Conexão MIDI Wavebox Argos e Zoom 8080

    Autor Mensagem
    Waldeguitar
    Veterano
    # mai/09


    Aí galera. Acabei de pegar o pedal Argos da wavebox para dar um upgrade nas distorçoes da minha zoom 8080. O pedal é realmente sensacional e estou usando ele como pre-amp. Só que ficou bastante complicado ter que sair de um som limpo vindo da simulação de fender do Argos e efeitos da zoom 8080(Delay, reverb e chorus ) e ir para para uma simulação de distorção de um mesa boogie com flanger, delay e reverb da zoom 8080, pois tenho que acionar a mudança de patch tanto na 8080 quanto no argos (Duas pisadas) para ir e mais duas para voltar para o som limpo.
    Bom, foi aí que me surgiu a idéia de conectar o midi out da 8080 no midi in do Argos e controlar o Argos através de uma unica pisada na 8080. Já pesquisei aqui no forum mas não achei muita coisa sobre este tipo de conexão MIDI. Por isto gostaria que a galera aqui do forum me ajudasse me informando se é possivel a comunicação via midi entre a 8080 e o argos e como efetuar a configuração MIDI para modificar a seleção do patch no Argos ao se mudar o patch na 8080. Dei uma lida no manual de ambos e vi que a tabela MIDI do argos é diferente da tabela MIDI da zoom 8080.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Waldeguitar
    Cara, eu lembro que no manual do ARGOS tinha alguns "comandos" Midi. Se não me engano esses comandos são padronizados, ustamente para que não haja incompatibilidades.
    Vc já deu uma olhada no manual do ARGOS?
    Abs

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Waldeguitar
    Caso não tenha muitas alternativas, já tentou nivelar o volume do patch da zoom chorus delay e reverb com o com delay e reverb só, fazer configurações parecidas só que uma com chorus e outra sem, e segundos antes de tacar a dist no Argos você muda rapidamente o patch da zoom (pouco antes) e depois só pisar no Argos, evitaria ter que pisar nos dois quase que ao mesmo tempo. Eric Johnson que é bom dessas duas pisadas rapidas hehehehe!

    Waldeguitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    MauricioBahia
    Vc já deu uma olhada no manual do ARGOS?

    Dei uma lida sim, mas não entendo muito de MIDI e para mim ficou bastante confuso. Por exemplo, no Argos eu só tenho 3 switches para a mudança de presets, enquanto que na 8080 eu tenho cinco switches para a mudança. Quando eu midiar o dois, como o Argos vai proceder quando eu pisar nos switches 4 e 5 da 8080?

    Waldeguitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    GuitarHome
    e segundos antes de tacar a dist no Argos você muda rapidamente o patch da zoom (pouco antes) e depois só pisar no Argos, evitaria ter que pisar nos dois quase que ao mesmo tempo

    Isto é justamente o que eu estou querendo evitar, hehehehehehehe. Mas valeu pela dica.

    oldman666
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu usei um Argos como Pré ligado no loop de uma GT-8 e a funcionava perfeitamente.
    Somete tive que configurar o argos para o modo slave.
    O cabo midi deve ser ligado na saida midi da GT e na entrada midi do Argos.
    O Argos no modo pedal nao era controlado pela GT somente no modo pach.
    E a GT somente controlava os bancos A do Argos.
    Na GT os bancos sao: A1 A2 A3 A4 / B1 B2 ... que correspondiam aos pachs no Argos A1=pach 1 A2=pach 2 B1=pach 5 e assim por diante até o pach 40 do Argos.
    Como disse na GT funciona perfeitamente e nao tive que mudar nenhuma programação midi ( nem sei fazer isso ).

    Boa sorte

    Waldeguitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    oldman666

    Poxa cara valeu mesmo por responder. Acho que estou com um pouco de receio pois já aconteceu com um amigo meu que ao midiar uma pedaleira para controlar uma VAMP2 e a VAMP simplesmente ficou com o som diferente e feio. Ele acha que a VAMP recebeu um comando indevido e gravou os sons da pedaleira. Eu achei muito estranho e como não sei nada de MIDI achei melhor pesquisar antes de fazer este tipo de ligação. Se alguem souber de um site que tenha informações mais elementares para leigos no assunto fique a vontade para indicar o site.

    oldman666
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    No manual da GT tem um "mapa" midi que mostra como as mensagens midis são transmitidas a outros dispositívos.
    Na GT-8 eu sei que o mapa pode ser alterado.
    Mas como não precisei alterar nada, então...
    Minha dica ( não sei se vai funcionar ) seria pegar o manual da GT e tentar "copiar" esse mapa midi na Zoom para que as instruções que ela envia sejam iguais a da GT e assim funcionar.
    O som acho que não tem o porque de mudar pois esse mapa é somente pra "sincronizar" a Zoom com o Argos para mudança de pachs e de parametros.
    Boa sorte

    Waldeguitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    oldman666[i][/i]

    Cara valeu mesmo pela dica. Baixei o manual da GT8 e lá tem muito mais explicações sobre conexões MIDI desde o básico no apendice até configuraçãoes mais complicadas nas regulagens da pedaleira. Dei uma lida, entendi um pouco mais sobre MIDI, perdi o medo e configurei o MIDI ARGOS conforme o manual dele e configurei o MIDI da zoom 8080 e deu tudo certo. Agora posso continuar usando o Argos como meu pré-amp e a 8080 para as mudanças dos bancos e o controle somente de efeitos. Ficou show de bola. Agora não preciso mais ficar pisando no Argos e na Zoom 8080 para chegar a um determinado som. Basta chamar o banco na 8080 com os efeitos que o Argos vai mudar também o seu banco trazendo assim o pré-amp que eu regular. Estou cada dia mais surpreso com este pedal Argos da Wavebox, ele possui regulagens bem bacanas e além de poder memorizar e ainda por cima permiti o controle via MIDI. Excelente pedal , e BRASILEIRO, recomendo a todos que desejam um pré-amp simulador ou mesmo como pedal de distorção. Este vale a pena, podem comprar sem medo. Obrigado a todos que me ajudaram na solução do problema aqui proposto.

    Pompermayer
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Pompermayer
    · votar


    Waldeguitar

    Os efeitos da 8080 são legais? Faz um release aí pra gente dela sozinha e dela com o argos, se puder gravar uns sons... Valeu.

    Waldeguitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pompermayer

    Os efeitos da 8080 são legais sim e fáceis de regular. Agora o bom de tudo é que ela possiblita a alteração de determinados parâmetros dos efeitos (por exemplo Chorus, Flanger e Delay) através de dois pedais e mais um par de footswitch. A zoom chama isto de Controle em Tempo real e posso te dizer que facilita bastante quando se está ao vivo. Com relação aos sons estou impossibilitado de gravar por estes dias pois meu pc deu bronca e atualmente estou usando um notebook que não tem placa de som boa para gravação. Mas quando conseguir vou fazer um release e posto aqui no FCC.

    luiscesaripad
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    oldman666
    oldman666
    oldman666
    Waldeguitar
    oldman666
    oldman666
    oldman666
    oldman666
    oldman666

    luiscesaripad
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    oldman666

    Estou com um problema. Tenho uma M13 da LINE 6, ela tem Midi, mas só pra trocar presets. Ela tem 12 fotos e ela só troca de preset correspondente ao foot. Por exemplo: foot 1 na M13, vai para o preset 1 do Argos. Foot 2 preset 2. O problema é que os presets de 1 a 10 do Argos não são editáveis, o que é ridículo. E agora?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conexão MIDI Wavebox Argos e Zoom 8080