Autor |
Mensagem |
stenyosullivan Veterano |
# abr/10
Tudo bem pessoal? gostaria de saber se com um curso de tenico em eletronica é possivel construir desde os pedais ate aos amps handmades sem nenhuma dificuldade? ou é preciso de um curso de engenharia eletrica para conseguir essa façanha? mas tenho visto muitos engenheiros eletricos que podem saber muito de teoria mas que sao fracos na pratica, mas enfim, eu sou um amante de eletronica, e gostaria de fazer um curso que me satisfaria nos conhecimentos teoricos e pratica de eletronica, mas como hobbie (desde que consiga construir amps sem tanta dificuldade), mas entao, qual a sugestao de vcs (tecnico em eletronica ou engenharia eletrica)? grato.
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
stenyosullivan gostaria de saber se com um curso de tenico em eletronica é possivel construir desde os pedais ate aos amps handmades sem nenhuma dificuldade?
Sim, o curso de técnico em eletrônica é mais que suficiente. O curso de engenharia elétrica vai te ensinar uma porrada de coisa que não é necessária se o que você quer é montar pedal e amplificador. Como diria meu professor, é "usar canhão pra matar mosquito".
O curso técnico vai te dar um bom embasamento sobre tudo o que você precisa saber, além de ter uma abordagem mais prática sobre o tema.
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
tenho visto muitos engenheiros eletricos que podem saber muito de teoria mas que sao fracos na pratica
Isso acontece por uma série de motivos. Um deles é que a engenharia elétrica tem muuitas ramificações, e a maioria delas não lida com circuitos eletrônicos desse tipo. No máximo tem uma noção.
|
davi sb Veterano |
# abr/10
· votar
Bem o seguinte: 1º - Se você quer aprender eletrônica para poder projetar e construir pedais e amplis com segurança, mas somente como hobbie, eu te indico e a todo quele que queira começar neste ramo ainda que por hobbie, como já disse, fazer um tecnico em eletronica, ainda que básico. Hoje existem cursos de verão ou férias (geralmente são passados em níveis), noturnos, populares, pós-médio e profissionalizantes públicos ou privados.
2º - Em engenharia você vai ter que estudar muita coisas antes de saber o que é um resistor, passar por vários níveis de cálculo e física. É muito mais aprofundado o conceito de cálculo, e depois de todo esse embasamento matemático é que você vai começar a ver algo de eletrônica em si com essas aplicações matemáticas.
3º - No técnico você também não vai sair logo usandos transistores e amplis operacionais, vai ter que passar por etapas graduais para poder assimilar o raciocínio elétrico, mas claro de uma forma simples e bem prática, para aos poucos ir aumentando o grau de dificuldade dos circuitos e ganhando a autonomia para projetar e aferir os circuitos.
4º - Eletronica tem muitas outras áreas, ainda que no técnico, como eletronica digital, arquitetura de computadores, máquinas elétricas, microprocessadores, programação, telecomunicações, TV e rádio, etc, mas você pode, por exemplo, parar num nível intermediário, se seu objetivo for mesmo só hobbie e não uma profissão, que daí já da pra entender efeitos como distorção e compressores e amplis, para os outros efeitos talvez tenha de ir um pouco mais além.
Faço técnico em eltrônica (terminandoo segundo ano) e cursando engenharia de telecomunicaçôes (1º período... e a propósito telecomunicações tem a ver com eletronica, e muito).
espero ter lhe ajudado, abraço!
|
Henrique S. Veterano |
# abr/10
· votar
na engenharia tu vai ter que fazer muita integral antes de sequer falarem em thevenin, transistores e opamps entao....
tenho visto muitos engenheiros eletricos que podem saber muito de teoria mas que sao fracos na pratica
provavelmente pq existem universidades que tem poucas aulas em laboratorio e cobram pouco (ou nao cobram) a pratica da coisa, como desenvolver um projetinho com os conhecimentos da disciplina etc...
|
rodrock Veterano |
# abr/10
· votar
Depende das suas pretenções...
- Se vc quer construir, modificar e dar manutenção em pedais e amps, faça o curso técnico em eletrônica, é um curso profissionalizante, voltado para a prática, vc verá o básico da teoria, mas já é suficiente para esse propósito.
- Se vc quer projetar circuitos eletrônicos de pedais e amps, bem como quaisquer outros circuitos, faça engenharia. Fazendo o curso em uma boa universidade vc terá todo o embasamento teórico, fundamentado pela matemática e a física, bem aprofundado e ainda terá aulas práticas para complementar o seu aprendizado.
- Agora, se vc tiver disponibilidade e interesse... faça ambos! Aí será o cara!
tenho visto muitos engenheiros eletricos que podem saber muito de teoria mas que sao fracos na pratica
Sou engenheiro eletricista (e não elétrico... hehe) e no meu curso, além de ver muita teoria, tive várias matérias que tinham aulas em laboratório e desenvolvimentos de projetos
|
stenyosullivan Veterano |
# abr/10
· votar
DotCom davi sb Henrique S. rodrock
ai que ta o "tchan" da parada, eu ja sou formado em ciencia da computaçao, caso eu queira fazer engenharia eletrica na faculdade onde eu me formei, conseguirei eliminar algumas materias, umas delas sao essas de calculo, como calculo integral e diferencial, geometria analitica, algebra linear, e outras materias também... mas nesse caso, ainda seria o ideal para mim o curso de tecnico em eletronica ne!? eu gostaria na verdade é ter uma boa base solida de eletronica que possa me servir/orientar para tomar outros rumos, e nao so ficar preso em circuitos de pedais e amps, mas a minha preocupaçao é sobre a parte "pratica" da engenharia eletrica, pq eu tenho visto que os tecnicos em eletronica "tendem" a ter mais pratica que os engenheiro eletrico, entendem? pq nao adianta ter essa base toda que "provavelmente" o curso de engenharia eletrica te dá, e nao ter a "pratica" que o curso de tecnico em eletronico te dá, o que eu procuro, é uma assimilaçao desses dois, ou seja, uma boa base teorica de eletronica+pratica, mas entao, vcs tem alguma sugestao!? sera que o curso de tecnico em eletronica da pro gasto? ou devo fazer os 2 cursos!? grato.
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
stenyosullivan Vai eliminar algumas matérias básicas, mas ainda vai ter um monte de matéria não-relacionado com eletrônica que você vai ver sem necessidade...
Além do que, veja bem, engenharia elétrica tem muita ramificação. Veja se o curso é de engenharia elétrica com ênfase em eletrônica ou você vai acabar vendo um monte de coisa que não é do seu interesse (linhas de transmissão, telecomunicações, redes de computadores, etc...)
Você tem que ver qual seu objetivo. Se for mexer com eletrônica básica (como a de amplificadores, pedais, e dar uma de "prof. pardal"), o curso técnico é melhor. A graduação você vai ver uma porrada de coisas que, a meu ver, só valem a pena caso você pense em trabalhar na área.
|
PauloFernando Veterano |
# abr/10
· votar
Sou formado em ambos os cursos.
SE você quer CONSTRUIR amplificadores, basta ter noções de como fazer, não precisa nem um nem outro, é puramente manual.
Se você quer PROJETAR, tenha em mente, que A) nenhum curso te ensina vávula B) amplificadores de potência raramente são abordados nos cursos, você estudará amplificadores de sinal, geralmente, classe A, B, AB e C, que são os mais comumente usados.
Os cursos tem enfoque bem distintos, engenharia te dá formação ampla para você estar preparado para se desenvolver em assuntos especĩficos, e dá conhecimentos especificos de poucas coisas.
Curso técnico pode ter abordagem ampla, e tal qual engenharia vai te ensinar muita coisa não diretamente relacionada, como microcontroladores, eletrônica de potência (voltada a controle, não amplificação) e outros assuntos.
Mas agora, tem pontos de acústica, teoria de ondas, conversão de sinal, estudo de séries harmônicas, e a matemática envolvida que provavelmente você só verá em engenharia.
Se fosse te dar um conselho, pensaria da seguinte forma, engenharia resolve teu problema com certeza, mas só a partir do 3o. ano que você começa a ver eletrônica.
Curso técnico (Se for muito bom) vai te deixar bem próximo de resolver teu problema, mas pode ser que você esbarre em coisas que lhe faltaram alguma matemática, mas facilmente sanada caso você estude.
Assim sendo, fica a questão, vc quer pra ontem ou pra amanhã?
PS: empregabilidade de técnico em SP é baixa e com salários baixos. Mas teu caso é bem especifico, vale a pena estudar esse mercado.
Abraços
|
marcioguita Veterano |
# abr/10
· votar
Engenharia,na minha opiniao,e tec el. por correspondencia,por ex. aí dependerá do seu perfil com executante,e terá maior rendimento,e retorno financeiro como engo abçs
|
guitarg3 Veterano |
# abr/10
· votar
e gostaria de fazer um curso que me satisfaria nos conhecimentos teoricos e pratica de eletronica, mas como hobbie
ce tu for fazer engenharia eletrica por hobbie ce eh doido parceiro aSHueAIEHsi alem do curso ser dificil pra caramba.. qm faz uma faculdade d engenharia eh q tem a intençao d trabalhar nessa area.. nao faz por hobbie
|
PauloFernando Veterano |
# abr/10
· votar
guitarg3 Realmente, tem q gostar muito para estudar 6 anos só para iniciar o hobby =-)
|
guitarg3 Veterano |
# abr/10
· votar
PauloFernando
E põe gostar nisso haha
|
erico.ascencao Veterano |
# abr/10
· votar
stenyosullivan Invista num curso técnico. Um curso de Engenharia é extremamente amplo, até mesmo para quem vai trabalhar com Engenharia, pois você vai ver um pouquinho de cada área: Eletrônica, Eletrotécnica, Computação, Controle, etc.
|
cao fofo Veterano |
# abr/10
· votar
sou tecnico em eletronica e telecomunicações
e fiz metade do curso de engenharia eletrica, só nao conclui pq era hobye
mas o que tenho a dizer e q no tecnico vc coloca a mão na massa, no ultimo ano tivemos q montar um amplificador pmpo de 50w, calcular ele inteirinho, pq na prova perguntava a frequencia e a tensao de escape que chegava em certo capacitor
pra quem quer montar amps, pedais e ainda ter uma noção do circuito, se é pre amplificador, ganho, graves e medios, tudo isso vai aprender no curso tecnico, na engenharia ve isso, mas de uma forma que não e muito pratica, no tecnico ainda se estuda transistor, todas as suas configurações, na engenharia não estuda transistor, mas pra fazer o tecnico procure uma boa escola, o curso e difcil, mas é um conhecimento que vc pode projetar qualquer coisa nesse mundo, e tem mais, eletronica digital q e muito legal, teve uma epoca que eu começei a bolar uma pedaleira, usando o projeto do gtII e de outros pedais, integralos e ainda colocar uma memoria pra gravação, mas ia levar uns 6 meses pra dar tudo certo e eu nao animei
mas é isso ai, é um otimo investimento
|
ThiagoGasb Veterano |
# abr/10
· votar
faz tecnico de instrumentação industrial q tu aprende eletronica/eletrotecnica =D "eu to terminando" aprendi mais q o suficiente pra montar amps,pedais e ainda pra mexer em coisas mais complexas
|
JC_Junior Veterano |
# abr/10
· votar
cao fofo na engenharia não estuda transistor
Oo
Sem querer desmerecer, mas que faculdade é essa que não ensina transistor.
Cara, eu estou concluindo o curso de engenharia elétrica e em Eletrônica 1,2 e 3 eu vi vários tipos de transistores, BJT's, FET's, MOS-FET's, na construção de AMP-OP's. Além de Eletrônica, estudei e estou estudando transistores em outras matérias (Hardware Reprogramável, Sistemas Microprocessados) na construção de portas lógicas. Os transistores são a base da microeletrônica atual.
|
ThiagoGasb Veterano |
# abr/10
· votar
cao fofo soh se for engenharia civil neh? aoshhoashoas
|
SK8Boy Veterano |
# abr/10
· votar
stenyosullivan Então, sou técnico em eletrônica, em telecomunicações(irmãos siameses) e atualmente faço Eng Eletrica(4º período).
Se vc só quer saber fazer, nada mais indicado q o curso técnico. Isso se vc gosta e num sabe ficar sem meter a mão na massa.
Mas recomendaria vc fazer uma Eng. Eletrica sim, se pensa em seguir por esse ramo de forma profissional, pq aí alem de vc saber os conceitos q envolvem essse mundo(faltaria a pratica), vc teria infinitas possibilidades de trabalhar em mtas outras areas, e num ficaria na mão(a principio).
Ah, mais uma coisa: só faz Eng se vc gostar de Física e Matematica...caso contrario, NEVER!!!
|
marcioguita Veterano |
# abr/10
· votar
ThiagoGasb
Agora o curso chama-se automação. Na instrumentaçao vc tem que aprender elétrica ,eletronica,mecanica ,pneumática,hidráulica e informática. Também fiz essa opçao e nao me arrependo.
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
no ultimo ano tivemos q montar um amplificador pmpo de 50w
Amplificador PMPO? hã?
na engenharia não estuda transistor Na engenharia CIVIL ou QUIMICA, né? Engenharia elétrica/eletrônica estuda sim.
Cara, eu estou concluindo o curso de engenharia elétrica e em Eletrônica 1,2 e 3 eu vi vários tipos de transistores, BJT's, FET's, MOS-FET's, na construção de AMP-OP's. Além de Eletrônica, estudei e estou estudando transistores em outras matérias (Hardware Reprogramável, Sistemas Microprocessados) na construção de portas lógicas. Os transistores são a base da microeletrônica atual. Pois é, estudei engenharia elétrica com habilitação em eletrônica e vi isso tudo também. Diz em qual faculdade de engenharia elétrica que não ensina essas coisas que eu vou lá mandar fechar o curso! hhahah
|
slash_web Veterano |
# abr/10
· votar
faz engenharia fisica :D:D
|
SK8Boy Veterano |
# abr/10
· votar
slash_web ?
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
slash_web ?
|
Rafaelplayguitar Veterano |
# abr/10
· votar
cao fofo fiz metade do curso de engenharia eletrica, só nao conclui pq era hobye
Largou o curso na melhor parte...
na engenharia não estuda transistor
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Para quem vivenciou metade do curso, em parte é aceitável, mas não tem lógica citar isso quando o assunto envolve Engenharia Elétrica.
|
AnderCuritiba Veterano |
# abr/10 · Editado por: AnderCuritiba
· votar
Poxa tópico super interessante, estou fazendo cursinho aqui em curitiba para no fim do ano prestar vestiba para engenharia elétrica com ênfase em sistemas eletrônicos embarcados, com o propósito de no fim do curso me aventurar pelo mundo dos aplificadores e pedais 6 longos anos e não pretendo levar como hobye!! hehe ;)
|
macaco veio Veterano |
# abr/10
· votar
virge, e' como estudar 6 anos de violao classico e depois ir tocar cavaquinho.
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
AnderCuritiba Vai nada... Chegar no meio do curso você vai ver que o currso é abrangente demais pra ficar se aventurando com amplificadores, vai arrumar um emprego decente e ganhar dinheiro.
|
PauloFernando Veterano |
# abr/10
· votar
Bom, se serve de encorajamento, estudar engenharia me trouxe ótimos resultados, tanto de satisfação pessoal como financeiros.
|
AnderCuritiba Veterano |
# abr/10 · Editado por: AnderCuritiba
· votar
DotCom Mas meu propósito depois de formado é trabalhar na área, quando me referi a "aventurar" quis dizer que como se fosse uma segunda profissão mais com certeza darei o foco principal na área em que vou estar atuando, e tenho certeza q Eng. Elétrica não deve ser nada fácil coisa para japones. hehe
|