Review: Zoom G9.2tt vs Pod X3 Live

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mar/09 · Editado por: erico.ascencao


Bem pessoal, já fazem umas três semanas que eu estou com a minha POD X3 Live. Antes dela, tinha um set todo da Zoom (a G9.2tt para guitarra, a A2.1u pra violão e a B2.1u para baixo), mas acabei não gostando dos resultados das gravações via USB, então decidi vendê-las e pegar uma POD X3 Live, já que esta é mais "multi-uso".

Depois deste tempinho com a POD e depois de ter refeito os patches que eu tinha na G9.2tt, achei que seria legal fazer um review comparativo entre as duas. Já de início queria ressaltar que é injusto dizer qual é melhor dentre as duas, pois são pedaleiras com públicos alvos distintos, recursos distintos, etc. Mas pra quem está em dúvida, é sempre bom ter uma opinião.

Vou comparar as duas pedaleiras segundo alguns critérios. Bem, vamos começar:

******************************************************************************
1. Construção

Zoom G9.2tt
Ela é uma pedaleira robusta, com a carcaça toda em metal. As laterais têm umas borrachas. Os footswitches não eram tão parrudos como os da série GT da Boss aparentam ser, mas aguentam o tranco. O pedal de expressão não é tão robusto, mas também precisa ser ogro demais pra quebrar. No geral, é bem bonita, tem um design arredondado legal, e as luzinhas coloridas no escuro fazem você se sentir na calçada de um bordel - que comentário ridículo...

POD X3 Live
Também trata-se de uma pedaleira robusta, principalmente pelo pedal de expressão (ele tem um revestimento ultra áspero, impossível de o pé escorregar) e pelos knobs de edição em tempo real no painel. O display LCD é maior que o da Zoom (até porque, exibe mais informações). Os footswitches causam desconfiança, espero que eles fiquem no lugar por muitos e muitos anos. Aquelas alcinhas dela são legais pra carregá-la.

******************************************************************************
2. Controles

Zoom G9.2tt
O Z-pedal da Zoom é o grande diferencial dela em relação a todas as outras pedaleiras. Trata-se de um segundo pedal de expressão que se move na vertical (como todos os outros) e que tem um outro pedal por cima que se movimenta na horizontal (do centro para a direita). No fim das contas, você tem 3 pedais de expressão. Com cada pedal (o pedal normal, o Z-pedal na horizontal e o Z-pedal na vertical) você pode controlar 4 parâmetros de efeitos diferentes (por exemplo: mix do reverb, depth do chorus, drive do amp e wah). Fazendo as contas, você tem controle sobre 12 parâmetros do seu patch só mexendo os pedais, um recurso que eu usava bastante.

Além dos pedais de expressão, há dois footswitches (Function 1 e Function 2) que podem ser programados para ligar/desligar algum módulo de efeitos ou para alternar entre os canais A e B da seção amp. Aliás, em cada canal de amp pode ser programado um amplificador, uma EQ e um compressor diferentes.

Outro recurso legal são as válvulas. Na Zoom G9.2tt, são duas: uma na entrada (accellerator) e uma na saída (energizer). Na primeira você controla o balanço entre o som de válvula e de solid state, e na segunda você controla o ganho da válvula de saída e sua tonalidade. Elas ajudam a "empurrar" a distorção - tanto que dá pra tirar um crunch só com a regulagem das válvulas. Vale lembrar que esta regulagem é analógica, ou seja, vale para todos os patches e não pode ser salva.

POD X3 Live
O grande atrativo da POD X3 Live são as ferramentas que ela proporciona para quem quer gravar coisas em casa. Vejam alguns números:
- 78 amplificadores de guitarra
- 28 amplificadores de baixo
- 6 pré-amps para microfone
- 8 microfones

Outro atrativo são as conexões possíveis. Ela possui uma entrada P10 para guitarra/baixo, uma entrada XLR para microfone e uma entrada P10 auxiliar para outra guitarra/baixo ou até para microfone. Ela tem saídas P10 (direita e esquerda), XLR (direita e esquerda), SPDIF (gravação digital) e USB.

O diferencial mais importante pra quem toca ao vivo é o par de cadeia de efeitos disponível por patch. Em cada patch você pode salvar duas cadeias de efeitos totalmente distintos, e com a ordem dos efeitos (quase) do jeito que você quiser. Além disso, você tem disponível os footswitches correspondentes aos módulos stomp, delay, modulation e comp; ou seja, você pode ligar/desligar qualquer módulo durante a execução, basta pisar no footswitch respectivo.

Juntando os recursos das entradas e das duas cadeias de efeitos, surge o famigerado dual tone. O dual tone nada mais é do que o recurso com o qual você pode tocar com as duas cadeias de efeitos ligadas simultaneamente. Juntando com as possibilidades de conexões de diversos instrumentos, podemos ter diversos tipos de conexões, segue alguns exemplos:
- 1 guitarra na entrada e dois amplificadores na saída (um na saída P10 direita e um na saída P10 esquerda, cada um com o som de uma cadeia de efeitos)
- 2 guitarras (uma na entrada de guitarra e outra na entrada auxiliar), em um amplificador só ou em dois
- 1 guitarra e 1 violão (em um aplificador só ou em dois)
- 1 violão e 1 microfone (o violão plugado na entrada auxiliar e tendo seu sinal direcionado para uma saída P10, e o microfone plugado na entrada XLR e tendo seu sinal direcionado para uma saída XLR)

******************************************************************************
3. Simulações de amplificadores

Zoom G9.2tt
Tive a impressão que a Zoom tirava um pouco a característica sonora da guitarra ao usar distorções além do crunch. Mas de maneira geral as distorções eram bem firmes, e as regulagens das válvulas ajudavam a dar uma temperadinha no som.

Aliás, o grande segredo da Zoom é a regulagem das válvulas. Você deve regulá-las de modo que as distorções fiquem bem "temperadas" e que o som limpo não perca a sua "limpeza". Eu, particularmente, lembro que deixava a accellerator em 30% tube, 70% solid state.

A simulação de caixa acústica e de microfone é infinitamente inferior à da POD. A simulação de caixa acústica é só um liga/desliga, e a de microfone é só uma seleção da posição do microfone (borda do falante, meio do raio do falante ou centro do falante) e do tipo de microfone (dinâmico ou condensador). E elas não ajudaram em nada em tornar o som mais natural ao gravar via USB.

POD X3 Live
Simulações é o ponto forte da POD. Logo de cara, depois de uns 2 meses sem tocar guitarra, já senti a dinâmica das simulações da POD. Dá pra distinguir facilmente se você está usando o captador da ponte ou do braço, ou se é single ou humbucker. As simulações são das mais diversas, e as simulações próprias da Line 6 são bem peculiares, vale a pena conferir. Existe uma bela lista de caixas acústicas para se escolher: 2x2 (sim!!), 1x8, 1x10, 2x10, 4x10...

Outro recurso legal é o módulo de efeitos stomp. Dentro deste módulo estão alguns pedais de distorção, tipo Tube Screamer, DS-1 (não é o DS-1 assumidamente, mas é como se fosse), Fuzz, etc. Dá pra usá-los como boost para solos, para boostar a distorção da simulação em uso. Na Zoom não dá pra fazer isso, pois as simulações de pedais estão no mesmo módulo das simulações de amplificadores.

******************************************************************************
4. Modulações

Zoom G9.2tt
Deste ponto a Zoom entende muito bem. A seção modulation tem efeitos bem esotéricos além dos classícos chorus, flanger, phaser e tremolo. Existem inclusive umas modulações loucas pra serem usadas com os pedais de expressão, dentre elas uma tentativa de talk box.

POD X3 Live
Neste ponto a POD acaba perdendo. Ao invés de explorar modulações diferentes, ela tem tipos distintos de uma mesma modulação (exemplo: analog chorus, square chorus e sine chorus). Na maioria das modulações há mais parâmetros que o usual, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da paciência do usuário. E quanto ao pitch bend, sim ela tem. Porém a regulagem parece imprecisa, a da Zoom já era feita em semi-tons, o que facilitava muito.

******************************************************************************
5. Delays e Reverbs

Zoom G9.2tt
Gosto muito dos delays da Zoom. Costumava usar dois tipos: um mais curtinho, pra encorpar o som; e um pouca coisa mais longo e com bastante feedback, para simular timbres de strings junto com o pedal de volume. Os reverbs são legais.

POD X3 Live
Não me parece ter muita diferença para os da Zoom. Só estou tendo um pouquinho de dificuldade para controlar o feedback para fazer o timbre de string. Os revebrs também não têm nada de especial que mereça um comentário.

******************************************************************************
6. Wah

Perdão, mas não posso comentar pois não sou um usuário dos mais fanáticos. Só brinquei um pouquinho com o wah das duas, então qualquer coisa que eu escrever corre o risco de ser um comentário de merda.

******************************************************************************
7. Facilidade para edição

Zoom G9.2tt
Sem medo de errar, nota 10 para a Zoom neste quesito. Os manuais desta série G da Zoom são muito bem feitos: sucintos, objetivos e abrangem todos os aspectos do produto. O manual tem uma seção inicial com a "receita de bolo" para as tarefas mais comuns, e no fim tem uma tabela com todos os efeitos com seus respectivos parâmetros devidamente explicados. Apesar das amplas possibilidades de configurações, você configura e acontece, sem maiores delongas.

POD X3 Live
A POD X3 Live mais parece uma plataforma computacional do que uma pedaleira. Tem hora que você seleciona um módulo para editar e, mesmo ele aparecendo como ligado no display, ele não está ligado, misteriosamente. Só falta tocar um "pan!!!" no seu amplificador ao dar um erro.

Bem, o manual dela é uma porcaria. Algumas informações são insistentemente repetidas em diversas seções, enquanto outras informações, muitas vezes mais importantes, sequer constam no manual. O cúmulo foi quando descobri pelo Orkut que havia um método para calibrar o pedal de expressão, método este sequer mencionado no manual que veio na pedaleira nem no manual em PDF no site.

******************************************************************************
8. Comentários finais

Zoom G9.2tt
A Zoom G9.2tt é a pedaleira para o músico versátil. Se você toca covers na noite, recomendo fortemente. Pra quem não tem grana pra investir num mega set de pedais analógicos e gosta de pirar em efeitos malucões, também sugiro esta Zoom. É uma pedaleira de altíssimo nível, só vendi porque ela me deixou na mão na hora de gravar. Tenho saudades dela.

POD X3 Live
A POD X3 Live faz jus à frase que vem na caixa: "The most advanced guitar pedalboard ever". Eu concordo com a frase. Ela é uma puta ferramenta para quem curte gravar coisas em casa, e nesse ponto é difícil alguém bater as PODs. Pra tocar ao vivo levando ela pra lá e pra cá, eu não apostaria minha grana - isso porque eu paguei bem abaixo do preço dela aqui no Brasil, imagina se eu tivessa gasto os R$2700 que pedem por ela por aqui. Foi uma solução de compromisso: em troca da estabilidade da Zoom, optei por pegar uma pedaleira com todos os recursos que eu precisava e com maior qualidade nestes atributos. Vamos ver no que dá.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


Ah, ainda tenho umas coisas gravadas com a Zoom. Assim que eu conseguir, posto a mesma música gravada com a POD, pra dar uma idéia da diferença entre elas pra vocês.

MauricioBahia
Moderador
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao
Grande review! Literalmente. :-) Pô, vc poderia até fazer um tópico do tipo: "Como escrever e diagramar um texto no FCC.". hehe. Mas é verdade cara, muito legal esse review. Parabéns!
Abs

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


erico.ascencao

Muito bom, tenho tb uma x3L e gosto muito!!
Acho que o review foi bem justo e fiel...ela é o que há para gravações e é boa pra tocar ao vivo, mas deixa um pouquinho a desejar nas modulações (exceto pelos delays, que são perfeitos!!!)

Uma coisa que eu gosto muito é o software de edição (gear box), que eu acho muito legal e prático!! Outra coisa é estar "no clube line 6"! Acho bem legal que eles estejam sempre desenvolvendo o produto, com atualizações novas e firmwares, além de rolar o POD FARM pra galera na faixa!!

mvtguns
Veterano
# mar/09
· votar


erico.ascencao


Parabén man...


Review belezão!
obrigado ,......esclareci algumas boas duvidas minhas em relação a Zoom.

abraço.

Leonardo Castro
Veterano
# mar/09
· votar


Review realmente muito bom!

Um grande abraço,

Leonardo.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


BaNdAiD
O POD Farm é um plugin? Ele tem as mesmas coisas que tem na X3L? Pode ser interessante usá-lo em gravações caso eu consiga copiar os pacthes que tenho na X3L, e caso eu não goste do timbre gravado, seria só mudar os parâmetros e ficaria tudo novo!

Me confirma aí esta informação...

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


erico.ascencao

É sim!
É basicamente um pod x3 em forma de plugin!
Vc pode gravar o som limpo, e usar ele como se fosse um guitar rig!

E com alguns equipamentos da line6, ele funciona como standalone!

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


BaNdAiD
O que significa standalone?

MauricioBahia
Moderador
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Standalone é algo que funciona sem a necessidade de outra coisa. No caso em questãom, tem plugins que só rodam "por dentro"de um programa de áudio, outros não necessitam disso. Estes outros são os "standalone".
Abs

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


MauricioBahia
Ah sim...

BaNdAiD
O POD Farm versão mais furreca é grátis para proprietários da POD? O POD Platinum é que parece ter tudo o que tem na X3L.

Erotomania.
Veterano
# mar/09
· votar


Ótimo review, apesar que ele me fez broxar em relação a Zoom haha !
Abç.

Deji
Veterano
# mar/09
· votar


mano, eu teria medo de ter uma pedaleira tão complexa hehe

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mar/09
· votar


erico.ascencao

Só não entendi a frase :"Pra tocar ao vivo levando ela pra lá e pra cá, eu não apostaria minha grana "

Ótima comparação!

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Dá uma olhada na busca, tem n tópicos falando da durabilidade das x3 live.. especialmente dos footswitches, nos fóruns gringos tem muitos posts revoltados.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Eu não apostaria minha grana se fosse pra usar a X3L pra tocar por aí, devido a vários relatos sobre a fragilidade dos footswitches.

Bog
Veterano
# mar/09
· votar


erico.ascencao

Opa, só para dizer: review bem legal! ...apesar de eu não ter planos de comprar uma pedaleira dessas tão cedo (não até a Vox lançar uma Tonelab matadora para gravação!).

Hendrix_ssa
Veterano
# mar/09
· votar


Legal o Review!

quer dizer então que com a X3 da pra substituir uma interface de gravação comum e gravar boa parte de uma banda tipo o baixo, microfone e guitarra?
a zoom não faz isso?

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


tenho uma G9.

a zoom pra gravar... só microfonando, a gravação usb é mto fudida.
:S

já toquei com uma x3, pra gravar é BEM melhor.

e as 2 metem bala ao vivo.
:)

então

pro cara que quer gravar em casa = pod's
pra quem curte efeitos piradoes = zoom

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar


a x3 tem simulações de caixa melhores que a genérica da zoom, aí para gravar pela usb, com certeza é melhor...

Hendrix_ssa
Veterano
# mar/09
· votar


hmmm então o POD me parece interessante, to querendo algo pratico pra tocar a noite e fazer gravações básicas...

enquanto a zoom, ela tambem é especializada pra ligar baixo e microfone igual a pod ?

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


Hendrix_ssa
enquanto a zoom, ela tambem é especializada pra ligar baixo e microfone igual a pod ?

como?

TDR_Vitango
Veterano
# mar/09
· votar


Tô interessadão nessa zoom... Acho que é mais minha cara do que o pod.

Quanto as distorções hi gain... Quem leva a melhor?

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


TDR_Vitango

as duas levam são foda no quesito higain.
basta saber regular.

com a POD vc tem mais simulações de falantes
com a ZOOM vc tem as válvulas.

;)

Hendrix_ssa
Veterano
# mar/09
· votar


Diino
tipo, a pod vc pode ligar guitarra, microfone ou baixo.
a pod tem efeitos pra baixo, efeitos pra voz etc

a zoom tambem? ou só guitarra?

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar


a zoom é só para guitarra.

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


Hendrix_ssa

só guit
que da pra plugar da, né...
mas ela tem uma pedaleira específica pra baixo.
a B9
:)

TDR_Vitango
Veterano
# mar/09
· votar


Diino

Valeu, brother!

Pelo preço estou mais pra Zoom...

Agora só falta achar uma boa oferta de usada... rs

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


TDR_Vitango

por 1000 tu pega ai no ML
eu paguei 1700 pq não me arrisco a comprar NADA pela net, nem acessar o banco eu acesso online.

mas se tu confia tu acha ate por menos que 1000.
;)

essa crise fudeu tudo tb né
os preços tudo subiram...

abç!

TDR_Vitango
Veterano
# mar/09
· votar


Diino

Eu até confio.. podendo testar antes e tal rs..

Problema é achar nesse preço que você falou. rs..

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Zoom G9.2tt vs Pod X3 Live