Crackle Okay (dúvidas)

    Autor Mensagem
    Filcrow
    Veterano
    # dez/09


    Saudações para todos...

    Tenho um Box Of Rock Zvex. Alguém mais tem?

    Gostaria de saber por que o circuito deles possui essa característica?

    É normal gerar ruídos altos ao girar os botões?

    Alguém que possui pedais com essa característica poderia dizer mais sobre isso?

    Li muitas definições em inglês, mas gostaria de uma explicação simples da galera mais experiente.

    abs.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Filcrow: É normal gerar ruídos altos ao girar os botões?

    Sugiro mandar um e-mail pra Z-Vex com uns samples de áudio.

    Aqui no vídeo não ouço qualquer chiado... Portanto, não considero normal isso.



    Abs

    ps.: eu não tenho um Z-Vex.

    Filcrow
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Filcrow
    · votar


    MauricioBahia
    Vou mandar um email sim.
    Eu fiz uma limpeza com alcool isopropílico, mas como só apresenta ruído alto exatamente da metade do curso para frente, nos botões boost e drive. Estou desconfiado que exista um problema técnico.

    Filcrow
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Filcrow
    · votar


    MauricioBahia
    Olha o que diz no site da Zvex

    "The Drive and Boost controls are based on my original Super Hard-On gain control, so they may crackle when turned. This is perfectly normal."

    http://www.zvex.com/vexterbor.html



    "I've taken a lot of flack for the SHO "crackle okay" knob's noise, which people mistakenly interpret in many different ways. "

    "I've seen reviews where the user believes that the pot is "cheap" or that it's "old," or "bad." This is not the case. "

    "The SHO uses a revolutionary approach to controlling the gain that resets the headroom, gain, and bias of the transistor at the same time, effectively re-designing the circuit for the optimum settings at each volume level. When the knob is not being turned, the unit makes no crackling sounds. It's not a simple volume control. If it were, the SHO wouldn't be so special. "


    http://www.zvex.com/super.html

    Meu inglés é limitado e os tradutores online não fazem milagres...

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    Filcrow

    hummm.... Vou ler e te falo depois.

    Abs

    Zero Zen
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Filcrow
    MauricioBahia

    Tenho um Box Of Rock Zvex. Alguém mais tem?

    Gostaria de saber por que o circuito deles possui essa característica?

    É normal gerar ruídos altos ao girar os botões?

    Alguém que possui pedais com essa característica poderia dizer mais sobre isso?


    Sim eu tenho. O ruído de pot raspando faz parte do projeto do Zack. Decerto ele acha necessário para atingir o timbre desejado. O Box Of Rock é constituído de um pedal de Drive mais uma secção de Booster, que é o outro pedal da ZVex, o SUPER HARD ON. Ele copiou o projeto de alguns consoles de gravação dos anos 60:

    This is the perfect preamp pedal. The "Crackle Okay" volume knob is a negative-feedback control styled after classic 60's recording console inputs. (They crackled when adjusted too.)

    Esta afirmação está nesta página: http://zvex.com/hardon.html

    O ruido que você ouve nos pots Drive e Boost ao movê-los também é referido no manual do BOR e na página da ZVEX. É absolutamente normal.

    The Controls:
    Drive: Sets the amount of distortion. Start around 1:00 o'clock.
    Tone: Adjust for treble content. Start around 2:00 o'clock.
    Vol: Adjust for distortron engine volume level. Start around 9:00 o'clock.
    Boost: Sets the boost level, which is engaged with the left stomp switch. Start around 11:00 o'clock.

    The Drive and Boost controls are based on my original Super Hard-On gain control, so they may crackle when turned. This is perfectly normal.


    Aqui: http://zvex.com/vexterbor.html

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Filcrow

    Bom, segundo o fabricante isso é normal mesmo. Ele diz que o controle de volume não é apenas um controlador de volume mas um mecanismo que controla o ganho e zera o headroom do pedal pra se adequar melhor ao volume desejado.

    Eu mandaria um e-mail com uma sample mesmo assim pra tirar o grilo da cabeça.

    Abs

    ps. o Zzen já respondeu. :-)

    Filcrow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Zero Zen
    MauricioBahia
    Obrigado por me ajudarem.
    Não possuo os manuais porque comprei usado numa ótima oportunidade.

    O pedal é excelente tanto em acabamento quanto em sonoridade. Mas essa "craqueada" um pouco desconfortável no som da uma impressão de problemas técnicos.

    Realmente no site diz que é normal. Mas tentarei me comunicar com eles e pedir maiores informações. Até mesmo, por que é bom ter alguma referência registrada aqui no forum sobre este pedal que realmente é "impar" em todos os sentidos... hehehe

    abs.

    Zero Zen
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Filcrow

    Baixa os manuais em pdf lá no site da Zvex. Depois imprime e guarda com o pedal.

    As easy as that !

    T+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Crackle Okay (dúvidas)