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B.Frusciante Veterano |
# mar/09
Opa
Estou nessa dúvida a tempos: Se eu tenho um amp valvulado, cujo utilizo da saturação valvulada do power, não posso ligar o delay antes da entrada(timbre ficaria estranho).
Minha proposta é ligá-lo depois do microfone que microfona o alto-falante, e do pedal para a mesa de som.
Guitarra > Wah > Amp > Mic > Delay/Reverb > Mesa de Som > P.A.
Será que isto daria certo?
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B.Frusciante Veterano |
# mar/09
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Mais de 5 meses que eu não posto aqui..
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Fernando de almeida Veterano |
# mar/09
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B.Frusciante Guitarra > Wah > Amp > Mic > Delay/Reverb > Mesa de Som > P.A. Será que isto daria certo? Sim ... não tem motivo para não dar certo ...
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/09
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B.Frusciante Da onde vc tirou que o "timbre fica estranho" se ligar o delay onde deve ser ligado? Sua pergunta não faz sentido.... Abç
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Rabbit Veterano
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# mar/09 · Editado por: Rabbit
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B.Frusciante
Também não entendi o "estranho". Estranho seria igual a todos os outros timbres usados por todos os outros guitarrista que usam delay no modo "convencional"? Ou seja, antes do Amp.
Desenvolva a pergunta!
Edit. E se for pra ligá-los depois do mic, então pra quê usar pedais? Basta adicionar efeitos em um programa comum como o Sound Forge e outra dezenas.
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Gabriel Chincha Veterano |
# mar/09
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O mestre Eric Johnson liga seu Delay Memory Man no AUX Send da Mesa de Som e Volta pelo Aux Return.
Fica Assim :
MIC > Mesa de Som > Send da Mesa > Pedal de Delay > Return da Mesa.
Não tem problema algum ligar dessa forma! E fica bastante limpo e bonito....
O que ele quis dizer com "estranho" acho que tem a ver com usar a Distorção do Amp, o delay nesse caso ficaria antes da Distorção.
E quando tem muito ganho no amp o delay realmente não costuma ficar muit bom ligado "normalmente".
Uma solução legal é dividir o Drive que pretende, entre o amp e um pedal de Drive (como um SD-1 por exemplo) ai deixa o drive do amp bem leve, o do pedal leve também e o delay entre os dois.
Essa config deixa o som muito bonito!
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Megamedes Veterano |
# mar/09
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Teu amp não tem loop?
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Dr Jivago Veterano |
# mar/09
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Megamedes
Mesmo que tivesse não resolveria porque ele está saturando as valvulas do Power.
Confesso que sempre tive essa dúvida relativamente a ligação das modulações em amps cujas valvulas do Power estão saturando.
Segue uma opinião profissional:
"So if one uses a series of boxes, beginning with distortion, and ending with effects between the guitar and the amplifier, the amplifier must NOT be allowed to distort at all. This pretty much eliminates the entire reason for having a nice tube amp if you think about it. You may as well plug your boxes together at unity, and set the final output at +4db over unity (most pro audio gear runs at +4) and run into a mixing desk and a nice set of monitors if you want to do this. Better still, just buy an "all-in-one" rack mounted multi-effects processor. "Unity-gain" is a term which really only applies to high-fidelity, and a good tube amplifier run into saturation is anything but high fidelity. Knowing how to use an amp is at least as important as having the right one, and if you're not going for the sound of an overdriven amp in the first place, leave it aside altogether if you're intent is a bunch of effects boxes. "
E uma sugestão profissional:
" Gain altering devices may be placed between the guitar and amp. If you want effects like reverb, chorus, echo, harmonisers, these must be amplified by a second separate source, set-up for high fidelity sound -IE not a guitar amp on overdrive. If you want good reverb, stick with rack mounted studio grade gear, and get a 2nd amplification system to run it. Stereo ROCKS btw. "
Fonte: http://www.jamesbyrd.com/askbyrd.htm
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Creamy Mule Veterano |
# mar/09
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deve ser legal ter equipamento suficiente e lugar pra testar todas as teorias.
" Gain altering devices may be placed between the guitar and amp. If you want effects like reverb, chorus, echo, harmonisers, these must be amplified by a second separate source, set-up for high fidelity sound -IE not a guitar amp on overdrive. If you want good reverb, stick with rack mounted studio grade gear, and get a 2nd amplification system to run it. Stereo ROCKS btw. "
gostaria de tentar trabalhar em stereo utilizando efeitos diferentes. Deve-se conseguir resultados legais.
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B.Frusciante Veterano |
# mar/09
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Desenvolva a pergunta! Sua pergunta não faz sentido....
Teu amp não tem loop?
Leiam direito! :]
Se eu tenho um amp valvulado, cujo utilizo da saturação valvulada do power
Gabriel Chincha Creamy Mule Dr Jivago
É isso mesmo.
Tinha esquecido do fato das mesas de sons 'maiores' terem loops de efeitos externos para cada trilha ou para todas.
Mas será que não é possível ligar os efeitos entre o mic e a mesa, ao invés de no loop da mesa?
Tenho essa dúvida pois seria bem mais simples.. só precisaria de mais um cabo, e também eu poderia manter os pedais de modulação/ambiência perto de mim já que estaria próximo ao microfone e consequentemente ao amp.
Será que eu estou sendo claro?
Obrigado!
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B.Frusciante Veterano |
# mar/09
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Fernando de almeida
Fiz a pergunta por não ter visto na internet nem em lugar algum alguém que utilize este sistema, vai ver teria alguma diferença da saída do mic para entrada do pedal que modificasse o timbre, sei lá.
Valeu mesmo assim o/
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B.Frusciante Veterano |
# mar/09
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up.
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LeandroP Moderador |
# mar/09
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B.Frusciante
Pode ser interessante esta ligação. O delay vai reproduzir o timbre na sua totalidade.
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erico.ascencao Veterano |
# mar/09
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B.Frusciante Você precisa ter o comando do delay? Nestas situações era melhor ter um delay na mesa de som. Pode ser que o delay de guitarra não case bem com o sinal proveniente do microfone... a impedância da guitarra é bem diferente da impedância do microfone.
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Guitar_L Veterano |
# mar/09 · Editado por: Guitar_L
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B.Frusciante Pode usar, rola tranquilamente. Aliás, pro meu gosto pessoal, quanto mais no final da cadeia o delay estiver, melhor fica o som. Abraços
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Zuricow Veterano |
# mar/09
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Galera eu tenho uma duvida, talvez ate possa ajudar nosso amigo B.Frusciante. Será que em caso de heads e caixas em vez de combos, ele não poderia usar o delay e as modulações entre o head e a caixa??? Não sei se isso ja foi visto pelo forum ou se eu estou falando m.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/09
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Zuricow Não. O tipo de sinal é outro totalmente diferente. Abç
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/09
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Na verdade essa pergunta dele não tem sentido, pois ele está achando que, no caso dele, por utilizar a distorção de power, ao ligar o delay entre a guitarra e o amp, não "embolaría", pois o delay ficaría DEPOIS da distroção nesse caso. Só que essa regra se aplica a pedais e não à distorção de power. Abç
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B.Frusciante Veterano |
# mar/09
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Mauricio Luiz Bertola Só que essa regra se aplica a pedais e não à distorção de power.
Sério?
Que mancada
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megadeth2612 Veterano |
# mar/09
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B.Frusciante
Por que você não tenta assim?
guitarra > pedais > amp > mic > direct box > pedal de delay > mesa ?
Acho que um direct box resolveria seu problema. Abçs!
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/09
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megadeth2612 Não resolve não, eu já falei. O sinal de amp > caixa é totalmente diferente. Só resolveria se ele ligasse em paralelo no canal da própria mesa, mas daí seria o operador da mesa que teria que acionar o pedal. Não dá. Tem ser ou "em linha" ou no loop do amp. Abç
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megadeth2612 Veterano |
# mar/09 · Editado por: megadeth2612
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Mauricio Luiz Bertola
Você não entendeu, ele NÃO vai interceptar o sinal antes do power e nem depois do power entre ele e caixa. Nada disso.
Estou falando para ele MICROFONAR O AMP NORMALMENTE, sendo que este microfone vai estar ligado a um directbox e logo apos este, o pedal de delay. Depois do pedal de delay ele manda pra mesa.
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Johnny Favorite Veterano |
# mar/09
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primeiro: é "do qual utilizo a saturação valvulada do power". Esse "cujo" ai ficou horrível.
segundo: vc utilizou o delay pra ver como fica? Se ficou embolado (desconfio que não) então vc poderia usar o loop de efeito send/return do seu ampli. A distorção de pré atrapalharia o delay como em um pedal, agora a do power acho difício hein? Só se usar o ampli no talo e acho que nem assim estraga o delay.
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jigo__ Veterano |
# mar/09
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kra num entendi nd!!!
expliquem com calma p/ mim por favor!
em Valvulado não da p/ usar o pedal de delay no loop pois atrapalha o sinal???
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/09
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megadeth2612 Sim, eu lhe entendi mal e confundi com a pergunta do Zuricow Mas do jeito que vc falou, o problema continuaría, ademais, ligar o delay depois de um mic poderia fazer com que ele atue sobre outros sons que não o da própria guitarra, além do mais, se tem um mic, não ha a necessidade de "direct box". Abç
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/09
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jigo__ Não, não atrapalha nada..... Abç
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DotCom Veterano |
# mar/09
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essa ligação pode ficar interessante, mas atente para um detalhe: a entrada de microfone nas mesas de som é preamplificada, e o mic manda um sinal balanceado pra lá.
ao passar pelo pedal, você vai mandar um sinal fraco e desbalanceado por um cabo longo. o que significa isso em termos de SOM: RUÍDO.
pra seu experimento ter um melhor resultado, você vai precisar colocar um DI logo após o delay.
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megadeth2612 Veterano |
# mar/09 · Editado por: megadeth2612
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Mauricio Luiz Bertola
Há sim a necessidade, ele vai converter a impedancia e o formato do conector para o p10, além de mandar o sinal pre-amplificado para a mesa, passando antes pelo pedal de delay. Creio que um microfone tipo o SM57 não capture outros sons além dos provenientes da caixa mesmo.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# abr/09
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megadeth2612 Mas aí o problema do acionamento cuntinuará, a não ser que ele deixe o pedal ligado o tempo todo. Essas soluções não são práticas. O ideal é isso mesmo, ligar o pedal "em linha" ou no loop (se tiver). Abç
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jimmy vandrake Veterano |
# abr/09
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Eu ligaria no Loop. Se vc não gosta do loop, então liga normal, entre a guita e o ampli. Não vai mudar nada.
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