Fontes (e chiados )

    Autor Mensagem
    giovana gamboa
    Veterano
    # jan/10


    Tenho um pedal Pastrami, da Danelectro, e uma caixa, a pior possível diga-se por passagem, que é multiuso.
    Bem, comprei o pedal pela internet, então não pude consultar um vendedor ou coisa assim, só toco ele com a bateria e por bastante tempo...queria saber se a bateria se "alimenta da energia" da caixa, e se posso ficar tocando só com ele na bateria sem problemas. Ou se é melhor colocar na fonte...se muda alguma coisa com a fonte....e se sim, qual fonte indicada pra pedais? Ou pode usar aquelas fontes de telefone (na mesma voltagem e tudo, é claro) já que é so pra ligar um pedal.
    E outra dúvida básica, chiar é normal né? Contudo que ele seja baixo e tal. Então, acredito que seja pela qualidade da minha caixa , mas do nada o chiado aumenta isso com o pedal ligado (normalmente com ele ligado), mas quando desligo fica com o chiado mais baixo. Isso é problema da caixa ou do pedal? E também eu acho que possa ser problema da ligação elétrica da minha casa, onde tudo da interferência em tudo (por exemplo, quando to tocando, se liga o fogão o barulho sai o barulho na caixa...hehe..olha a situação também) e as vezes da um estalinho na caixa e ela começa a fazer barulho ou diminui o volume....ela aumenta e diminui o volume sozinha....
    Bem, acho que ja fiz perguntas até demais....desculpem-me se estiver repetindo o tópico mas eu usei a busca e as respostas só me confundiram mais....Desde já obrigada pelas possivéis respostas, e pela paciência (de ter lido esse livro sobre meu pedal e a minha caixa)

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    só toco ele com a bateria e por bastante tempo...queria saber se a bateria se "alimenta da energia" da caixa, e se posso ficar tocando só com ele na bateria sem problemas.

    Pode ficar tocando sem problemas. Mas a bateria não "se alimenta" de lugar nenhum. Ela que alimenta o pedal, e uma hora vai acabar a energia dela, e você vai ter que trocar. Só isso.

    Ou se é melhor colocar na fonte...se muda alguma coisa com a fonte....e se sim, qual fonte indicada pra pedais?

    É melhor porque você evita de ficar gastando com troca de baterias. Mas do ponto de vista do som, dá no mesmo usar baterias novas ou fonte de boa qualidade.

    Ou pode usar aquelas fontes de telefone (na mesma voltagem e tudo, é claro) já que é so pra ligar um pedal.

    Meça com um multímetro. Se der 9v, então tá ok. Confere a polaridade e manda brasa.

    E outra dúvida básica, chiar é normal né? Contudo que ele seja baixo e tal.

    Sim, é normal. Não existe instrumento 100% silencioso. Claro que se o chiado ficar alto demais, tem algum problema aí.

    Então, acredito que seja pela qualidade da minha caixa , mas do nada o chiado aumenta isso com o pedal ligado (normalmente com ele ligado), mas quando desligo fica com o chiado mais baixo. Isso é problema da caixa ou do pedal?

    O seu pedal é de overdrive? É normal os ruídos aumentarem ao se usar pedais de drive/distortion/fuzz, pois eles dão ganho no sinal da guitarra.

    E também eu acho que possa ser problema da ligação elétrica da minha casa, onde tudo da interferência em tudo (por exemplo, quando to tocando, se liga o fogão o barulho sai o barulho na caixa...hehe..olha a situação também) e as vezes da um estalinho na caixa e ela começa a fazer barulho ou diminui o volume....ela aumenta e diminui o volume sozinha....

    Sim, a instalação elétrica da sua casa tá bem meia boca... hehehe
    E seu cubo não ajuda, pois esse problema de aumentar e diminuir volume sozinho, deve ser potenciômetro gasto no ampli, ou jacks enferrujados, ou em casos piores, algum problema na alimentação dele.

    Bem, acho que ja fiz perguntas até demais....desculpem-me se estiver repetindo o tópico mas eu usei a busca e as respostas só me confundiram mais....Desde já obrigada pelas possivéis respostas, e pela paciência (de ter lido esse livro sobre meu pedal e a minha caixa)

    Quando quem pergunta sabe estruturar um texto e tem coerência nas perguntas, me sinto muito satisfeito em poder ajudar.

    giovana gamboa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Muito Obrigada DotCom, me ajudou bastante, e ainda respondeu rápido...hehe..obrigada mesmo..., o meu pedal é de overdrive sim (e por sinal a bateria dele é boa, to usando ela a meses)....eu só estranhava que meio do nada o chiado aumentava...mas eu to reparando que normalmente e depois que eu ja to tocando faz algum tempinho..ou quando liga alguma coisa..hehe...mas é só desligar e esperar um tempinho que volta ao "normal"...

    Outra pergunta, se você puder responder: se eu ligar a caixa no estabilizador pode diminuir o "efeito" da ligação elétrica da minha casa? Pois antes de eu ter o pedal eu ligava lá, e não acontecia isso (ou acontecia e eu não reparava, já que com o pedal o som fica mais alto), apesar de que com o estabilizador o fogão ainda interferia....hehe.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    giovana gamboa
    huahsuahs essa do fogão e boa hein?
    o estabilizador da uma atenuada na chiadeira sim não desaparece,mas torna bem menos perceptível,aliás que guitara vc tem? a qto tempo?se a parte elétrica dela não tiver em dia o chiado pode aparecer a partir dela
    bj

    giovana gamboa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Rafa-Ban, o fogão é uma maravilha mesmo..hehehe
    A minha guitarra é uma giannini....faz um ano e pouquinho que eu tenho ela...a caixa até menos....desconfio que o problema seja da caixa mesmo, ou do pedal....mais da caixa...e que antes eu ligava no estabilizador, mas eu não tinha pedal ainda. Tipo, quando eu ligo tem chiado nenhum uma maravilha....(desde que não aperte o botão do fogão...hehehe) dai vai aumentando um pouco, mas nada que chegue a incomodar...dai do nada aparece um colméia de abelhas....dai eu desligo o pedal e a caixa..a maioria das vezes para quando eu volto a tocar.....mas o vilão disso tudo ainda acho que é a ligação elétrica desse PQP onde eu moro (desculpa o vocabulário..hehe)....mas obrigada pelas respostas, ajudo bastante....vo caçar umas fontes (de telefone) e um estabilizador aqui em casa....

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    giovana gamboa
    não esquente com o vacabulário,afinal agente aprende palavrão antes mesmo do nosso nome hehe...pq vc não pega uma fonte prória pra pedais? imagino que vc deve ter economizado,ou enchido mto o pacova dos teus pais pra descolar o pedal,não seria nada legal se vc destruisse ele por causa de uma gambiarra não acha?qto ao amp,guarda toda grana que conseguir e pega um pra guita qdo puder...nem que seja um nitrous drive de 15w...vc vai notar o salto de qalidade,ah e qual modelo é sua giannini? é a sonic x? onde comprou?(e começei com uma giannini)
    bj

    RennanRdC
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    giovana gamboa
    Como jah dito as instalaçoes eletricas influenciam bastante,bem, eu aconselho você a comprar uma fonte propria para pedais para evitar complicaçoes...

    giovana gamboa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Aconselha alguma RennanRdc? Obrigada pela resposta

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    giovana gamboa
    se me permite una sugestão,as hayonic não são caras e seguem o padrão boss,tem tbm a aquaruis,que é a que eu tenho..vc só tem que verifiacr a amperagem do pedal e da fonte,e tbm se o centro do pedal e da fonte são iguais,é recomendável tbm no seu caso,ligar a fonte no estabilizador pra evitar danos a fonte ou ao pedal
    bj

    giovana gamboa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Outra perguntinha: O centro do pedal? Você tá falando do plug?OU eu que to falando besteira....
    Na questão de ligar a fonte no estabilizador também, a minha caixa já que é multiuso tem tomada atrás...já ligo lá pra economizar espaço no estabilizador (se puder).

    A minha Giannini é a sonic X mesmo, comprei numa loja de Curitiba, meio que amor a primeira vista sabe? (por isso que dizem que amor é meio cego..hehe) eu não sabia nada de guitarra então comprei ela....metade dela de aniversário e o resto em parcelinhas..hehe, dai como eu não entendia de caixa, comprei a multiuso, porque achei que era a mesma coisa...e as próprias de guitarra estavam o preço da guitarra.....dai eu achei meio carinho....mas já ando pesquisando uma caixas por aí....muito obrigada pelas suas respostas :)

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Rafa-Ban
    · votar


    giovana gamboa
    Outra perguntinha: O centro do pedal? Você tá falando do plug?OU eu que to falando besteira....
    Na questão de ligar a fonte no estabilizador também, a minha caixa já que é multiuso tem tomada atrás...já ligo lá pra economizar espaço no estabilizador (se puder).

    vou me apoderar da uma explicação do mestre MauricioBahia

    "Os temos "Centro Negativo" e "Centro Positivo" indicam a polaridade to plug da fonte. O plug não é cilíndrico? Então, a parte interna dele, no caso desta fonte, é o polo negativo e a parte externa, positivo. Veja que o desenho, mostra exatamente isso:

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/68/AC_adaptor_po larity.png/800px-AC_adaptor_polarity.png
    "
    qto a essa giannini eu tive ela por um bom tempo eu ja tocava violão e so comprei ela pq na loja de instrumentos nã queriam parcelar pra mim pq não tinha cartão de crédito,eu passava mta raiva porcausa do som ruim dela,mas confomre fui aprendendo a regular isso foi diminuindo..hj ela ta emprestada prum amigo que ta começando
    espero ter ajudado bj
    EDIT: não sei se vc consegue ver a pagina
    vou mandar outra imagem

    RennanRdC
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    giovana gamboa
    Bem, o Rafa-Ban jah disse tudo, boa sorte ai nas compras, se vc visar comprar algum outro pedal,compra aquelas fontes que tem varios plugs :D

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Outra pergunta, se você puder responder: se eu ligar a caixa no estabilizador pode diminuir o "efeito" da ligação elétrica da minha casa? Pois antes de eu ter o pedal eu ligava lá, e não acontecia isso (ou acontecia e eu não reparava, já que com o pedal o som fica mais alto), apesar de que com o estabilizador o fogão ainda interferia....hehe.

    Sim, o estabilizador pode ajudar a amenizar (como você mesma notou), pois ele tem embutido um filtro de linha, que elimina alguns transientes (picos rápidos de corrente, como os causados pelo fogão), aí alguns estalos desaparecem. Lembrando que amplificadores de qualidade já tem isso embutido em suas fontes, e não precisam desses artifícios.

    Na questão de ligar a fonte no estabilizador também, a minha caixa já que é multiuso tem tomada atrás...já ligo lá pra economizar espaço no estabilizador (se puder).

    A tomada atrás é somente um puxadinho que eles fazem direto da tomada do ampli. Pode ligar lá... Mas o recomendado é colocar cada qual em seu lugar, pra não ficar muita gambiarra.

    giovana gamboa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Obrigada por todas as respostas, vocês me ajudaram mesmo....me ajudaram até mais do que eu precisava....mais informação nunca é demais não é mesmo?! Vou tentar (e conseguir) seguir todas as dicas de vocês.
    Brigadão....

    giovana gamboa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    E Rafa-Ban, valeu pela aula sobre "os centros da fonte" , ajudo bastante, também agradeço ao MauricioBahia, no caso.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    giovana gamboa
    disponha moça ,como diria o seu barriga naquele episódio do chapolin:"estamos aqui pra isso"
    bj

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fontes (e chiados )