Proteção das PCI

    Autor Mensagem
    mccready
    Veterano
    # nov/04


    Ae pessoal,

    queria saber a opinião de vocês quanto a proteção das placas confeccionadas...

    sobre aquele verniz indicado pra proteção...qual é o tipo de verniz que vcs usam?

    ele deve ser passado antes de colocar os componentes e soldar (logo após a oxidação) ou depois de já ter a placa pronta com tudo soldado????

    tem algum outro meio de proteção e durabilidade?

    fenolite ou fibra? qual a melhor e mais resistente ao tempo?

    valeu

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    muitos elogiam a placa de fibra dizendo que é melhor, eu prefiro as de fenolite, se voce solda no mesmo lugar varias vezes as de fibra descola o cobre da placa as de fenolite resistem mais nesse detalhe.
    depois que soldo tudo e testo, dou uma mão de base incolor de esmalte de unha diluida com acetona, é barato e dura anos.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    esqueci do meu bordão , palavra de macaco veio

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    É isso que eu ia falar... base de unha... c tem mulher na sua casa tem base de unha! ;)

    Pode passar que fica otimo!

    bissinhu
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    eu pasos um verniz antes de soldar, eh verniz de circuito impresos mesmo, comprei uma vez em SP, custou 2 reais, ate hoje eu nun usei um inteiro ainda, dura muito e evita q oxide, e facilita pra soldar tb, o lance de passar depois de soldado tb eh bom sim, ja tinham me falado do lance do esmalte

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bissinhu

    é aquela pasta para soldar né? como usa aquilo? eu tenho um pote aki e nunca usei....... facilita mesmo a soldagem?

    Panga_Lp
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Um bom anti-oxidante tb é o breu diluído em etanol (alcool) mais tem de ser um mais de 40% ou seja o de posto é ideal dura muito tb e é barato

    mccready
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    mas o verniz ou esmalte antes de soldar, nao corre o risco de prejudicar a corrente? ou facilitar um curto sei la..?

    valeu pelas dicas!

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    C tá doido verniz não é condutor n... nem esmalte... eles antes ou depois fazer a mesma coisa eu acho legal passar depois pq protege a solda tb! :)

    Marisco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    C tá doido verniz não é condutor n
    de fato não é condutor, mas tem uma impedância menor que a fibra de vidro ou o fenolite. Por isso o uso de verniz pode gerar pequenas correntes de fuga entre trilhas próximas, e por conseqüência alterar um pouco o som do pedal...

    Eu recomendo o uso de breu com alcool, que não gera esse tipo de problema e aumenta a durabilidade da placa...

    Em relação as placas, as de fibra de vidro são mais duráveis, mas são mais dificeis de furar (destrem com o punção dos furadores manuais, e com a broca dos elétricos, eheheh)...

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    dificeis de furar, descolam a lamina de cobre, são mais caras, porque são melhores? Res: porque são mais bonitas (verdinhas), e tem uma única vantagem sobre as de fenolite, se o formato for uma placa comprida e estreita e grande as de fenolite tendem a empenar com o tempo (deve se soldar uns jampers em pontos terra para fortalecer e evitar empenamento). palavra de macaco veio

    mccready
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    issae galera..
    valeu pelas dicas..
    ja destrui um punção com uma de fibra de vidro..hehe
    certa vez fiz um circuito.. ele tava funcando perfeito.. e decidir passar o verniz.. deixei secar por mais de um dia sem por energia nele.. e dps qdo testei ele parou de funcar.. de la pra ca nao usei mais o verniz.. mas esse erro deve ter ocorrido por outro motivo..
    acho válido passar algo pra proteger as placas..

    sobre esse breu diluido em etanol..
    como ele eh vendido (pó ou liquido)? lojas de eletronica msm? tem ideia de preço?

    valeu!

    Invalid User
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eae, o esquema da base de unha funciona? O que é breu e onde encontrar?

    Invalid User
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    eae

    luiz_aug
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cara, experiencia própria :
    Verniz de breu (isso mesmo o mesmo breu de passar em arco de violino, só que diluido em alcool 99,5%)
    Eu fiz esse verniz e apliquei antes de soldar nas placas de 2 fontes que tinha como projeto de aula (Téc. Eletronica). O professor na hora notou a qualidade do acabamento. Simples, quebre e triture o breu e posteriormente misture com alcool. Fica muito bom, resistente e brilhante.
    AbraçoZ

    luiz_aug
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mccready
    Respondi pela metade tua pergunta, mas porque não tinha lido ela ainda...
    Veja bem, o breu que eu comprei veio em forma de pedra e comprei em uma loja de instrumentos musicais. Devo diser que foi relativamente facil de achar e paguei cerca de 4 reais. O alcool utilizado na solução foi comprado em uma loja especializada em componentes eletronicos, e é conhecido como alcool isopropilico, e tem "concentração" ( o mais correto seria titulação) de 99,5%. Esse paguei cerca de 5 reais por um recipiente de aproximadamente 350 ml. Importante a todos que forem fazer este verniz : Alcool dessa "qualidade" evapora muito facil, e tem um odor bastante forte. É recomendavel não cheirar nem mesmo permanecer por muito tempo diluindo a solução, pois como evapora muito rapido ( quando eu fiz cerca de 1/4 de copo evaporou em aproximadamente 30 minutos ) voce acaba inalando muito.
    Espero ter colaborado !
    AbraçoZ

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Esse verniz é aplicado na placa dos dois lados? Tanto faz aplicar antes ou depois da solda? Não dá problema em cima das trilhas?

    Diino
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    nitrato de prata

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Raizen
    Cara eu passo na área das trilhas somente. O verniz é feito justamente pra proteger as trilhas. Tudo certo!
    Abs

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    uso breu e alcool (etilico ou isopropilico tanto faz)

    dura for life heheh

    ou verniz, mas é caro

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    MauricioBahia
    Eita...mas num fica difícil soldar por cima dessa cama?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Raizen
    Não. Eu li que é pra passar antes da solda uma mão apenas e com pincel fino. É um verniz próprio pra isso.
    É pra passar depois de soldado?
    Abs

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Henrique S.
    · votar


    pro verniz silicone (aquele verde, tem vermelho tmb) o cara protege onde vai soldar, a "bolinha" ao redor do furo dos componentes com alguma coisa (qualquer coisa que de pra tirar e n arranque a trilha junto né!?) ai aplica o verniz

    vi em algum lugar o cara usando cola tenaz pra isso (um pingo apenas) e em um site japones era tipo uma massa/tinta sei la (parecia guache)

    Edit

    o "verniz" feito com breu e alcool que uso, alem de proteger as trilhas contra oxidaçao, ajuda a solda a "pegar" um pouco, entao é melhor aplicar antes da soldagem. (Só nao fica verde a placa heheheh)

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Raizen
    Eu comprei um verniz próprio para Ci´s
    C acha que sou besta!? hehe
    Abs

    Tycoon
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    MauricioBahia
    Uso deste também.
    Facilita bem a soldagem também.

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bom...já fiz a ebsteira de comprar placas de fibra, por isso ainda não fiz o mini fuzz.

    Enquanto isso eu fico abrindo, desmostando e montando denovo os plugues do cabos que tenho.

    Uma pergunta, quando vou pegar a solda com o ferro ao invés da solda ir para o ferro ela forma uma bolinha e fica na solda. Além disso, quando a solda tá no ferro ela num fica na pontinha do ferro fica em toda superficie.

    Está sendo bem difícilm pegar a solda com o ferro e soldar no lugar certinho pois não tenho como ter precisão se a solda fica espalhada.
    Alguém pode me dar uma dica de como acabar com isso.
    PS: eu ja LI todos os tópicos relacionados a solda do FCC e dei uma fuçada no youtube também.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Raizen
    Aqui tem um tutorial legal!
    http://www.mundomaq.com/soldas_em_placas_eletronicas

    Neste tópico tem uns vídeos bem legais e outros links.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/137494/

    Flw!

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Esse texto da eletronica num ocnhecia, valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Proteção das PCI