Dicas para regular um pedal de Distorção/Drive v.1.0

    Autor Mensagem
    Soul Wyx
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Soul Wyx


    Bom, acho que após meu pedal de distorção chegar, tive muito tempo pra brincar. E agora acho que concluí o que já estava querendo escrever para todos.

    1º: Cada pedal tem uma característica, seja graves macios, médios cortantes, agudos limpos ou graves agressivos, médios gordos e agudos gritantes. É difícil você definir o pedal em si, mas não é difícil você reparar o que cada Knob modifica no timbre. No começo você pode até ficar meio perdido, mas é questão de tempo pra você regular direitinho.
    2º: Faça a mesma coisa que fez com seu pedal no amplificador, descubra o que cada Knob incrementa no som. Tanto no limpo como no drive.
    3º: Seu captador tem também uma característica, identifique!
    4º: Defina o som que você quer, por ex: Marshall -> Médios gordos e graves macios. Mas um timbre rasgado! Isso tudo é muito relativo, então aconselho a você avaliar.
    Agora vem a parte legal. Vou mostrar como regulei meu ShredMaster e vocês devem sacar logo de cara qual é a manha da regulagem.
    Eu pretendia 4 Timbres: Mesa Boogie Dual (Dave Grohl) Marshall JCM 800 (Slash) Plexi (Angus Young) e o timbre do Brian May, que não é possível dizer através de um amplificador.
    Vamos em ordem ( primeiro o Mesa). O primeiro passo era ajustar o amplificador. Taquei logo o Flat (Tudo no meio = 5), no limpo logo já vi que faltou Grave, sobrou médio e agudo. Médio e agudo => 4 Grave => 7 (Isso no amp)
    Liguei a distorção, vi que precisava de grave e agudo e também tinha muito médio gordo, tava embolando. Deixei o médio la embaixo, 7Horas e o Grave e Agudo 2h. (Isso no pedal)
    Pronto, tava aí um timbre bem parecido com o do Dave Grohl. Até agora vão falar, nada de interessante aqui.
    Vamos agora a parte que eu acho que muitos talvez nem tenham percebido ainda.
    O timbre do Slash é um timbre encorpado, mas não é embolado. É rico em médios e graves. A primeira coisa que eu saquei do pedal é que os médios eram médios gordos, mas não eram consistentes, eram frouxos, eram moles. Embolavam o som. Então eu não podia subir o médio do pedal, eu devia deixar ele la embaixo, mas eu tinha que ter médio(tentei subir, embolou e quando ia solar fica um som granulado e rachado!). Se quando eu subia o médio do amplificador o limpo ficava feio, e subir o médio do pedal embolava. Tava meio emparedado.
    A saída eram captadores com mais médios ou um equalizador? Pode ser que sim, mas descobri um jeito legal. Subi o amplificador para o médio no 5, o limpo não ficou tão feio. Mas ainda precisava de médio, subi de leve o grave, agudo e o médio do pedal. Não coloquei muito médio, assim não ficou aquele som frouxo, e o agudo em conjunto com o grave deram um suposto "médio".
    Agora sim estava eu em frente a um JCM 800, e com um Clean bem bonito!
    Não vou mencionar cada regulagem que fiz no pedal, mas aqui já da pra ter uma idéia, que o ideal de qualquer pedal antes de falar que ele não presta, é fuçar! Pode ser que a primeira aparência possa parecer granulado demais, ou abafado, ou abelhudo. Mas tudo não passa de aprender a mexer com o pedal em conjunto com o amplificador. Abraços e fica uma dica aqui!

    Editei algumas vezes, mas só erros. Valeus'

    alexdiffer
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pode postar sons neh pra ver se ficou mesmo parecido

    Soul Wyx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    alexdiffer
    A vei'
    De boa, tenho um mic de 4,99. Quer que eu grave assim mesmo?
    Perco muito tempo pra achar algo razoável. Ele ganha muito agudo e perde grave, fica estranhão.

    Soul Wyx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    É nínguem gostou muito...
    =(

    singmundfloyd
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    1) Qual é o teu AMP?

    2) Qual é a tua guitarra e captadores?

    StratoBlues
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Soul Wyx

    Nem é questão de gostar muito meu velho, é que o fórum de pedais, juntamente com o de amplificadores, é bem pacato. Poucos os freqüentam. Então é assim mesmo, poucas respostas. Se fosse um no de guitarra, mais especificamente sobre compras, já teriam 20 respostas (10 de opiniões 5 de mandar usar a busca 2 do texto do penta blues e 3 zuando).

    É uma boa iniciativa, mas dê mais ênfase em certas características como seu equipamento e é de suma importância um review sonoro, para comprovar suas teorias. Espero ter te ajudado.

    Abs

    trashit hc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Soul Wyx

    Pode ser que a primeira aparência possa parecer granulado demais,


    vc ou alguém pode me explicar esse lance do granulado?

    eu tenho um Dr.boogie da ESI e o Enjolras me falou isso sobre o Dr.boogie: O timbre do Dr. Boogie achei mais granulado, se é que me entende,, mais distorção mesmo. Eu gostei muito dele, é bem diferente do Prodrive.
    Do Prodrive é mais "macio" "orgânico" e tem menor ruído e claro.

    isso quer dizer que timbre ''granulado'', o som é mais sujo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para regular um pedal de Distorção/Drive v.1.0