Pedais Ritchie Blackmore (Deep Purple)

Autor Mensagem
Bob Beer
Veterano
# jul/09


Gostaria de saber se alguem pode me ajudar.!
Estou montando um banda Cover do Deep Purple, e gostaria de ter um som parecido com o do Ritchie Blackmore.
Queria saber se alguem sabe os pedais que ele usava?

Erotomania.
Veterano
# jul/09
· votar


Primeiramente, qual seu amp ?

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# jul/09
· votar


Bob Beer
po eu acho q ele tocava com a guitarra direto num mashall, só n sei se era um plexi, ou JTM45

acho q vc tira um som aprecido com um overdrive quase no talo, com um som mais agudo usando um captador single

Thyagw
Veterano
# jul/09
· votar


Po, cheguei aqui pensando que ele tinha lançado uma marca de pedais...

vó ja pegou meu leite
Veterano
# jul/09
· votar


acho q ele botava a guitar direto no amp ,

Gain: 10
Bass: 0
Mid: 10
Treble: 7
Contour: 0
Channel Volume: 10
Dry Effects: sometimes 10, sometimes 0
Reverb: 7
Master Volume: just pick a nice level.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


o di castelli's uma vez me falou que o blackmore usava uma chave de captaçao que combinava o cap do braço com o da ponte...esqueci o nome dessa chave agora. jah jah alguem lembra aki hauhauha

teuabreu
Veterano
# jul/09 · Editado por: teuabreu
· votar


Só sei que o Blackmore tinha um cap fantasma como midlle ( captador do meio) ele desligava este por não gostar do som, ficava lá só pra ocupar espaço na cavidade, devia então ligar o cap do braço na chave do seletor do cap do meio, para que pudesse como o Motoboy form Hell falou, utilizar a combinação no seletor de 5 vias tradicional.

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# jul/09
· votar


po pesquisei aqui... ele usava esses marshalls nas gravações ao vivo, mas o timbre dele de gravação, até 75 vem de um vox ac30

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

é que nao tinha o cap do meio mesmo, entao é possivel que a chave tivesse essa combinacao (tipo telecaster)


reza a lenda que o blackmore entrou na fabrica da marshall com um vox debaixo do braco e falou "facam alguma coisa que soe assim"

aeuhehuaeuhae blackmore owns...

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


Pra gravações até hoje ele usa o Vox AC-30. Ao vivo ele tá usando um ENGL. Antigamente ao vivo eram Marshalls porque ele era pago pra usar, mas ele nunca escondeu a preferência pelos Vox.

Slash Hammett
Veterano
# jul/09
· votar


Henrique S.
reza a lenda que o blackmore entrou na fabrica da marshall com um vox debaixo do braco e falou "facam alguma coisa que soe assim"

aushuashuahausahus

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


Henrique S.

reza a lenda que o blackmore entrou na fabrica da marshall com um vox debaixo do braco e falou "facam alguma coisa que soe assim"

hauhauahuahuah true
tem q ter "pouca moral" pra fazer isso neh? hauauha

Blackus
Veterano
# jul/09
· votar


Tinha também um gravador de rolo da Aiwa que ele adaptou pra usar como delay e pre-amp, dava um boost legal no som dele. Eu sugiro que você use um amp valvulado, Tubescreamer, Delay analógico da tua preferência, um MXR Phase 90 pra bem poucas músicas talvez, e a guitarra, Strato obviamente, se possível com caps SD Cool Rails, tem um som muito Blackmore esses captadores.

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


Blackus
kra não acho q o cool rails fique legal p/ purple não!!!

axo o som dele mto agudo, e o som do kra tem bastante corpo, acho q um cap de alnico ficaria legal

abç

Blackus
Veterano
# jul/09
· votar


jigo__
O próprio Blackmore usou cool rails nos anos 80/90 na guitarra principal dele...

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


Blackus
sóó...

disso eu não sabia, mais tp eu tenho um cool rails na minha strato e eu axo ele bem pesadinho e estridente de certa forma, por isso falei, mas se assim for blz :D

abçs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


chave de captaçao que combinava o cap do braço com o da ponte...
Motoboy From Hell-SDMF
Bom saber disso! Minha Strato tem essa chavinha, que também liga os 3 caps juntos. É uma coisa legal de ter na Strato pq vc ganha mais 2 opções de sonoridade. Smoke on the Water na cabeça! :-)
Abs

rafamoraes
Veterano
# jul/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


Caras tenho ouvido bastante Deep Purple no último ano, e principalmente nos ao vivos dos anos 70, me pareceu uma distorção Fuzz a q ele usava, não acham? Ou não, hehe...
Quato aos Cool Rails, tenho uma guitar player aki q tem ele na capa e parece ser mesmo esse captador na strato dele.
Em Mistreated do disco Burn, percebe-se claramente um Phaser na intradução. Já no vivo "Live in London" de 1973 eu acho, tem um delay nela...
Em You Fool No one (disco Burn), parece um Wah na introdução, apesar de nao me lembrar ter visto ele usar wah wah.
Em Woman From tokyo, tb parece ser um Fuzz.
É o q disseram, ele usava alguns efeitos de leve, como Phaser e Delay. No mais, nada de tão mirabolante. Stratocaster + ampli valvulado.
Abraço

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Minha Strato tem essa chavinha, que também liga os 3 caps juntos. É uma coisa legal de ter na Strato pq vc ganha mais 2 opções de sonoridade.

hey man! mas com essa chave, vc tem as posiçoes 2 e 4 "normais" de strato? Ou é soh
ponte
meio
braço
3 juntos
braço + ponte?

e os "twang"? hahaha

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Bob Beer
A única coisa que o Ricardinho Pretão usava era um Marshall Major ( 300WRMS!!!) e um gravador de rôlo com fita em "loop" usado como delay flanger e phaser (variando a velocidade de reprodução).
Motoboy From Hell-SDMF
Fui eu quem fiz esse "up-grade" na guitarra do amigo
MauricioBahia, e é muito efetivo, te possibilitando 7 posições, duas a mais que as normais de Strato (braço+ponte e 3 juntos), fazendo-a soar como uma telecaster.
Abçs

Blackus
Veterano
# jul/09
· votar


é verdade, tem um Wah também, raramente...

Bob Beer
Veterano
# jul/09
· votar


Obrigado a todos pelos toques!!

Quem souber mais pode postar ai!!!

Desprogramador
Veterano
# jul/09
· votar


rafamoraes
Também acho Fuzz, principalmente no álbum In Rock. A intro de Speed King tem um som que lembra muito o fuzz, aquele barulho de "tela solta"... Mas eu gosto muito desse som

Henrique S.
Ri demais com esse negócio do Vox na fábrica da Marshall. É a cara dele uma situação dessas

Abigobaldo
Veterano
# jul/09
· votar


A única coisa que o Ricardinho Pretão...

eu ri eaoiuEOIUAHoieuhaOIE

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola

bah cara q legal essa chavezinha. É caro isso?? Me interessei agora!!
mas como fica a escolha das posiçoes? (pq ficam 7 dai neh?) tem as 5 normais da chave, e as outras 2 escolhe como?

abçs

Victorblues
Veterano
# jul/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

é uma ligação simples e barata se vc tiver algum conhecimento de eletronic pode fazer e casa mesmo.

Minha strato fui eu mesmo que fiz as ligações, e ela hj tem uma porrada de timbres devido a poucas e simples alterações nos caps que a meu ver poderiam ser bem mais difundidos. Gosto muito do timbre dos cap do braço e ponte juntos...aquele timbre ala telecaster.

Vc é de ctba?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


Victorblues

to curtindo isso q vcs tao falando de timbre "a la telecaster"!! vou me informar melhor sobre essa chavezinha.


moro em curitiba, sim (mas nao sou ctbano hahahah)

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


bah cara q legal essa chavezinha. É caro isso?? Me interessei agora!!
mas como fica a escolha das posiçoes? (pq ficam 7 dai neh?) tem as 5 normais da chave, e as outras 2 escolhe como?


Motoboy From Hell-SDMF

Vc vira a chavinha pra ativar a "modificação". Aí, a posição 1 assume os caps da ponte e braço, a posição 2, os 3 caps juntos. Se voltar a chavinha pra posição inicial, volta tudo ao original.

Abs

Victorblues
Veterano
# jul/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

moro em curitiba, sim (mas nao sou ctbano hahahah)


eu também moro em curitiba, mas sou carioca!! Mora aqui faz tempo já? Vc toca em alguma banda?


MauricioBahia

Vc pode fazer sem a chavinha tbem, fazendo a conhecida ligação blend feita com um POT de tom, um vc deixa como tone master e o segundo na posição 10 deixa a seleção de captadores de forma normal, e qndo vc "fecha" no 0 vc muda a ligação no seletor de captadores ficando.
1 - ponte
2 - ponte+meio (ou mute)
3 - ponte + braço ( ou ponte+meio+braço)
4 - braço+meio (ou mute)
5 - braço

abrax

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


Victorblues


moro ha uns 19 anos jah hehehehe. Toco na Johnny Blefe! (A gnt ta participando do concurso do crossroads! sabe? festival jam session)
e vc? eh de alguma banda?

abçs cara!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais Ritchie Blackmore (Deep Purple)