Dúvida em Fonte Regulada

    Autor Mensagem
    JC_Junior
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: JC_Junior


    olá galera, gostaria de esclarecer uma dúvida aqui com os mais experientes que eu em eletrônica.

    Vamos lá.

    Eu possuia uma fonte de 18V não regulada e fiz um circuito regulador pra ela utilizando um C.I regulador 7808, dois zeners de 4,7V e um diodo, totalizando os 18V regulados necessários.

    Na medição com um multímetro, verifico que a tensão na saída da fonte fica em 18,05V com oscilação entre 18,04 e 18,06V. E gostaria de saber dos mais experientes em eletrônica. Essa oscilação é normal e caso eu utilize em algum pedal poderia danificá-lo? No meu caso utilizaria somente num Crybaby Slash de 18V.



    Muito obrigado adiantado para quem puder ajudar.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    se voce tem 18 v nao regulados e usa um circuito pra regular 18 v entao voce estabilizou muito pouco ou quase nada. Precisa ter alguns volts a mais pra ter como o estabilizador cortar.
    Ainda que a fonte venha especificada 18 v DC nao regulados ela devera apresentar no multimetro um valor de pelo menos uns 21 v ou mais que seriam os picos da leitura.
    pra estabilizar legal 18 v precisa de pelo menos uns 24 v . Geralmente fica paradinha, nao oscila a leitura.

    JC_Junior
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    macaco veio


    Na leitura do multímetro dava 22, 23V. O regulador que eu utilizei foi o 7808 que estabiliza em 8V, usei os zeners e o diodo no terra do regulador para obter os 18V necessários.

    Mesmo sendo uma oscilação de 10mV, não apresentaria essa oscilação?

    macaco veio
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    seu estabilizador a meu ver ficou um pouco anti-economico (dois zenner, diodo e um chip), eu teria usado um zenner de 18v, um resitor e um transistor. Bom o circuito e' seu e funciona.
    Tente fazer um teste retirando um zenner fazendo um estabilizador de uns 14v. Vai haver um corte bem maior, Dai mede a tensao e veja se ha oscilacao. Se nao houver e' sinal que a tensao de 22,23 esta pouca pra 18v.
    Esta oscilacao e' pequena mas pode gerar um indesejado ruido Hummm dependendo do tipo de circuito que for alimentar mas nao acredito que cause danos a circuito nenhum, e' muito pouco.

    JC_Junior
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: JC_Junior
    · votar


    macaco veio

    seu estabilizador a meu ver ficou um pouco anti-economico (dois zenner, diodo e um chip), eu teria usado um zenner de 18v, um resitor e um transistor. Bom o circuito e' seu e funciona.


    Entendido, eu utilizei os componentes que eu consegui encontrar, dei preferência ao C.I porque ao meu ver ele nivela melhor a tensão e também possui uma maior precisão .


    Tente fazer um teste retirando um zenner fazendo um estabilizador de uns 14v. Vai haver um corte bem maior, Dai mede a tensao e veja se ha oscilacao. Se nao houver e' sinal que a tensao de 22,23 esta pouca pra 18v.


    Esse teste sem os zeners eu ja fiz, a oscilação continuava e depois fiz um teste na minha fonte da landscape e verifiquei que apresentava essa pequena oscilação, então, também creio que não venha a danificar o pedal.


    Esta oscilacao e' pequena mas pode gerar um indesejado ruido Hummm dependendo do tipo de circuito que for alimentar mas nao acredito que cause danos a circuito nenhum, e' muito pouco.

    a fonte vai alimetar um único pedal de wah, eu ja havia testado uma vez com o pedal e não tinha ruído nenhum.


    Muito Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em Fonte Regulada