Voice Box Eletro Harmonix - review

    Autor Mensagem
    ABATANGERINA
    Veterano
    # dez/09


    Enfim, peguei meu harmonizador de voz e vocoder.
    Estou muito contente mesmo. Ainda não estou craque no uso dele, mas vou tentar passar as impressões de um amador aficionado por música e que já toca há mais de 20 anos.

    Primeiramente, deixo claro que minha intenção original era pegar um vocalist live da digitech. Mas o 2 não tinha todos os recursos que queria e o 4 está muito caro.

    Vamos lá q vou tentar fazer o review:

    CONSTRUÇÃO: latão de boa qualidade, padrão ELH. knobs duros. chaves de boa qualidade. o digitech é de plástico. é true by pass de verdade.

    RECURSOS: muitos mesmo. esse foi um dos motivos de escolher esse pedal. reverb para voz lead e para harmonia separados. O knob BLEND define a qtde de efeito. um knob "GENDER" onde você define se a voz da harmonia será + masculina ou feminina. o knob MODE define o modo, são 08 (o digitech 2 são 3): LOW HARMONY, HIGH, LOW + HIGH, MULTI 1, MULTI 2, MULTI 3, OCTAVES, UNISON, WHISTLE, VOCODER. nos modos harmonizadores, que acompanham o acorde que tu toca, vc pode em cada um deles definir se quer + 3ª ou 5ª, ou se quer apenas 5ª, através do knob VOICE MIX. Exemplo: No modo LOW HARMONY, vc pode escolher ter a msm qtde de 3 e 5ª. Assim, na prática vc teria 2 vozes te acompanhando. Se escolher só 3ª apenas 01 voz. Se escolher + 3ª que 5ª. A voz da 5ª fica + baixa. E assim por diante. Nos modos MULTI a coisa pode ficar + interessante, adicionando oitavas, 3ªs inferiores e superiores, etc. O modo OCTAVER é um oitavador de voz, não necessita do acorde. o UNISON é cantado em uníssono e o VOCODER, é um modulador de voz atualmente bastante usado em bandas como IRA (CIGANOS), o dá uma grande vantagem sobre o digitech.
    Vc ainda pode salver 01 preset por MODO, o que é muito importante dada a versatilidade do pedal.

    QUALIDADE GERAL: bem, primeiramente é importante enfatizar, o bagulho NÃO FAZ MILAGRES! Assim, se tú é desafinado, toda a harmonia ficará desafinada!!! Tendo deixado isso claro, vamos as minhas impressões.

    Me surpreendeu! É realmente tudo aquilo que o vídeo na net mostra!! As harmonias criadas são extremamente naturais, as vozes não são roboticas, já q não são comprimidas demais. Elas de fato imitam a sua voz. Fiz um teste cantando na 5ª e 3ª inferior e ficou extremamente parecida com a harmonia criada. Isso por outro lado siginifica q teu volume têm de ser razoavelmente constante. O tempo de atraso da harmonia é perfeito. Se vc quiser mudar um pouco o timpre da harmonia é só usar o knob GENDER. Em algumas músicas coloquei 3ªs + altas e taquei o GENDER para ficar + feminino, o resultado me surpreendeu. Realmente fica uma harmonia MUITO natural. Entretanto, se vc não sabe manter minimamente o volume e a afinação da sua voz, vai ficar decepcionado, pq a harmonia vai desafinar. Esse pedal tentou dar o máximo de NATURALIDADE a harmonia, e conseguiram. Outra coisa importante: No Brasil, nós não temos o hábito de criar harmonias vocais em músicas. O q significa q até vc sacar q tipo de harmonia fica melhor em q tipo e momento da música, demora.

    QUALIDADE POR MODO

    LOW HARMONY, HIGH HARMONY – estes 02 são os q eu uso +. A dificuldade é perceber qual o nosso melhor tom, pq nós cantores não profissionais tendemos a imitar exatamente o tom do cantor da música q cantamos. Assim em cada música é necessário, aumenos pra mim, q gosta de fazer covers, dá uma experimentada antes. Descobri em alguns casos q tive q passar para o mode OCTAVER. Como já dito vc pode escolher ter harmonia na 3ª, 5ª ou nas 02, na qtde q quiser.
    MULTI 1, MULTI 2, MULTI 3 – Cada um desses têm 03 ou 04 harmonias, e q se usado com critério, no momento e música certos, criam efeitos muitíssimos interessantes. Usei na música LA BELLE DE JOUR do Alceu e ficou bem legal msm.
    OCTAVER – Muito + útil q pensava. Vc pode ter acompanhamento na 8ª acima, abaixo ou nas 02 ao msm, na qtde q quiser por oitava. Muitas músicas q ouvimos achando q estam cantando em harmonia, na verdade estão oitavando.
    UNISON – Pra música brasileira, em especial MPB, BOSSA NOVA, SAMBA, é bem útil.
    WHISTLE – Simula um assovio, não têm muito utilidade, mas se vc quiser solar patience do GUNS.......
    VOCODER – Bom pra caramba, um ponto alto do pedal. Dá pra fazer muita maluquice com isso. O vídeo mostra bem. Por enquanto, só usei na música CIGANOS do IRA! (ciganos do amoooorr). Mas dá pra conseguir muita coisa com um pouco de criatividade.

    FACILIDADE DE USO

    Razoável. O pedal têm muitos recursos e tenta se aproximar o máximo possível de uma harmonia natural. A vantagem é q são poucos controles. Acho Tb q nenhum pedal de harmonia é fácil pra gente aqui no Brasil, já q não estamos (pelo menos eu não estou) acostumados a cantar em harmonias. Talvez os cantores sertanejos achem facílimo. É necessário Tb conhecer razoavelmente os limites da nossa voz e usá-la do melhor modo possível. O pedal têm o poder de evidenciar nossas falhas vocais. Assim o uso adequado do knob BLEND é fundamental. Entretanto, 02 dias de uso direto me permitiram ficar familiarizados com os recursos + importantes, e a usá-lo de modo razoalvelmente adequado.

    PONTOS NEGATIVOS

    Não vi nenhum realmente importante, só pra não passar em branco cito o REVERB da voz DRY, q poderia continuar no modo BY PASS, mas aí o pedal não seria TRUE BY PASS. Assim, acho q o pessoal da ELH fez bem em preservar essa característica, q é uma dos seus pedais.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    O pedal me surpreendeu msm. Por tudo. As harmonias são muito naturais. Ele consegue seguir teus acordes com facilidade. Se vc parar de tocar ele não pára de harmonizar, o q é surpreendente. Entretanto uma palavra de cautela: músicas com acordes muito complexos exigem harmonias vocais muito complexas. Assim, não adianta tentar tocar um jazz, águas de março, e mandar o pedal te seguir na 3ª ou 5ª, pq NÃO É ASSIM q essas harmonias na vida real funcionam. O pedal VAI SEGUIR todas as 3ªs bonitinho, mas o resultado final vai ser uma bosta!!! Esse tipo de canção exige cantores q viajam entre unísonos, 3ªs, 5ªs, 8ªs, etc. Dá pra usar o pedal em canções complexas? Certamente!! Mas vai exigir talento pra perceber o momento (q podem ser poucos) de usar qual harmonia. Assim, pra BOSSA NOVA , na dúvida, taca o uníssono ou no máximo o oitavador. Se for no refrão, dá pra sacar se é uma 3ª ou 5ª. Mas cuidado. Já pra músicas POP/ROCK/R&B/CONTRY internacional ele é perfeito. Nas brasileiras, ele encaixa bem com românticas (roupa nova), alguns pop/rocks (tipo skank), sertanejas (é claro), as novas MPB's, samba (no modo uníssono), e esses ROCKS sem graça novos tipo CPM22.
    Segue o site com vídeo:
    http://www.ehx.com/products/voice-box

    Rafa Andrade
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    nossa cara vc tem um voice box!!!
    eu sou fã da ehx, tenho 2 pedais deles, e esse voice box tá na minha lista, e sou fã daquela dupla quefez o review no site deles, muito bons mesmo.

    sobrevivente
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Parabéns pelo review e pela aquisição. Esses pedais da EHX tem uns efeitos de cair o queixo.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Rafa Andrade
    cara, tb gosto muito dos pedais deles. O voice box está me surpreendendo msm. Ainda tô aprendendo a dominar e tirar o máximo do bichinho. Na realidade, com ele estou aprendendo + sobre harmonia vocal. quais os EHX q vc têm?

    petu_ce
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ABATANGERINA

    Você fez o teste utilizando qual instrumento?

    Gostaria de saber se o resultado do reconhecimento de acordes utilizando um teclado seria bom também já que não tem midi. Pretendo utilizá-lo para harmonizar o vocal de músicas pops/mpb e não para vocoder.

    Eu já li que funciona com qualquer instrumento plugado, mas não achei nenhum vídeo específico de "teclado e voz", exceto no caso do vocoder, que não me interessa.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    petu_ce
    Você fez o teste utilizando qual instrumento?
    guitarra e violão, mas no vídeo promocional garantem q funciona com teclado. entretanto nunca testei com teclado.

    petu_ce
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: petu_ce
    · votar


    Valeu, amigo. Apesar de assistir aos vídeos, nada melhor que uma opinião sincera.

    Se alguém do forum tiver testado esse voice box com teclado, favor postar...

    Eu estou me coçando por um desses, pois o preço é tentador, mas a Roland está prestes a lançar o VP-7 que é voltado para tecladistas. Tudo depende do preço!

    Malvadeza
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Alguém sabe onde compro um voicebox? tô louco atrás de um
    abraço!

    Rafa Andrade
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    importe

    dj. marcão
    Veterano
    # set/10
    · votar


    teste

    dj. marcão
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Olá Abatangerina, ou que estiver ouvindo que possa me ajudar... tenho uma banda de rock tradicional, Led zeppelin, Iron, vanhallen... esses caras cantam muito alto e meu timbre origial é mais grave.. então sofro pra caramba...
    alguém sabe me dizer se com esse pedal eu posso tipo manda a voz oitavada para cima.. e enviar tipo 30% da voz normal e uns 75% da voz oitavada acima para dar ficar mais parecido com os timbres dos caras?? alguem sabe me falar se com esse pedal eu consigo fazer isso?? se não fica muito robótico....
    obrigado e uma abraço a todos

    ABATANGERINA
    Veterano
    # set/10
    · votar


    dj. marcão

    alguém sabe me dizer se com esse pedal eu posso tipo manda a voz oitavada para cima.. e enviar tipo 30% da voz normal e uns 75% da voz oitavada acima para dar ficar mais parecido com os timbres dos caras??
    não, não é possível. o máximo do voice box é 50% / 50%.
    tb tenho no meu estúdio o vocalist live 3 da digitech. com ele dá pra fazer isso, mas já te adianto q o resultado com o efeito SUPERIOR a voz natural não fica bom. na realidade, ambos os pedais (q são bons) ficam com resultados melhores e + naturais com algo tipo 70% (voz) / 30 %(efeito). no máximo 60%, 40%. é o q vemos nos vídeos do youtube. espero ter respondido.

    dj. marcão
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ok irmão...
    muito obrigado pela resposta. comprei o meu na semana passada, direto dos EUA, ele chega no brasil em dois dias e fica na nossa receita mais de 30 dias!!! kkk uma vergonha total mesmo... de qualquer forma acredito que seja um bom recurso, mesmo utilizando 70/30% ou 60/40% acho que deve dar uma subida boa na voz, tipo quando dois vocalistas fazem juntos a musica em oitavas diferentes. bem, vou esperar chegar pra testar.
    ah outra duvida, quando vc utiliza apenas para oitavar acima é obrigatório tocar junto? já que as oitavas não dão diferença entre terças e quintas, acho que talvez não seja necessário, mas não sei se o pedal funciona.
    bem, meu velho, muito obrigado pelas dicas, um abraço!!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # out/10
    · votar


    dj. marcão
    quando vc utiliza apenas para oitavar acima é obrigatório tocar junto?
    não. o manual menciona isso.

    lipevideo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    conhece o Vocalist Digitech Vhm-5?
    é que sou pobrinho, mas quero um pedal como esse para abrir vóz.
    me ajuda aí. me fale dele se conhecer.
    lipe@lipevideo.com

    ABATANGERINA
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    lipevideo
    conheço não, mas o troço é bem ultrapassado. tenho vocalist 3 tb, que é muito bom. só que é um modelo BEEEEMMMM mais novo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voice Box Eletro Harmonix - review