Som esmagador com a Boss Gt-10, é possível?

Autor Mensagem
gordonbay
Veterano
# dez/09 · Editado por: gordonbay


Sou um novo usuário da pedaleira BOSS GT-10 e preciso de um som muito pesado para trash e death metal, mas assim como muitos não estou conseguindo. Uso o esquema seguinte: Jackson JS30>GT-10>AMP BOM MICROFONADO> MESA DE SOM > PA's.
Já tentei varios tipos de configurações mas até mesmo com ganhos no talo não consigo um som 'esmagador". Curto muito um som gordo e preciso dele para meus riffs de trash metal mas tudo o que consigo são distorções abelhudas, sem definição e sem peso.

Gostaria que se alguem tiver um patch neste estilo poste aki por favor preciso muito de montar um patch de "peso".

Ja pesquisei e não li nenhuma informação plausível, apenas outras reclamações de mesmo gênero.

Andy Viper
Veterano
# dez/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


gordonbay

Cara, lembre-se que teu som não vem apenas da tua GT-10. Talvez o problema esteja na sua guitarra.

É bem provável que a distorção de uma guita ruim com captadores genéricos vá sair sem definição mesmo. Pedal não faz milagre.

E outra, colocando ganhos no talo é que você não vai conseguir definição de jeito nenhum. O grande segredo de pedaleiras é saber ajustar bem cada um dos parâmetros na medida certa (e a sua tem muitos, mas muitos mesmo).

Abraço.

joabfarias
Veterano
# dez/09
· votar


gordonbay
Te aconselho a ir numa loja (se possível, levando a tua guitarra) e testar estes pedais:

MXR Fullbore Metal
Line 6 Uber Metal
Digitech Metal Master
Digitech DF-7
Boss Metal Zone
(entre outros - faça uma busca aqui no fórum que a lista é enorme)

Se a grana estiver curta, experimente também o Groovin HM-300 (clone do Boss Metal Zone).

Fazendo isso você vai poder tirar a dúvida se o timbre ruim é culpa da sua guitarra ou da GT-10. Eu sinceramente acho que não deve ser da tua guitarra, pois na minha opinião até as Jackson mais chulé costumam ter um som pelo menos de média qualidade (nunca vi uma com um som desagradável ou fraco).

Andy Viper
Veterano
# dez/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


joabfarias
Opa, não tinha visto que a guitarra era uma Jackson! Valeu. Então deve ser questão de regulagem mesmo.

gordonbay
Mais uma coisinha: Você está usando o amp microfonado e jogando pra P.A's. Isso dá uma lista maior ainda de regulagens, o microfone tem que ser próprio para instrumentos, etc.
Pergunta: O som quando sai diretamente do amp sai xoxo do mesmo jeito?

Abs.

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


gordonbay
Mais uma coisinha: Você está usando o amp microfonado e jogando pra P.A's. Isso dá uma lista maior ainda de regulagens, o microfone tem que ser próprio para instrumentos, etc.
Pergunta: O som quando sai diretamente do amp sai xoxo do mesmo jeito?

Abs.



Ae amigo, o som sai xoxo no amp direto, no phone de ouvido... onde eu ligue a saida da gt-10...

Quanto a captação ela é muito boa, tando que ligando a guita DIRETO na dist do amp tiro um som muito mais pesado do que na GT-10.

Ligando na zoom g1 tambem consegui som mais pesado também.

Tenho certeza que o problema está na GT-10.

Vlw a ajuda

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


nmho vc precisar acertar a configuração de output da gt10 e ligar ela direto na PA, ela foi feita para isso, timbre esmagador sai dela, é só regular.

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


joabfarias

ja usei a metal zone em um set d pedais e o som foi muito bom, mas eu não tenho um set e sim a minha GT-10 preciso muito que ela tire um som razoável.

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


ogaitnas

vlw kra irei tentar isso amanhã, alguma regulagem em especial além de selecionar o "Output" da gt-10?

Andy Viper
Veterano
# dez/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


gordonbay

Ae amigo, o som sai xoxo no amp direto, no phone de ouvido... onde eu ligue a saida da gt-10...

Brother, sem dúvida é apenas uma questão de regulagem. Debruce-se sobre sua GT-10, pois com certeza essa pedaleira é capaz de lhe oferecer timbres matadores sim. O outro guitarrista da minha banda tira sons animais com ela, seja ligando direto na mesa ou no próprio amp, e eu também não vejo problemas em fazer isso na minha ME-70.

O segredo é paciência, são muitos parâmetros.

Abração.

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


Andy Viper

Vlw, mas, alguma chance dele postar os parâmetro que utiliza aki no forum?

joabfarias
Veterano
# dez/09 · Editado por: joabfarias
· votar


gordonbay
Você pode usar um pedal de distorção antes da GT-10, e configurá-la para usar apenas as modulações (ou outros efeitos que você goste). Vai haver alguma perda na distorção por causa da passagem do sinal pela GT-10, mas acredito que nem será perceptível.
MAS, se por algum motivo religioso você tem que usar somente a GT-10, a gente respeita. O que eu quero dizer é que, se tem tanta gente reclamando que a tal pedaleira tem distorções abelhudas como você diz, é bem provável que não exista um patch que faça o som que você quer.
Tente avaliar pelo menos a opção do Groovin HM-300. Você pode comprá-lo por R$ 150 (ou menos) novo na loja e depois revendê-lo por R$ 100 (se quiser), quando já tiver solucionado o problema do timbre.

kyo_ryo
Veterano
# dez/09 · Editado por: kyo_ryo
· votar


gordonbay
O input level também é muito importante, assim como o presence.
As vezes o som que você procura não está na simulação de pré, tenta colocar algum pré clean e colocar uma distorção mais pesada no od/ds, as últimas da lista. Usa o equalizador para reduzir um pouco a "abelhudez" e aumentar os graves, para um som mais encorpado (mas cuidado para não embolar). Esse não é meu tipo de som, mas tenta aí e vê se melhora o resultado.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


gordonbay
Que mal lhe pergunte, mas o que é para você um "AMP BOM MICROFONADO"? Se for, por exemplo, um Mesa Rectifier Road King, por exemplo, eu te dou a configuração da GT-10 já. Deixa tudo no zero, ela desligada e desplugada do seu set!

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


joabfarias

ja estava de olho num pedal chamado metal core da Boss mesmo vo testar isso depois.

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


kyo_ryo

estou usando tipo isso aki: (não esta exato pq estou no trampo agora)

Compressor: não lembro

Pré amp Clean Twin ganho ~40; Bass: 55; Middle: 40; Treble: 45; Presence: 16; Brightness: Off; Gain Sw: Middle; Speaker Type: 8x12; Mic Type: Dyn 57 (on mic); Mic Level: 100]


OD/DS: Metal Zone, Drive: 80; Tone: +15; Effect Level: 40]

[EQ: Low Cut: Flat; Low Gain: 10 dB; Lo-Mid f: 250 Hz; Lo-Mid Q: 1; Lo-Mid G: +1 dB; Hi-Mid f: 10.0 kHz; Hi-Mid Q: 2; Hi-Mid G: +20 dB; High Gain: -20 dB; High Cut: Flat; Level: 0 dB]

Reverb: Não lembro o q coloquei.


Output ta como phones de ouvido

Tentei variações na ordem dos pedais atravéz do chain mas não alterou mt o som.

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


MMI

Utilizo o Line 6 Spider

atualmente a distorção dele está muito mais nervosa que da gt-10

mas eu paguei 1.800 na gt-10 e por esse preço acho que ela pode me oferecer mais do que isso.

até o som do chinbinha esta mais nervoso que o meu, kkk
preciso de um som pra fazer um cover da banda Underoat (Trashmetal)

felipervilha
Veterano
# dez/09
· votar


gordonbay
Clean Twin ganho

Po Cara, o Nome ja diz né, CLEAN Acho que vc ta errando no pre amp.

Eu tenho uma GT-10 e posso garantir que vc pode tirar diversos tipos de distorção, é só fuçar.

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


felipervilha

to usando a distoçao do metal zone kra, vc está sugerindo que eu coloque duas distorções juntas? tipo metal zone>Amp Boss Metal.
fica ruim.

Vitin
Veterano
# dez/09
· votar


gordonbay

Cara, tenta configura o preamp da gt como dual mono... coloque duas simulações de amp no mesmo patch, isso dá mais peso e definição pro som (Marshall Scoop, Mesa BG Drive). Tenta usar o OD/DS Loud.
Valeu!

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


Vitin

vlw cara, é disso que estou precisando. Quando chegar em ksa irei testar

gege_correa
Veterano
# dez/09
· votar


gordonbay

Tenta usar algum preamp tipo Mesa Boogie, com pouco ganho (tipo no 10 ou 20), coloque junto uma simulação do tube screamer, ganho entre 0 e 10, level pra cima de 70... Eu tenho uma GT8 não GT10, talvez os parametros sejam outros... Se for ligar direto no input do ampli, deixe o output da GT no JC120 (é a que funciona melhor para mim)... se ligar no input do ampli, verifique também a equalização do mesmo, no meu (tenho um fender 70W) coloco mais grave e médio (tipo no 8) e os agudos no 5... Se sentir falta de graves/médios ou agudos, ative o EQ da pedaleira também... Acho que é isso, abraço...

gordonbay
Veterano
# dez/09 · Editado por: gordonbay
· votar


Tenta usar algum preamp tipo Mesa Boogie, com pouco ganho (tipo no 10 ou 20), coloque junto uma simulação do tube screamer, ganho entre 0 e 10, level pra cima de 70... Eu tenho uma GT8 não GT10, talvez os parametros sejam outros... Se for ligar direto no input do ampli, deixe o output da GT no JC120 (é a que funciona melhor para mim)... ...


vlw campeão, irei testar hj, amanhã posto os resultados.
Quanto a EQ eu deixo ativo e configurado pra da um boost mortal nos graves. Quando tocar E afinado em C o som sobrepor até a batera isso que eu quero dizer com "Timbre esmagador".

felipervilha
Veterano
# dez/09
· votar


to usando a distoçao do metal zone kra, vc está sugerindo que eu coloque duas distorções juntas? tipo metal zone>Amp Boss Metal.
fica ruim.


ué, e porque não??

No meu caso eu uso apênas a distorção do pre amp, Mais se bem regulado os dois juntos dão um otimo resutado, só tem que saber dosar os Ganho.

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


to usando a distoçao do metal zone kra, vc está sugerindo que eu coloque duas distorções juntas? tipo metal zone>Amp Boss Metal.
fica ruim.

ué, e porque não??

No meu caso eu uso apênas a distorção do pre amp, Mais se bem regulado os dois juntos dão um otimo resutado, só tem que saber dosar os Ganho.



Ok, irei tentar isso também.

MaTuX
Veterano
# dez/09 · Editado por: MaTuX
· votar


[EQ: Low Cut: Flat; Low Gain: 10 dB; Lo-Mid f: 250 Hz; Lo-Mid Q: 1; Lo-Mid G: +1 dB; Hi-Mid f: 10.0 kHz; Hi-Mid Q: 2; Hi-Mid G: +20 dB; High Gain: -20 dB; High Cut: Flat; Level: 0 dB]

Cara eu ja mexi em muitas GT's da Boss (3, 5, 6, 8, menos a 10),mas em todas eu soh consigo um Som legal através do EQ.
e esse seu EQ ai eh onde mora todo o problema
com o Hi-Mid f em 10.0 kHz é CLARO q seu soh vai ser abelhudo, sem falar q mais a frente no High Gain vc corta todo agudo novamente -20 dB, ou seja, num fez nada.
outra coisa nem sempre Grave é sinônimo de Peso.

vamos la:

Naum importa muito o Preamp q vc usa, apenas procure um preamp com o som definido e com Ganho q te agrade, e faça a Seguinte configuração no Seu EQ (depois vc vai mundando ate achar o ponto, vou te passar mais pra vc aprender msm), outra, verifique se na cadeia de efeitos o EQ estah DEPOIS do PREAMP e do OD/DS:

[EQ: Low Cut: Flat; Low Gain: +5 dB; Lo-Mid f: 2.00 kHz; Lo-Mid Q: 2; Lo-Mid G: +8 dB; Hi-Mid f: 2.50 kHz; Hi-Mid Q: 2; Hi-Mid G: +7 dB; High Gain: -2 dB; High Cut: Flat; Level: 0 dB]

Depois de feito isso faça alterações aos poucos nas frequencias ate achar q estah no ponto

EDIT: Deixe o Output em Line/PA, e verifique o som, tanto em Linha, quanto no Amp, pra ver onde fica melhor

espero ter a ajudado

vlw

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


MaTuX

vlw amigo irei tentar isso.

allguitar
Veterano
# dez/09
· votar


Com certeza dá pra tirar sons fantásticos. E digo mais, não precisa ser necessariamente uma gt-10 pra tirar sons legais, lembro-me que vi um vídeo do gustavo guerra tocando com uma zoom 505 e o cara simplesmente tirou um timbre foda. É claro que tudo depende da regulagem e demais equipamentos, como amp e guitar.
Valew

gordonbay
Veterano
# dez/09 · Editado por: gordonbay
· votar


allguitar

eu recorri ao forum pq na minha zoom g1 com alguns ajustes ja conseguia timbre que até o satan duvida, mas na gt-10 após duas semanas e meia fuçando ainda não consegui um som pesado e definido.

felipervilha
Veterano
# dez/09
· votar


gordonbay
eu recorri ao forum pq na minha zoom g1 com alguns ajustes ja conseguia timbre que até o satan duvida, mas na gt-10 após duas semanas e meia fuçando ainda não consegui um som pesado e definido.


É isso costuma acontecer com todos, demorou um pouco para min conseguir uma distorção um pouquinho melhor que a que eu tirava no V-amp II , tbm neah, com tantos parâmetros acaba ficando mais dificil, mais é só fuçar que vc chega la.

gordonbay
Veterano
# dez/09
· votar


Testei em ksa o que vocês disseram e:

felipervilha


Po Cara, o Nome ja diz né, CLEAN Acho que vc ta errando no pre amp.
Eu tenho uma GT-10 e posso garantir que vc pode tirar diversos tipos de distorção, é só fuçar.
No meu caso eu uso apênas a distorção do pre amp, Mais se bem regulado os dois juntos dão um otimo resutado, só tem que saber dosar os Ganho.


- Cara alterei de clean twin pra outros como crunch e até amp bem distorcido e a única diferença que notei foi da abelhudez, meu som ficou menos definido.

Vitin

Cara, tenta configura o preamp da gt como dual mono... coloque duas simulações de amp no mesmo patch, isso dá mais peso e definição pro som (Marshall Scoop, Mesa BG Drive). Tenta usar o OD/DS Loud.
Valeu!


- Essa dica foi muito boa, consegui melhora significante ao configurar a gt-10 para utilizar dois pré amps. O som ficou mais encorpado, creio que esse seja o caminho que eu deva seguir. Só estudar um pouco pra saber qual dupla utilizar.

gege_correa

Tenta usar algum preamp tipo Mesa Boogie, com pouco ganho (tipo no 10 ou 20), coloque junto uma simulação do tube screamer, ganho entre 0 e 10, level pra cima de 70... Eu tenho uma GT8 não GT10, talvez os parametros sejam outros... Se for ligar direto no input do ampli, deixe o output da GT no JC120 (é a que funciona melhor para mim)... se ligar no input do ampli, verifique também a equalização do mesmo, no meu (tenho um fender 70W) coloco mais grave e médio (tipo no 8) e os agudos no 5... Se sentir falta de graves/médios ou agudos, ative o EQ da pedaleira também... Acho que é isso, abraço...

-Boa dica, estou configurando isso, ganhei mais peso só que o som ainda está mal definido.

MaTuX

Naum importa muito o Preamp q vc usa, apenas procure um preamp com o som definido e com Ganho q te agrade, e faça a Seguinte configuração no Seu EQ (depois vc vai mundando ate achar o ponto, vou te passar mais pra vc aprender msm), outra, verifique se na cadeia de efeitos o EQ estah DEPOIS do PREAMP e do OD/DS:

[EQ: Low Cut: Flat; Low Gain: +5 dB; Lo-Mid f: 2.00 kHz; Lo-Mid Q: 2; Lo-Mid G: +8 dB; Hi-Mid f: 2.50 kHz; Hi-Mid Q: 2; Hi-Mid G: +7 dB; High Gain: -2 dB; High Cut: Flat; Level: 0 dB]


- De cara quando alterei vi o aumento agressivo de agudos, coloquei o hi-gain G em +1 e diminui bem pouco os médios/agudos. Ajudou mt meu som esta bem equilibrado nessa área vlw.


Notei que estou sofrendo muito de acomodação auditiva como está descrito no artido "Como tirar o melhor de sua pedaleira" porém meu som está muito longe do que eu quero. O peso e a EQ estão legais mas o som apesar de limpo (sem ruídos) está abelhudo, não está uma distorção sólida e definida. Tipo ao fazer um power acorde o som sai com um bom peso, mas ao fazer um aberto sai um monte de coisas menos uma nota (eu sei que isso é "normal" da distorção mas a definição do som está muito pior do que era na minha G1).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som esmagador com a Boss Gt-10, é possível?