Nova System vs M13

Autor Mensagem
erdnaxela
Veterano
# abr/10
· votar


Jandira

entra adiciona meu msn alexandre_marta@hotmail.com

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Yankohurta
A questão aqui é, como vc bem colocou, a "oportunidade".

Então, como *É* um caso de oportunidade tipo "pegar ou largar", eu acho que não tem muito o que fazer, a não ser dar um salto no escuro.

Bom, como não conheço bem nem a Nova System e nem a M13, não posso opinar sobre os efeitos e afins.

MAS posso opinar sobre amps e simuladores de amps em geral. Simuladores digitais e simuladores analógicos miram no mesmo lugar de formas diferentes. Um multi-efeitos como o Pod, GT-10 e afins tende a ser um "jack of all trades but master of none" (não sei como se diz isso em português). Já os simuladores analógicos costumam ser mais especializados. Claro, isso falando de produtos em linhas acessíveis, e não de coisas como o Fractal AxeFX.

Por conta desse tipo de enfoque, eu acho que os simuladores das pedaleiras são legais pela versatilidade e variedade de timbres. Na praia do ganho moderado, eu gosto da Tonelab, mas pela variedade infinita eu não largo a minha GNX3000 por nada. Já simuladores analógicos são legais pela simplicidade, por ir direto ao ponto, e por não ficar fazendo firulas. Se você não quer ficar lutando com 1024 combinações de amps e gabinetes, mas apenas ter algo que dê um bom timbre clean como base para distorções externas, OU se quer simular apenas um amp específico, são uma boa pedida. Nesta linha do "clean base", eu gosto do SansAmp Blonde e do AMT F-1.

Uma opção que puxa a idéia de simulador analógico mais para o lado das pedaleiras são os preamps valvulados. Nesta linha, eu gosto do H&K Tubeman, que tem 3 canais e uma boa simulação de gabinetes embutida. Mas essa idéia pode ir a extremos, como no caso do Koch Pedaltone. O legal desses preamps é que a distorção soa mais natural e macia do que a dos pedais analógicos mais tradicionais.

Agora, nenhuma das 3 opções acima (simuladores digitais, simuladores analógicos, preamps valvulados) realmente consegue reproduzir a dinâmica dos valvulados. Por conta deste quesito, o meu "set para ligar no PA" está indo para o lado que eu citei naquele tópico: um headzinho valvulado, com simulação de falantes após o power (que é responsável por grande parte da riqueza dinâmica dos valvulados). É meio pesado, meio caro, e meio complexo, mas foi a única solução que eu encontrei para ter um valvulado sem precisar carregar/guardar um gabinete. Mas claro, isso é porque para mim parece haver diferença entre um simulador analógico e o amp. Se não notasse diferença, pegaria um pedalzinho que cabe no bolso, e não uma gambiarra que pesa 10kg.

Jandira
Veterano
# mai/10
· votar


erdnaxela
Cara te adicionei lá!


Yankohurta
E aí cara, decidiu o que vai comprar, estou curioso, são muitos equipos haha!

Yankohurta
Veterano
# mai/10
· votar


Hahahaha... Opa galera!

Desculpa a ausência. Viagem rápida a trabalho.

Então, aproveitei um desconto de 15% na MusiciansFriend e comprei um head Egnater Rebel 30.

Falta agora o multiefeitos. Ainda estou entre Nova System, G-Major e M13.

Nova System: Versatilidade. Drive analógico, efeitos TC. Compacta. Sem fxloop + com input diferente para drive e line level.
M13: Drives não muito bons. Zilhoes de efeitos. Suporta 4 Cable Method. Fxloop. Gigante. :)
G-Major: Efeitos world-class. Sem drives. Sem 4CM. Fxloop.

Os manterei informados!

Jandira
Veterano
# mai/10
· votar


Yankohurta
Cara... Minha M13 chegou, não tive muito tempo para mexer, mas deu para perceber que fiz a compra certa, muita versatilidade, os efeitos de modulações, reverb e delay já valem o preço da pedaleira.

O legal é ter o controle nos seus pés, cheguei a me confundi de tantos botões, hehehe, mas eu só tive 1 noite com essa pedaleira ainda, tenho mto que aprender, mas ela é muito fácil de mexer, o manual dela nem explica muita coisa, os drives não são top-de-linha, mas gostei de 3 drives, inclusive devo usá-los no meu set.

erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


alguns drive da m13 se usado com pouco ganho são muitoi bons, mas realmente não é o forte dela, principalmente pra quem gosta de drive pesadão.

Jandira
Veterano
# mai/10
· votar


erdnaxela

Gostei das distorções do Tube Comp, Screamer, Classic Distortion e do Tube Drive.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


Yankohurta

Já que você foi pela via do valvulado, uma pergunta: você realmente precisa de ovedrive externo?

Pergunto porque para muita gente, um valvulado já dá toda a distorção necessária - e insubstituível! Ainda mais quando estamos falando de um bom amp, com 2 canais acionáveis por footswitch, loop e tudo mais...

Yankohurta
Veterano
# mai/10
· votar


Bog

Habla man! Cara, nem agradeci pelas dicas dos pedais, mas pelos preços achei melhor ir logo num head.

Pois é, o Egnater é show em versatilidade custo/benefício. É um amp pra vida toda. Me preocupei com o lance da manutenção, afinal a Egnater ainda tá perdendo o estigma de "boutique" e eu vou estar longe dos EUA se der um problema, mas acabei desencanando.

Realmente não vejo necessidade de mais overs (por enquanto), por este motivo vou optar pela Nova System. Vi o review da GP americana e os caras são só elogios. Vi/ouvi mais duzendts vídeos da M13 e acabei achando as modulações muito "PODXTnianas" (blargh!).

Resumo: Egnater Rebel 30 + TC Nova System + VOX847-A + Monster Cables!

Valeu galera. Obrigado a todos pelo help. Mando notícias depois.

Yankohurta
Veterano
# mai/10
· votar


Ah sim, quase esqueci. Nessa onda de valvulados, estava querendo aproveitar para trazer outro Head mais em conta.

Alguém tem opinião sobre estes caras?

Vox AD100VTH Valvetronix Head US$195.00
Vox Night Train NT15H Tube Guitar Amp Head US$395.00
Bugera V55HD 55W Tube Guitar Amp Head US$315.00
Peavey Valveking VK100 Tube Guitar Amp Head US$329.00

Valeu!

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


Yankohurta

Opinião! Eu tenho!

Vox AD100VTH Valvetronix Head US$195.00

Não é valvulado. É um preamp digital, com um mini-power valvulado e um power transistorado tradicional. Eu tinha um AD30VT, e é uma tecnologia legal para se tocar em casa e afins. Não é o que eu pegaria para fazer muito barulho. Aliás, acho até estranho existir um Valvetronix neste formato. Dá quase na mesma você comprar uma Tonelab e ligar num PA.

Vox Night Train NT15H Tube Guitar Amp Head US$395.00

É muito legal. Tem o som bem próximo do AC15. Claro, é extremamente "Voxy": brilhante e sem distorção pesada. Eu estou pensando em comprar um head para mim lá pelo final do ano, e este é um dos dois candidatos que tenho no momento.

Bugera V55HD 55W Tube Guitar Amp Head US$315.00

Bugera é uma marca da Behringer. Eu tenho várias coisas da Behringer, e já falei do problema dela: em uma palavra, "inconsistência". Dê uma olhada na busca...

Peavey Valveking VK100 Tube Guitar Amp Head US$329.00

Deste eu não posso falar. Por aqui falam muito bem, mas nunca vi um ao vivo.

Yankohurta
Veterano
# mai/10
· votar


Bog

Valeu pelos comentários. Devo pegar um simulador Tech 21 California ou Liverpool para dar uma "variada" no timbre.

O Vox só tem um canal e, pior, não tem fxloop. Os demais são muito grandes pra trazer e acabariam ocupando mais um volume (US$125 só de excesso!).

Agora eu preciso registrar uma informação importante. Mandei voltar a TC Nova System. Muita, mas muita gente mesmo tem reclamado nos fórums da TC (posts recentes) sobre travamentos (não é atraso) em algumas unidades Nova System.

A TC confirmou o recall de várias unidades por conta de falhas no chipset que só são sanadas com a troca da main board. O problema é que muitos dealers estão vendendo unidades antigas da TC assim mesmo, pois o problema é intermitente (pode ou não acontecer).

"we have had a faulty batch of units (due to bad RAM ) and we are recalling all units which serial number belongs to the following range : 8940627 - 8941536"


Alguns usuários tem reportado problemas em unidades com SN superior ao 8941536. Por exemplo: 8942778 e 8943359. Outros tem informado que depois de atualizar o firmware para a versão 1.13 os travamentos sumiram.

Como eu amo meu suado dinheirinho, troquei a Nova pela Line 6 M13.

-Yanko-

erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


a minha m13 só me da alegria, é uma pena que os drives dela não sejam melhores. Mas nem tudo na vida é perfeito.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


Yankohurta
Devo pegar um simulador Tech 21 California ou Liverpool para dar uma "variada" no timbre.

Eu tenho um Liverpool. É um pedal bem legal, mas esteja ciente que esses Character Series vêm com simulação de gabinetes NÃO DESLIGÁVEL. Ligar eles no input de um amp pode dar um certo trabalho. Os novos modelos (Leeds, Oxford, US Metal) resolveram isso.

E claro, nenhum pedal desses realmente pode substituir um amp completo, né!

no quarter
Veterano
# mai/10
· votar


@bog

Os character series estão incluídos em um gt2, classic ou tri-ac??

Digo, é possível, com um gt2/classic/tri-ac chegar nos tons que se chega com alum character series?

Deji
Veterano
# mai/10
· votar


acreditem ou não , aidna nao pequei minha m13 hehe, sempre aparece uma prioridade!
ser pobre eh foda!

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


no quarter
Os character series estão incluídos em um gt2, classic ou tri-ac??

Soh comparei o Blonde e o Liverpool com o GT2, mas a principio, a resposta eh "nao". Os Character Series sao mais especializados e detalhados. Eu nao trocaria um Blonde por um GT2.

Raizen
Veterano
# mai/10
· votar


erdnaxela
é uma pena que os drives dela não sejam melhores

Acreditava que os drives da M13 fossem, pelo menos, parecidos com o da "distortion modeller" [num lembro o nome...é aquele pedal da line6 com emulações de vários drives].

Jandira
Veterano
# mai/10
· votar


Raizen
Cara, na M13 tem os mesmos efeitos do DM4 (Distortion Modeler) e ainda mais alguns extras, só não posso afirmar tecnicamente se a qualidade dos efeitos é compativel.

Na minha opinião, dá para usar as distorções sim. É mais dificil regular as distorções a maioria das pedaleiras é assim.

É importante dizer que elas não tomam o lugar dos pedais originais.

erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


São iguaizinhos. ( A PROPOSTA da m13 é juntar o Dl4, MM4 FM4, DM4 mais loop e algumas coisinha mais num mesmo stomp com 4 processadores trabalhando)

O único problema da m13 é quando se aumenta muito o drive o som vai plastificando mas no geral da pra usar sim na boa.

Quando eu ganhei a m13 e estava na fase de testes toquei só com ela e o baixista gostou muito do som. Usei o tube drive com o drive em uns 60% e equalizei a gosto.

É uma excelente pedaleira da pra usar tudo nela respeitando os seus limites é claro.

Raizen
Veterano
# mai/10
· votar


erdnaxela
Jandira
Gosto muito das distorções da DM4...segue video.


erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


Quando eu comprei a m13 me baseei nesses exemplos tambem. O unico que eu não achei muito legal foi o tubescreamer, talvez por ter um ts808 feito por mim e ele tem um som bem mais aberto ( fiz algumas modificações pra ele ficar com essa caracteristica)

erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


Dá uma olhadinha aqui

http://www.youtube.com/watch?v=5i3SU0y6U6s&feature=related

vtrrr
Veterano
# mai/10
· votar


A nova system é animal meu professor tem, acho que vou pegar uma, aquela embaixada das guitarras traz por 1,5 achei muito bom o preço

Yankohurta
Veterano
# mai/10
· votar


vtrrr


CUIDADO ao comprar a Nova System. Veja meus comentários sobre a série defeituosa num post mais acima. Por R$1600 você compra uma M13 no ML.

Agora se for comprar a NS tenha certeza de pegar um número de série fora da faixa de risco, com os novos chips de ram e nova main board.

Outro fator que me fez desistir da Nova foi a ausência de um fxloop e o modelo de acionamento dos efeitos (no pedal release). Até a tap tempo era assim, mas eles mudaram no último firmware porque tava difícil de assinalar o tempo no release do switch. :)

Na minha modesta opinião a M13 é a stompbox mais versátil no momento. Você simplesmente liga ela a tudo e em qualquer posição no set.

-Yanko-

vtrrr
Veterano
# mai/10
· votar


eu conheço o cara que traz não tem defeito não, meu set de pedais comprei inteiro sob encomenda, um pedal de cada vez mas economizei muito mesmo.

é um brother de New York que importa essas paradas

Bog
Veterano
# mai/10 · Editado por: Bog
· votar


vtrrr

Cara, o Yankohurta falou de uma SÉRIE defeituosa, que veio assim de fábrica, e teve até recall. São problemas do tipo travamentos aleatórios, e que muitas vezes nem sequer aparecem em um teste rápido. Isso não tem qualquer relação com a confiabilidade do cara que traz. Ele pode comprar direto da fábrica, testar em casa, embrulhar em uma caixa de adamantium climatizada e ainda assim vir com defeito...

Yankohurta
Veterano
# mai/10
· votar


Bog

Obrigado pelo esclarecimento. Adorei a caixa de adamantium. kkkkkk

Tem outro problema que afeta as NS (confirmado pela TC). A PSU interna (fonte) é muito suscetível à variações de tensão. Li muitos relatos de travamento no palco por conta dessa sensibilidade.

"I've heard of the odd Nova System freezing but it's usually power related - stage power is notoriously unreliable/lighting dimmers etc etc, but at home really only sagging power or being on the same circuit as a freezer or fridge that comes online would be a power related cause."

vtrrr

Se você pesquisar no eBay agora vai ver uma Nova System B-STOCK anunciada por US$349. Liguei pra loja anunciante (PROAUDIOSTAR) no Brooklyn/NY e pedi o N/S para o cara. Advinhem? Essa unidade está na série das que foram "reparadas" pela TC e recolocadas no mercado.

Resumindo, se for comprar a Nova System, procure um numero de série bem superior a 8945000.

Deji
Veterano
# jun/10
· votar


alguem sabe onde tem a m13 barato aqui no brasil?

RoLP
Veterano
# jun/10 · Editado por: RoLP
· votar


E ae galera.

Já tive as duas e usei por algum tempo ambas, então sei o que falo por conhecimento.

Não tem nem como comparar a m13 com a Nova System.
A M13 é uma pedaleira "bacaninha" perto da NOva system.

Tem efeitos interessantes, mas é basicamente uma pod xt live ou x3 live com uma cara diferente.

Já a Nova system é praticamente um monstro.
Drives completamente analógicos e perfeitos.

Para vocês terem uma idéia:
Toco com um jcm900 stack e com ela ligada no loop de efeitos para usar o boost (Botão da nova system) no próprio drive do marshall e usar efeitos como chorus, delay, flanger, etc...
O som fica profissional.

O drive dela é tão profissional, que regulei ela de acordo com o drive do jcm 900 e ficou MTO parecido ao ponto de as vezes eu mesmo confundir...e eu sou mto chato com drive, pq pra mim distorção é só de amp valvulado.
O overdrive dela é mto parecido com o ts9 da ibanez, classico.

Só que em 2 shows, meu marshall deu problema...devido à mto transporte etc...e no meio do show tive que usar ela como pedaleira e não apenas como rack de efeitos.

Substitui na hora para pedaleira (É TUDO MTO FÁCIL DE MEXER) e o som manteve a mesma qualidade, como se estivesse ainda com o marshall.

Você também consegue tirar um timbre de drive mais pesado, usando o detune dela e chegando a um mesa boogie.

Então resumindo sobre a nova system:

Pontos positivos: Quase todos...drives analógicos semelhantes ao de amps valvulados, efeitos de qualidade absurdamente profissional, boost separado e prático para solo, praticidade de regular, não precisa nem do manual para tirar um som profissional com ela.

Pontos negativos: Um pequeno atraso na mudança de patch. Porém, vc pode utilizar como pedais, somando os efeitos como se fossem vários pedais no teu pé (mas com lugares definidos, compressor, mod, booster, pitch, delay, tap, etc...).
E a ausencia do Wah ou autowah.

De resto, não vejo defeito.
Inclusive já tive as pedaleiras:
Gt6, gt8, gt10, pod 2.0, pod xt, m13, pod xt live, pod x3 live, gnx3000 digitech, vamp2, pedais analógicos, etc..
E não troco por nada minha nova system.

Já a M13, por mais que os drives sejam interessante e os efeitos tb...pra mim soa ainda como simulação...não é algo bom para usar em show.
Pra mim soa amador o som.
Se vc tocar sozinho, até que fica legal...mas se subir alguem no palco com um amp valvulado ou uma nova system...seu som fica abaixo com a m13.

Inclusive em termos de efeito...nova system é mto mais real do que a m13, o que me surpreendeu demais. A nova system é basicamente um rack de efeitos profissional. A m13 é uma boa pedaleira com boas efeitos...mas não como a nova system.

É a MINHA opinião galera...não sou dono da verdade.
Apenas tirei minha conclusão dentro do que eu mesmo testei.

Não me baseio em teoria de manual ou em hipóteses de drives analógicos e simuladores, etc...Me baseio no que ouço e no que me trás o som mais profissional possível.
Não basta ler o manual...vc tem que mexer, regular e encontrar o melhor som de ambas para fazer o comparativo.

E tentei bastante na m13, mas ela é amadora perto da nova.

Indico 100% a nova sem dúvida.

Abraços galera!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova System vs M13