Sobre modificações em pedais

Autor Mensagem
El Musicista
Veterano
# out/09


Bom dia galera!!!

Mandei meu wah wah cry baby GCB-95 p/ a EFX para que fôssem realizadas as seguintes mod's:

- True bypass;
- Chave voice (Crybaby/Vox);
- Modificações no circuito, proporcionando maior presença, melhor resposta aos graves, otimização do curso do potenciômetro e melhor mid range.

O pedal chegou hoje em minha casa, dentro do prazo estipulado pelo Eugenio. Estou no trabalho, mas ansioso por testá-lo quando chegar =)

E vocês? Têm pedais modificados? A diferença é tremenda ou sutil em comparação com os originais? O que vocês acham?

xcidoxx
Veterano
# out/09
· votar


Eu To afim de vazer essa mod no meu cry baby tbm...acho q deve ficar muito melhor...poste sampler para nos ouvirmos.....

El Musicista
Veterano
# out/09
· votar


Pretendo postar sim alguma coisinha, só p/ galera ter uma base de como pode vir a ficar o pedal, mas o f*** é que gravar o som diretão no PC fica uma porcaria, mas tentarei fazer o possível.

Soul Wyx
Veterano
# out/09
· votar


El Musicista
Posta alguma coisa ai.
To pensando em levar o meu depois que comprar!
:D

El Musicista
Veterano
# out/09
· votar


Soul Wyx

Agora tô no trampo patrão. Quando eu chegar em casa, eu dou um jeito de plugar p/ gravar um sonzinho =)

Gambá do Rock
Veterano
# nov/09
· votar


El Musicista

Eu fiz a MOD para truebypass de um GCB-95 ontem, em casa, vendo filme com minha esposa... rsrsrsr

A diferença nesse pedal é bem audível e faz diferença sim.

Só o fato de colocar o TBP já altera um pouco o som do pedal. Sem contar com a boa que é o pedal não sugar boa parte do sinal e dar variações bruscas de volume quando ligado/desligado.

Depois fareu outras MODs nele, em casa mesmo, vendo algum outro filme... rsrsrrrsrsrs.

vou colocá-lo mais vocálico e otimizar a tonalidade dele... e claro, tirar um pouco da distorção do menino.


abraço brow,

Boa sorte com o novo som dos pedais.

Gambá

Jinkxs
Veterano
# nov/09
· votar


El Musicista

Pô cara.... abri um tópico dia 25 com esse mesmo assunto, você podia ter postado lá, assim não ficava com tópico repetido....

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/221619/

Vou ver se algum moderador pode juntar os 2 tópicos.

Da prox. vez usa a busca.

Jinkxs
Veterano
# dez/09
· votar


El Musicista

Opa, tô postando pra da um up aqui nessa discussão e pedir minha desculpas....

A alguns dias, pedi pra moderação juntar 2 tópicos - este aqui, com outro que criei, inadequadamente por sinal (mas até então, não sabia disso), conforme o post acima. Mas a moderadora Rosie disse que não dá pra fazer isso, então ela fechou esse tópico e colocou um link pro meu.

Só que nem eu nem ela percebemos que esse tópico é mais antigo. Foi falha minha, mas eu usei a busca, e esse tópico não apareceu.... por isso criei o meu. Se tivesse aparecido eu postava aqui....

De qualquer forma, o erro foi meu e peço desculpas. Fechei o meu tópico e pedi para a moderação reabrir esse.

Espero não ter causado maiores problemas. Sinto muito.

Gambá do Rock
Veterano
# dez/09
· votar


Jinkxs

Bem brother, já que estamos todos aqui, sem ressentimentos pela falta de atenção, conte como fcou seu MOD.

Eu gostaria de saber se o efeito do pedal é audível em todo o curso do pedal com o wah clean, puro, apenas entre o amp e a guitarra.

é que depois da mod, parece que meu pedal perdeu curso... mas ainda não tenho certeza pois, se jogo uma distorção, fica na boa... mas se us clean, fica com esse "blind spot"

abraço,

Gambá

Jinkxs
Veterano
# dez/09
· votar


Gambá do Rock

Opa... sem ressentimentos.

Cara, ainda não levei o pedal, porque tava meio com o pé atrás se vale mesmo à pena.... mas vou mandar sim. Depois abro um tópico com o comparativo do pedal antes e depois da mod. pra ficar bem didático.

Com relação ao curso, acho que ele diminui um pouco pra evitar aquele agudo estridente que o GCB-95 tem. Mas o correto é você mandar um e-mail pro Eugênio e perguntar se é pra ser assim mesmo ou se tem algo errado.

quenaiplei
Veterano
# jan/10
· votar


Sobre o investimento em pedais modificáveis, vale a pena pegar um razoável com carcaça boa (tipo os da Onerr e Groovin) e modificar.

Tenho um Tungsten e gostaria de melhorar o som dele em vez de comprar outro pedal.

Alguém teve esta experiência? Valeu a pena?

El Musicista
Veterano
# jan/11 · Editado por: El Musicista
· votar


Bom dia galera.

Mandei fazer a regulagem no meu Cry Baby CGB-95 com o Eugênio (aquelas mesmas que constam no site). Quando meu pedal voltou, tive alguns problemas com relação ao volume dele, pois, quando acionado, ficava muuuito alto. Encaminhei o pedal de volta e tive meu problema solucionado. Vale lembrar que no que diz respeito ao atendimento, desde os primeiros contatos até o recebimento do pedal em perfeito funcionamento, nota 10! Tive meus e-mails respondidos com muita rapidez e atenção. Isso é muito importante numa compra pela internet, transparece confiabilidade.

No geral, eu curti a modificação no pedal, eu só não gostei muito da "02ª opção" de timbre", que transforma o Cry Baby num Vox. Posso estar falando abobrinha também, pois, de fato, nunca testei um Vox, por essa razão, não vou me limitar a falar dessa mod, apenas não curti o timbre, uma questão pessoal apenas. Ou talvez porque o outro timbre seja tão "viciante" que não me deixa margem para que eu possa curti-lo =)

Logo, eu costumo usar o pedal na posição "cry baby" mesmo, que por sinal, acho muito bacana. Após a modificação, aquela variação entre o grave e o agudo do pedal ficou mais nítida (quem tem o cry baby não-modificado vai entender melhor o que eu estou querendo dizer). E, após eu ter recebido meu pedal de volta (após aquele "reparo") o volume dele ficou relativamente normal. Tocando sozinho, quando acionado, o volume aumenta o pouco (se for o caso, tiro no pedal de volume para compensar). Mas, quando você tá tocando com bateria, baixo e instrumental, essa diferença acaba "equilibrando" na verdade o som, uma vez que se não houvesse essa pequena "nuance" no volume, o som poderia "sumir", digamos assim, em meio à dinâmica musical do momento.

Tanto curti a modificação no pedal, que pedi um EFX Oh! Cee Dee! (clone do Fulltone OCD v3). Só posso dizer que esse pedal tem um senhor timbre! Eu curti muito mesmo!!! Na minha opinião, é um pedal muito versátil. Até aposentei meu V-amp e estou usando apenas o wah wah Cry Baby > Oh! Cee Dee! > volume GCB-90. Meu próximo passo será um chorus que vou encomendar com ele mesmo (clone do Boss CE-2).

Eu sempre tive receio de "acreditar", digamos assim, que um handmade pudesse cumprir seu papel com a mesma fidelidade de um pedal de marca, mas depois dessa aquisição (Oh!, Cee Dee!), como já disse anteriormente, vou encomendar um chorus, e montar meu set-up na base dos handmades.

P/ quem quiser conhecer a marca (EFX), confira o site abaixo. Lá inclusive tem alguns samples e vídeos p/ que vocês possam curtir o timbre de cada pedal.

http://www.efxpedais.com/

Não chega a ser um review, mas creio que possa ajudar muita gente que ainda está na dúvida com relação à modificação em seus pedais e/ou aquisição de handmades.

Abraços!!!

aleecaldeira
Veterano
# nov/13
· votar


Não achei outro tópico falando sobre uma "maluquice" parecida.
Sabem os "limites" para essas modificações?
Hoje fiquei me perguntando e decidi que faria se fosse possível, mas alguém sabe me dizer se há a possibilidade de colocar uma chave, alguma coisa, pra um phaser virar um auto Wah quando eu quisesse?

Obs.: Não planejo comprar um wah wah.

Ismah
Veterano
# nov/13
· votar


aleecaldeira

Não há limite. Eu to esperando vencer a garantia ou comprar um loop de X canais ao estilo Pedrone Pentaswitch., pra transformar meus em TBP - com os ruídos...

LeandroP
Moderador
# fev/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Tenho um pedal que gosto muito. Não sai do meu set. É o Hobbertt Simulamp.

Gostaria de fazer uma simples alteração, e conto com os esclarecimentos dos colegas.

Não se trata de uma opção com boost de volume, mas dois controles paralelos de volume.

No caso a minha ideia seria colocar uma chave pra alternar entre um potenciômetro de volume e outro a ser acrescentado, com as mesmas características. Um potenciômetro eu regulo com um volume e o outro com um volume diferente (mais ou menos, tanto faz), conforme a minha necessidade.

Essa chave seria como alternar entre um Volume A e Volume B.

Então repetindo, não se trata de um boost adicional, apenas uma opção a mais de volume sem interferir no timbre propriamente.

Meu custo seria um potenciômetro (preciso verificar suas características) e uma chave como a que o pedal tem (também preciso checar as características). Além da minha mão-de-obra pra fazer dois furos na carcaça do pedal e as ligações paralelas.

O que acham da ideia? Tem fundamento?

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


LeandroP

Ao meu ver não vale a pena a modificação, direta, mas dependendo de como tu usar o pedal substituindo o amp , fica inviável não fazer.

Enfim, se o volume só atuar como atenuador, parta de um line selector, que seleciona o loop A (pot do pedal) e o pot adicional.

MauricioBahia
Moderador
# fev/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeandroP

Se for útil pra você, sim, a ideia tem fundamento. :)

Não seria mais conveniente um pot push-pull? Assim, só precisaria substituir o existente e evitaria 2 furtos extras (chavinha e pot extra).

Flw

Ramsay
Veterano
# fev/16
· votar


LeandroP
Outra alternativa seria usar um pot. duplo com eixos concêntricos e independentes, como o do link abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723071253-potencimetro-concntri co-500ka-pre-contra-baixo-eixo-duplo-_JM

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


MauricioBahia
Ramsay

Pelo que entendi a ideia dele é alternar entre os volumes em real time. Como quem dá boost de volume com um outro pedal.

A ideia do pot duplo é muito boa. Não sabia que tinha desses por aqui. Ruim deve ser achar um de marca confiável.

LeandroP
Moderador
# fev/16
· votar


Ismah

Quando eu não levo meu ampli, evito também de levar um set pesado, por questões de transporte mesmo. A ideia é justamente pra essas situações.

MauricioBahia
Ramsay

É uma ótima ideia. Mas eu preciso encontrar o potenciômetro de mesmo valor e mesmo tipo de frequência. Se eu tiver essa sorte, farei dessa forma. Mas de qualquer maneira teria que fazer um furo pra chave que alterna entre volume A e B.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Porque precisa de um pot de mesmo valor? Se usa o volume aberto na metade de um pot B500K, seria o mesmo que usar um 250K todo aberto. E será mais vantagem, já que terá um controle mais fino (preciso) de volume.

LeandroP
Moderador
# fev/16
· votar


Ismah

Eu não tinha esse conhecimento. Bom saber pra ter opções. Na verdade ainda não abri o pedal pra pegar as especificações. Me referi às especificações originais por questão de segurança, e não bagunçar o esquema. Se for mesmo isso que você falou, é bem interessante. Valeu!

MauricioBahia
Moderador
# fev/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeandroP

O push-pull já não faria a função de alternar?

https://drive.google.com/file/d/0B80-Ond1gQ8BdG5hQl9HOFRIeDA/view?usp= docslist_api

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Não serviria Bahia, porque é frágil pra pisar. Precisa ser algum FOOTswitch.

LeandroP

Recebi uma foto explicando isso, espero encontrar.

rafael_cpu
Veterano
# fev/16
· votar


Ramsay
LeandroP
Outra alternativa seria usar um pot. duplo com eixos concêntricos e independentes, como o do link abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723071253-potencimetro-concntri co-500ka-pre-contra-baixo-eixo-duplo-_JM


Interessante... não conhecia esse sistema.
Valeu!

T+

MauricioBahia
Moderador
# fev/16
· votar


Ismah

Mas ele vai pisar no pot?

O.o

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


MauricioBahia

Se for um pot push-pull como que diabos ele vá alternar entre os dois volumes sem pisar? Só mesmo no modo Herbert Viana, mas acho "desnecessauro".

MauricioBahia
Moderador
# fev/16
· votar


Ismah

A parada não é pra pisar. Essa é a questão. É pra regular manualmente.

Valeu!

LeandroP
Moderador
# fev/16
· votar


Ismah

Não vou pisar no potenciômetro °;° Espero que não rsrsrs

O push-pull seria interessante se tivesse dois tambores independentes, pra que eu possa fixar um voluma A e um volume B. Sendo dois tambores no potenciômetro eu consigo fazer a modificação com menos um furo.

De qualquer forma, eu preciso de uma chave pra alternar entre A e B, e essa sim é pra pisar.

De tudo, o que eu mais precisava saber é se o meu conceito estava certo, e pelo o que eu entendi, sim.

quero só ver o valor do potenciômetro, e conforme for seguirei a sua ideia de mudar de 500k pra 250k (se for este mesmo o caso).

Ramsay
Veterano
# fev/16 · Editado por: Ramsay
· votar


LeandroP
Potenciômetros concêntricos, além do que eu apontei de 500K tem de outros valores:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723066485-potencimetro-concntri co-250ka-pre-contra-baixo-eixo-duplo-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722972616-potencimetro-concntri co-100kb-pre-contra-baixo-eixo-duplo-_JM

Acho que um esses valores deve cobrir o que vc precisa e o alto preço cobrado atesta a boa qualidade desses pots.
Um desses e mais uma chave 2PDT resolve o seu problema.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre modificações em pedais