Sobre True Bypass, Buffers e Cabos (é grande!)

Autor Mensagem
Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Pô Boss é mais popular que garfo e faca...
A última coisa que eu vou querer ter no meu set é um BOSS
Mais antes eu faço um buffer caseiro do que usar os buffer mal projetado deles

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Cara não pira... Não seja um Boss hater... Pode ser até pior que nós imaginamos, mas funciona para muita gente, e vai funcionar para te dar uma ideia da diferença... Pare de pensar como engenheiro, isso não se aplica a música...

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Eu já peguei vários Boss pra concertar lembra?
Cara, eu comparei o buffer do Boss com o meu e não gostei nada.
Já testei Boss antes no pedalboard do meu professor, que perdeu todo o agudo da Fender edição de aniversário dele de tanto BOSS, estraguei a alegria dele fazendo ele perceber que perdia agudos de tanto buffer BOSS no sinal dele, ele tá querendo vender os pedais hahaha
Se tem uma coisa que eu aprendi na engenharia é que teoria e prática são convincentes, se não for, a teoria está errada.

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


Paludo756

Não sou fã dos drives, mas uso 2 delays, tremolo e flanger da Boss. Tenho um buffer antes e não perco nada de agudos. Só coloquei um trimpot no tremolo pra ajustar a saída que perdia volume, de resto não tenho problemas. Preconceito sem sentido isso.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Não, não é tão sem sentido... A Boss não é a coca toda, quando comparado a um buffer dedicado BOM, com chip BOM e componentes de precisão, mas estamos falando de um buffer que custaria muitos dinheiros... Pelo preço que se paga, a Boss é um bom equipamento, e é um equipo que está no set de muito cara famoso... Ou seja, faz o serviço!
Indiferente a isso, nosso amigo ainda está pensando dentro da caixa e sendo um Boss hater...

O princípio de funcionamento da guitarra é tecnologia do primeiro quarto do século passado, e ainda não segue as "regras". Obviamente é algo que não se aprende na escola de engenharia... Como não se aprende sobre muita coisa, mas isso não vem ao caso...

Os agudos onipresentes reclamados, são na real uma falta de graves causada pela captação vintage - a indutância da bobina com a entrada de alta impedância do amp. Colocou o buffer na cadeia acabaram as perdas de grave e acabou com o barato do som estalado...

Acredito que podes levar seu buffer, pro professor testar e vai dar na mesma. Ainda assim, comparar as perdas de sinal numa cadeia de Xm contra X/2m, é questionável...

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Ismah
Pelo preço que se paga, a Boss é um bom equipamento, e é um equipo que está no set de muito cara famoso...
Dois poréns
1. Pelo preço que se paga lá fora, porque aqui no Brasil é muito dinheiro pelo que você terá em mãos, componentes china, feito na china, mal montado, mal soldado, é a marca que mais dá manutenção de pedal, o preço é alto, mas a marca também gasta uma facada com endorsers, o que remete ao segundo porém.
2. Muito famoso usa sim, com aquela mudança marota no circuito. Similar ao caso do famoso que é endorcer de uma guitarra X mas a dele tem captação e toda parte elétrica modificada para si. Essa historinha de que 'famoso usa é bom' é a história mais mal contada do universo.

Iversonfr
Preconceito sem sentido isso.
Não acho sem sentido, seria sem sentido se eu não tivesse testado um punhado de pedais da Boss, alguns inclusive em casa, com meu set, como Super Overdrive, Reverb, Equalizer. Se não tivesse testado em loja um pedalboard com 15 pedais da Boss, e depois comparando com pedais da Fulltone, Wampler, Zvex, Xotic, e saindo da loja com a convicção do que é pedal bom, e o que é pedal mediano. Se não tivesse ficado saturado de ouvir banda usando MetalZone e MegaDistortion me deixando com dor de cabeça. Se não me aparecessem toda semana, 2 a 3 pedais da Boss estragados pra mim arrumar. Se o meu professor de guitarra não tivesse me falado que muitos dos pedais da Boss dele parecem não terem o mesmo resultado do que ele viu em review do YouTube. Tenho muitos motivos parça.
Eu optei por não utilizar pedais desta marca, se isso te dói, me endorse que eu uso, e você talvez fique mais feliz :)

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


Paludo756
Eu optei por não utilizar pedais desta marca, se isso te dói, me endorse que eu uso, e você talvez fique mais feliz :)

Rapaz vc usa o que achar melhor. Não gosto dos drives como comentei, pra isso uso Fulltone, Xotic, Paul Cochrane e Mesa. Porém já testei vários delays por exemplo e não vi motivo pra trocar um dd7. Também uso o flanger que cumpre o que se propõe e um tremolo, mas não fico triste se vc não usar não, fica sussa :)

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Iversonfr
Show de bola.
O dd7 da Boss e o ge7 são até pedais que despertam meu interesse.
qualquer hora eu posso dar uma chance pra eles.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Paludo756

Tua conta não bate porque todos os citados são igualmente ou mais caros que os Boss. :P

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Ismah
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso lembra um conhecido meu
Reclamando que pedal bom é carro
Falei ironicamente
É assim com carro, casa, tv, computador, celular...

SkyHawk
Membro
# set/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Uso 2 fuzz true-bypass no início da cadeia de sinal pois reagem melhor assim ao pot de volume da guitarra. Para colocar o wha depois do fuzz preciso de um buffer entre eles e ficou perfeito com um Super Overdrive da Boss ali.

Não tenho qualquer preconceito com pedais Boss, tenho alguns pedais caros de boutique, alguns hand made muito bons, 2 home made (eu mesmo faço minhas brincadeiras DIY) e alguns Boss, não tenho nada a reclamar do meu pedalboard.

Quanto a buffers o negócio é conhecer seu setup e saber onde eles podem ser colocados para ajudar. No meu caso foi fundamental um buffer entre o fuzz e wha, um outro logo após o retorno do pedal de loop true bypass que manda o sinal para a parte digital do setup (iPad rodando Bias FX) ou passa direto para frente, e um terceiro no final (fora esses tem mais uns 2 pedais Boss espalhados pelo set, nunca deixo mais de 3 true bypass sem um Boss depois). Para terminar ainda uso um DI com ground lift e phase inverter antes dos 2 Amps.

Ou seja, sem regra e sim busca da finalidade certa para cada componente do setup. Quanto a true bypass, na minha humilde opinião, ter tudo true bypass é a maior roubada em rigs médios para grande. Se usa uns 2 ou 3 pedais ok, mas num setup de lunático como o meu é impossível.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


SkyHawk, Ismah, Iversonfr
Se me permitirem fazer uma pergunta, gostaria de saber a opinião de vocês, que consideram os pedais da Boss como bons Buffers.
Meu set é pequeno, 6 pedais, sendo o último um buffer.
Meu setup não inclui um noise gate, mas tenho pensado em adquirir um, para evitar os chiadinhos que ainda ficam no show, mesmo com a guitarra com o volume no mínimo, logo pensei no MXR Noise Gate.
Porééééééém...
Vide a colocação do Ismah, não sei se foi neste tópico ou nas outras dezenas de tópicos... enfim.
Um noise supressor da Boss serviria como um 2 em 1: Evita aquele barulinho que fica na linha e serve como um buffer na entrada do pedalboard, enviando um sinal de baixa impedância para o primeiro pedal do pedalboard e ajudando na luta contra a perda de sinal por impedância do cabo?
Comentem!
Grato!

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/17
· votar


Paludo756
Eu curto hi gain, pra mim um gate já fez o serviço, leve em consideração que noise supressor costuma matar uma parte do timbre. No teu caso, como fica o som quando vc fecha o volume da guitarra? É assim que vai ficar com gate, e não mata timbre nenhum. Sobre a necessidade ou não de buffer... Liga a guita sem pedal direto o amp e compara com o set plugado, a partir disso saberá se precisa ou não de buffer. Muitas vezes um pedal que não é TBP já faz bem o serviço em sets com poucos pedais. Experimente diferentes posições/sequências dos pedais que vc já tem.

SkyHawk
Membro
# set/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Paludo756
Isso mesmo, um noise supressor boss no início faria também a função de buffer de entrada sendo uma boa pedida. Gates e Supressors tem utilizade mas sempre tendem a comer algo do som puro, eu uso com a mínima regulagem possível. Importante destacar, que mesmo com o pedal em off o buffer continua funcionando.

Quanto ao buffer dos pedais Boss ser bom não tenho competência para análisar, só posso dizer que uso alguns pedais Boss, que gosto dos que tenho, e funcionam bem como buffers no meu setup.

Meu rig full é um exagero, montei mais por hobby, pesquisa e aprendizado do que por funcionalidade. Pesquiso muito pedalboards hibridos com uso de simuladores e como integrar com pedais de verdade e amps valvulados e SS. Nessa linha descobri que preciso de buffers, pré-amps e acopladores de impedância para chegar ao resultado que desejava.

Por outro lado meu set é modular e quando vou tocar com amigos levo um board pequeno e algumas vezes apenas 1 ou 2 pedais alimentados por bateria de 9v ! Já tirei muito som bom só com um SD-1 e um amp bacana.

Existem vários caminhos na busca do seu timbre, outro exemplo é um multiefeito pequeno no final do set, também funciona como buffer/DI. Já usei um iPad com inteface IRig HD e Bias FX saindo para uma G1on (só para acomplar impedância) e da G1on direto para a cara do amp e ficou bem bom. Com o iPad sozinho direto no amp já tive problemas pois em alguns amps ficou bom e em outros não. Quanto a isso não tenho conhecimento para explicar tecnicamente o porque, mas acredito que seja a impedância de saída do dispositivo IOS.

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


Paludo756

Sinto muito mas dessa vez vou te decepcionar duplamente rs. Primeiro pq não acho o buffer dos Boss bons, tanto que tenho 2 buffers específicos sendo um handmade e outro que adquiri bem recentemente da Mooer que me deixou pra lá de satisfeito. E em segundo é porque prefiro mil vezes o noise supressor da ISP, é outro nível. Então minhas sugestões seriam justamente um buffer dedicado sendo que recentemente pesquisei e acabei escolhendo o Micro Buffer pelo custo benefício, e um ISP G-String II como supressor. Se não for possível, o Ns2 te ajuda sim porém se puder fazer um esforço e pegar o ISP, realmente vale e é bem superior.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Paludo756

Gate sempre tira um pouco do tchan inicial. Não sei se pra tua aplicação vai dar diferença mas...

Paludo756
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Paludo756
· votar


Iversonfr
Pois então, eu tenho um pé atras com a Boss exatamente por esta questão do buffer duvidoso nos pedais. Acho que seguirei mais ou menos por este caminho que propusestes, as vezes em vez de pensar em custo benefício, eu costumo pensar: Vale a pena esperar mais um pouco e pegar algo para a vida toda.
Me cncontrei com um buffer dedicado no youtube, e no setup do cara funcionada muito bem, no Mercado Livre está beirando os R$ 500,00.
"Pedal Buffer Concord Emerson Custom". Alguém conhece? É bom?

Ismah
Só testando pra saber :/

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


Paludo756
Pedal Buffer Concord Emerson Custom

Eu quaaaase peguei esse, só vi gente falando bem la fora. Se bem que essa marca dispensa comentários, não iriam fazer coisa ruim. Tem no ML por R$350 usadinho. Porém o que foi crucial para eu escolher o Mooer é que eu sentia perda de volume também, então o Mooer tendo um knob de boost matou a pau a versatilidade que eu queria. Ele é um pedal relativamente recente, antes disso o único que tinha assim era da Empress, mas ainda não estou no pique de pagar tanto num buffer rs.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Iversonfr
Exato! Comigo ainda tem mais um detalhe, somos em dois guitarristas na banda, que tem a mesma aparição digamos assim, como um Judas Priest atualmente. Como o meu parceiro de guita não tem buffer ainda, eu vou esperar até ele ter grana pra investir, aí compramos junto, porque fica chato uma guitarra mandando mais som que a outra ao vivo, tá ligado?

macaco veio
Veterano
# set/17
· votar


Vou deixar aqui uma explicação sobre buffer.
Primeiro em eletronica existe o fator americano KISS (keep it simple stupid) que quer dizer mantenha isso simples o burro. Em eletronica quanto mais componentes se tem num circuito mais se altera o sinal que vai passar nele, assim quanto menos componentes tiver melhor para não estragar o sinal.
Um buffer é um pre amplificador com ganho 1 ou seja, o sinal entra com um volume e sai o mesmo volume, não interessa a impedância, um corretor de impedância é outro circuito, mas dependendo de configuração usada num buffer ele pode atuar como corretor ou adaptador de impedância (corretor ou adaptador é questão de nome). A boss usa um buffer feito com um único transistor e tres resistores para polarizar o transistor, mais simples que isso impossivel, mas o que que estraga o buffer da boss (e todos os outros buffers)? Os capacitores, um na entrada e um na saida para barrar a tensão continua DC que faz funcionar o transistor, não interessa qual o tipo de capacitor (ceramico, poliester etc) todos eles apresentam resistência que tende a diminuir o sinal. O transistor faz bem a sua função e praticamente não atrapalha em nada o sinal passar por ele, claro que enquanto mais transistor tiver num buffer vai aumentando um pouco esse mínimo atrapalhamento. Cada pedal boss tem dois buffers, um na entrada e um na saida, alem disso a boss ainda usa dois resistores de 1K (um na entrada e um na saida) que não vou explicar a razão pra não encher muito o saco porque é grande (e muitos circuitos de pedais não usam porque não sabem que é necessário). Desse modo, usar um pedal boss não vai mudar praticamente em nada, mas põe 6 pedais conectados que serão 12 buffers e 24 capacitores alem de 24k ohms de resistencia na frente do sinal, claro que o sinal clean nunca vai ter o mesmo ganho.
Assim não existe problema nenhum com circuito de buffer usado na boss, é melhor que todos os outros porque só tem um transistor, o problema é a quantidade deles. Só que tem mais um problema que os engenheiros da boss tem tentado evitar, alguns pedais mais antigos (CE2 por exemplo) eles alteravam o sinal clean pra melhorar o efeito e depois tentavam consertar o sinal clean antes da saida e isso coloria o som clean, pararam com isso. Agora se o sujeito compra um pedal com o titulo de Buffer que tem até botão pra controlar o ganho! vai me desculpar mas parece aquela piada de vendedor: Ah meu amigo! voce não quer um prego, voce quer é uma alfinete.

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


macaco veio
Agora se o sujeito compra um pedal com o titulo de Buffer que tem até botão pra controlar o ganho!

Esse buffer com a proposta de ser também um clean boost zerou o problema que eu tinha com os pedais do loop no método dos 4 cabos. Tenho 3 pedais da Boss e um Whammy no loop, e a diferença foi brutal da água pro vinho. Dizer que tá tudo errado acho estranho. A parte técnica que vc discorreu não entendo nada. Só consigo pesquisar um pouco no google, compro, testo e decido com meus ouvidos se fucionou ou não. Nesse caso foi 100% de aproveitamento rs, não tiro mais esse pedalzinho de lá. Abs!

macaco veio
Veterano
# set/17
· votar


Que ótimo que resolveu o seu problema, só que voce não comprou um buffer, voce comprou um pre-amplificador, e pre amplificando é uma comparação covarde.
Primeiro pq não acho o buffer dos Boss bons
Pois é como voce mesmo disse que não entende nada que eu descrevi, então é justamente achismo seu, por que são bons sim.

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


macaco veio

Entendi. Eu tenho um buffer handmade que chama Caverna buffer. Tava resolvendo meu problema também mas menos pq não ajeitava o volume. Meu primeiro pedal da linha é um TU2 que pelo que pesquisei tem buffer, mas não percebo diferença nenhuma quando tiro e coloco ele, porque isso? O pedal handmade que tenho seria um buffer mesmo ou pre amplificador também? Não to entendendo mais nada rsrs

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Eu acabei gostando de pedais bypass e deixei de comprar alguns por serem true bypass.. Justamente pra não ter problema com peda de sinal da soma de cabos, e o bypass não deixa isso acontecer.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


macaco veio
Um buffer é um pre amplificador com ganho 1 ou seja, o sinal entra com um volume e sai o mesmo volume
Essa historinha de Buffer ter ganho 1 é naquele mundo mágico onde LED não consome tensão, onde transistores e diodos não tem queda de tensão, onde tiristores com angulo de disparo de 180 graus tem tensão zero, conhece esse mundo? Então, o Buffer com Ganho 1 é só parte desse mundo da fantasia ok?
O buffer é um Amplificador de Coletor Comum (ou seguidor de emissor), onde é colocado um curto circuito no Coletor, para tornar o ganho de tensão igual a 1 (na teoria) e reforçar a corrente no circuito, e "corrigir" a impedância.
(Odeio quando começam a ser técnicos demais e largar fórmulas aqui como se fossemos grandes gênios da matemática e fossemos puxar uma folha de cálculo quando vemos estas expressões, então para os curiosos, usem o Google.)
Desse modo, usar um pedal boss não vai mudar praticamente em nada, mas põe 6 pedais conectados que serão 12 buffers e 24 capacitores alem de 24k ohms de resistencia na frente do sinal, claro que o sinal clean nunca vai ter o mesmo ganho.
E é por isso que quando eu falo que quando a pessoa liga mais de três pedais da Boss em série, pelo menos, começa a ter uma perda considerável de sinal. Mas naaaaaaaaaaaaaaaaaah, não pode falar mal da BOSS, mimimimi.
Pois é como voce mesmo disse que não entende nada que eu descrevi, então é justamente achismo seu, por que são bons sim.
Aqui eu preciso esclarecer uma coisa pra ti meu velho, você pode ficar chocado, alerta de decepção!



Eu avisei em cara!



Pedais da Boss tem componentes baratos (ou de última linha, como preferir), não tem como um buffer ser bom com o CI mais barato do mercado, resistores mais baratos do mercado, capacitores mais baratos do mercado.
Logo, de todos os buffers para guitarra, os da BOSS são um dos piores.

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Bom eu só uso um pedal boss bypass então to traquilo..

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Bom eu só uso um pedal boss bypass então to traquilo..

macaco veio
Veterano
# set/17
· votar


O pedal handmade que tenho seria um buffer mesmo ou pre amplificador também?
voce pode saber fazendo o teste, ligue apenas o pedal sozinho com os cabos mais curtos que tiver, sendo true by pass ou não quando estiver na posição clean o volume do sinal deve ser o mesmo igual ao volume com o cabo plugado direto no ampli sem o pedal. Se ouver alguma alteração o fabricante do pedal esta enganando o usuario porque sabe que dando uma leve amplificação no sinal (já não está mais em função de buffer e sim de pre-ampli) vai dar uma melhorada (ou uma impressionada) na sonoridade.

Pedais da Boss tem componentes baratos (ou de última linha, como preferir), não tem como um buffer ser bom com o CI mais barato do mercado, resistores mais baratos do mercado, capacitores mais baratos do mercado.
Logo, de todos os buffers para guitarra, os da BOSS são um dos piores.


Não é bem assim não, primeiro qualquer buffer feito com CI será pior do que um feito apenas com um transistor porque um CI tem no mínimo 16 transistores dentro. Segundo, voce está enganado, os componentes da boss não são os piores não, tem muito handmade com componentes muito piores comprados na Tayda (aqueles sim são ruins). Alguns componentes da boss, ou são feitos pela Roland, ou a Roland encomenda só para ela. Os capacitores de poliester por exemplo só são feito pra eles, voce não acha igual em nenhum produto de outra marca e nem pra vender em lugar algum que eu saiba (se souber me avise que eu compro) porque são bons. Voce já notou a espessura do plástico e do metal do jack deles? é imbativel, dura uns 50, anos, não existe igual pra vender. Os resistores deles são do modelo antigo onde as pernas do componente é de cobre, todos os novos resistores vem com as pernas de conecção feitas de ferro porque o cobre está acabando na natureza, estes novos com 5 anos ta tudo enferrujado (claro que estou falando dos que ainda não são SMD). Eu até concordo que eles pioraram um pouco em outros aspectos mas ainda são muito melhores que muitos outros. Eu conserto pedal desde o tempo que ainda não existia a Roland, quando invetaram a internet e já tinha a maioria dos esquemas da boss pois eu abria e copiava os circuitos desde o inicio dos anos 70. Mas claro que existe alguns pedais muito bons e melhores que boss por ai, chineses eu duvido.

macaco veio
Veterano
# set/17 · Editado por: macaco veio
· votar


Apenas completando o que eu esqueci de ti dizer, os jacks da boss alem de grosso o plástico é de alto impacto (o que torna o item mais caro), pode esquentar o contato de metal na hora de soldar que o plástico não derrete (simplesmente não existe outros jacks assim), e o contato de metal é de uma liga metálica chamada de metalão (pelos vendedores de metal) não enferruja, todos os outros são de lata safada. Vai aprendendo ai.

Paludo756
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Paludo756
· votar


Nossa cara, se você acha os Boss com boa qualidade pelos componentes eu tenho medo dos pedais que você está comparando à eles.
Sobre os capacitores que falou, eu tenho aqui no estoque de componentes, e eles não tem nada de especial.
São Behringer? Danelectro? Wallman? Joyo?
E cara, defender a Boss em questão de durabilidade é um tiro no pé kkkk.
O que tem de Boss estragado por aí é coisa de louco cara, não faz isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre True Bypass, Buffers e Cabos (é grande!)