Captação EMG e distorção

    Autor Mensagem
    exar kun
    Veterano
    # dez/09


    O James Hetfield do Metallica vai do clean para o som distorcido através do knob da guitarra, e um amigo me disse que isso tinha relação com os captadores EMG! Adoraria saber como isso funciona, se vcs puderem me ajudar.

    Em cerca de 1:17 desse vídeo vcs podem ver ele fazendo isso.


    Obrigado

    marcioguita
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Os EMgs tem circuito ativo, com isso vc pode regular a saída, atravez do pot da guita aumentando ou diminuindo o ganho,acho que é só isso.
    Se alguem mais puder ajudar...

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    exar kun
    O timbre dele não tem muito a ver com o EMG. Na verdade, as EMG ativos são conhecidos por ter uma saída muita alta, que leva a um bom som distorcido, mas um mau som limpo, porém é bom para transmissores sem fio para compensar a perda de sinal. O Hetfield usa no som limpo 2 Mesa Triaxis e o power de um Roland JC-120, aí sim é o segredo do som limpo dele.
    Da uma olhada nesse video e dê uma procura na busca, você vai achar bastante coisa.

    Prometherion
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI
    por ter uma saída muita alta, que leva a um bom som distorcido, mas um mau som limpo

    não exatamente, uso Blackouts (que são ativos de alta saída) e eles tem um som limpo muito bom.

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Prometherion
    Cara, é uma questão de gosto. Também tenho pouca experiência com os Blackouts. Mas de uma forma geral, todos os captadores de alta saída, como os ativos e o Gibson 500T, por exemplo, pecam no som limpo e se superam na distorção. Os EMG são famosos por isso e por ter uma impedância de saída diferente, tem menos perdas em transmissores sem fio e cadeias de pedais.
    De boa, se você gosta, tudo bem, sem problemas ou discussão. Só que se você colocar um SD Seth Lover, por exemplo, o som limpo vai ficar muito mais claro, ressonante e cristalino, mas vai perder feio na distorção. Então, de forma alguma vou falar que uma guitarra com captador fraco é melhor que outra de captador de altíssima saída, simplesmente destinam-se a prósitos diferentes. Basta ver que o próprio Metallica usa captadores passivos em estúdio e o Zakk Wylde já declarou que só usa os EMG pelas perdas do sistema wireless (apesar que hoje ele endorser, tem contrato que deve valer muita grana).

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    exar kun

    rapaz, nao vi o video, mas isso que voce comentou do som ir do "quase" limpo ao distorcido se dá mais pelo fato do ampli ser valvulado doq pelo captador... nao acho que o fato de ser emg tenha muito a ver... mesmo pq eu tenho uma guita com emgs e outra sem, e ambas fazem isso no valvulado... acho que é mais caracteristica do ampli doq dos caps... se alguem tiver uma informacao mais tecnica, por favor me corrija...

    Prometherion
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    teoricamente qualquer captador faz isso...

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Iversonfr
    Não tenha dúvida, o som é muito mais dependente do amplificador do que da guitarra. Uma guitarra ultra-from hell, com EMGs vai soar limpa se plugada num Roland JC-120 que é um ampli projetado para não distorcer em nenhuma hipótese, famoso entre os jazzistas.
    A questão é que um sinal muito forte na entrada do amplificador já chega saturando os estágios de entrada do ampli, especialmente um valvulado. Já um captador fraco precisa mais para saturar. Assim, com um captador forte, pode estar num som limpo, mas uma palhetada mais forte começar a saturar, por exemplo, se as válvulas estiverem se aquecendo a mais.

    exar kun
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mas o fato é que o som tá completamente clean, daí o Hetfield dá uma puxada no knob e aí entra a velha e boa distorção do Metallica, eu achei isso muito foda. Deve ser algo relacionado ao ganho ou sei lá... O que vcs acham?

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    exar kun
    Mas o fato é que o som tá completamente clean

    o som dele nao está completamente clean... é o ampli veio...

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    exar kun
    Cara, é como eu te expliquei, mas acho que ficou confuso. O segredo do som do Hetfield está aqui. Talvez no som limpo ele de umaabaixadinha no volume da guitarra para abaixar a saída dos EMG e dar um som mais decente. Mas não é isso, é só detalhe.
    O som limpo está nos dois Triaxis (dos quatro), os que tem os números em verde 02, os que estão marcando 22 são as distorções. Daí vai para os power amp e pronto, tá lá a distorção-Hetfield.
    O timbre do Hetfield basicamente vem de um Mesa Triaxis um pouco (não muito) mexido. Se seu target era um Jazz Chorus para copiar o som limpo dele, esquece, olha o Triaxis. Olha no video, ele usa 4, dois para clean e dois para drive e tá aí o som dele. O JC-120 e o Diezel é perfumaria. O G-Force (multi-efeitos) é pela praticidade, 2 Voodoo Lab GCX que são controladores MIDI, um Dbx 1074 Quad Gate, 2 power amp 2:90 da Mesa, os Furmann são só estabilizadores de tensão e PASME... Um Behringer XR4400 Multigate Pro. É isso que ele usa nesse video, varia muito pouco, pode ver o video de St. Anger e outros na net.
    O som limpo e a distorção dele não vem, de jeito nenhum, de uma simples mudança no botão de volume da guitarra. Te dou certeza disso, esquece essa "puxada no knob". Tem muita gente que se engana tentando copiar o timbre do Metallica e do Zakk Wylde achando que aquilo é pelos EMG, não é. Aliás, esses aí usam muito mais pelos sistema wireless que come sinal, então eles mandam um sinal muito forte para compensar. O Metallica em estúdio, via de regra não usa 2 guitarras com EMG numa mesma música, se um usa ativo, o outro usa passivo. O segredo está no equipo, ele soa assim com EMG e com passivos.
    Se você quer procurar uma regulagem parecida no seu equipamento, olhe esse vídeo e pare nos Triaxis. Da esquerda para a direita, o primeiro (vermelho) é o preset e o segundo (em verde) é o canal do MIDI. Esse dois não interessam, mas continuando da esquerda para a direita vem: ganho, agudos, médios, graves, drive do lead 1, drive do lead 2, master, presence e dinamic voice por fim, que é uma espécie de equalização. Os drives dos limpo obviamente ficam em 0, o do sujo no canal em questão só interessa o lead 2, esquece o 1.

    Fugitivo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    cara mas essa confusao toda funciona bem em estudio que o cara vai la pisa no foot, desliga a distorçao, pisa no outro foot de um outro amp e aciona o clean, como funciona isso ao vivo ?

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Fugitivo
    Funciona bem em qualquer situação, especialmente ao vivo, já que assim não precisa mais que 1 botão para alterar toda a configuração do som. Observe ali, ele tem 2 Voodoo Lab GCX e uma pedaleira Voodoo Lab Ground Control. Cada GCX tem 8 loops, ou seja, dá para ligar e comandar 8 entradas e saídas, seja de amplis, pedais, multi-efeitos e tal. O Ground Control controla tudo pela pedaleira. Assim, se programa a Ground Control de forma que com apenas um botão que ele pisa, por exemplo, aciona os 2 Triaxis do clean, com reverb e delay, com outro botão aciona os 2 Triaxis da distorção e o Quad Gate, desligando todo o resto, e por aí vai, é só um botão para cada configuração. E isso é preciosismo do Hetfield, provavelmente ele quer os Triaxis ligados direto nos powers, porque senão 1 só Triaxis dava conta do recado, nele dá para programar mais de 100 presets, tem 2 canais limpos e 6 de distorção. Então no caso dele, fica muito fácil, é só pisar e sai escrito no Ground Control a programação que ele ativou, com os efeitos da G-Force e tudo. O difícil é para o cara que tem que fazer todas as ligações, programar o MIDI etc. Para o Hetfield é só pisar em 1 botão, não tem que ligar e desligar nada. Olha este vídeo, talvez você entenda melhor.

    exar kun
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mas lembrando que ele não tem nada no palco, quem mexe no ground control provavelmente são os roadies. O Hetfield só leva pro palco a guitarra e em músicas como Fade To Black, por exemplo, que tem distorção e clean aí ele faz essa parada aí do knob.

    Fugitivo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI
    vlw pela aula ai véioi !


    exar kun
    mto bem lembrado

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    exar kun

    Isso do knob é só para melhorar o timbre do clean, se é que ele faz porque eu não vi.
    Se ele pisa ou o roadie pisa eu não sei, mas daria para montar um sistema onde qualquer um dos dois pode pisar nesse equipamento. Várias bandas deixam isso fica a cargo dos roadies. Os caras Iron Maiden já fizeram isso de deixar para os roadies controlarem, inclusive wah wah.
    Só por curiosidade, foi numa dessas que no show do Rush em São Paulo choveu e fud** com tudo, daí fizeram uma gambiarra para tocarem no Rio e gravarem o maravilhoso Rush in Rio.

    VANONERAPMAN
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    afinal se eu acaso usar depois de umainterface de audio o Gate Behringer Xr4400-mulitigate Pró Behringer 4 Canais e em seguida plugar na entrada do mic do pc e regulando direito terei mais qualidade de limpeza de voz? e como funciona e pra que serve?

    Desde já agradeço o esclarecimento das Dúvidas Vanone Rapman Menbro Novato!

    Regis Yama
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu queria um roadie para pisar na pedaleira p mim, seria bem mais facil e eu poderia me concentrar mais na musica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação EMG e distorção