Autor |
Mensagem |
Jorgito Veterano |
# mar/10
Dae galera blz?
Vou começar a montar meu set de pedais. Minha intenção é aprender/praticar blues, e alguns rocks classicos (Led, AC/DC).
Tenho uma epiphone lp std, com captadores seymour duncan, sei que o mais comum pra blues é strato, mas nao to afim de trocar minha LP, curto muito ela.
A idéia é aos poucos montar um set de pedais bacana, comprando um por vez (não to podendo gastar muito).
Pensei em começar por um Bluesbreaker II da marshall, será que compensa? ou tem algum outro mais viável?
e depois? que outros pedais poderiam ser úteis? pensei em um Wah-Wah, será que fica legal? Ou alguém tem outra sugestão?
valeu galera, abraços
|
Konrad Veterano |
# mar/10 · Editado por: Konrad
· votar
Jorgito Pensei em começar por um Bluesbreaker II da marshall, será que compensa? ou tem algum outro mais viável?
Sim, cara. Mas acredito que haja por ai handmakers que o façam já com algumas melhorias em relação ao projeto original por um preço parecido com o do pedal original.
Eu sugiro mais um overdrive (nunca são demais), como um TS, por exemplo, mas é uma questão bem pessoal.
Mesmo recomendar alguma coisa é complicado, depende do que você ouve: Por exemplo, Rory Gallagher tocava um blues/rock e usava um Treble Booster, O Robin Trower usa um Univibe com um overdrive mais cremoso, Hendrix usava fuzz, B.B.King não usa nada... ehheeh. (mas o amp já tem um compressor e um reverb)
O que posso dizer é que, em princípio, além dos drives procure por um delay, talvez um reverb, se o amp não tiver um.
Quanto ao Wah, há alguns tópicos aqui na "Busca" que podem te ajudar a escolher, minha opinião é que só compre se realmente for usá-lo, eu não tenho , mas andei experimentando alguns e gostei do Vox847, se não me engano. Mas ele estava bastante alterado, pois o dono me disse que originalmente ele é um ladrão de frequências quando desligado, por isso recomendo a parcimônia, compre se precisar.
Outra coisa, toca há quanto tempo? Quais são seus objetivos? Enfim, tudo de pende de tanta coisa. ;)
Jorgito Tenho uma epiphone lp std, com captadores seymour duncan, sei que o mais comum pra blues é strato, mas nao to afim de trocar minha LP, curto muito ela.
Isso não existe, é preconceito. Uma vez que se saiba tocar o modelo de instrumento é secundário.
|
ogner Veterano
|
# mar/10
· votar
Jorgito
É isso que o Konrad explicou. Mas sendo direto e pra vc tocar tudo quanto é tipo de blues e ainda misturar os drives pra ter novas sonoridades. Arrume um Ts808, Blues Breaker e um fuzz que limpe com o tone da guitarra ( tipo fuzzface) e pronto..hehehehe...Um delay simples e um whawha BOM!!!
Agora se vai comprar originais ou clones é com vc...E existem variações desses modelos tb..Pedais mais caros e mais baratos...Mas a linha na minha opinião é essa ae!!!!
Se for comprar somente um, escute os sons característicos de cada pedal YOUTUBE e veja o que mais te agrada...Mas recomendo começar pelo TS ou pelo BB...
|
Jorgito Veterano |
# mar/10
· votar
Konrad Mesmo recomendar alguma coisa é complicado, depende do que você ouve: Por exemplo, Rory Gallagher tocava um blues/rock e usava um Treble Booster, O Robin Trower usa um Univibe, Hendrix usava fuzz, B.B.King não usa nada... ehheeh
O que posso dizer é que além dos drives procure por um delay, talvez um reverb, se o amp não tiver.
Po valeu Konrad.
Na real eu sempre curti rock, mas agora comecei entrar de cabeça no blues, to ouvindo muito Buddy Guy, Stevie Ray Vaughan, Clapton, além claro, de Hendrix.
Mas nem por isso tenho a ostentação de conseguir o timbre deles =]
Na verdade quero o set humilde que tenha um timbre legal de blues, nem precisa ser caracterisco com o deles. (Apesar de morrer de vontade de fazer uns bends de duram séculos como o Buddy Guy).
Mas assim, citei o bluesbreaker II porém por enquanto estava na dúvida entre ele e o Blues Driver da Boss. (que foram os únicos que relacionei a esse estilo).
Vou dar uma pesquisada nesse que voce citou.
Outra coisa, estava com receio que algum desses pedais não ficasse legal com minha guita e captadores.
valeu
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
ogner É isso que o Konrad explicou. Mas sendo direto e pra vc tocar tudo quanto é tipo de blues e ainda misturar os drives pra ter novas sonoridades. Arrume um Ts808, Blues Breaker e um fuzz que limpe com o tone da guitarra ( tipo fuzzface) e pronto..hehehehe...Um delay simples e um whawha BOM!!!
Era isso que eu queria ter dito. ;)
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
Jorgito
Então cara, é o que o ógner disse também. Misturar é legal e até essencial para aprender.
Eu sugiro que dê um pesquisada sobre marcas, modelos, características e etc para ter uma abse sólida de escolha.
Mas pelas influências que você citou ai (boas por sinal), não precisa nem fugir muito do BB e TS. Hhehe. São overdrives moderados e clássicos. E para Hendrix, é clao, um Fuzz vai bem.
Dê uma olhada nas gravações do ógner por ai que você vai ver que ele faz muito com pouco. É um bom exemplo de set simples e funcional.
Outra coisa, estava com receio que algum desses pedais não ficasse legal com minha guita e captadores.
Isso é difícil de acontecer, a questão é regulagem e paciência.
Apesar de morrer de vontade de fazer uns bends de duram séculos como o Buddy Guy).
Buddy é o cara. Heheh.
|
Jorgito Veterano |
# mar/10
· votar
Konrad
Esqueci de responder a ultima pergunta: Toco violao a uns 2/3 anos, mes passado comprei minha tão sonhada guitarra. Até então minha pretenção era só fazer uns covers de Led, AC/DC, Guns.
Mas aí acabei entrando no universo blues, comecei a conhecer penta blues, 12-bar blues. Agora minha pretenção é essa, chegar em casa a noite e tocar sem compromisso, montar umas progressoes, licks, enfim. Talvez fazer alguma jam no fim de semana com os amigos.
ogner Arrume um Ts808, Blues Breaker e um fuzz que limpe com o tone da guitarra ( tipo fuzzface) e pronto..hehehehe...Um delay simples e um whawha
Valeu ogner, era mais ou menos isso que procurava, dicas de set como a que voce deu. Vou procurar ouvi-los.
Mais uma coisa, conforme falei antes, a idéia é adquirir um pedal por vez. Sendo assim, por qual seria melhor começar, Ts808 ou BB ?
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
Jorgito Esqueci de responder a ultima pergunta: Toco violao a uns 2/3 anos, mes passado comprei minha tão sonhada guitarra. Até então minha pretenção era só fazer uns covers de Led, AC/DC, Guns.
Mas aí acabei entrando no universo blues, comecei a conhecer penta blues, 12-bar blues. Agora minha pretenção é essa, chegar em casa a noite e tocar sem compromisso, montar umas progressoes, licks, enfim. Talvez fazer alguma jam no fim de semana com os amigos.
Agora não tem volta. Há jams por aqui também. Hheehe.
Jorgito Mais uma coisa, conforme falei antes, a idéia é adquirir um pedal por vez. Sendo assim, por qual seria melhor começar, Ts808 ou BB ?
Pergunta importante: Qual seu amplificador?.
Quanto aos pedais, acho que tanto faz, você sabe das características de cada um? Vai depender de qual você vai gostar mais.
|
Jorgito Veterano |
# mar/10
· votar
Konrad Pergunta importante: Qual seu amplificador?.
Por enquanto to tocando num meteoro, de 15 watts com uma pedaleira xv-amp, ambos emprestados de um camarada pra quebrar um galho.
Estou pegando um amp marshall, provavelmente digital, não tenho condições de pegar um valvulado.
Em relação aos pedais tenho noção dos efeitos, principalmente fuzz, delay e wah-wah. Fiquei meio confuso entre o Ts808 e o BB mesmo, pesquisei no y2b e tive a impressão da pra obter um timbre parecido, é isso ou estou enganado? Da pra ter os 2 no set ou seria desperdício?
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
Jorgito Estou pegando um amp marshall, provavelmente digital, não tenho condições de pegar um valvulado.
Acho que você quis dizer transistor. ;)
Há uns Landscape bem acessíveis e com efeitos embutidos (delay, overdrive e chorus, acho), também de 15 watts. Eu já toque em um e gostei, achei melhor do que os Marshall MG e Fender Frontman da mesma faixa de potência.
Em relação aos pedais tenho noção dos efeitos, principalmente fuzz, delay e wah-wah. Fiquei meio confuso entre o Ts808 e o BB mesmo, pesquisei no y2b e tive a impressão da pra obter um timbre parecido, é isso ou estou enganado? Da pra ter os 2 no set ou seria desperdício?
Olha, o TS é mais anasalado, médio, o BB é bem mais transparente, não vejo motivos para não os ter os dois. Drives nunca são demais.
Mas é também uma questão de gosto.
|
ogner Veterano
|
# mar/10 · Editado por: ogner
· votar
Jorgito Fiquei meio confuso entre o Ts808 e o BB mesmo, pesquisei no y2b e tive a impressão da pra obter um timbre parecido, é isso ou estou enganado? Da pra ter os 2 no set ou seria desperdício?
Realmente cara, vc percebeu mesmo, a primeira impressão é que eles são bem parecidos mesmo, e são! Tenho os 2...É uma diferença média, ou nem tanto, depois que vc tem uma certa experiencia e os 2 disponíveis pra tocar...
2 vídeos legais:
Esse aqui acho que o cara esta usando humbukers!!
Aqui é uma strato:
Bom, a diferença é bem essa dos vídeos...
TS- Mais aveludado, fechado com o drive mais macio, mais redondo, parece tem as bordas aparadas!! hehehehe....Adoro esse pedal, pra mim é o melhor do mundo...A simplicidade dele é incrivel...
BB- Mais brilhante, um pouco cortante, mas nada demais, uma granulação de drive mais "espaçada!! As bordas mais ásperas...hehehe..Tipo Marshall.. os dois podem funcionar juntos tb...
Assim, sabe alguma coisa sobre Miopia??
Miopes "leves" enxergam, mas tende a ficar meio borrada a visão...
Imagine um arvore ao longe...Vc tema visão perfeita vai ver que a copa da arvore nao é "redondinha" vc vai ver folhas que não a deixam no formato (redondo) Já o miope vai ver uma coisa borrada e uniforme, uma bola verde em cima de um tronco!! ahuehuahuhea...Sacou?? Mas veja bem, isso não quer dizer que o TS sou embolado!! é simplemente o tipo de drive ( clipagem) que eles produzem..
O miope é o TS e o visão perfeita é o BB!!!!!
Blues Breaker
Tube S. 808
|
Practus Veterano |
# mar/10 · Editado por: Practus
· votar
Jorgito Na real eu sempre curti rock, mas agora comecei entrar de cabeça no blues, to ouvindo muito Buddy Guy, Stevie Ray Vaughan, Clapton, além claro, de Hendrix.
Cara... o que a galera disse é bem verdade... e diria também que grande parte do seu timbre vai vir da sua pegada, além do amplificador que vc tem... assim, eu também pensaria em um ampli valvulado, apesar de serem mais caros...Junta uma grana, e tenta sair por esse lado...
O ampli transistorizado vai te dar um som legal sim, mas para blues, é quase um consenso usar valvulados... (algumas fontes dizem que o B.B.King usa transistorizados às vezes, mas não sei se isso é confiável...).
Já para a tua pegada, aí vão algumas dicas...
Este site é espetacular para quem quer incrementar a pegada, a la SRV... O cara é especialista no SRV, e solta várias lições gratuitas dando dicas sobre o mestre... Ele tem alguns sets de lições pagas bem estruturadas, e muito didáticas... não é tão barato, mas acho que vale o investimento...
Já este aqui tem milhares de informações sobre o Clapton... Também especializado, tem todas as tabs do Clapton, dicas de equipamentos, guitarras, timbres, enfim, um mundo de informações sobre o Deus da guitarra...
No resto, é só treinar, e treinar muito.... Blues é inspiração, mas de nada adianta estar inspirado sem que seus dedos possam te obedecer para realizar aquilo que vc está sentindo...
Boa sorte nos estudos...
Abraço,
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
ogner
Bela didática a das árvores. "As árvores omos nozes". Huahauahu. Lembrei na hora.
Practus algumas fontes dizem que o B.B.King usa transistorizados às vezes, mas não sei se isso é confiável...).
Usa sim, L5! Eu tinha a propaganda aqui em algum lugar!
|
ogner Veterano
|
# mar/10
· votar
Konrad
Não sei se é pq ja trabalhei no ramo de ótica ( ainda tenho uma ótiquinha) mas essa analogia sempre me veio a cabeça!! Penso em TS penso em míopes e seu mundinho!! ahuehuahe
|
Jorgito Veterano |
# mar/10 · Editado por: Jorgito
· votar
ogner Valeu mais uma vez pela ajuda, então acho que o melhor é por enquanto escolher um dos 2 (BB ou TS), depois pegar os outros efeitos (Delay, Wah-wah, Fuzz), e por ultimo a outra opção (BB ou Ts).
Só nao vou ser tão sacana com voces a ponto de pedir sugestao sobre qual comprar primeiro, BB ou Ts, sei que essa bomba vai sobrar pra mim mesmo.
Acho que ficaria um set legal e se completando a medida que o aumento.
Practus O problema é que, como citei acima, o amp que uso é emprestado e cedo ou tarde vou devolvê-lo, então se for partir direto pra um valvulado, vou ficar um tempo sem pedal e também corro o risco de ficar um tempo sem amp. Minha idéia é pegar um digital agora e futuramente trocar por um valvulado.
|
ogner Veterano
|
# mar/10 · Editado por: ogner
· votar
Jorgito Minha idéia é pegar um digital agora e futuramente trocar por um valvulado.
Cara, normalmente eu diria que vc esta corretíssimo de pensar desta forma iniciando agora no mundo guitarristico...Massssss!!!
Claro, dependendo do que vc almeja te indico fortemente um amp valvulado de baixa potencia!!! Faz um som relativamente alto.Para estudo e tocar de leve com os amigos rola, eeeee dependendo de quanto quer investir, nem fica tããão fora assim.
EDIT: Passei batido nessa parte: comecei a conhecer penta blues, 12-bar blues. Agora minha pretenção é essa, chegar em casa a noite e tocar sem compromisso, montar umas progressoes, licks, enfim. Talvez fazer alguma jam no fim de semana com os amigos. O Acedo ou outro valvulado de baixa potencia vai te servir perfeitamente!
Digo isso pq a estou com um amp valvulado do Acedo de 6w a 3 meses, e vou te falar que é ÓTIMO...Saiu por 1100,00, é caro?? Uhmm talvez...Mas se vc for comprar uma amp transistorizado, pra valer a pena tem que ter pelo menos falante de 12", isso já passa dos 500,00 (eu acho), enfim...Não sei quais são sua idéias quanto a guitarra, se quer ter banda, apenas estudo, tocar com os amigos final de semana. O ponto é que com sua guitarra 3 ou 4 pedais e esse amp, te garanto blues e Rock de qualidade....Na verdade não só esse, existem outros fabricantes de valvulados...Devem ficar nessa faixa...Mas isso é pra vc pensar depois...hehehe
Abço.
|
Konrad Veterano |
# mar/10
· votar
ogner Digo isso pq a estou com um amp valvulado do Acedo de 6w há 3 meses, e vou te falar que é ÓTIMO
O meu de 5watts com um falante de 10" ficou alto demais para tocar e gravar no quarto Até desisti de comprar um falante. Fiquei com o de 6' mesmo. Heheh
ogner Konrad
Não sei se é pq ja trabalhei no ramo de ótica ( ainda tenho uma ótiquinha) mas essa analogia sempre me veio a cabeça!! Penso em TS penso em míopes e seu mundinho!! ahuehuahe
Rá, está explicado. Tudo tem uma fundamentação.
|
ogner Veterano
|
# mar/10
· votar
Konrad
É o Champ né!!? Seu valvulado?
|
Konrad Veterano |
# mar/10 · Editado por: Konrad
· votar
ogner Konrad
É o Champ né!!? Seu valvulado?
"Valvulado". É pequenininho. Hheheh.
O seu é baseado no circuito original dos Champions, não? Distorce a partir de quando?
Abç
|
Fernando de almeida Veterano |
# mar/10
· votar
Jorgito Blues - Receita Básica: Overdrive Caracterizado pela simplicidade, o Blues é uma questão de "alma". O gênero exige muito mais um equipamento de qualidade, capaz de captar todas as nuances de uma interpretação (bends e ligados, por ex.), do que uma infinidade de timbres e efeitos. O "Santo Graal" para se tocar Blues chama-se Tube Screamer, da Ibanez.
|
Rafa Andrade Veterano |
# mar/10
· votar
bluesbreaker, ts8, whawha, fuzz (tem de ser o primeiro da cadeia de pedais), reverb ou delay analógico sem muita frescura
|
Rafa Andrade Veterano |
# mar/10
· votar
e pra tirar rock clássico tú precisa de um timbre marshall, tipo um guv'nor, sharedd master etc, e acho mais jogo um valvulado tipo um efx handmade.
|
GUGALOO Veterano |
# mar/10
· votar
Jorgito Quanto vc está disposto a gastar?? Qual teu ampli?? Ja pensou num sparkle drive da voodoo lab?? Esse pedal é irado. Ele é um TS melhorado e com um blend que da um boost de limpo muito legal nele. Eu tenho um e tbm tenho um TS808 hand made do Pedrone. Se tiver interesse em testa, dá um toque, estarei em ctba dia 10 e posso levar pra vc ver qual é dos pedais.
|
Jorgito Veterano |
# mar/10
· votar
GUGALOO como disse, o amp atual é emprestado, logo vou ter que devolver ele, por isso quero comprar um o mais rapido possivel. Nao to podendo gastar muito esses dias, então to pensando em gastar uns 700.00 num amp, e comprar um pedal (BB ou TS) por enquanto, pra ter um set inicial já.
To tendo bastante dispesa com apartamento esses meses, final do ano já vai ta mais sussegado. Por isso to fazendo essa pesquisa, pra gastar pouco e evitar o maximo o possivel a tao temida GAS =]
abrç galera
|
Rafa Andrade Veterano |
# mar/10
· votar
cara, na minha opnião com um amp de 700 pal vc não consegue um timbre muito bom pra blues não, acho que compensa esperar um pouco, ou então não comprar o ts por enquanto e usar o drive do amp e pegar um valvulado handmade
amp bom faz toda diferença^^
|
Daniel_MV Veterano |
# mar/10
· votar
Set de pedais para Blues?
GUitarra + Tube Screamer + Amp
Só isso ai já dá para fazer um estrago
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# mar/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar
Pessoal falando de BB2, TS-9, ts-808 mas tb nao podemos esquecer do "amarelinho" da Boss neh? SD-1 eh um otimo pedal pra blues tb! Gosto mto dele
|
Hendrixiano Veterano |
# jun/10
· votar
cara, se eu fosse vc, gastaria soh num amp bom... sem pedais. Blues Junior na cabeça. Puta amp.
parcele um, de os 700 de entrada e parcele o resto. Em Ctba tm bastante gent q vende gianninis valvulados.. eu msm jah comprei um de um cara dae. É só pesquisar!
|
Toilete Veterano |
# jun/10
· votar
Jorgito
Olá manow, bem.. kara... tenho um Jackhammer da marshall e curto mto ele, tiro vários timbres bacanas. Eu sugeria a ti um JH-1, com um Boss DD-3, se quiser wah - vai no clássico Dunlop Crybaby, que está com excelente custo/benefício (ao menos na loja que eu compro aki no DF), talvez um chorus tb, ae dah uma olhadinha no Wave Chorus da EFX ou no da landscape - angel chorus (esse último quebra um galhozinho e é bem barato). É cara, quer saber... dá uma fuçadinha no site da efx... conheci esses pedais há pouco tempo, mas parecem ser bem legais e baratos (http://www.efxpedais.com).
Vlws... abraço.
|