quais desses pedais são verdadeiramente valvulados?

Autor Mensagem
trashit hc
Veterano
# ago/09


aew povo, eu li vários post, e opiniões sobre pedais serem valvulados ou não...

eu tenho muita vontade de pegar um pedal valvulado.
eu vi várias pessoas falando que alguns desses pedais que vou citar não são valvulados...

obs: não tenho como testar as latinhas, por isso ?

então eu vou citar alguns pedais para nós trocarmos algumas ideias, se é verdade, ou mentira.

1-v- twin: dizem que de valvulado ele não tem nada... é verdade?

2- vox bulldog: dizem que de valvulado ele não tem nada... é verdade? as valvulas são só de enfeite...

3- supercharger EFX (clone soladano gto): esse é valvulado?

4- demonizer: esse parece que realmente cumpre o prometido...
mais infelizmente foi descontinuado...
sobre o demonizer eu só escutei elogios aqui! o som dele me agradou muito!
se tivesse um handmade disposto a fazer esse pedal, eu tenho quase certeza que ele ia ganhar uma boa grana...

é isso galera.

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
O que tu chama de ser verdadeiramente valvulado? Só possuir válvulas, sem nenhum transistor? Se for assim, acho que o único é o Soldano Supercharger.

trashit hc
Veterano
# ago/09
· votar


Van_Lorien

eu não sou um expert em valvulas, e etc...

vc mesmo falou aqui que o v-twin não é valvulado.

vc pode me explicar melhor porque alguns desse pedais não são valvulados?

valeu.

alexdiffer
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
Claro que o V-Twin é valvulado....

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
Eu disse isso nesse "conceito" que eu falei. Acho que o único que não tem nenhum transitor ou CI é o Supercharger, os outros possuem alguma parafaernália dessas. Mas todos são valvulados. Se até uma pedaleira como as Vox Tonelab e a Zoom G7 e G9 podem ser vlavuladas, por que um pedal não?

edalko
Veterano
# ago/09
· votar


Todos são valvulados, mas a grande pergunta é: o que as valvulas fazem nesses pedais???

Segundo já li, teve um pessoal que esmiuçou o Doctor Drive (copia do V-twin) e aprovaram o circuito, dizendo que as valvulas ali realmente influenciam no som, ou seja, não estão de enfeite.

O Cooltron dizem utilizar um esquema novo em que a valvula trabalha com baixa voltagem.

Já o Supercharger parece ser o preamp do Soldano SLO

trashit hc
Veterano
# ago/09
· votar


alexdiffer
Van_Lorien

várias pessoas aqui falaram que a maioria desses pedais, as valvulas são só de enfeite...

era por isso que eu queria ouvir mais opiniões.
pra acabar de vez com os mitos!

valeu.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
Van_Lorien

A verdade, é que se o conceito for não ter transistor ou CI, não existe praticamente nada que seja valvulado. A verdade é que se você pegar o super-mega-amp valvulado de boutique, se tiver dois canais acionaveis por foot, então tem um CI e transistores.

Eu não vejo demerito nisso, pelo contrário, o uso de CIs e transistores em circuito valvulados trouxe inumeras vantagens, como por exemplo, ligar um canal drive ou mudar entre vários canais/modos, diferentes tipos de equalização, tudo isso é feito por circuitos.

Sem contar com esses recursos modernos como as Tonelabs da vida.

No meu caso, eu só posso falar do V-Twin, é o unico que eu testei, e não só ele é um preamp valvulado dos bons, como faz um ótimo trabalho em dar um tempero a mais em amps transistorizado. Eu prefiro a versão em Rack por ter 2 eqs independentes e poder funcionar com 4 modos, mas a versão em pedal nunca deixou a desejar nas vezes em que toquei com eles, tanto que por várias vezes pensei em comprá-lo, mas desistia pq ele não é tão eficiente pra ser usado fora da função dele que é de preamp valvulado, enfim não é a melhor opção pra usar com um amp valvulado a não ser que vc use o V-Twin como pré ou no loop do amp.

trashit hc
Veterano
# ago/09 · Editado por: trashit hc
· votar


edalko

Todos são valvulados, mas a grande pergunta é: o que as valvulas fazem nesses pedais???
[/i] isso mesmo!

num é vc que teve uma bulldog cooltron? ou eu tô ficando maluco! hehehe

valeu.

nichendrix

[i]como faz um ótimo trabalho em dar um tempero a mais em amps transistorizado.

é isso mesmo que eu tenho em mente!

valeu pela pequena aula!

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
esse supercharger parece ser muito foda, to na GAS pra pegar um mais pra frente!!

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
é isso mesmo que eu tenho em mente!

Nesse caso, não use ele como pedal, use como pre-amp mesmo, liga a guitarra nele e a saida dele direto no return do loop de efeitos do amp, use os pedais de dirtorção antes e os de modulação entre ele e o power, vc vai ter um set com uma sonoridade bem interessante e um tempero valvulado muito bom.

DotCom
Veterano
# ago/09
· votar


1-v- twin: dizem que de valvulado ele não tem nada... é verdade?
É valvulado sim. Porém, tem amp ops pra dar mais ganho.

3- supercharger EFX (clone soladano gto): esse é valvulado?
Sim.

Vamos começar "do começo": O que é valvulado pra você?

trashit hc
Veterano
# ago/09
· votar


Leblues

eu também tô instigado nesse pedal faz tempo!
e o bebê pré amp também me chamou atenção mesmo ele não sendo valvulado.

abç.

nichendrix

pode ser que fique bom mesmo.

eu não entendo muito de return, power e tal...
eu ainda estou na fazer de aprender com vcs aqui!

valeu.

DotCom

cara, eu não entendo muito não dos termos tecnicos, tudo que eu sei eu aprendi aqui!
faz pouco mais de um ano que eu tenho internet, agora que eu estou correndo atrâs do maior numero possível de informações.

só o que eu posso afirmar com toda certeza, é que alguns amp são valvulados mesmo!

sobre pedais, vcs são mais experiente! e tem mais credibilidade pra passar pra quem não entende muito.

valeu.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
só o que eu posso afirmar com toda certeza, é que alguns amp são valvulados mesmo!

Cara, tira isso da cabeça, tudo que tem uma valulva é valvulado, o máximo que dá pra discutir nisso é a eficiência da valvula no circuito.

O grande lance é que a energia e o sinal tem que chegar à valvula de alguma forma, até os anos 60 e comecinho dos 70, a forma era fazendo circuito ponto a ponto, mas eles tem um monte de incovênientes, precisam de muito mais manutenção, dão muito mais problemas, tem baixa eficiência energética, mas tem duas vantagens, porque são mais fáceis de modificar, via de regra a resolução de problemas é mais simples, etc.

Mas desde os anos 70, se usa Placa de CI para contruir o amp e transistor pra controlar algumas partes dos amps, como mudança de canais por foot, usar o canal drive (usa-se um fet pra der um boost no sinal e dar a distorção), e N outras funções dos amps modernos, que só são possíveis por causa dessas duas "novidades" e que não seriam possíveis sem o uso de Placa CI e Fets.

O lance é que se criou um mito em torno de alguns amplificadores antigos, que eles teriam o som maravilhoso demais se comparado aos posteriores, como esses amps usavam circuito ponto a ponto, criou-se todo o mito em torno destes circuitos. Mas se usar bases técnicas, até existem algumas razões pra soarem diferente em função à baixa eficiência dos componentes usados neles, mas não na proporção que as lendas propagam.

DotCom
Veterano
# ago/09
· votar


Cara, tira isso da cabeça, tudo que tem uma valulva é valvulado, o máximo que dá pra discutir nisso é a eficiência da valvula no circuito. [2]

O lance é que se criou um mito em torno de alguns amplificadores antigos, que eles teriam o som maravilhoso demais se comparado aos posteriores, como esses amps usavam circuito ponto a ponto, criou-se todo o mito em torno destes circuitos. Mas se usar bases técnicas, até existem algumas razões pra soarem diferente em função à baixa eficiência dos componentes usados neles, mas não na proporção que as lendas propagam.[2]

Não só em amplis, como também em pedais, guitarras, etc etc etc...

trashit hc
Veterano
# ago/09 · Editado por: trashit hc
· votar


nichendrix

como eu já tinha falado, eu não entendo muito de return, power e tal...
eu ainda estou na fazer de aprender com vcs aqui!



[i]O lance é que se criou um mito em torno de alguns amplificadores antigos, que eles teriam o som maravilhoso demais se comparado aos posteriores, como esses amps usavam circuito ponto a ponto, criou-se todo o mito em torno destes circuitos. Mas se usar bases técnicas, até existem algumas razões pra soarem diferente em função à baixa eficiência dos componentes usados neles, mas não na proporção que as lendas propagam.


eu nem gosto de timbre vintage! meu negocio é mais um hi gain moderno mesmo!

ninguém aqui tem, ou já tocou no supercharger da EFX?
pra falar mais sobre esse pedal!
esse pedal é o que está mais ao alcance da gente, e é o mais em conta.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


DotCom
Não só em amplis, como também em pedais, guitarras, etc etc etc...


É por aí, uma vez eu tava vendo uma discurssão maluca de que um pedal valvulado desses tem a valvula só de enfeite porque a corrente interna dele é menor que a de um amp... eu paro de ler aí, já que o unico jeito de medir uma corrente interna, é pegando um choque... hehehehe

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
eu nem gosto de timbre vintage! meu negocio é mais um hi gain moderno mesmo!

Pois esqueça essa marmota então, pq aquele Marshall JCM-2000 ou Mesa Boogie com 12 modos de ganho que vc tanto adora ouvir, só conseguem fazer isso pq tá cheio de fet dentro pra controlar a quantidade de ganho enviado para as valvulas.

trashit hc
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix

Pois esqueça essa marmota então,

como assim esqueça?

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
Essa coisa de ouvi falar que a valvula é de enfeite, que tal pedal não é valvulado pq tem ci e transistor no meio. Como disse, no fim um Mesa Boogie só consegue ter 4 canais e 12 modos pq tá cheio de transistor na placa ci dele pra regular a quantidade de aumento do sinal na hora q tu muda de modo ou de canal.

trashit hc
Veterano
# ago/09
· votar


galera tava dndo uma olhada no orkut nos tubestation do João, eu vi vários post falando que o 5150 é mais definido do que o dual recto.

vou colocar alguns comentarios do pessoal de lá:

Cara, vai de 5150. Mais punch e mais definição que o Recto, bem melhor pra riffs rápidos e com palm mute.

5150.....!!!

Isso que eu tenho um STANER GS150, muito animal, definição é a palavra que descreve esse pré.

Pro que você toca o recto é bem legal. Só não uso recto por que o som da minha banda precisa de definicao e não muita sujeira, e o recto não é feito pra isso.


é isso mesmo o 5150 é mais definido que o dual rectifier?
o 5150 é o peavey né!?

porque eu tô feito um doido em busca de definição!

Konrad
Veterano
# ago/09 · Editado por: Konrad
· votar


nichendrix
É por aí, uma vez eu tava vendo uma discurssão maluca de que um pedal valvulado desses tem a valvula só de enfeite porque a corrente interna dele é menor que a de um amp... eu paro de ler aí, já que o unico jeito de medir uma corrente interna, é pegando um choque... hehehehe

Pois é..... li alguma coisa, alhures, sobre "starving tube" ou "starving" current, mas creio que seja o primeiro, em qua a válvula é alimentada abaixo do que deveria, em pedais......... está relacionado?

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


trashit hc
cara o lance eh voce pegar um valvulado desses e depois um pedal estilo bb preamp de booster sacou?? eu soh não pego um desses agora porque eu ja tenho amp valvulado e pedal valvulado, dai seria meio que abuso de GAS pegar um desses hahaahahhah!

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


brunoliam

Cara, isso é uma discurssão é bem grande e complexa, e a verdade é que nunca se chegou a uma resposta definifiva a respeito, ou pelo mrnod eu desconheço uma resposta definitiva.

O lance é que toda valvula tem uma faixa de corrente/voltagem que é considerada ótima para operação, valores significativamente maiores ou menores, fariam ela trabalhar sub-uutilizada ou sobrecarregada (a essência do overdrive), aí existe toda a discurssão se o circuito de um pedal daria conta de fornecer energia, mas aí é uma história muito longa que tem que ser analisada caso a caso. Eu nem me meto, aginal não sou tecnico em eletronica, então ficar medindo a voltagem e acorrente interna não é nem de longe meu forte, apesar de sacar um pouco de como essas coisas influenciam ou não no som.

daniel_guitar
Veterano
# ago/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar


edalko
cara eu tenho o dr. drive a 2 dias e realmente e assim num amp de 8 polegadas o falante sai um timbre muito bom e organico pode ser que seja só ´´ilusão`` por achar que o pedal e valvulado mas tipo gostei tanto do som que só uso ele até pra dar um brilho no clean mesmo mas ele tem a valvula mas não deve ser só valvulado lá é tipo híbrido o pedal (eu acho)

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


cara, a unica certeza de que posso dar sao dos unicos dois que tive em minhas maos dos quais apenas um pertence a essa lista.
Sao eles o V-Twin e o Doctor Drive.
E NAO, NENHUM DOIS DOIS EH REALMENTE VALVULADO. As valvulas soh enfeitam. No Doctor Drive, por exemplo (ateh porque eh mais facil de alguem ter e querer fazer o teste), pode-se retirar as valvulas do pedal que o timbre continua o mesmo. Inclusive isso eu vi um cara fazendo com ele ligado mesmo. O doido simplesmente tirou as valvulas e continuou tocando e nao mudou em absolutamente nada o timbre do bichinho (que or sinal eu acho bastante agradavel).

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


prog_jam: As valvulas soh enfeitam. No Doctor Drive, por exemplo (ateh porque eh mais facil de alguem ter e querer fazer o teste), pode-se retirar as valvulas do pedal que o timbre continua o mesmo. Inclusive isso eu vi um cara fazendo com ele ligado mesmo. O doido simplesmente tirou as valvulas e continuou tocando e nao mudou em absolutamente nada o timbre do bichinho

Caraca! Que doideira...

Abs

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam
No Doctor Drive, por exemplo (ateh porque eh mais facil de alguem ter e querer fazer o teste), pode-se retirar as valvulas do pedal que o timbre continua o mesmo. Inclusive isso eu vi um cara fazendo com ele ligado mesmo. O doido simplesmente tirou as valvulas e continuou tocando e nao mudou em absolutamente nada o timbre do bichinho (que or sinal eu acho bastante agradavel).

Rapaz, no Dr. Drive eu não faço idéia, mas no V-Twin se tu fizer isso o maximo que tu consegue é queimar o pedal, se não tiver as duas valvulas funcionando corretamente ele não funciona. E eu tive essa experiência, porque uma vez uma das valvulas do V-Amp de um amigo meu, quebrou a pontinha em cima dela, nada demais, mas o suficiente pra quebrar o vacuo e assim a valvula não funcionar. Eu fiquei aqui uns 20min até perceber que a valvula tava com a pontinha meio quebrada, na hora que tirei uma valvula do meu amp e botei no lugar, ele funcionou que era uma beleza.

Circuito valvulado, não produz som sem a valvula, porque é necessário a corrente entrar e sair dela para continuar a percorrer o resto do circuito de amplificação, e o mais provavel de acontecer se vc ligar ele sem as valvulas ou tirar ela durante o uso, é danificar o amp/pedal.

Então, se ele sai som sem a valvula, aí vc pode ter certeza que de valvulado não tem nada. Isso é tão louco em um valvulado, que até quando as valvulas superaquecem acima de determinados limites, a maioria dos amps para de emitir som. Imagine o comportamento dele sem a valvula, enfim a afirmação nem faz sentido.

Ainda estou pra ver um circuito valvulado que funcione sem a valvula, no maximo liga, mas não sai som nenhum.

Bombastik
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam
No Doctor Drive, por exemplo (ateh porque eh mais facil de alguem ter e querer fazer o teste), pode-se retirar as valvulas do pedal que o timbre continua o mesmo. Inclusive isso eu vi um cara fazendo com ele ligado mesmo.

posta um vídeo disso! quero ver essa porra funcionando sem válvula, seria um outro **Busted!** nesses mitos todos...

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Bombastik
posta um vídeo disso! quero ver essa porra funcionando sem válvula, seria um outro **Busted!** nesses mitos todos...

No Dr. Drive eu não meto minha colher, mas pago pra ver fazer isso em um V-Twin; só pra ver a cara da pessoa na hora que queimar a mão e o pedal fumar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quais desses pedais são verdadeiramente valvulados?