ABATANGERINA Veterano |
# dez/09
Enfim, peguei meu harmonizador de voz e vocoder. Estou muito contente mesmo. Ainda não estou craque no uso dele, mas vou tentar passar as impressões de um amador aficionado por música e que já toca há mais de 20 anos.
Primeiramente, deixo claro que minha intenção original era pegar um vocalist live da digitech. Mas o 2 não tinha todos os recursos que queria e o 4 está muito caro.
Vamos lá q vou tentar fazer o review:
CONSTRUÇÃO: latão de boa qualidade, padrão ELH. knobs duros. chaves de boa qualidade. o digitech é de plástico. é true by pass de verdade.
RECURSOS: muitos mesmo. esse foi um dos motivos de escolher esse pedal. reverb para voz lead e para harmonia separados. O knob BLEND define a qtde de efeito. um knob "GENDER" onde você define se a voz da harmonia será + masculina ou feminina. o knob MODE define o modo, são 08 (o digitech 2 são 3): LOW HARMONY, HIGH, LOW + HIGH, MULTI 1, MULTI 2, MULTI 3, OCTAVES, UNISON, WHISTLE, VOCODER. nos modos harmonizadores, que acompanham o acorde que tu toca, vc pode em cada um deles definir se quer + 3ª ou 5ª, ou se quer apenas 5ª, através do knob VOICE MIX. Exemplo: No modo LOW HARMONY, vc pode escolher ter a msm qtde de 3 e 5ª. Assim, na prática vc teria 2 vozes te acompanhando. Se escolher só 3ª apenas 01 voz. Se escolher + 3ª que 5ª. A voz da 5ª fica + baixa. E assim por diante. Nos modos MULTI a coisa pode ficar + interessante, adicionando oitavas, 3ªs inferiores e superiores, etc. O modo OCTAVER é um oitavador de voz, não necessita do acorde. o UNISON é cantado em uníssono e o VOCODER, é um modulador de voz atualmente bastante usado em bandas como IRA (CIGANOS), o dá uma grande vantagem sobre o digitech. Vc ainda pode salver 01 preset por MODO, o que é muito importante dada a versatilidade do pedal.
QUALIDADE GERAL: bem, primeiramente é importante enfatizar, o bagulho NÃO FAZ MILAGRES! Assim, se tú é desafinado, toda a harmonia ficará desafinada!!! Tendo deixado isso claro, vamos as minhas impressões.
Me surpreendeu! É realmente tudo aquilo que o vídeo na net mostra!! As harmonias criadas são extremamente naturais, as vozes não são roboticas, já q não são comprimidas demais. Elas de fato imitam a sua voz. Fiz um teste cantando na 5ª e 3ª inferior e ficou extremamente parecida com a harmonia criada. Isso por outro lado siginifica q teu volume têm de ser razoavelmente constante. O tempo de atraso da harmonia é perfeito. Se vc quiser mudar um pouco o timpre da harmonia é só usar o knob GENDER. Em algumas músicas coloquei 3ªs + altas e taquei o GENDER para ficar + feminino, o resultado me surpreendeu. Realmente fica uma harmonia MUITO natural. Entretanto, se vc não sabe manter minimamente o volume e a afinação da sua voz, vai ficar decepcionado, pq a harmonia vai desafinar. Esse pedal tentou dar o máximo de NATURALIDADE a harmonia, e conseguiram. Outra coisa importante: No Brasil, nós não temos o hábito de criar harmonias vocais em músicas. O q significa q até vc sacar q tipo de harmonia fica melhor em q tipo e momento da música, demora.
QUALIDADE POR MODO
LOW HARMONY, HIGH HARMONY – estes 02 são os q eu uso +. A dificuldade é perceber qual o nosso melhor tom, pq nós cantores não profissionais tendemos a imitar exatamente o tom do cantor da música q cantamos. Assim em cada música é necessário, aumenos pra mim, q gosta de fazer covers, dá uma experimentada antes. Descobri em alguns casos q tive q passar para o mode OCTAVER. Como já dito vc pode escolher ter harmonia na 3ª, 5ª ou nas 02, na qtde q quiser. MULTI 1, MULTI 2, MULTI 3 – Cada um desses têm 03 ou 04 harmonias, e q se usado com critério, no momento e música certos, criam efeitos muitíssimos interessantes. Usei na música LA BELLE DE JOUR do Alceu e ficou bem legal msm. OCTAVER – Muito + útil q pensava. Vc pode ter acompanhamento na 8ª acima, abaixo ou nas 02 ao msm, na qtde q quiser por oitava. Muitas músicas q ouvimos achando q estam cantando em harmonia, na verdade estão oitavando. UNISON – Pra música brasileira, em especial MPB, BOSSA NOVA, SAMBA, é bem útil. WHISTLE – Simula um assovio, não têm muito utilidade, mas se vc quiser solar patience do GUNS....... VOCODER – Bom pra caramba, um ponto alto do pedal. Dá pra fazer muita maluquice com isso. O vídeo mostra bem. Por enquanto, só usei na música CIGANOS do IRA! (ciganos do amoooorr). Mas dá pra conseguir muita coisa com um pouco de criatividade.
FACILIDADE DE USO
Razoável. O pedal têm muitos recursos e tenta se aproximar o máximo possível de uma harmonia natural. A vantagem é q são poucos controles. Acho Tb q nenhum pedal de harmonia é fácil pra gente aqui no Brasil, já q não estamos (pelo menos eu não estou) acostumados a cantar em harmonias. Talvez os cantores sertanejos achem facílimo. É necessário Tb conhecer razoavelmente os limites da nossa voz e usá-la do melhor modo possível. O pedal têm o poder de evidenciar nossas falhas vocais. Assim o uso adequado do knob BLEND é fundamental. Entretanto, 02 dias de uso direto me permitiram ficar familiarizados com os recursos + importantes, e a usá-lo de modo razoalvelmente adequado.
PONTOS NEGATIVOS
Não vi nenhum realmente importante, só pra não passar em branco cito o REVERB da voz DRY, q poderia continuar no modo BY PASS, mas aí o pedal não seria TRUE BY PASS. Assim, acho q o pessoal da ELH fez bem em preservar essa característica, q é uma dos seus pedais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O pedal me surpreendeu msm. Por tudo. As harmonias são muito naturais. Ele consegue seguir teus acordes com facilidade. Se vc parar de tocar ele não pára de harmonizar, o q é surpreendente. Entretanto uma palavra de cautela: músicas com acordes muito complexos exigem harmonias vocais muito complexas. Assim, não adianta tentar tocar um jazz, águas de março, e mandar o pedal te seguir na 3ª ou 5ª, pq NÃO É ASSIM q essas harmonias na vida real funcionam. O pedal VAI SEGUIR todas as 3ªs bonitinho, mas o resultado final vai ser uma bosta!!! Esse tipo de canção exige cantores q viajam entre unísonos, 3ªs, 5ªs, 8ªs, etc. Dá pra usar o pedal em canções complexas? Certamente!! Mas vai exigir talento pra perceber o momento (q podem ser poucos) de usar qual harmonia. Assim, pra BOSSA NOVA , na dúvida, taca o uníssono ou no máximo o oitavador. Se for no refrão, dá pra sacar se é uma 3ª ou 5ª. Mas cuidado. Já pra músicas POP/ROCK/R&B/CONTRY internacional ele é perfeito. Nas brasileiras, ele encaixa bem com românticas (roupa nova), alguns pop/rocks (tipo skank), sertanejas (é claro), as novas MPB's, samba (no modo uníssono), e esses ROCKS sem graça novos tipo CPM22. Segue o site com vídeo: http://www.ehx.com/products/voice-box
|