Nova System vs M13

Autor Mensagem
Deji
Veterano
# jan/10 · Editado por: Deji


Fala galera!

Sei que tem alguns tópicos por aí falando das especificações detalhadas de cada uma delas, mas esse tem o objetivo de saber qual das duas você escolheria por 500 doletas... e pq.

Nova System X M13

abç

Fernando
Veterano
# jan/10 · Editado por: Fernando
· votar


Tenho a M13 e, apesar de nunca ter tocando na Nova System, já pesquisei muito sobre ela. Vou copiar o que comentei em outro tópico:

As duas são ótimas pedaleiras, isso niguém discute. Vai de gosto mesmo.

A M13 tem muito mais possibilidades, isso é fato. Mais efeitos, funciona como pedais analógicos, tem um Looper de 28 segundos (pra tocar sozinho em casa ele é maravilhoso), atualização de firmware grátis pela internet, etc.

Pelo que já pesquisei, a Nova System é mais objetiva e direta. Poucos efeitos, mas com qualidade bem legal. Eu já tive o Nova Delay e pude conhecer a qualidade da marca, é realmente excelente (mas eu ainda prefiro os delays da Line 6).

Os drives da Nova são analógicos (teoricamente superiores aos digitais da M13). Mas é bom lembrar que a Nova tem 1 overdrive, e 1 distortion! Se você não gostar do timbre deles, não tem pra onde correr... A M13 tem muitas simulações de drive. Atualmente uso o Line 6 Drive junto com um equalizador adicionando graves e médios, e de vez em quando um compressor de boost. Fica MUITO bom levando em conta que é uma pedaleira digital.

Creio que a Nova ganhe nas modulações. Mas isso não quer dizer que não dá pra tirar bons timbres com a M13 nessa área.

Deji
Veterano
# jan/10 · Editado por: Deji
· votar


Fernando

To afim de ficar com o Barber DD, o Wah e um troço desses pra resolver minha vida em modulaçoes, delays, afinador, mais alguma alternativa de drive e outros barulinhos...
Tenho amp legal (classic 30) e guitarra legal (silhouette) e não queria alguma coisa que comprometesse meu timbre...
dizem que a TC soa mais transparente.. ponto..
dizem que a Tc tem atrasos na mudança de paches ... ponto pra m13
se bem que provavelmente usarei mais no modo manual, e aí nao tem o tal lag...
Foda man... muitas duvidas.
Agora o que muito me agrada na m13 é a possibilidade de ter configuraçoes de delay diferente a um click...
E o que me agrada na TC é o drive analogico...
Lembrando que o ponto forte das duas é a tal praticidade pra tocar live... e isso me interessa em ambas, com vantagem para a m13!
Ah! esquece, perdi a linha de raciocionio... rsrs acho que a m13 ta na frente, por enquanto

Diogo_AS
Veterano
# jan/10
· votar


Deji eu também estava nesta dúvida (ainda estou, na verdade). Mas o lado "emocional" pende para a M13, que dá uma sensação de maior cuidado com o usuário, busca satisfazer os anseios dos seus compradores.

Eu olho pra M13 e ouço: "Sou um produto excelente, porém se você não gostar de alguma coisa tentarei me adaptador ao máximo para te satisfazer".

Já a TC Eletronics fez um produto de excelente qualidade, porém parece que o Nova System olha pra tua cara e diz: "Eu sou muito bom naquilo que faço, porém se não gostou de alguma coisa: fod*-se, quem tem que mudar é você, não eu".


Tá, ok. Eu sei.

Fernando
Veterano
# jan/10 · Editado por: Fernando
· votar


Deji
É páreo duro mesmo... hehehe

Esse lance de ser mais transparente, você fala de alteração do sinal em bypass? Eu não notei nenhuma perda significativa com a M13 não. E olha que eu uso ela no modo DSP Bypass, e não no modo True Analog Bypass (que seria o mais transparente).

Cara, o que me fascina na M13 são os efeitos de ambiência... Eu curto muito um som na onda de U2, Hillsong, e ela é incrível pra criar sons bonitos, viajantes, psicódelicos. Eu acho que o Particle Verb e o Octo Verb são um puta diferencial da Line 6. Quando uso esses efeitos ao vivo, simulando tipo um strings de teclado, a galera pira no som, é muito legal mesmo.

Olha só umas coisinhas que gravei com esses efeitos:

http://www.youtube.com/watch?v=HPI06IKu8do

http://www.youtube.com/watch?v=tafL9D2iVIc

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


a nova system tem um trabalho maior pra poder mudar de programação no modo present, voce tem que segurar o botão por um tempinho, isso ao vivo deve ser o "o do borogodo".

Acho que a tc não se preocupa muito com as necessidades de se tocar ao vivo como disse o nosso amigo emcima "a gente se adpata a ela ou se ferra".

Eu comprei a m13 e como gosto de harmonizer testei o ps5, só que me faltou coragem de pagar o preço. Um mes depois a line 6 atualizou e junto veio um pacotão incluindo harmonizer que e muito bom. Que sorte a minha. Em materia de variedade de efeito a m13 manda, com relação a qualidade não sei informar qual é a melhor pois no meu estado não tem nada da tc pra testar.

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


Fernando

Eu fiz um lance desse na igreja numa musica chamada agnus dei, o pessoal gostou muito. Principalmente que estamos sem tecladista ativo.

Engraçado eu te critiquei quando voce comprou a m13. Eu ganhei uma pensando em trocar , quando parei com ela em casa com dois dias ja estava apaixonado por ela. Tudo e questao de conhecer o equipamento e saber regular.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erdnaxela: Tudo e questao de conhecer o equipamento e saber regular.

Essa é a questão! Muita gente não sabe usar o pedal, mesmo o amplificador. Nem sabe que tem loop de efeitos... Guitarra toda no "10". Nunca timbra a guitarra! Devem achar que os botões são enfeites. hehe

Foi por isso que fiz o tópico Quantos por cento, na prática, você acha que usa da sua multi-efeitos? Vc leu o manual todo?

Pouca gente respondeu. Acho que muitos destes nem tem idéia do que o pedal pode oferecer!

Abs

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


timbre é algo complexo e particular, que tem que agradar a quem toca visto que 80% dos que nos houve não sabe diferenciar se ele é organico ou digital e blablabla.

sobrevivente
Veterano
# jan/10
· votar


Esse som de teclado na guitarra é uma das coisas que mais me amarro em matéria de efeitos. Um bom reverb bem carregado faz milagres!
Já me decidi por uma RP255 como minha pedaleira de modulações, e espero que ela tenha um som pelo menos parecido com esse, que é o que eu busco, por um preço acessível.

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


o efeito shimmer acho que não da pra tirar com a rp255 não. Alias a unica pedaleira que eu conheço que tem esse efeito é a m13. Comprei ela pelos delays e reverb justamente por que as outras não tem.

Mas de repente da pra fazer alguma regulagem , mas pelo manual só tem reverb da lexicom ( que devem ser muito bons).


Infelizmente para nós não existe uma pedaleira que seja perfeita-
distorção analogica, com efeitos todos de ótima qualidade, filters pra tudo quanto é tipo de inovação. wah - wah com qualidade analogica, loop pra tocar musicas inteiras e guardar na memoria e etc.....

Cada uma tem a sua particularidade, e é assim que o mercado funciona e todo mundo ganha dinheiro.

sobrevivente
Veterano
# jan/10
· votar


erdnaxela
Pois é, querer um recurso de pedaleira grande de uma pedaleira de menor porte é pedir demais, né? Mas gostei bastante de um som da RP255 que postaram aqui (review da RP255) que era mais ou menos nessa linha de ambiência. Sei lá, vou arriscar e ver qual é a dela.

Agora vou parar, estou desvirtuando o tópico. =]

Deji
Veterano
# jan/10 · Editado por: Deji
· votar


Diogo_AS
Legal se ponto de vista, to começando a pensar igual vc... Quando comprar a sua posta aí!

Fernando
Exato, dizem que que a nova system soa muito transparente e que nem tanto com a m13... mas não sei se é verdade, pelo que vc ta dizendo parece que nao né....

erdnaxela
E os drives dela? tem pelo menos uns 2 realmente bons?

MauricioBahia
Vc ta certinho man, to pesquisando bem, e qunado pegar vou pesquisar até maximo, se bem que possivelmente nao usarei nem 20% dos recursos mesmo!

sobrevivente
pode desvirtuar ai po hehe

Raizen
Veterano
# jan/10
· votar


Deji
Sobre a questão do "atraso" para acionar os efeitos na Nova System, ocorre o seguinte: você precisa pisar no botão e tirar o pé. Na maioria dos pedais você pisa até o final e o efeito já é ativado. Na Nova System você precisa pisar e tirar o pé, para o botão subir o assim ligar o efeito.

Gosto mais da Nova System pois, além de ela ser bem mais compacta, o seu range de combinações é menor. Isso me dá a sensação de conseguir explorar melhor os recursos e não ficar perdido sempre nas mesmas configurações.

Ponto negativo é o tal do "esquema de 4 cabos" que o pessoal costuma fazer com a GT-8/10 ligando ela no loop dela e no amplificador (não sei se falei besteira aqui) e na Nova System não dá para fazer isso. Logo, não dá pra separar o que é drive do que é modulação e no caso, ligar as modulações no loop e o drive no input do instrumento.

Abs!

Morva
Veterano
# jan/10
· votar


Deji

nunca testei nenhuma das duas, mais ja ouvi mtos dizerem q o ponto forte da tc são os drives por serem analogicos, porem tem menos modulações e delays, q são o ponto forte da m13. por esse lado, como vc já vai usar outro drive (o barber) e ta querendo a pedaleira mais pra modulações, eu escolheria a m13.

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


Deji

Ela tem uns drive legal , mas não é o forte dela. Pra mim distorção tem que ser analogica. Mas da pra tocar algumas coisas com ela , se o drive não for muito. Pois em equipamentos digitais quanto mais drive mais artificial fica o timbre, já nos analogicos isso não acontece.
Agora uma coisa que gostei na m13 é que ela não mata o timbre da guitarra e do ampli como algumas no mercado. O proprio dl4 fiquei meio aborrecido com ele por que ele acaba com o clean deixando os som opaco, o que não acontece com a m13, naõ sei porque!!!

Esta é a minha opinião.

Deji
Veterano
# jan/10
· votar


Raizen
é...mas eu particulamente nao gostei muito desse lance diferente que invetaram para troca dos paches, achei muito pouco pratico =/
e pra mim é o que mais pesa negativamente na nova system

Morva
valeu! =]

erdnaxela
aí vc ja me animou! meu receio com ela era de matar o timbre...

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


Alterar o timbre ate pedais analogicos alteram por que algumas frequencias se perdem, nada que uma equalização não resolva. Mas a essencia do timbre tem que continuar senão nao adiantar ter um bom ampli e guitarra.

Eu desisti da nova system porque tinha esse problema da mudança ( PORQUE ELE FIZERAM UMA CAGADA DESSAS ), não tinha como testar e pelo preço dela dava pra comprar algo com mais recursos. Mas que ela deve ter um sonzaço não duvido.

Uma outra vantagem de m13 é que ela tem loop pra ligar pedais nela então se ela não te agradar em alguma coisa voce espeta um pedal de efeito que voce quer ou distorção e voce pode escolher em qual scene voce quer ativa-lo.

a M 13 funciona com pedal então é facil chegar no som desejado coisa dificil com pedaleiras que tem um monte de parametros pra chegar a um resultado. Se alguem deseja simulções e tem saco pra ficar horas debruçado sob ela a gt10 é uma ótima opção. Apesar que nas cinco vezes que a testei "detestei".

Deji
Veterano
# jan/10
· votar


erdnaxela
Tb nao temnho saco pra video game :D
Valeu man!

Naloxone
Veterano
# fev/10
· votar


Para quem queria uma comparação bem mais detalhada, um cara postou isso abaixo no The Gear Page:



Nova system Pros:

It has a pitch shifter
I like one dedicated button per effect
Has a *clean* boost
You can use any volume pedal as an expression pedal
The Drive sounds are great
I like how you change presets (only have to push one button)
Compressor is great
I like the switches better than the M13
SIZE!

Nova System Cons:

NO MODULATED DELAY (this is why I sold it)
modulation effects are very hi-fi (this could be a pro or a con depending on what you are going for)
effects are activated on the release of the footswitch (not a huge deal but I never mastered it)
When using the expression pedal for master volume it sounds like butt...can't do volume swells.

M13 Pros:

Any monkey could opperate it
The looper is awesome
It has a Plethora of effects (a lot that most people will never use...but its there if you need it)
It has an effects loop
Can be used with 4CM
2 expression pedals available
It has Octo reverb (which I love)
I like the lo res and filter sweep delays...different but cool

M13 Cons:

"I" can't bond with the Drives (YMMV)
If you want to switch presets (scenes) it takes 2 steps unless you have it in latch mode, but then you can only switch between scenes, not turn indiviual effects on and off. (this is a big deal for me, I never used "presets" until I got the Nova System, then I grew to really like them, for me singing and playing at the same time switching scenes still feels like tap dancing. I haven't done 1 scene change during a song since I purchased the M13) YMMV
No Pitch shifter...intelligent or otherwise
SIZE if you plan on integrating this with other pedals it is just gigantic

Both units are good, there is definately give and take with them. I feel like I could do a gig with either one without any other pedals and be fine. I am selling my M13 to go a different route but it was educational and worth while having both of these units.


Raizen
Veterano
# fev/10
· votar


Naloxone
Muito bom! [não estou conseguindo votar, não sei pq]

Fernando de almeida
Veterano
# fev/10
· votar


erdnaxela
Cara, vi num tópico que vc conseguiu fazer um Whammy na Line6 M13 ... Como vc fez isso????

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Naloxone

Mais uma coisa:

Pro: M13 tem atualização total via internet, inclusive dos efeitos. Dessa forma, a Line6 pode inserir um efeito ou melhorar outro, por exemplo.

Con: A Nova não tem essa possibilidade, se não me engano

kiwicivi
Veterano
# fev/10
· votar


Eu tenho uma M13..e quando morei fora cogitei muito trazer uma nova system minha opinião..

eu iria de M13
razão? pelas simples razão de o ideal ser você "se livrar" dela no loop quando tiver $$ para comprar os drives dos seus sonhos e nesse contexto vc vai agradecer mto mais ter uma m13 com 16 possibilidades de delays, sendo 4 simultaneos, aos seus pes se vc quiser viajar...e realmente os delays da m13 valem seu preco...considerando o preco do dl4

eu nao paro nem pra cogitar o daly de troca e blabla...a realidade é a seguinte qnd a grana entra denovo e vc tiver na onda de um guitarrista novo qual é a primeira coisa que vc pensa em adquiri qnd olha o pedalboard dele? DRIVES ou BOOST...qntas pessoas ja compraram um ts808 pensando no SRV...ou um keeley DS-1 so pra ter o pedal do vai...ate um katana boost pra conseguir um som gordo do john mayer...enfim agente acaba dando sempre preferencia pros drives e que guitarrista não é simplesmente viciado em comprá-los?

enfim poupe seus recursos e compre algo que vai ser mto util mesmo qnd a gas bater e vc aparecer com seu drivezinho em metal!! haha

abs

erdnaxela
Veterano
# fev/10
· votar


Fernando de almeida

Voce coloca no pitch glide seleciona quantas oitavas tu queres subir , pega o pedal de expressão ( eu uso o ev5 da boss - o da behringer não funciona.) e comanda o mix do minimo pro maximo.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/10
· votar


erdnaxela
pitch glide
Vou ver isso na minha ... em qual efeito fica, no MOd ou no FILTER????

erdnaxela
Veterano
# fev/10
· votar


Fernando de almeida

Filter - Não sei se fica igual o da digitech mas ficou bem legal.
eheheheheheheeh

Depois que comprei o pedal de expressão percebi que da pra fazer bastante coisa com ele inclusive os wah wah da m 13 são bem legais, mas não posso subutilizar meu vox 847a que é show ( wah e distorção na minha humilde opinião tem que ser analogico)

Fernando de almeida
Veterano
# fev/10
· votar


erdnaxela
pitch glide
Não achei isso na minha M13 ... Será que temos versões diferentes??? Versões diferentes do processador???

kiwicivi
Veterano
# fev/10
· votar


Fernando
você nao deve ter atualizado a sua M13 via midi atualizou??
se nao vc nao tem o monte de coisas tipo os wahs e td mais que foram adicionados

abs

Fernando de almeida
Veterano
# fev/10
· votar


kiwicivi
você nao deve ter atualizado a sua M13 via midi atualizou??
se nao vc nao tem o monte de coisas tipo os wahs e td mais que foram adicionados


Não atualizei nada ... comprei semana passada ...
É só baixar a atualização no site ? Não tenho o cabo USB/Midi ... Qto custa um desses???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova System vs M13