que pedal usar faz este efeito?

    Autor Mensagem
    metalrox
    Veterano
    # mai/09


    Pessoal. Estou montando meu set de pedais, e da minha antiga porcaria da pedaleira zoom GFX-707 q não uso mais, tem um efeito sem drive que eu gostava muito. Upei pra vcs descobrirem qual é. Na verdade já descobri, mas achei meio estranho o uso de pitch.

    tá aí: http://rapidshare.com/files/231557458/detune.mp3.html

    Na gravação, cada riff eu toco com o efeito e depois em bypass. vejam o início aí, em 0 seg, desperate cry com este patch, em 12 segundos, o mesmo riff em bypass.

    Mechendo no patch, dá pra ver que é equalizador, um leve reverb, compressor e PITCH, só que o pitch em 0, configurado para não alterar a nota. E é justo o pitch que dá o tchan deste patch.
    Como eu achei que pitch é pra alterar a nota, isso me pareceu meio gambiarra da zoom.

    Que tipo de pedal eu devo usar para conseguir este mesmo efeito? Devo substituir o pedal de pitch por outra coisa? Valeu!!

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    cara, primeiramente, posta no 4 shared, assim ninguém precisa baixar pra ouvir.

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    metalrox

    vc viu todos os parâmetros do pitch que está no patch ? provavelmente tem outro parâmetro que dá o som diferente....

    metalrox
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ok, desculpe, aí está no 4shared.
    http://www.4shared.com/file/104612693/3aa70427/detune.html

    Vi os parâmetros sim. Cada efeito no meu pedal tem 3 parâmetros. O primeiro também se chama pitch e está em DT, que não altera a nota, o segundo é o tone, só uma regulagem de agudos que está em 6 e vai até 10, e o terceiro é o BAL, e é ele (parâmetro BAL do efeito PITCH) que parece dar essa ambiência, esse tchan do efeito. com ele no zero fica mais parecido com bypass.

    será que os pedais de pitch tem isso? já me sugeriram chorus pra substituir isso, q acham?

    metalrox
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    parece que no meu pedal, substituindo o pitch por chorus. dependendo do jeito que regula o chorus fica parecido tb ^^

    lembrando que o objetivo não é substituir o efeito na minha pedaleira digital. é comprar um pedal para meu set que faça melhor este efeito aí e jogar essa merda fora! rsrs

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: GuitarUser
    · votar


    metalrox
    roto vibe
    http://www.youtube.com/watch?v=zIyWmfvwQKc&feature=related

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    metalrox
    Cada efeito no meu pedal tem 3 parâmetros. O primeiro também se chama pitch e está em DT, que não altera a nota, o segundo é o tone, só uma regulagem de agudos que está em 6 e vai até 10, e o terceiro é o BAL
    Pra começar, vamos esclarece as nomenclaturas. Pelo o que entendi, você está tentando usar um efeito chamado detune, cujos parâmetros são pitch, tone e balance. Acho que você não compreendeu como mexer na regulagem dos parâmetros deste efeito. Vou tentar explicar o que eu entendi sobre as regulagens:
    - pitch: controla a "desafinação" (pra cima ou pra baixo, depende do que tem disponível no seu pedal)
    - tone: controla a tonalidade (pra contornar problemas de graves ou agudos gerados pelo efeito)
    - balance: controla o balanço entre o som original e o som processado pelo pedal

    Trocando em miúdos. Se o balance estiver em 0, só vai sair o som não procesado da guitarra. Se o balance estiver no máximo só sairá o som processado. Portanto, se a intenção for usar o efeito para tocar acima ou abaixo da afinação normal, regule a afinação no pitch, e coloque o balance no máximo.

    No caso deste timbre que você está tentando tirar, parece que rola uma mistura entre o som original (não processado) e o som processado. Tenta regular o balance em uns 30%, e vê no que dá. Eu, particularmente, usaria um chorus, pois o chorus encorpa bastante o som. Usar estes esquemas de pitch shifter é meio esotérico, a não ser que seja pra tocar tons acima/abaixo da afinação normal.

    metalrox
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico: Segundo a nomenclatura que sempre usei para pedaleiras como as da zoom, um patch é um conjunto de efeitos regulados juntos e salvo em certo lugar da memória (tem um certo números de bancos, cada um com 4 patch), e no caso da zoom 707, também tem um nome.

    O PATCH detune tem os seguintes efeitos ligados: pitch, reverb, comp, e equalizador (não lembro se o redutor de ruídos está tb)

    Em cada um desses efeitos que um patch pode ter ligados ou não, é possível regular até 3 parâmetros, no caso do efeito pitch, os parâmetros são: pitch, tone, e balance.

    Realmente o balance parece ser o que você falou, e está regulado de forma a ter uma mistura então, não lembro, mas acho que está 17 no máximo de 30.

    E eu concordo que usar pitch sem querer usar a desafinação parece meio "esotérico", ou meio gambiarra pra isso. Por isto estou perguntando.
    Como a minha pedaleira tem chorus também, mas para este efeito a zoom escolheu usar pitch ao invés de chorus por algum motivo (e este efeito está na memória numa posição que não dá para salvar patch novo em cima), aí fiquei em dúvida.

    Mas a recomendação para obter um efeito parecido com isso fica para um pedal de chorus então? =)

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    metalrox
    O PATCH detune tem os seguintes efeitos ligados: pitch, reverb, comp, e equalizador (não lembro se o redutor de ruídos está tb)

    Ah, sim, agora entendi! Você está usando um patch pronto da pedaleira...

    Bem, eu já tive uma pedaleira pra violão da Zoom, e ela tinha um efeito chamado detune, que tinha a intenção de simular um violão de 12 cordas. Provavelmente este patch detune tem a intenção de misturar o som "desafinado" com o som original (se você conseguir achar um pitch uma oitava acima do som original, e colocar o balance em 50%, deve dar algo que lembre uma guitarra de 12 cordas).

    Por fim, acho que chorus é a melhor pedida. Nele deve ter um parâmetro tone, então configure-o de modo a ficar bem grave, assim o som ficará encorpadão.

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    metalrox
    Cara, esse efeito é o roto vibe, ou qualquer similar que simule rotary speaker.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a que pedal usar faz este efeito?