Whammy Handmade Existe?

Autor Mensagem
ericfyoshino
Veterano
# abr/09
· votar


O whammy é um daqueles pedais que são impossíveis de ser clonados, primeiro pela sua construção física e segundo e mais importante, que ele é digital.

Quem já viu ele por dentro sabe do que estou falando, existem cerca de 6 chips programados dentro dele, estes chips no caso seguem uma configuração que só a Digitech sabe. Estas peças não são fabricadas por ninguém além do fornecedor da Digitech.

Por este motivo não são produzidos clones deste lendário pedal.

Quem quiser ver de perto: http://www.effector-repair.com/index.php?main_page=Digitech_WHAMMY&zen id=9c8ac2b4b793f9e905d772ddc37e2d25

É assustador.

Tiaguh
Veterano
# abr/09 · Editado por: Tiaguh
· votar


Quem já viu ele por dentro sabe do que estou falando, existem cerca de 6 chips programados dentro dele, estes chips no caso seguem uma configuração que só a Digitech sabe. Estas peças não são fabricadas por ninguém além do fornecedor da Digitech.

Estes chips são microcontroladores, q são CI's programaveis, é tipo de um integrado q é fabricado ''vazio''(provavelmente pela própria digitech), e é feita uma programação via software por computador, a qual seria impossível de descobrir, até porque, eles devem possuir um software exclusivo para isso, e provavelmente um programador também..

A única forma seria projetar outro whammy, q não use microcontroladores, e sim CI's normais.. e acho q ainda sim seria muito difícil, até pela mecanica, que também não é nada fácil.

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


http://www.behringer.com/EN/images/products/US600_P0532_Right_web.jpg
+
http://www.behringer.com/EN/images/products/FCV100_P0219_Perspective_w eb.jpg
= Whammy gambiarra


Opa, isso funcionaria?

guitartube
Veterano
# mai/09
· votar


ericfyoshino
O whammy é um daqueles pedais que são impossíveis de ser clonados, primeiro pela sua construção física e segundo e mais importante, que ele é digital.

Esse pedal é velho brow. Olhando o circuito dele já dá pra notar que usa CI LSI, ou seja, Low Scale Integration (integração em baixa escala), por isso que ele usa outros chips de suporte, sendo na maioria uns TTL´s.
Se for usar VLSI, o circuito fica reduzido a um chip, se usar um DSP ele além de ficar reduzido a um chip, vc ainda vai poder fazer upgrade na versão que vc mais gostar.

Tiaguh
A única forma seria projetar outro whammy, q não use microcontroladores, e sim CI's normais.. e acho q ainda sim seria muito difícil, até pela mecanica, que também não é nada fácil.

A mecânica dele é simples, se aproxima de um pedal de expressão com controle óptico. O efeito não é complexo, e relativamente fácil de se programar em um DSP.

flw!!!!

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


guitartube
Cara, você conseguiria "reproduzir" um Digitech Whammy 4? <O>

guitartube
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Cara, você conseguiria "reproduzir" um Digitech Whammy 4? <O>

Eu estou trabalhando com um novo Kit DSP Texas fodão no Trampo. Quando eu estiver adaptado a ele, e rodando uns programas legais, vou implementar um algoritmo para Whammy e testar em vídeo.

flw!!!!

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


guitartube
Fudeu!

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Que eu conheça, o clone mais próximo é esse aqui. Ótimo por sinal!
http://img189.imageshack.us/img189/4562/clonewahmmy.jpg

Nefelibata
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

:-/

juro q esbocei um sorriso.

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/09
· votar


Galera muita gente aqui andou perguntando se os pedais de pitch shifter (boss, behringer) funcionam igual ao whammy.

Sim, funcionam, desde que tenham entrada pra pedal de expressão, pois o whammy nada mais é do que um pedal de pitch shifter com pedal embutido.

Na verdade, não acho que o whammy seja melhor que o pitch da boss + pedal. Só testei o pitch shifter do whammy, não sei se ele tem outras funções, como harmonizer por exemplo.

The Root Of All Evil

Cara, acho que esses pedais que vc mostrou da boss, são apenas de volume. Eu tenho o fv-50.

guitartube

Cara se tu clonar o whammy vai ser sensacional. Como vc disse, vai ter que fazer uma programação para o chip...

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Malandro, me fez rir a toa.

thmenezes_RJ
E da pra copiar esses pitch shifter boss?

Drifter
Veterano
# jun/09
· votar


Nefelibata
juro q esbocei um leve sorriso.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Nefelibata
kairi
Drifter
eheheh. Pegadinha light... Só pra descontrair! ;-)

MatheusFarage
Veterano
# jun/09 · Editado por: MatheusFarage
· votar


MauricioBahia
nem esbocei nenhuma reaçao
=]

Bombastik
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
o clone mais próximo é esse aqui.

eu achei muito legal esse clone do Bahia!

guitartube
kairi

eu pago pra ver esse clone heim!

abraços.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


MatheusFarage
Bombastik
Foi uma piada saudável pelo menos! :-)
Abs

GuitarHome
Veterano
# jun/09
· votar


eu pago pra ver esse clone heim!

abraços.

Acho que pra ver ele não vai cobrar.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


GuitarHome
Quer apostar pra ver que vão cobrar pra ver?

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/09
· votar


kairi

Cara, a behringer copiou (pra variar). É o pedal que o makumbator comprou na musicware, do rio. Ainda não tinha visto em outra loja aqui no Brasil, mas esse pedal já existe há um tempinho, um ano pelo menos. Agora, pra alguém clonar é dureza, porque é um efeito digital. Teria que construir e programar um chip, coisa que até onde eu sei ainda é bem complicado de fazer, pelo menos no esquema handmade.

Ele sai uns 200 paus, com mais um pedal de expressão qualquer por mais 200, vc tem um whammy + harmonizer + oitavador + pitch por 400 paus (dá pra catar um pedal de expressão mais barato).

Agora, é behringer né... o famoso "barato que pode sair caro".

guitartube
Veterano
# jun/09
· votar


thmenezes_RJ
Cara se tu clonar o whammy vai ser sensacional. Como vc disse, vai ter que fazer uma programação para o chip...

Ou fazer usando um FPGA.

Bombastik
eu pago pra ver esse clone heim!

Quanto? hehehehehehe, vlw!!!!

Do jeito que eu ando enrolado em trabalho e projetos, pode demorar um bom tempo. Ainda nem tive tempo de testar e ajustar meu looper.

flw!!!!!

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/09
· votar


guitartube

Ou fazer usando um FPGA.

O que seria isso ?

guitartube
Veterano
# jun/09
· votar


thmenezes_RJ

O que seria isso ?

Um Gate Array Programável. Vc elabora um Whammy como um circuito digital. Depois sintetiza o circuito em um Chip que se reconfigura gerando as funções projetadas. Neste caso vc não sofre com o problema de tempo real inserido pela programaçãol. Existem FPGAs da Xilinx e da Altera.

flw!!!!!

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


thmenezes_RJ
Acho que é algo relativo a processadores, mas com suportes a outras coisas, capazes de executar várias funções.

PGA478 e LGA775 são Pentiuns 4, por exemplo.

Da uma olhada na wikipedia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/FPGA

Deiab
Veterano
# jun/09 · Editado por: Deiab
· votar


guitartube
Um Gate Array Programável. Vc elabora um Whammy como um circuito digital. Depois sintetiza o circuito em um Chip que se reconfigura gerando as funções projetadas. Neste caso vc não sofre com o problema de tempo real inserido pela programaçãol. Existem FPGAs da Xilinx e da Altera.
------------------------------
Meu Deus, não entendi nada, ahahahahah!!!
Treco complexo hein??
Como eu fiz Direito, de eletrônica eu só sei ligar o ampli na tomada e apertar o power. Mas tenho me esforçado pra tentar entender esse papo de vocês.
Espero que os senhores hotbit, tk 90x aí, consigam fazer esse clone.
Porra, deu até dor de cabeça :D
Abraço.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


Deiab
Espero que os senhores hotbit, tk 90x aí, consigam fazer esse clone.

hhan??? ._.

Deiab
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
hhan??? ._.

Opa, esse não é do teu tempo meu velho, é que quando eu era criança a coisa de informática mais foda que existia eram esses dois micros aí, coloca no google imagens pra você ver.
Foi pra brincar com a galera que manja de tecnologia aí.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


Deiab
Ah, blz... o máximo que eu lembro eram os Comodores 64.

Abraços.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


guitartube
Cara será que rola produzir uma pedaleira, com alguns efeitos digitais (menos amp/dist/over) e tal?

guitartube
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Cara será que rola produzir uma pedaleira, com alguns efeitos digitais (menos amp/dist/over) e tal?

Dá para construir, o problema é o retorno financeiro que pode não acontecer, já que tudo deve ser implementado do zero e sem possibilidade de cópia. Além da concorrência ser phoda, é muito difícil conseguir a qualidade das pedaleiras já estabelecidas ( até mesmo de modelos antigos).

Deiab
consigam fazer esse clone.
Acredito que pelo menos, o efeito básico de pitch shifter dê para fazer.

flw!!!!!!

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/09
· votar


guitartube

rapaz... que coisa legal rsrsrsrs

show de bola.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Whammy Handmade Existe?