Mod no Behringer GDI21

    Autor Mensagem
    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09


    Tinha um gdi21 pifado em casa já há algum tempo, aí mexe aqui, olha ali, acabei fazendo uma modificação
    que achei que ficou boa e resolvi compartilhar a idéia, para quem quiser olhar, está em:

    http://patchconf.blogspot.com/

    Com explicação, fotos, samples tudo mais :)

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    um upsinho matinal hehe

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ogaitnas
    Achei legal a idéia, mas só por curiosidade, você já tentou trocar esses J201 e MPF201 que você colocou por outros (do mesmo modelo mesmo)?

    Konrad
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Boa idéia, e tópico.

    Em alguns minutos aparecerá alguém que odeia Behringer para falar gracinhas.

    Abç

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    DotCom

    yup, com um outro j201 curiosamente o ganho diminui, o pedal fica menos metalzão, o engraçado é que veio no mesmo pacote (comprei 10), e medindo ele no multímetro, o valor do hfe que ele mostra é menor, vou colocar no gdi e talvez gravar alguma com ele, já que com menos ganho ainda acho que o pedal fica melhor (não curto o som tão distorcido qto ficou), mpf102 tem uma variação dele que não funcionou (aparentemente o source/gate/drain do ci estão em ordem diferente dos outros), e com um outro ficava um efeito muito engraçado que qdo vc aciona o pedal o som ia ganhando volume e dist e só saía com toda a potência depois de uns 5 segundos, como se estivesse carregando alguma coisa, muito engraçado, não entendi o que aconteceu (não manjo tanto de eletrônica), aí deixei de lado e usei as combinações que funcionaram melhor.

    brunoliam

    A behringer tem coisa ruim, mas tem muitos pedaisinhos baratos e interessantes, o gdi mesmo era um que eu não curtia, daí o pq de estar pifado há muito tempo e eu não mexer nele, mas depois de uma mexida ele ficou até que legal.

    gucrispim
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ogaitnas
    legal! belo tutorial!!!
    o gdi é uma merda mesmo hahaha, tenho um aqui parado com defeito tbm... eh isso ai... as vezes uso ele pra brincar.

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    gucrispim

    Experimenta mexer aí, vai que ressucita hehe

    Eu só fui mexer nisso pq estava no nada a perder, o pedal estava parado mesmo hehe

    Eu pretendo tentar mais deses xnx e ir publicando no blog hehe

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ogaitnas
    hfe é parâmetro em BJT, JFET não tem esse parâmetro. O multímetro pode até dar alguma leitura, mas não terá real significado.

    Perguntei sobre alterar os transistores (um J201 por outro J201, por exemplo), porque mesmo em unidades "iguais", a variação entre os parâmetros é considerável, e por consequência um circuito projetado para um JFET pode não funcionar ao se substituir o transistor, mesmo que seja por um exatamente "igual". Tem que ficar testando pra ver qual funciona.

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    DotCom

    hmmm interessante isso do funcionar com um e não com outro, eu não entendo muito de eletrônica, só monto uns brinquedinhos seguindo esquemas, esse foi o 1o xnx que tentei fazer, então fet similares e fui trocando, mas até agora com todos os j201 que tentei funcionaram, só tem um deles que deixa o som mais limpo, e com determinadas combinação de j201, mpf102, às vezes o bypass morre é bem bizarro, não se tem a ver com aquele esquema de corrente no drain do jfet ou algo assim, que menos corrente ou mais muda o som, eu não tentei medir isso ainda, para um update eu tente fazer alguma coisa hehe

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ogaitnas
    Pois é, com BJT existe uma variação razoável no Beta (hfe), mas existem topologias que conseguem compensar bastante essa variação. No JFET não é tão simples.

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    DotCom

    Eu vou gravar algum sample a noite com o j201 que deixou com menos ganho o pedal e postar aqui hehe

    diego gr
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: diego gr
    · votar


    Parabéns pelo mod, ficou muito interessante esse post, pretendo fazer isso.
    Mas eu nao tenho o pedal GDI21, tenho sim o amp GMX212 (que tem uma espécie de GDI embutido nele).
    Sabe se consigo fazer uma modificação parecida no amp para que fique com o novo timbre?

    Uma coisa que eu queria tentar fazer é uma modificação no GMX para eliminar aquele problema da diferença entre o clean e a distorção

    gucrispim
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ogaitnas
    ah cara, nem vou mexer com isso não... chutar cachorro morto não vira kkkk
    até da pra usar o pedalzinho. tirei o clip de bateria e adaptei pra usar fonte saca? da pra usar... mas depois disso perdi a confiança no pedal, ai ta parado aki hehe

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    gucrispim

    hehe, acho que esse defeito de pifar a alimentação é o que mais vi nos fóruns por aí..

    eu fui lá e enchi o cachorro morto de pontapés hauahaua eu só toco em casa e talz, aí não faz tanta diff o estado, e como as dists dele depois de uma mexida ficaram boas, vira mais uma dist para fazer umas variações no som hehe

    como dizem por aí, uma dist a mais nunca é demais :)

    Hoje eu vou montar uma outra idéia que peguei de um forum onde estava montando o dr. boogie (que estou montando tb ), usa uma chavinha para modificar para um timbre mais limpo ou deixar o ganho original do fet, se der certo eu vou jogar no blog com umas fotos da montagem hehe

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    um upsinho para quem não viu e possa se interessar pelo mod

    E tb pq nesse fim de semana eu vou tentar mais uns truques se der certo, vou fazer mais um post no blog.

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: thmenezes_RJ
    · votar


    ogaitnas

    Será que essas mods se aplicam em outros pedais clones do GT2 ? Tenho o Simulamp, e já amei esse pedal, mas ultimamente tenho me sentido bem enjoado do som dele, me soa comum demais.

    Os circuitos são cópias idênticas ?

    EDIT: Me desculpa se a pergunta for estúpida cara, mas nesse assunto sou ignorante total.

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    thmenezes_RJ

    Os circuitos devem ser bem parecidos, no kit gt2 da tctech, vem uns fets que vão em um estágio do pedal, mas aqui comigo eles não funcionaram no gdi, mas talvez um desses que eu usei ou alguma variação tb sirva em um clone de gt2, queimar o pedal não vai
    (a menos que vc solde muito errado e torre tudo com o ferro de solda), no máximo não vai sair som e vc terá que desfazer a alteração, vale um teste

    ogaitnas
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Um up remember para jogar na roda o update que fiz, um patch para gr4 e uns samples, escutem lá, testem o patch veja o que acham :)

    O patch deve servir para qq um que tenha alguma dist externa tipo pré/simulador, não só gt2 clones.

    Slash Hammett
    Veterano
    # out/09
    · votar


    como eu queria saber um pouco de eletronica pra construir e alterar pedais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mod no Behringer GDI21