.:: Guia do Usuário - Pedaleira Zoom G1/G1x ::.

Autor Mensagem
Thyagw
Veterano
# dez/09 · Editado por: Thyagw


Guia do Usuário - Pedaleiras G1/G1X


INTRODUÇÃO

Bom, já com três anos de uso dessa bichinha e finalmente passando pros analógicos, pensem em montar um guia dessa pedaleira, que dá tanto trabalho pra quem, iniciante, vê logo de cara essa enxurrada de efeitos e distorções.
Logo percebi alguns segredos que me ajudaram a tirar o máximo dessa pedaleira. Não esperem um timbre profissional dela, mas bem regulada ela pode dar um timbre muito satisfatório para qualquer um que conheça os limites de um aparelho digital desse porte e custo

Quando você olha esse trambolho que nunca tinha visto, muitas coisas vêm à mente. O que raios é Delay, Comp, Tap, EFX?
Bom, já existem tópicos explicando isso, e o MANUAL, que deve ser lido antes de usar a pedaleira, e várias vezes.
Antes de dormir, leia o manual, antes de usar a pedaleira, LEIA o MANUAL, e também depois de usar, e no ônibus, e até no trabalho!

Thyagw
Veterano
# dez/09 · Editado por: Thyagw
· votar


Mas vamos começar. Os efeitos da pedaleira são divididos em diversas partes:

COMP / EFX Abriga efeitos normalmente usados antes do drive, como Wah, Auto-Wah, Tremolo, Booster, Compressor e alguns efeitos não muito usados

DRIVE Todas as distorções, simuladores de amp e o efeito de Acoustic

EQ Equalizador gráfico de 3 bandas simples, aumentando ou diminuindo 18 db (presumo)

ZNR Redutor de ruídos, acompanhado de uma ferramenta muito esquecida por quem usa, simulador de gabinetes
Modulation Modulações. Vários efeitos como pitch, harmonizer, flanger, vibrato, chorus, ensemble e um útil delay

Delay Delays de vários tipos, ponto forte dessa pedaleira que futuramente só será usada pra isso. Até 2500ms

Reverb Reverbs tradicionais, com controle de nível

Thyagw
Veterano
# dez/09 · Editado por: Thyagw
· votar


Dicas e características dos efeitos mais importantes:

COMP/EFX

Compressor: Efeito tradicional, usado bastante em country. Têm vantagens, como a falta de parâmetros, e desvantagens, como a falta de parâmetros. Sim, para um iniciante, é muito bom, mas depois com experiência percebe que ele em níveis altos, comprime demais, deixando as palhetadas fortes fracas, e um simples esbarro uma palhetada de animal.

Auto-wah: Legal de se brincar e para tocar funk, quanto mais alto você toca, mais aberto o som fica.

Booster: Um dos segredos da timbragem dessa pedaleira. Booster de aumento de volume antes do drive. Como se fosse um segundo parâmetro de ganho nos seus drives. No nível 7~9 vira um overdrive de ganho baixo, bem legal pra boostar distorções pesadas, e o segredo para obtê-las

Vox/Cry Wah:Se você tem a G1X ou um pedal de expressão, é legalzinho, mas nem aos pés de um verdadeiro wah. Esses pedais são como treeble booster, bons para deixar com mais médios/agudos qualquer distorção, outro segredo de timbre. Usando no 5 com o drive FF (fuzz) soa bem legal


DRIVES

Principal motivo pelo qual você comprou a pedaleira. Mais cuidado, ai vão algumas dicas:

> Tente não aumentar o ganho de uma distorção. Se ela está muito fraca, ou use o booster, ou mude de drive, afinal, tem tantos pra isso. Experimente todos

> Não siga o nome. Não é porque você quer um drive Marshall, que não pode usar outras distorções como o HotBox, etc.

> Equalização pode mudar qualquer timbre. Se você achou seu ganho certo, mais ainda sente muito agudo, o EQ ta lá pra isso rapaz!


FD Clean: Simula o clean de um Fender. Muito bom para usar no clean, bem grave e cheio, parecendo até ter um reverb próprio.

VX Clean: Clean de VOX. Bem mais agudo que o Fender. Escolher entre os dois vai do seu gosto.

US Blues: Apesar de dizer Blues, tem bastante ganho para um overdrive. Bem legal para bases crunchadas

BG Crunch: Crunch Mesa/Boogie. Uma das melhores distorções da pedaleira, legal pra hard rock. Com o booster ligado dá um ganho muito bom, sem exageros

MS #1959: Simula um Plexi, teoricamente. Um overdrive mid/high gain com som de Marshall. Com o booster dando ganho e bem equalizado, perfeito para um Led e um AC/DC

MS Drive: Drive Marshall High-Gain. Difícil de usar, por ter os graves estourando. Para melhorar, use o wah aberto a gosto.

BG Drive: Drive Mesa/Boogie. Bem High Gain, muito boa pra solos e até pra um metal controlado (nada de Black Metal e etc)

Overdrive: Overdrive mid/low gain genérico. O timbre depende da equalização. Utilizo o gain dele sempre baixo, pra um drive para blues.

Guv'nor: Outro drive estilo Marshall. Mesmo nível de ganho que o MS #1959, só que mais estridente. Para rock em geral.

FuzzFace: Simulação de um Fuzz. Logo que você ligar vai saber a diferença entre uma distorção. É tão ruim de domar quanto um fuzz analógico. O melhor jeito de conseguir um bom ganho com menos ruído. O segredo dele é a equalização com o simulador de amp e os wahs.

Extreme DS: Realmente é extrema! Se você tem o metal na veia, essa distorção é pra você. Maior ganho da pedaleira, bem difícil de equalizar pelos agudos estourandos. Diminua um pouco o ganho dela e compense com o booster no nível 2~4.

Lead
: Distorção com bastante ganho e com timbre entre médio e agudo. Pra solos instrumentais é um tiro certeiro. Aumente os graves na EQ.


ZNR/AMP

O melhor amigo do seu drive e do seu timbre. Redutor de ruídos bem útil pra cuidar do seu falante e dos seus ouvidos, só que se exagerado mata o sustain e o timbre. No máximo até o 3
Mas o principal é a simulação de amp. Ela vai mudar seu timbre completamente. Há quatro opções:

Sem simulação (off): Timbre original do drive.

Combo (C0): Engorda o timbre e dá mais graves. Bom aumentar os médios quando usar.

Bright Combo (b0): Deixa seu timbre mais aberto e agudo, portanto, use-a diminuindo um pouco os agudos e médios.

Stack (S0): Dá mais peso e corpo ao timbre, mais também aumenta os agudos. Corte um pouco os agudos e aumente os graves.


MODULAÇÕES

Chorus e Ensemble: Muito semelhantes. Clássico efeito que dá profundidade ao som. Reconhecido por ser usado na intro de One, do Metallica, apesar deusado muito em outras músicas e dar um requinte no seu clean.

Flanger: Vai fazer seu som parecer uma sirene. Efeito muito legal para pirotecnias.

Pitch/Mono Pitch
: Oitavadores. Cada ponto significa aumento ou perda de meio tom. Com o primeiro parâmetro, define quanto é misturado ao som original. No 9, apenas o som oitavado.

Pitch Bend: Se você tem a G1X ou o pedal de expressão, você vai ter um Whammy com esse efeito, controlado pelos pés. Não como o original, mas bem semelhante e mais barato

Delay: Ai você se pergunta, porque um delay aqui, se você tem um espaço só pra delays. Exatamente pra ficar separado dos outros. Assim, pode se usar dois delays ao mesmo tempo, para os aficcionados pelo The Edge. Chega até 2000ms ( 2 seg), diferentemente dos outros.

DELAY E REVERB


Delays: Geram o atraso no sinal. Quanto maior o 1 parâmetro, maior o volume dessa repetição, . Vários tipos á sua escolha, perfeitos para solos ou para encher sua distorção. Parte impecável da pedaleira.

Reverb: Efeito de ambiência, indispensável e muito útil caso você faça um show e o amp não tenha reverb. Também muito bom na pedaleira. Só cuidado pra não exagerar!

Thyagw
Veterano
# dez/09 · Editado por: Thyagw
· votar


Agora que você achou seu timbre...

Guarde-o, apertando o botão store. Ele vai salvar até o que fica desligado. Se você desligou a modulação no Chorus 7, quando você usar esse patch e ligar a modulação, vai voltar no Chorus 7
Cuidado, pois ao clicar no botão store, ele vai ignorar o volume no pedal de expressão enquanto e depois que salva, você terá que reajustá-lo.



Lembre-se que isso são dicas sobre os efeitos. Não há um patch pronto que te de um bom som.

Você terá que aprender o que cada coisa faz por você, dependendo do seu equipamento.
Nada do escrito aqui são regras ou determinações, apenas o que aprendi nos meus anos de experiência com a pedaleira e decidi compartilhar.
Logo gravarei sons exemplificando o que descrevi acima.

Espero que isso ajude todas as pessoas que têm ou pensam em comprar essa pedaleira, que mesmo com uma antecessora péssima, ainda é uma das melhores opções pra quem quer começar a entrar nesse mundo de efeitos e timbres.



Sintam-se à vontade para comentar, sugerir, criticar e apontar erros. Afinal, o guia foi feito para ajudar. Caso tenha uma descrição ou opinião sobre algum efeito, comunique que adicionarei.

Não esqueçam dos devidos créditos caso usem

[]'s

Tivertimailaif
Veterano
# dez/09
· votar


Muito bom pra quem ta começando, parabéns pelo tuto \o/

kbessaxx
Veterano
# dez/09
· votar


parabens cara!!!

Thyagw
Veterano
# dez/09
· votar


Link para Download do .doc
http://www.4shared.com/file/1672845

[]'s

Thyagw
Veterano
# dez/09
· votar


Esqueci de dizer
O primeiro parâmetro é o número que você regula do lado da letra, como C1 (no caso o 1), E7 (o 7)
E parâmetro 2 é aquele avulso, onde diz rate

[]'s

Tom Morell0
Veterano
# dez/09 · Editado por: Tom Morell0
· votar


COMP/EFX

Compressor: Efeito tradicional, usado bastante em country. Têm vantagens, como a falta de parâmetros, e desvantagens, como a falta de parâmetros. Sim, para um iniciante, é muito bom, mas depois com experiência percebe que ele em níveis altos, comprime demais, deixando as palhetadas fortes fracas, e um simples esbarro uma palhetada de animal.


Vantagem e desvantagem igual?

Thyagw
Veterano
# dez/09
· votar


Sim
A falta de parametros é bom pra iniciantes, mas quando voce tiver mais experiencia com compressores vai te dar raiva

Lucas grt
Veterano
# dez/09
· votar


aee, vc esclareceu algumas dúvidas, mas...eu não canso de pergunatar isso:
Alguem sabe programar aquele efeito Do som de violino Na G1 da zoom???

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lucas grt: Alguem sabe programar aquele efeito Do som de violino Na G1 da zoom???

Usa o efeito Slow Attack. Manual pg. 19.

Abs

Lucas grt
Veterano
# dez/09
· votar


é mais eu queria saber uma modulação que ficasse boa pra esse efeito, reverb, delay, etc...

Thyagw
Veterano
# dez/09
· votar


Slow Attack e Reverb
Se colocar delay bota com pouco tempo

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


Lucas grt: é mais eu queria saber uma modulação que ficasse boa pra esse efeito, reverb, delay, etc...

Ahhh... além do que o Thyagw, explorar o pedal e ler o manual a fundo também ajuda a "encontrar" muitas coisas.

Flw!

deehtx
Veterano
# set/10
· votar


COMP/EFX: A - Auto Wah

Prm:
8


Como colocar isso?

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


deehtx

Cara, não lembro, mas vale baixar o manual do site da Zoom.

Abs

guitarg3
Veterano
# set/10
· votar


bom tópico! Essas dicas valem também pra zoom g2?

Como vc disse, apesar da antecessora zoom 505 ser péssima, as zoom atuais (G1 e G2) são uma boa pedida pra quem está começando agora no mundo da música, para se conhecer os diferentes efeitos que existe do mundo da guitarra sem gastar muita grana e tendo um timbre bem aceitável se bem regulado.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


guitarg3

Não muito cara, a G2 tem outros parâmetros, mais ajustes e com outras nomenclaturas. Eu não seguiria este tópico, mas pode ser que ajude de alguma forma.

Abs

ogaitnas
Veterano
# set/10
· votar


Thyagw

Boa iniciativa, espero que os novatos com zoom G1 e afins, achem seu post na busca... hehe

Quem sabe mais adiante quando eu tiver dominado todas manhas da rp355 eu monte algo parecido... é uma boa idéia...

th1agogfa200
Veterano
# set/10
· votar


alguem sabe tirar um som de baixo na guitarra com a G1?

th1agogfa200
Veterano
# set/10
· votar


http://www.haax.se/manualsite/index.php?unit=G1
aki tem uns patchs bem legais...

Lucas grt
Veterano
# dez/10
· votar


já sei que tem que usar o Slow Attack pra fazer a som do violino, mas eu quero saber a programação perfeita (ou pelo menos quase) do
Low – Mid – Hi.
Vlw.

murillorponte
Veterano
# dez/10
· votar


Como q eu faço tipo,eu to no efeito A2 e quero ir pra C4,como q eu faço pra pular direto de um pro outro?
E depois se eu quiser voltar do C4 para o A2??

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


murillorponte: Como q eu faço tipo,eu to no efeito A2 e quero ir pra C4,como q eu faço pra pular direto de um pro outro?
E depois se eu quiser voltar do C4 para o A2??

Não dá. Vc tem que criar pacthes próximos pra evitar ficar pisando muito até chegar onde quer. Enfim, tem que planejar, de forma inteligente, de acordo com a música.

Abs

matthashtag
Veterano
# dez/10
· votar


Tem como tirar um bom auto-wah com essa pedaleira?

matthashtag
Veterano
# dez/10
· votar


alguem?????

joaohard
Veterano
# jan/12
· votar


muito bom este tutorial, em pleno 2012, comprei uma zoom g1.Espero conseguir tirar o máximo dela.Vlw pelo tuto, serve também para conhecer mais sobre os efeitos.gostei...

gabriel.peres95
Veterano
# jan/12
· votar


o link pra download ta off

JGuitarr
Veterano
# out/12
· votar


eu to querendo montar uma distorção para tocar metal progressivo (UM SOM MEIO PARECIDO COM UMA SERRA ELÉTRICA) vcs tem algumas dicas para esse tipo de distorção???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a .:: Guia do Usuário - Pedaleira Zoom G1/G1x ::.