Autor |
Mensagem |
Andras Veterano |
# jun/10
E ai galera!
Prevejo ser execrado pela pergunta, mas vamos lá...
Estava timbrando o 5150 aqui no Amplitube e me deparei numa questão que acho que os donos de Big Muff podem me ajudar.
Meu timbre final vai ser mais ou menos algo entre Obituary e Carcass. Basicamente, um timbre bem puxado pra grave.
Não sei se é o termo certo, mas gosto bastante desse timbre "saturado" que o Obituary tem nos graves. Porém, as vezes esse tipo de timbre peca muito na definição das notas, algo que quero fugir. Aquela idéia de que a pessoa percebe que você está mudando de notas, mas não percebe pra qual nota, definitivamente não é algo que eu quero.
Meu setup atual (no Amplitube) pra conseguir esse timbre é 5150 + RAT. Ontem estava mexendo nele, e substitui o RAT pelo Big Muff. No MEU setup o Big Muff estava soando mais sutarado que o RAT, e (a parte interessante), mais definido. Ou seja, o que eu queria. Mas vi também que o Muff estava meio "sujo" e "poluido". Parece que algumas frequencias só aparecem com ele quando comparados com o RAT, e são frequencias que não gostei muito. Se não fosse por isso, substituiria o RAT por ele.
Então, depois disso tudo, minha pergunta é: como tirar essa sujeira dele, sem perder o tom saturado e a definicao? Tem como? Uso o que?
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Andras
Velho, tenho um RAT handmade e um Big Muff PI com Tone Wicker.
Acredito que o Big Muff PI Tone Wicker chega perto da sonoridade do Rat, este último, mais comprimido mais simples de configurar. Não tem mistério. Este Big Muff é muito versátil e graças ao Tone Wicker, que nada mais é que um mod do Big Muff original, faz uma diferença grotesca e torna o pedal muito versátil.
Na minha opinião, o Big Muff PI com Tone Wicker pode ser uma boa solução pra atender à sonoridade que procura.
Em suma, vale pesquisar sobre o Big Muff PI com Tone Wicker.
Abs
|
Andras Veterano |
# jun/10
· votar
MauricioBahia
Entao Mauricio, acredito que chegue na sonoridade sim. Mas a questao eh especificamente quanto ao problema que comentei, do pedal ser muito poluido quando comparado com o RAT. Quero aproveitar a maior saturacao e definicao do Muff, mas com o som menos poluido que o RAT tem.
Nao sei se a tua resposta foi nesse sentido, mas ela acabou sendo meio generica e me pareceu que nao. Mas vou aproveitar pra dar uma olhada nas tuas sugestoes enquanto mais respostas nao aparecem.
Abracos!
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/10
· votar
Andras
Cara, o Muff não é sujo... mas imundo!!! hahuhua. Este modelo com Tone Wicker suaviza essa "sujeira".
Vc chegou a avaliar esse Big Muff com Tone Wicker?
O Rat tem uma distorção mais linear... Difícil explicar sonoridade com palavras.
Abs
|
Andras Veterano |
# jun/10
· votar
MauricioBahia
Hehe Pior que pra esse tipo de som que eu procuro, achei ele mais limpo que o RAT. Pra mim conseguir o mesmo nivel de saturacao do Muff usando o RAT, tinha que usar muito ganho, e ai o RAT ficava muito grave e perdia a definicao. O Muff me parece ter mais agudos quando esta no mesmo nivel de saturacao, o que da uma ideia maior de definicao (acho que no caso seria o termo correto seria mais destaque do que definicao). Mas ai vem acompanhado dessa sujeira que o RAT nao tem.
Dei uma olhada no video e me pareceu bastante interessante. Pena nao poder testar essa versao no Amplitube. Vou dar mais umas olhadas nos videos depois pra ter uma ideia melhor.
Entendi tua ideia de lineariedade, e concordo contigo. Como eu disse, a impressao que eu tenho eh que o Muff destaca certas frequencias que o RAT ou esconde, ou nao tem. O problema eh que sao justamente as frequencias que eu nao quero.
E ideia era tentar modificar o Muff para se adequar ao RAT, mas vou tentar depois tambem por mais agudos no RAT pra ver se consigo o destaque do Muff.
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Andras
Cara, esse Big Muff com Tone Wicker é um Big Muff original, que vc descreveu acima com perfeição. Além de ser um Big Muff original, a tal chavinha Tone Wicker muda drasticamente o comportamento do pedal. Tem um review recente aqui no FCC.
Abs
ps. mas o Rat tem seu lugar!!! :-) Diria que tem uma compressão peculiar, ótima pra solos e bombar um valvulado.
|
De Ros Veterano
|
# jun/10
· votar
MauricioBahia
Velho, não sei se tu te deu conta, mas o Andras está falando dos pedais virtuais do amplitube, e tu está falando dos pedais reais...
Infelizmente, os virtuais não reagem da mesma maneira que os reais, e ainda não rola o Big Muff tone wicker nos virtuais (pelo menos eu não conheço).
A minha sugestão para o Andras é o uso indiscriminado de equalizadores. Não tenha medo de usar um eq diferente en cada lado do amplitube, e até um antes dos pedais.
Agora, misturar pedais reais com a simulação de clean do virtual me parece bem interessante...
Abraço!
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
De Ros: Velho, não sei se tu te deu conta, mas o Andras está falando dos pedais virtuais do amplitube, e tu está falando dos pedais reais...
Vixxii! Viajei achando que o Andras tava querendo um pedal real pra tocar no Amplitube... Desatento que só eu!
Vlw!
|
SteveRayMorse Veterano |
# jun/10 · Editado por: SteveRayMorse
· votar
Andras
Cara, já pensou em combinar os dois? De repente fica muito maneiro, claro que vai ter que dar aquela regulada mas deve ficar bem legal.
De Ros
E aí brother?! Cara, todas as minhas gravações que estão postadas aqui, inclusive JAM foram feitas assim. Distorção de pedais de verdade com simuladores(VST), às vezes fica uma m... mas tem hora que acerta hehe.
MauricioBahia
Velho, tu tá igual eu...Fissurado nesse pedal hehe!!
Abçs
|
Andras Veterano |
# jun/10
· votar
De Ros MauricioBahia
Na verdade estou usando o amplitube pra decidir qual vai ser meu set real.
O problema do Tone Wicker eh que teria que comprar ele pra testar, jah que nao tem no amplitube, e talvez nao me agrade. Por isso seria melhor alguma alternativa que ele jah traga, pra testar ao maximo antes de comprar o pedal. Talvez um EQ, compressor, filtro, nao sei.
Mas pelos samples nao sei se fiquei com tanto medo assim de arriscar ;)
SteveRayMorse
Ate pensei cara, mas acho que eh um pouco de exagero. Me parece um problema pra ser solucionado mais por outro tipo de combinacao de pedais. Mas vou testar depois!
|
SteveRayMorse Veterano |
# jun/10 · Editado por: SteveRayMorse
· votar
Andras
Cara, se você gostou do Muff tradicional, com certeza você vai gostar do ToneWicker. Te agarantio!!! E ele te dá muitas variações, pode crer. Na verdade, a combinação não precisa necessariamente dar mais ganho, você pode usá-los exatamente pra conseguir o que você ta achando dificuldade de achar em cada um. Não precisa colar o ganho dos dois no talo, sei lá, acho que o teste vale muito a pena.
|
informal Veterano |
# jun/10
· votar
Eu consigo distorções matadoras e sem sujeira, combinando o Muff com um drive leve antes. Com o RAT boostando tb fica uma maravilha. Ou com um TS808. Dá uma limpada incrível no Muff sem a granulação que incomoda tanta gente. Teste e vê se te agrada (isso com pedais reais).
|
fabãorenato Veterano |
# jun/10
· votar
informal
Eu tenho o B M e gosto do som "granulado", mas tb sei q n é um pedal versátil. Ele é único, agora essa de combinar antes dele um overdrive é bem verdade, diminui bastante a "granulação". Eu uso um Tube Drive da Fuhrmann e fica show de bola!
|
SteveRayMorse Veterano |
# jun/10
· votar
Eu to testando umas combinações assim com o meu NDR e o Big Muff. Também coloco o NDR antes pois preferi assim. Tenho conseguido timbres bem bacanas, só que o meu Big Muff é o ToneWicker e eu achei ele bem versátil. Só que Big Muff sem a "granulidade" não tem graça hehe...Mas é isso ae, tem que testar e ver(ou melhor ouvir).
Abçs
|
Andras Veterano |
# jun/10
· votar
Vou testar no final de semana (nao tenho tempo para fazer isso antes):
- Big Muff + Overdrive/Distorcao - Big Muff + Equalizador - Big Muff + Filtro/Compressor - RAT + Overdrive/Distorcao - RAT + Equalizador
Depois posto minhas opinioes e talvez alguns samples ;-)
|