Pedal caseriro facil de fazer!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
Compensa sim, pois isso é muito barato, um torneiro-mecânico faz para vc até de graça. Se bem que, se vc comprou uma caixinha metálica por R$10, tá muito barato mesmo.
Abç

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é, a loja em que comprei vende as caixinhas de metal em todos os tamanhos e formatos que vc quiser, aí é só fazer a furação com a furadeira. Muito mais prático e fácil do que mexer com a de plástico, tendo que medir o fundo, furar, isolar, etc. Fora a resistência do material, é claro. Mas realmente, se nao tiver como comprar a caixinha de metal, é uma boa opção "chumbar" o fundo de uma patola.
Abraço

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


E tem essa opção, um pouco mais cara, porém bem profisisonal. Já vem furada e parafusada...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96754481-caixa-em-aluminio-fund ida-tamanho-mxr-_JM
Abs
ps. acabei de encomendar 3 logo... Vou dar uma chorada no preço, hehe.

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Tipo eu preferi furar eu mesmo pq assim posso customizar ate o posicionamento das peças na caixa.
Por acaso, apos procurar muitas alternativas para usar como caixa, descobri que uma lata de cera automotiva parece ser perfeita (ao menos p/ o Fuzz Face, por ser redonda), pois vem com a tampa também de metal, pronta pra encaixe, o q facilita mexer no circuito e colocar/tirar bateria. Acho q no proximo q eu for fazer vou usar uma dessas q já tem aki em casa, hehe...
Abraço

HD13
Veterano
# jun/09
· votar


aki estão algumas fotos do meu mini fuzz enquanto eu tava montando ele:http://rapidshare.com/files/247931076/Mini_Fuzz.zip.html

assim que der eu posto um mp3 com o som dele!

rafamoraes
acho q vou fazer oq vc fez, vou comprar uma caixinha de metal e pronto!

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


HD13
Vi as fotos, mas me diga uma coisa, funcionou seu pedal, mesmo com essa chave liga/desliga? No meu caso, fiz questão de comprar a DPDT, mesmo não conseguindo achar ela em canto nenhum aki do Distrito Federal. Comprei no site soldafria.com.br . Como tu vai acionar o efeito quando estiver com a guita na mão? Ou vc não vai usar ele tocando com banda? Pense nisso, pq a DPDT é importante. Agora mesmo acabo de chegar do ensaio com minha banda, e usei meu Mini Fuzz pra tocar os Hendrix da vida e Mistreated do Deep Purple, e saiu totalmente vintage o som, ala Ritchie Blackmore!!!
Sobre a caixinha, eu comprei na loja de eletrônica. Olha ela aki já montada, com o Mini Fuzz prontinho (a única coisa q mudei depois foi o Knob da direita, do ganho, q botei do mesmo modelo do Knob esquerdo, só que preto):

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=12531562463091500059&aid=1 244220674

Abraço

HD13
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
meu mini fuzz funcionou sim, eu só vou fazer um som com uns amigos ae!
eu não encontrei a DPDT em nenhuma eletronica aki da cidade então tive q usar a liga/desliga msm, porem em uma eletronica o rapaz disse q ta pra chegar ai eu vou comprar e fazer a troca!

eu vi seu mimi fuzz, como vc colecou o controle do ganho?

abraço

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


HD13
Um amigo meu fez o Tube Screamer.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


HD13
Essas soldas estão sinistras hein... Acho que estão em excesso. Mas tá blz. Se tá firme tá ok. Mas em pedais que precisa de soldas menores pois as trilhas ficam juntas é melhor ir se acostumando a fazer soldas pequenas nos contatos.
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Primeiro, ele mostra o modo errado e explica que o ferro pode estar frio os as partes a serem sodadas. Ainda, pode ter oxidação. A ponta do ferro suja, também á uma das causas. Tem que limpar sempre!!!!

Em 2:10 ele mostra o modo certo. A placa tem que estar sempre limpa. Ele diz pra limpar a ponta o ferro para cada solda. O segredo é esquentar o contato do componente com o ferro e a solda. Tudo junto e rápido pra não queimar o componente. ele fala entre 2s e 5s para componentes pequenos. Se a solda não pegar é pq tem algo que não está quente demais ou mesmo sujo. Alguns transistores e diodos são mais sensíveis e ele recomenda colocar algo entre o componente e a solda (4:55)



rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Realmente, acho q não estão corretas... Este vídeo me ensinou bastante, todo iniciante deve ver.

HD13
Eu montei primeiro com apenas o pot de volume, usando o circuito original do bertola. Aí fiquei aguniado pela falta de controle sobre a distorção, e acabei procurando nos tópicos, e achei o circuito adaptado pra 2 pots, onde adicionava o controle de ganho/distorção. Esse esquema se chama "Mini Fuzz Plus, acho q tem ele no proprio pdf do bertola, nao? Lembro q tem ele num site aí, procura ai na busca dos tópicos q tu acha.
Quando eu terminei o Plus, fikei louco com o resultado, pois melhorou da água pro vinho. Por fim, apos muitos testes baseado nas dicas do Bertola e do Maurício Bahia, cheguei a configuração ideal pra mim q eu digo la no tópico "ok, mais um que montou o mini fuzz". Aconselho a vc tentar o Plus, pois abre bem mais possibilidades com o controle de ganho, e modificando alguns componentes pra soar ao seu gosto.
Abraço

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rafamoraes
Vc já montou quais?
Abs
ps acabei de postar uns samples do Blues Breaker lá no tópico. Se ainda não montou. Esse é um ótimo drive! O Fuzz com ele deve fica lindo o som! Ouvi falar que o Fuzz com outros pedais fica bacana. Mas tem que timbar legal! Vou até testar aqui...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/202782/p4
Abs

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Cara eu só montei o Mini Fuzz mesmo. Mas tenho usado ele no set intercalando as musicas com meu SD-1 Boss veio de guerra, e as vezes ligo os dois pra dar uma violentada no som, hehe... realmente fica massa, fica selvagem.
Vi la seu Blues Breacker. Ficou massa mesmo. Por enquanto nao sei se vou me aventurar de novo, to passando um momento "no blues" no meu som, hehe... Na verdade quem é blueseiro não larga o blues. To numa fase blues mais sujo, tipo Hendrix, larguei um pouco o blues limpinho, pouco sujo, saca. Mas de qualquer forma to pensando em fazer outro pedal pra boost, e se fizer um TS, ou BB, etc, posso usar tanto como boost quanto drive leve, ne...
Por enquanto minhas prioridades estão em trocar os caps da minha GX-50, e comprar um pedal afinador, q tá me fazendo uma falta danada no palco... Só o pedal Boss TU-2 ta 350 pilas numa loja aki perto. Sabe de algum outro alternativo ao Boss Tunner?

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Sabe de algum outro alternativo ao Boss Tunner?
rafamoraes
Não tenho idéia...

Cara 3 pedais que indico pra montar e ficar feliz para sempre com distorções, o RAT, TS-808 e Blues Breaker. Todos tem a mesma "dificuldade" pra montar. No futuro, quem sabe... A TCtech tá vendendo os Kits desses caras já com os componentes.
Abs

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Hum. Boto fé demais. Esse RAT a pouco tempo eu nem conhecia, mas me amarrei nuns demos q vi dele. Fikei interessado. O TS dispensa comentários, é "dasantiga" a fama dele. O Blues Breacker o ex guitarrista solo da minha banda tem 1, confesso q não gostava muito do som dele, mas talvez isso seja com o muleke tocando, ne.
Vou ver se monto um entre TS/BB, e outro entre RAT/BIG MUFF. Ou talvez me aventure num Fuzz Face mais complexo desses q tem por aí, mas isso bem mais pra frente. Por enquanto ta tudo firmeza com meu Mini Fuzz + SD-1. Preciso mesmo do tunner.

Agora vou nessa pq tenho uma prova da facu as 8 da manha!

Abraço

HD13
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
realmente minhas soldas estão grandes, é pq não tenho experiencia nisso e meu ferro de solda só ta dissolvendo a solda em um lado da ponta tenho que comprar outro.

eu vi o video vai me ajudar bastante!

rafamoraes
no documento do bertola não tem o Mini Fuzz Plus, vou ver se acho em outro lugar.

queriasaber pq meu mini fuzz ta chiando, se eu giro o POT. pra aumentar o efeito ele chia mais ainda.
(eu colequei numa vasilia de plastipo e en capada com papel aluminio!)

vlw

rafamoraes
Veterano
# jun/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


HD13

Quanto ao chiado, não acho q vai ser um pot de ganho q vai te corrigir isso. Acho q deve ter algo errado no circuito/soldas/conexões, ou mesmo nos seus cabos P10, etc. É melhor verificar tudo isso.

Olha aí o site do Mini Fuzz Plus: http://plautz.atspace.org/

Tem o esquema pronto p/ impressão, e os detalhes de como agregar o pot de ganho. Simples e fácil.

Uma dica, pega o esquema do Mini Fuzz Plus, e começa do 0, montando todas as ligações de novo. Se quiser, pode usar os mesmos componentes do circuito q vc ja montou, ou modificar a seu gosto, fazendo os devidos testes, como eu fiz.

O importante é deixar as soldas o mais firme e limpas possivel, pra q elas nao se soltem depois na montagem na caixa, e com o tempo. Isso tb previne ruídos. Talvez esteja aí o problema do seu chiado.

Abraço

rafamoraes
Veterano
# jun/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


HD13

O meu fora da caixa chiava bem pouco, e depois q coloquei na caixa o ruído sumiu de vez. Então não deve ser problema de isolamento o chiado no seu.

Quanto ao seu ferro de solda, compre outro! Eu comprei um Hikari de 30w novinho, pq os q eu tava usando não prestavam. Paguei 20 reais na loja, mas economizei em tempo e dinheiro a longo prazo. Compre tb um fluxo p/ solda, aplicando ele no componete, ele "suga" a solda pro lugar certo onde se quer soldar, facilitando demais o processo.

Ter um bom ferro lhe servirá tb pra fazer/arrumar seus próprios cabos, e outros reparos que surgirem no seu equipo. Pense nisso...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


HD13
Cara, troca a ponta do ferro ou limpa. Treinar soldagem é crucial!!!!!!! A boa solda é chave na qualidade do pedal para que resista a quedas ou pisões mais fortes. Foi o caso do meu TubeScreamer. Deu merda... Resultado, tive que desmontar e estou pra refazer TODAS as soldas pra garantir. Um trabalhoso chato e horas perdidas. (fora o "mico" do pedal parar no meio do ensaio)

Abs

Julio Zappa
Veterano
# jun/09
· votar


Grande Bertola.

Montei um Super Fuzz, mas não achei os transistores 2N3904 ai substitui por BC546, isso fez com que o som ficasse muito fraco.
Troquei o Q1 por um BC548 e o Q2 por um BC547 e o som melhorou um pouco.
Tam algum outro transistor que você possa me sugerir para usar?
Posso usar BC557 PNP?
Outra coisa e que quando giro o Pot de 1K o som começa a roncar muito, tem alguma coisa a fazer???
Moro em uma cidade super pequena e é muito difícil conseguir componentes aqui.
Parabéns pelos seus projetos..
Abraço !!

Julio Zappa
Veterano
# jun/09
· votar


Meu E-mail é v6turbinado@ig.com.br

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Julio Zappa
Cara, os transítores originais para o SuperFuzz são os BC108/9.
Esse ruído me parece falta de aterramento correto ou problema nas trilhas.
Abç

HD13
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
eu tinha colocado o papel aluminio ao contrario, ontem a noite eu tirei o coloquei de outro do jeito certo e o chiado parou, só que o som do pedal ficou mais baixo , isso é normal?

MauricioBahia
vou comprar outro ferro o meu já ta bem velho e não é muito bom, vou treinar esse negócio de solda pq vou precisar ja to pensando em construir outros pedai (heheheh)!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedal caseriro facil de fazer!