Silkscreen em PCI

    Autor Mensagem
    skarnio
    Veterano
    # mar/10


    Usei o search mas nao achei nada efetivo.
    Alguem tem um tutorial de como faz pra empregar a tinta solder resist na placa?
    Como eu faço pra criar o layout dos componentes pra gravar do lado onde eles vão?

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    skarnio: Usei o search mas nao achei nada efetivo.


    Busca por "PCI ferro". No Youtube tem vários tutoriais.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/204150/

    Abs

    skarnio
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Não maurício, eu queria o método com silkscreen, inclusive para a apliacação da mascara de solda, com tinta sold resist. O método por transferencia termica eu ja sei como faz oq eu quero é dar o acabamento verde na placa com a tinta própria que eu tenho aqui em casa e fazer o método de transferencia usando silkscreen.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    skarnio

    Ops... Desculpe! Achei que o método do "ferro" fosse o bastante.

    Abs

    skarnio
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    O método de transferencia termica é ótimo, não tem pq se desculpar. =)
    A intenção é tentar fazer de outra forma, de maneira que a placa pareça um pouco mais profi, mas eu agradeço por ter tentado ajudar =)

    skarnio
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    up, alguem da uma força ai.

    lbgarcia
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    skarnio

    bom, não sei muito sobre pedais, mas pelo pouco que já li aqui no fórum, parece que você está querendo saber sobre como fazer a marcação do circuito na placa. acredito que o método pra silkar na placa deve ser o mesmo utilizado pra outras superfícies.
    a serigrafia ou silkscreen é um método de impressão que utiliza basicamente a técnica de aplicar tinta através de moldes vazados. ou seja, vc irá fazer um molde vazado, chamado de tela, com o desenho do seu circuito. um pouco do processo, entao:

    1º) você precisa ter a arte, ou seja, o desenho do circuito pra ser impresso. o ideal é q ele seja feito num programa de desenho vetorial, como illustrator ou corel draw (prefiro o primeiro). ou então, se você já tiver o arquivo, basta imprimi-lo. mas a impressão é o segundo passo.

    2º)a impressão deve ser a laser. na verdade vc vai chegar na gráfica e pedir pra eles fazerem um laser film. é uma impressão a laser num papel tipo vegetal.

    3º)agora você vai numa loja que faz trabalhos de serigrafia, leva o laserfilm pra eles e pede pra revelar a tela. só que as telas não são todas iguais. elas são molduras que possuem uma trama de nylon esticada. pra diferentes tintas, usa-se nylons diferentes. pra tinta de tecido usa-se nylon 77 e pra vinílica, 120. (não me lembro exatamente os números, mas acho q é isso mesmo). basta saber se a tinta pra circuitos é diferente disso.

    4º) com a tela, a tinta e a placa em mãos, é só aplicar. isso a loja faz também.

    terminada essa pequena e imprecisa explicação, vamos às considerações finais. vou usar o exemplo da camisa. caso você queira fazer UMA camisa com um certo desenho, muitas vezes é melhor usar o transfer, porque é um método mais barato. isso porque, como você leu anteriormente, o silk é um pouco caro inicialmente porque você precisa confeccionar a tela. ele se torna mais barato a partir do momento que você o utiliza em maior quantidade.
    minha conclusão. se for pra fazer UM circuito apenas UMA vez, pode ser que não valha a pena.

    Henrique S.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    se o seu objetivo é puramente hobbista, nao vale a pena silk, a transferencia termica fica muito boa e sem falhas, mas precisa de paciencia pra pegar a pratica

    aquele verniz verde se vende pronto, acho que tem na farnell

    se voce quer a "mascara ao contrario" igual nas placas industriais onde aparece "R1, C2, D7, IC1" vc faz igual a transferencia termica, só que do outro lado (nao cobreado)

    só é foda ficar certo a posicao nos 2 lados, mas isso é paciencia (fazer PCI dual layer é a mesma coisa)

    pra desenvolver essa mascara eu uso um programa de desenho vetorial (corel, illustrator)

    skarnio
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Henrique S.

    É que eu tenho a tinta solder resist aqui e material de silk, então gostaria de usá-la. tem algum tutorial para desenvolver a mascara para o outro lado?

    Henrique S.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    skarnio

    deve ter por ai, mas eu nao sei de nenhum

    o que eu faria seria pegar o layout gerado pelo eagle, separado em partes

    só mostrando trilhas, só mostrando componentes e os 2 juntos

    e vetorizaria as partes separadas, verificaria se estao em VG e pronto, ta feita a mascara...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original