Alimentar pedais com fonte de PC?

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# jun/09


Opa!

Então galera, os conectores ATX dessas fontes de PCs tem correntes DC de 3.3v, 5v e 12v. Não daria pra alimentar um Pedal com uma fonte ATX?

Abraços.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Dá... Pega a saída de 12v, joga um 7809 e usa.

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


DotCom
Vai ter problema se ligar uns 10 pedaizinhos nessa gambiarra ai??

Abraços.

Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


cara, uma fonte de pedal custa 40 reais, uma fonte de PC uns 80. Qual o porquê disso?

Sem falar que os pedais precisam de 9volts.

Diino
Veterano
# jun/09
· votar


kairi

fonte de PC é chaveada. não rola. muita sujeira, harmônicos e ruído na linha. serve somente para testes de vez em quando.

Vai ter problema se ligar uns 10 pedaizinhos nessa gambiarra ai??

se ela desse 9v, 25A, vc conseguiria ligar uns 1000 pedais ae.

abç!

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Tem problema não. Só se o consumo dos pedais passar de 600 mA, você:
- Coloca um dissipador no 7809 (porque ele vai esquentar pra cacete)
- Usa outro 7809 e divide os pedais entre eles.

Não ligue os 7809 em paralelo. Deixe eles isolados.

Chico Tripa
Fonte vagaba de PC é 30 conto. :D
Mas concordo que uma Hayama é bem mais interessante, e além disso, o dodo audrin tá vendendo a 1spot (fonte minúscula, do tamanho de um carregador de celular, fornece 1700 mA) por 79 reais.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Valeu rapaz, muito obrigado mesmo pelas dicas. Você como sempre, mostrando que saca muito. :D

Há um motivo muito forte para não usar fontes de pedais.

Abraços.

Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


Há um motivo muito forte para não usar fontes de pedais

quais?

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


Chico Tripa
Eu to com uma fonte jogada aqui, sem uso. ;)

Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


Eu to com uma fonte jogada aqui, sem uso. ;)

[Gambiarra detected!!!]

Imagina a beleza estética "disso", um cabo de forç, ligado a fonte quadradona de PC com seu FAN ligado a mil, daí saindo o "maço" de fios, saí uma descascadinha aqui, outra alí, protegidos com fita isolante, entrando para algum redutor de voltagem (afinal é 9v que queremos não?) daí sim pro pedais.

Uma magavilha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Chico Tripa
kairi
Gambiarra detected (2)

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Gambiarra detected (3)

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


Gambiarra failed.

Ces vão ver. =D

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
É, quem sabe dessa vez... Cadê os outros 439827498332 projetos que você promete? heheheh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Ces vão ver.
Sem dúvida! Uma fumaceira e um cheiro de queimado ah,ah,ah,ah,ah..................

Penta_Blues
Moderador
# jun/09
· votar


Boa noite!!!

Chico Tripa
E depois desse "jeitinho" todo o próximo tópico do nosso camarada kairi seria: Tem muito ruído no meu som; seriam os caps da minha guita?...rs


kairi
Gambiarra failed
E o "preju" ficou só no orgulho ferido ou algum equipo "partiu dessa pra melhor"?...rs

Valeu!!!

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


DotCom
Será que você ainda não entendeu? Eu não prometi 2152154 projetos, prometi apenas 1. ;)

A propósito, já que criei o tópico...

Tem um pedal de "overdrive" que usa dois trafos de força na alimentação. O primeiro é um 0+12 110v de 800mA. O segundo é um 0+12 220v de 500mA. Quero "me livrar" desse primeiro trafo, e usar só o segundo (o de 220v)

Será que não superlota a "fonte vagaba de 350w" com um PC consumindo 60w na saida + uns 3 pedais de 200ma + 1 pedal de 800mA?

Abraços.

Henrique S.
Veterano
# jun/09 · Editado por: Henrique S.
· votar


DotCom
Mas concordo que uma Hayama é bem mais interessante, e além disso, o dodo audrin tá vendendo a 1spot (fonte minúscula, do tamanho de um carregador de celular, fornece 1700 mA) por 79 reais.


eu vi isso tambem, e é bivolt "automatico" que diabos deve ser, fonte chaveada?


Edit

achei uma "tread" sobre isso...

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=1&t=1976&hilit=1Spot+Pow er+supply

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Cara, você já prometeu o tremolo, o pré valvulado, a pedaleira... Deve ter mais algum que eu esqueci.

Tem um pedal de "overdrive" que usa dois trafos de força na alimentação. O primeiro é um 0+12 110v de 800mA. O segundo é um 0+12 220v de 500mA. Quero "me livrar" desse primeiro trafo, e usar só o segundo (o de 220v)
Oxe... Como assim? O pedal é feito pra ser ligado em duas tomadas com tensões diferentes? Só dá pra falar alguma coisa depois de analisar o circuito.

Será que não superlota a "fonte vagaba de 350w" com um PC consumindo 60w na saida + uns 3 pedais de 200ma + 1 pedal de 800mA?
Vai usar 60w em que?
Enfim, supondo que você vá usar o regulador na saida da fonte, pra conseguir 9v, você tem que dividir esses pedais ai entre 2 reguladores, e possivelmente colocá-los em um dissipador de calor, já que a corrente é considerável.

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom

deve ser tipo o Real McTube que tem um esquema de trafos

http://tonepad.com/getFile.asp?id=43

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom

http://img132.imageshack.us/img132/8660/asdasdasdt.gif

Eu quero me livrar desse primeiro trafo, o de 110v. Os 12v viriam da fonte. Dai usaria só o segundo para o pedal.

Abraços.

bambumusico
Veterano
# jun/09
· votar


hahahahha, a necessidade é a mae da gambiarra.
Eu queria um ampli valvulado, mas cade a grana? fiz rolo numas valvulas com um amigo uma 12ax7 e outra EL34(usadas claro), achei um site de um "doido" na net que usava trafo de fonte como trafo de saida, resistores, capacitores, diodo eu tinha na minha caixinha de primeiros socorros, botei tudo numa lata de leite ninho e voialá meu ampli valvulado, adorei essa gabiarra da fonte de pc boa sorte cara!

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


kairi

mas se a tensão de saida da fonte for DC não vai servir pra nada, só se vc por um 555 no caminho ou, mosfets ou algo do genero, mas ai é gambiarra demais...

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Não rola nem fodendo. O Henrique S. explicou porque.

E a gambiarra ia sair mais caro do que manter o trafo.

Cara, com tanto solução prática existente, querer reinventar a roda é basicamente remar contra a maré. Você vai se desgastar, gastar dinheiro a toa, pra ter resultados semelhantes ou inferiores do que se comprasse o produto pronto.

LeandroP
Moderador
# jun/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Fonte ATX ?!

O bom é que dá pra desligar o pedal pelo teclado °.°

Chico Tripa
Veterano
# jun/09 · Editado por: Chico Tripa
· votar


mas se a tensão de saida da fonte for DC não vai servir pra nada, só se vc por um 555 no caminho ou, mosfets ou algo do genero, mas ai é gambiarra demais...


Jesus "meu" nossa senhora: o que tem haver um temporizador 555 e transistor mosfet com fonte??!?!?!?!?!

kkkkkk

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Chico Tripa
Acho que ele quis dizer no intuito de gerar um sinal oscilante pra poder passar no próximo transformador, já que transformador não trabalha com DC.

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


Chico Tripa

isso que o DotCom falou, se vc consegue gerar um sinal oscilante, da pra "passar" no transformador, pois ele nao funciona com DC

é bem comum ver este tipo de esquema em pequenos projetos de maquinas de choque a baterias hehhehe

negréty
Veterano
# nov/11
· votar


Ressucitando esse tópico aeeeew!! xD

ae, curti essa idéia da fonte de pc, mas tipo...
e o tamanho dela? ñ é meio zuado ñ?
como ficaria o 7809 la no meio??
hehehe o/

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Bom amigos, vi diversos motivos (aparentemente mais teóricos que práticos) pra NÃO usar...

Entretanto, vem a pergunta:

uma fonte chaveada, multiuso, e xing ling VS uma fonte de PC, quem leva?

To com um fonte ATX aqui, e uma vontade imensa de usá-la para alimentar os pedais e ver o que dá (e sim, alimentaria alguns em 12VDC - a maioria usa capacitores que aguentam até 20V).

Seria um volume do cão, mas se o resultado compensar, pq não?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alimentar pedais com fonte de PC?