montando set pra tocar u2: sugestoes e duvidas.

Autor Mensagem
Edge JR
Veterano
# abr/09


e aew gente...blz?

bom...como eu postei algum tempo aki eu sou guitarrista e toco musica do u2...meu proprio apelido jah diz isso...bem, eu tenho uma pedaleira zoom g1 mas toh kerendo montar um set d pedais...depois d mta pesquisa...olhando o set do the edge e o dos covers...e testando pedais e vendo videos deles no yotube...cheguei a um set q eu pretendo montar...logico q devagar....mas eu chego lah...ehheeh...bom kero q vcs vejam minhas opçoes e m ajudem com sugestoes d alguns pedais q eu vou precisar comprar mas nao sei qual marca/modelo....principalmente os de modulação...pois o the edge usa rack de modulação (korg a3)...bom...lah vai...vou separar por grupos d efeitos...

1-distorção:

-ibanez ts-9
-electro harmonix little big muff
-boss od-2 turbo overdrive (esse eu soh acho usado...a bos fez o grande desfavor de tirar ele d linha...alguem sab d algum similar...d preferencia behringer...q eh o generico da boss..mas eh mto bom tbm...????)

modulção:

- landscape angel chorus (eh barato e tm um som agradavel)
preciso q vcs m recomendem pedais d phaser e flanger...eu vi um da behringer...o fx600 q todos os tipos d modulções num pedal soh...kero saber c eh bom...o som m agradou...mas preciso d + uma opiniao..blz?

ambiencia:

- behringer dd400 (gostei mto desse delay...axei melhor q o boss dd3...tm um delay mais sonoro..mais audivel...mais expressivo...hehhe) obs: pretendo usa 3 pedais desse...um operando em uma determinada faixa de milissegundos...tipo...um operando na faixa dos 200ms, o otro na faixa dos 300ms, e o ultimo na faixa dos 400 ms...q sao as faixas q o the edge usa em praticamente todas as musicas...

- behringer dr100 (reverb)...toh indo de dr100 + pq nao axei o boss rv5 pra vender...tah dificil...mas esse reverb eh mto lgl tbm...mto agradavel...gostei... vou usar apenas 1 desse...

wah wah:

-dunlop cry baby wah-wah (se eu tiver grana pra bancar...tah mto caro)... ou behringer hellbaby wah-wah...(caso d grana curta...o hellbaby nao faz feio nao...dah pra competir com o dunlop numa boa...)

-boss aw3 dinamic wah...pedal d auto wah mto bom...gostei...vou precisar d um desse pra certas musicas...como "mysterious ways", e certas versoes de "bullet the blue sky"...eh um bom auto wah...atende minhas necessidades...mas...quem souber d um concorrete a altura soh q + barato...m fle...blz?

experessão/volume:

-pretendo pegar o boss fv500L...q faz o volume e a experessão tbm...mas keria saber se eh facil d trocar d volume pra expessão ou se eh melhor comprar 2...um soh pra volume e otro soh pra expressão...tbm keria saber c o behringer fcv100 (generico do fv500L) eh bom tbm...pois nao axei video dele e nem lugar q tnha ele pra testar...blz?

compressor/equalizador e boost:

esse eh um grupo q eu nao conheço mto...portanto nao vou colocar nda aki...kero q vcs m sugiram o compressor/sustainer, o boost e o equalizador...blz? vou comprar 1 de cada.

pre-amp:

tbm nao conheço esse grupo...gostaria q vcs m esclarecessem o que o pedal d pre-amp faz..e qual comprar...blz? vou comprar 1.

bom...fazendo as contas d quantos pedais eu vou ter no meu set...vamos ver... 17...18 pedais...eh pedal pra caramba...hehehe...vai ter q ser um pedalboard grande...hehhehe...

bom..vc devem tah pensando: "18 pedais...vai sapatear feito loko...(kkkk)..."...bom, vou sapatear por um tempo...depois pretendo "midiar" os pedais....com excessão dos wah-wah, expressão e volume...mas aí eh otra historia...

bom...isso eh tudo....desde jah agradeço a colaboração d vcs...e espero q digam o q axam do meu futuro set...blz?

flw galera.

ettoremathedi
Veterano
# abr/09
· votar


Muito behringer e pouca qualidade. Uma coisa é querer fazer um set U2, outra é querer brincar de pedais :P

THRASH3R
Veterano
# abr/09
· votar


Poderia ter usado o outro topico que vc criou....


o efeito mais importante do the edge eh o delay, compre um bom pedal de delay, DD-20 da boss ou DL-4 da line6 e oque sobrar pegue um bom overdrive

Edge JR
Veterano
# abr/09
· votar


thrash3r

qual é o + barato...o dd20 ou o dl4? e otra coisa...eu pretendo + pra frente..depois q o set estiver montado e td + .... passar a controlar os pedais via midi controller...aí eu pergunto... o dd20 e o dl4 sao controlaveis via midi foot controller?

Drifter
Veterano
# abr/09
· votar


Edge JR
qual é o + barato...o dd20 ou o dl4?

Varia muito de onde você mora ou até mesmo se o produto é usado ou é novo, está em estado de novo mais foi usado já por um bom tempo...

No preço de tabela, aqui em SP o DD-20 está mais barato, mais não é um diferença absurda quanto ao DL-4.

Gnarus
Veterano
# abr/09
· votar


Edge JR
Tem tambem o Triton da Wavebox, é delay e reverb e tem a opcao do midi que tu quer e é mais barato que ambos (dl4 e dd20). Acho que esses dois nao tem midi, me corrijam se eu estiver errado.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Cara, vamos lá, o lance de um set pra U2 é a versatilidade e variedade de efeitos, já que ele usa muitos deles.

Pega um OD-20 pras distorções, que tem todas as que você vai precisar, se tiver sobrando grana pega o DM4 Distortion Modeler da Line 6, mas acho que o OD-20 resolver teu problema com folga.

Eu pegaria também um DD-20 da Boss, que está relativamente barato se comparado com o unico concorrente em pedal dele que é o DL4 Delay Modeler da Line 6. E como o The Edge em geral usa delay digital ele te dá os sons que tu precisa e tempo de delay de sobra, e ainda 4 memórias.

Pra Eq use um Boss GE-7, que também pode ser usado como booster. Se precisar muito de um booster maior o que o GE-7 pode dar, compra um da Fuhrman queeu achei bem legal e é true bypass, mas se tiver grana, vai de MXR Microamp.

Pra Compressor, ou um CS-3 da Boss ou um The Compressor da Marshall.

Pra ambiência pega o Reverb da Landscape que é Bom, e Barato, além de ter mitas opções de regulagem.

Pras modulações compra um Line 6 MM4 Modulation Modeler, que vai ter todas as que você precisar.

O AW-3 e o Cry Baby são legais.

Não acho que voc
ê precise de um pre-amp a menos que você não tenha um valvulado, mas se precisar, pega o Argos da Wavebox, que é um simulador de amps em pedal que faz as vezes de preamp.

wcpm
Veterano
# abr/09 · Editado por: wcpm
· votar


Não se esqueça de colocar no seu set um amplificador Vox AC30, super barato , rsrsrs ; Esqueça pedais behringer, são um lixo.

wcpm
Veterano
# abr/09
· votar


Texto legal que achei na NET pode ser util pra vc:

O Delay De The Edge
Para perceber exactamente como é que funciona o efeito de delay usado na guitarra de The Edge é preciso saber o ritmo da canção em termos de batidas por minuto (bpm).
Especificamente, vamos supor que o ritmo é de 120 bpm. Isto significa que existem 120 batidas, ou seja, uma batida em cada meio segundo (500ms). O efeito de delay uzado por The Edge possui três repetições para além da batida, ou seja, três quartos de tempo (0.75) até à próxima batida. Assim, usando simples aritmética: 500x0.75=373ms, sendo este o tempo exacto de delay a usar para obter este efeito numa canção a 120 bpm.
Para saber o tempo ideal de delay para qualquer canção a um determinado ritmo, divide-se os 60 segundos de um minuto por qualquer batida por minuto, multiplica-se por 1000 para obter o tempo entre as batidas e depois multiplica-se os resultados pelo valor da repetição pretendido, por exemplo 0.5, 0.75 ou 1.5 são valores clássicos muito usados. Este método bastante simples é totalmente eficaz e é muito mais simples na prática do que descrito como aqui.

Thyagw
Veterano
# abr/09
· votar


Se nao me engano o auto-wah da boss tem entrada para Expression...Então daria pra voce usar ele como auto-wah e wah ao mesmo tempo, alem de ter um pedal de volume caso voce precise

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


Edge JR
Ah brother, uma pedaleira resolve tudo isso. Você terá uma qualidade muito próxima de bons analógicos com um preço muito em conta. Mas tem que ser uma pedaleira mais top, tipo Boss GT-10, POD XT ou X3 Live, Zoom G9.2tt...

Thyagw
Veterano
# abr/09
· votar


erico.ascencao
Acho que até uma ZOOM G7 rola...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Edge JR
Eu acho uma puta besteira comprar esse pedais. Como havia te tido no outro tópico que fez, o guitarrista Luciano GT, do U2 Cover Alive, uma das melhores bandas cover de U2 do Brasil falou comigo por e-mail e sugeriu as Boss Gt-8 ou 10 e ainda a G-System, que é bem mais cara. Ele mesmo usa uma multiefeitos. Bom, fica aqui minha sugestão.

Um link completíssimo com os delays do The Edge etc...
http://www.amnesta.net/edge_delay/

Abs

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

Até porque o The Edge é um dos maiores usuários de Multi-efeitos que existe por aí, usa ainda mais que o Pat Metheny.

Edge JR
Veterano
# abr/09
· votar


ola pessoal...blz?

desculpe por nao ter postado antes...mas andei mto ocupado esses dias...

bom...vamos ao q interessa...li seus posts nesse topico..e tive uma ideia...tenho um zoom g1...e vou montar meu set com ela da seguinte forma...vou deixar a g1 pra delay, reverb, modulações e auto-wah...aí eu vou comprar uns pedais de distorção...overdive e fuzz pra ser + especifico...pq nao gosto mto da distorção da g1...alias...eu prefiro distorção analogica msm..hehehe...depois eu vou adicionar o wah-wah e o pedal d expressão/volume e um boost...aí dpois é q tah o prblema...eu nao sei c compro os pedais d modulçao ou os de ambiencia primeiro...q vcs m recomendam? e o q vcs axam da minha ideia??

desde ja agrdeço a colaboração

flw

georginho_gallagher
Veterano
# abr/09
· votar


Edge JR

cara blz?

Ia te sugerir o q vc postou no último tópico, de usar a g1 para as modulações. Não toco em banda de u2 cover, mas nossa banda tocava umas 4 ou 5 deles. Na verdade com um delay e chorus vc resolve 90% dos problemas de modulações, associa um overdrive e reverb, pode ser aí o do próprio cubo, e vc não precisa de muitas coisas a mais. Na minha opnião comprar um pedal de auto wah, p. ex., pra tocar apenas umas 2 músicas e ainda por cima comprar um wah separado é exagero, depois vc vai ver que tem um monte de coisa sobrando e não usa.

Usei por um bom tempo para tocar músicas do u2 um set com overdrive e reverb do amp e a antiga zoom 505 (em bypass) só para delay e modulações. Quebrava muito bem o galho, e a sua g1 é mto superior à quase extinta 505. Depois passei a 505 pra frente e peguei um dd100 da behringer, mais simplezinho. Tb dava pra tocar, mas faltavam opções. Depois passei dos pedais para uma gt8, e pelo menos p/ u2 era do caralho, aquele lance dela de trocar ordem dos efeitos na cadeia, a função control que trocava vários efeitos até simulação de ampli tudo de uma vez só era o lance perfeito para tocar u2, fora que ela tinha simulações de amp razoáveis e efeitos muito bons, como chorus e delay, principalmente, aí vc tinha vários delays presetados, mais do que perfeito p/ u2. Depois chegou o amp valvulado aí passei a gt8 pra frente e peguei pedais, pois defini o som que eu queria, mas meu set apesar de um pouco simplório é o suficiente para tirar as principais músicas do u2, e a qualidade do som é algo que nunca tive antes, usando agora amp valvulado + pedais analogicos separados.

Resumindo, acho uma boa por agora vc fazer esse esquema de usar a g1 para modulações e delay, e te aconselharia a pegar um drive legal, tipo um ts (até mesmo clone), para dar aquele drive orgânico que vc não vai conseguir tirar na pedaleira. Faça o que te disseram ali, ou melhor, não faça, no caso de se entupir de pedais behringer. Como disseram não compensa. Acho que o mais sensato é vc ir sacando suas prioridades e comprado pedais bons, aos poucos.

Como relatei, uma excelente opção é ir de pedaleira top. A gt8 p/ u2 era mais do que perfeita, essas novas então nem se fala. De repente veja a tonelab se, que tem as melhores simulações de vox ac 30, que é o amp que o edge usa. Qual seu amp? Tb não adianta comprar milhares de pedais, bons ou não, e não ter amp que preste. Tudo isso é pra tocar em casa ou com banda?

é isso ae cara, fica a dica, espero ter ajudado, abcs

Edge JR
Veterano
# abr/09
· votar


georginho_gallagher

e aí georginho_gallagher...blz kra? aki tah td blz...

deixa eu t perguntar uma coisa...o ts q vc fla eh o ibanez tube screamer??? eu gostei dakele pedal mas keria saber qual eh o clone dele...por acaso eh o boss sd-1 super overdrive? pq eu gostei desse tbm...tanto eh q o the edge usou o sd-1 por um bom tempo..dpois ele passou pro tube screamer....otra coisa...qndo eu for ligar a g1 e o pedal junto...tipo em qual ordem eu coloco no pedalboard...? eu ponho o pedal de overdrive antes ou depois da g1 tipo...guita > g1>overdrive>amplificador ou guita>overdrive>g1>amplificador....????

flw

georginho_gallagher
Veterano
# abr/09
· votar


Edge JR

dae velhinho!

vamos por partes:

1. o ts é sim o tube screamer da ibanez. É um overdrive que tem como característica ganho com ênfase em médios, som mais fechado, destacando-o dos demais overdrives. O sd1 da boss é um ótimo overdrive, mas é distinto, é outro overdrive, parecido com o ts em termos de quantidade de ganho (os dois dão ganhos baixos a moderados, são usados tb pra booster de valvulados) mas com o timbre peculiar. Os clones são pedais com o mesmo esquema, fabricados por handmades, é só pesquisar aqui no forum que tem vários, o meu é do mroxy, tem o efx, entre outros.

2. Sobre a ordem, primeiro as distorções e depois as modulações, ou seja, guita>overdrive>g1 com os efeitos. Imagina colocar o drive depois do delay, sendo que o delay repete o som, ele repetiria um som limpo e o drive distorciria as repeticões, fica uma bagunça o som.

3. Qual seu amp? veja se seu amp tem loop de efeitos, aí é melhor ainda, ou , veja tb se a g1 tem loop. Se seu amp possuir loop, use a seguinte ordem: guita> overdrive> amp> g1.

Se a g1 tiver loop, use o drive no loop da g1, aí vc pode colocar o wah antes do drive, p. ex. Aí esquece o loop do amp.

abraço!

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


Edge JR
Cara, eu aconselho um upgrade para a Zoom G2, pois a G1 tem regulagens meio limitadas para os efeitos. Para você ter uma versatilidade maior, a G2 é uma boa pedida.

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


2 memory man 1 aby e 2 ac30 hehe

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


The Edge - U2 - Set

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


André Arraiano
Esse set que postou é de 91! Sente o rack que aparece no vídeo... Eu li que nos shows tem uma cabine com os racks, comandada por uma cara, que auxilia o The Edge nos shows... Olha isso:





Abs

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

No ultimo aqui no Brasil tinha um paredão tipo parede de Marshall, mas só de racks atrás dele, ele usa um sistema Peter Cornish similar ao do Gilmour para controlar todos os pedais e racks que usa em show.

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
caraca q apelacao! aiusehauea mal ae manjo nd de u2

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/09
· votar


Sem querer ser chato, nao eh a intençao. Mas vc ve esse video e dpois vem nego falando
"oi, como posso tirar o som do Edge com uma G1 + shelter detroit num meteoro thor"?

ahuahua

georginho_gallagher
Veterano
# abr/09
· votar


massa qdo ele fala, (...) e o marshall, minha nova aquisição(...)

s/ mais coments....

Slash Hammett
Veterano
# abr/09
· votar


acho q pra tocar u2 vc deveria investir pesado em delay

Edge JR
Veterano
# abr/09
· votar


fla pessoal...blz?

andei meio ocupado ultimamente...bom..continuando o topico..
meu ampli nao eh valvulado...eh o fender frontman 15g de 15 watts...

toh pensando em fazer o seguinte....

usar a minha g1 pra delay e modulações...pegar um boss sd-1 pras distorçoes...mas tbm vou usar a distorção do ampli em determinadas musiks...q axam? otra coisa...uma duvida q m surgiu....eu compro pedal de reverb ou uso o reverb da g1? ah...e vou comprar um pedal d delay tbm...pois tm algumas musiks do u2 q o the edge usa dois delays ao msm tempo...um curto e otro + longo...exemplo...where the streets have no name (um d 0.4 ms e otro d 0.15ms...se nao me engano...i still havent found what i´m looking for tbm usa 2 delays...)...q vcs axam?

otra coisa...com esse ampli...vcs m recomendam usar um simulador preamp como o argos ou o nig por exemplo?

desd jah agradeço a colaboração...

flw

desd jah agradeço...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Músicas que usam 3/16 delay:

Electric Co (275ms)
Stranger in a Strange Land riff principal (360ms)
Surrender solo slide (400 ms)
A Sort of Homecoming (375ms)
Pride (418ms - pan pra direita)
Wire (317ms)
Bad (467ms) Vide '2 delay'
Streets (350ms) Vide '2 delay'
Still Haven't Found (450ms) Vide '2 delay'
With or Without You (410ms) -
In God's Country intro e solo (360ms)
One Tree Hill (360ms)
Spanish Eyes (310ms)
Heartland (420ms)
Silver and Gold (360ms)
Even Better TTRT (345ms - volume mais alto durante o solo de slide)
One solo/outro (500ms)
Until the End of the World (420ms, suave)
The Fly intro/solo (415ms)
Mysterious Ways (450ms, muito suave)
Ultraviolet (Light My Way) (400ms, pan pra direita)
Discotheque - riff principal e bridge (372ms)
Please outro 4:01-end (440ms, 6-7 repetições) 2 guitarras, só 1 tem delay)
Walk On (420ms) Vide '2 delay'
Sometimes You Can't Make It On Your Own (475ms)
City of Blinding Lights guitarra base (320ms)


Músicas que usam 4/16 (1/4) delay:

A Day Without Me intro/outro (380ms - 155 bpm)
Stranger in a Strange Land (480ms - pan esquerda - 125 bpm)
New Year's Day chorus (450ms - 4-5 repetições)
Promenade (580ms - pan pra direita / a múscia é em 6/8 @ 97 bpm)
Acrobat (450ms)
Do You Feel Loved? (520ms)
Gone Whammy-outro 3:52-end (660ms)
Beautiful Day guitar (440ms) (intro no piano)
Miracle Drug intro (480ms)



Tem muito mais aqui, como já falei:

Um estudo do delay das guitarras do The Edge

http://www.amnesta.net/edge_delay/

Traduzido pelo Google

Abs

Edge JR
Veterano
# abr/09
· votar


e aew galera...blz?

tenho uma duvida...
sobre o pedal de whammy...
se eu nao puder comprar o digitech whammy..(alta do dolar..)exsite algum otro concorrente + barato do digitech whammy? ou eu posso comprar um pedal de pitch normal...tipo o boss ps5 e colocar um pedal de expressao nele? dah certo isso? e qual a ligação q eu faço...? ps5 > expressão ou expressão > ps5...????

desd ja agradeço a colaboração...

flw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a montando set pra tocar u2: sugestoes e duvidas.