amplificador??

    tem algum esquema envolvendo um power valvulado???

    agradeço desde já

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    thur
    uma dúvida de iniciante... andei pesquisando um pouco e descobri dessa possibilidade de ligar simuladores de amplis em pa's

    sim, são tecnicamente pra isso que eles servem (os melhores)..se vc ja tiver um amp legal vc pode usar as dists dos amplificadores simulados



    fica bem parecido com o ampli simulado ou cria um mero amplificador??
    não, não fica parecido, fica...como posso dizer...melhor.


    tem algum esquema envolvendo um power valvulado???
    como assim?!?

    thur
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    marcosshrp

    nas minhas pesquisas vi que falaram que se vc pode ligar o simulador no power valvulado e o power no pa....
    mas o pq de ligar no power e não no pa' direto??

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: marcosshrp
    · votar


    não é assim, ir ligando e tocando o foda-se..manoo o pa só serve pra amplifica o suficiente e com a mesma qualidade do som que foi gerado primeiramente pela guita, pedais e amp. ponto final..é somente pra isso que serve, lógico, você pode fazer qualquer gambiarra com esse esquema de amplificar mas não da pra garantir qualidade.

    se você não tem condição de comprar um amp valvulado, vc compra um simulador legal e liga ae em qualquer porcaria que tiver que amplifique..pra melhorar o som, mas NUNCA ficara igual.

    o fato de ligar no power valvulado é e não ligar direto é pra tratar e melhorar o som com a qualidade proxima (nem tanto) de um amp valvulado..por isso que não se recomenda ligar direto, aonde a gente acaba entrando no primeiro parágrafo.


    Ae um tópico dahora. http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/60860/

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    thur: andei pesquisando um pouco e descobri dessa possibilidade de ligar simuladores de amplis em pa's, mas como funciona, tem um tipo específico de pa, ou amplificador multi'uso(se estou certo)??

    Amplificadores multiuso são ruins para qualquer aplicação. O ideal é ligar em PAs mesmo (ou caixas acústicas ativas/passivas).

    fica bem parecido com o ampli simulado ou cria um mero amplificador??

    Bom, imagino que não fica parecido com o amplificador simulado pelo fato de que vários destes amplificadores simulados são valvulados. E você deve saber (ou não?) que valvulados têm uma dinâmica muito diferente, sendo muito difícil reproduzi-la em simuladores. Tem algumas pessoas que conseguem bons resultados neste tipo de "estratégia de ligação", mas deve-se ter consciência que aquele timbre não é de Marshall ou Mesa, entende?

    tem algum esquema envolvendo um power valvulado???

    Aí são outros 500. Um PA já tem um circuito de potência SS, seja ele embutido na caixa (no caso das caixas ativas) ou separado numa potência externa (no caso das caixas passivas). O que você pode usar de valvulado é um power valvulado, que não é um PA. Existem alguns handmakers que fazem este tipo de projeto (tem o Gemini da Tubeamps, o Super Clean do Pedrone...), tem também o Meteoro Scorpion e você também pode pegar algum valvulado que tenha loop e ligar simuladores no return do amplificador.

    Bog
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    thur

    Eu sou adepto da ligação direto em PA. Uso simuladores, preamps e até um micro-head valvulado assim. Como as tuas dúvidas são bem genéricas, e como já tem gente respondendo, vou ser mais ou menos sucinto:

    como funciona

    Não tem mistério. Você pega um preamp ou simulador de amps e um simulador de falantes (normalmente, ambos no mesmo pedal/multi-efeitos) com saída em nível de linha e liga no PA. Só.

    tem um tipo específico de pa

    Não. Qualquer PA serve. Até amps de teclado, que são basicamente mini-PAs.

    amplificador multi'uso

    Amps multi-uso são outros 500. O que você quer é algo que seja o mais full range, flat response possível. Isso quer dizer: você quer algo que reproduza todas as frequências possíveis sem alterar o som. Bons fones de ouvido, bons PAs, bons amps de teclado são assim. Bons amps de guitarra não - eles têm timbre próprio (e é por isso que se usam simuladores). Já amplificadores multi-uso tendem a ser um compromisso, e no fim acabam não fazendo nenhuma das duas coisas direito. Se você JÁ TEM um multi-uso, um simulador pode melhorar consideravelmente o som (experiência própria). Mas nesses casos o melhor mesmo costuma ser trocar de amp.

    fica bem parecido com o ampli simulado ou cria um mero amplificador?

    Em alguns casos fica sim parecido. Bastante, especialmente numa apresentação diante de um público barulhento, no meio de uma banda completa, em um lugar com acústica imperfeita e no qual você nem tem como fazer uma passagem de som criteriosa. Mas não encare simuladores como uma forma de ter o som igual ao do amp X ou Y, e sim como uma forma de ter um som PARECIDO com o do amp X ou Y. E lembre-se que mesmo que o som seja parecido, a resposta/tocabilidade normalmente é bem diferente.

    Existem bandas como Pato Fu e Barão Vermelho que usam simuladores ligados direto no PA em suas apresentações - fazem isso para ter praticidade e versatilidade com menos manutenção e coisas para carregar.

    tem algum esquema envolvendo um power valvulado???

    Sim. Neste caso, usa-se basicamente um PA valvulado ou um amp de guitarra substituindo o preamp pelo simulador. Você pode pular o preamp em amps com loop de efeitos, ou usar um amp que é só power mesmo. Mas exceto em casos em que os falantes são flat (como por ex. no Atomic Reactor), você fica com a coloração dos falantes do amp.

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Na minha humilde opinião, acho que a guitarra foi feita para ser usada com um bom amplificador. É uma idéia um tanto quanto "romântica", derivada do rock dos anos 60, 70 e 80. Pra mim, o som da guitarra deve sair de uma boa caixa com falantes de 12 polegadas. Pra mim, som bom de guitarra é aquele que vc sente "na barriga". Mas isso tudo é uma opinião mais tradicional...

    Hoje em dia há uma boa quantidade de equipamentos que simulam o amplificador, simulam o tipo e posicionamento do microfone que vai ser usado para captar o som deste amplificador e transmitem toda essa informação direto para o sistema de PA.

    Existem muitas opções de uso e de ligação dos equipamentos, vou citar algumas:

    Ligar a guitarra em uma pedaleira e ligar a saída da pedaleira direto no PA, com o retorno sendo uma das caixas do próprio sistema do PA.

    Ligar a guitarra em uma pedaleira e ligar uma das saídas da pedaleira direto no PA (som para o público) e outra saída da pedaleira para um amplificador que será o som só pra vc.

    Ligar a guitarra na pedaleira e ligar a pedaleira unicamente no amplificador, microfonando o amplificador e mandando o som microfonado para o PA.

    Para estas opções citadas acima, como já foi dito antes, o tipo de amplificador pode atuar e influenciar no timbre geral que vc vai conseguir produzir.

    Vc pode ligar sua pedaleira em um amplificador valvulado top de linha e usar a pedaleira com mais simulações de pedais.

    Vc pode ligar sua pedaleira em um amplificador híbrido de boa qualidade e obter resultados bem bacanas.

    Vc pode ligar sua pedaleira em um amplificador 100% transistorizado e também obter resultados bacanas.

    Existem vídeos no U2B de um guitarrista que liga a pedaleira em um Amplificador Traynor K4, que é um amplificador de teclado e o timbre é bem bacana também.

    Já vi muita gente usando só a pedaleira ligada direto em um power-amp. A pedaleira faz todas as funções do PRE e o power-amp faz somente a função do POWER.

    Como também já foi dito acima, eu já vi um evento do Barão Vermelho em Itaipava em que o Frejat só usava simuladores. Salvo engano ele estava usando uma POD XT. Não havia nenhum amplificador no palco, só o PA "da galera" e o som estava fantástico.

    Enfim, há "trocentas" formas de fazer as ligações e "trocentas" formas de uso dos equipamentos. No final das contas, o que vale mesmo é ter paciência (pra regular os equipamentos) e bom gosto (para saber quando parar de regular).

    Abraço.

    Curly
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    outro dia tive que fazer um show sem amp e usei uma johnson j-station ligada na mesa, quem ouviu achou o som muito bom, os vídeos do show estão aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/235178/

    thur
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    erico.ascencao
    Bog
    alfacorrea


    ae galera valeu , dúvidas resolvidas....

    cheguei a conclusão de que não adianta, o melhor é o poder do ampli....
    Abçs

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    o poder do Amp é melhor, mas quando não se tem essa grana toda..

    emaniox
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Por muitos anos eu use um Sansamp GT2 num Ciclostron Hobby 100, um amplificador multiuso. Ficava muito bom.
    FLw.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Pode soar estranho, mas o amplificador e a guitarra é como se fosse uma coisa só, o mesmo instrumento. Assim como o violão tem o seu próprio amplificador (caixa de ressonância), a guitarra tem o seu, só que é elétrico. Daí mandar o som pro PA é pra compartilhar o som do intrumento (guitarra + amplificador) com as pessoas dentro de um determinado ambiente.

    Acho que depende da ocaisão. Em determinadas situações o simulador ligado direto na Mesa-de-som/PA é o que há de melhor. Em outras, nada substitui o som de um bom amplificador de guitrarra, seja ele valvulado ou transistorizado.

    Se você busca uma potência pra poder usar seus patches (timbres) de pré amplificador ou mesmo um simulador ou pedaleira, pode usar um amplificador com recurso de anular o seu pré-amplificador, enviando o seu som de guitarra e simulador (ou pré) direto pra potência do amplificador.

    O amplificador se divide basicamente em 3 partes:

    Pré-amplificador (onde você timbra os graves, médios, agudos, presença, brilho);

    O Amplificador (que recebe o sinal do pré e amplifica) e os

    Autofalantes, que podem apresentar várias configurações, materiais, sendo as referências principais "a quantidade" e o "tamanho" (1x12", 2X12", 1x8", 4x8", etc).

    Amplificadores com loop de efeitos (entrada send/return) possibilitam este tipo de ligação, pois o loop de efeitos em série é como se fosse uma "janela" entre o pré-amplificador e o amplificador.

    Existem alguns amplificadores sem o pré-amplificador, onde você pode usar no lugar do pré-amplificador um V-Amp, um Pod, um simples pedal equalizador ou distorcedor/overdrive, um Sansamp GT2, entre outros.

    Por exemplo: um modelo todo valvulado, artesanal, que tem um pré limpo, mas com a opção de inserir qualquer pré do seu gosto:
    http://www.pedrone.com.br/produtos_detalhes.asp?id_produtos=15

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a simulador de amplificadores ligados em pa's?