Pedal de Delay antes das Distorções

    Autor Mensagem
    Alexandre Loks
    Veterano
    # mar/09


    Pessoal, gostaria de saber como vocês posicionam o delay em seus pedalboards. Em todos os lugares que pesquiso, dizem que o correto é o delay (e demais pedais de modulação) ficar depois dos drives e distorções. Todavia, quando eu coloco dessa maneira, quando ligo os drives ou junto com o delay, o som fica bem ruim. A repetição do delay fica estranha, muito alta...enfim, o som fica como eu gosto com o delay antes.

    Só queria saber se alguns de vocês também usam o delay da mesma forma.

    O meu é o DD20, da Boss, mas já tive o DD6, e era a mesma coisa.

    Quanto ao chorus e ao Phase, coloco no final da cadeia, e fica numa boa.
    Obrigado antecipadamente pelos comentários

    abs.,

    Drifter
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Alexandre Loks

    Na verdade, o delay deve ficar após as distorções ou no Loop de Efeitos, caso você usa a distorção do amplificador.

    É muito estranho soar bem antes da distorção e mal depois da distorção. Normalmente é o contrário...

    Alexandre Loks
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    É, todos me dizem isso, mas o meu soa bem (pelo menos aos meus ouvidos) logo no início, após o afinador e antes do pedal de volume.

    Estou fazendo a seguinte sequência: afinador - delay - pedal de volume - Drive OCD - Drive Fulltone Fulldrive - Distortion Bulldog - Chorus Boss - Phase 90 e wah vox.

    Não é nada padrão, mas foi a que gostei mais até agora.

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    nmho delay antes da dist sempre fica embolado, pq vc vai amontoando repetições que serão distorcidas, dependendo do tempo e do feedback fica completamente horrível o som.

    Alexandre Loks
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ogaitnas
    Caramba, que estranho...a impressão que tenho é que fica embolado colocando depois das dist.

    Drifter
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Alexandre Loks

    É um caso para "Super Interessante"!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Alexandre Loks
    Acho que está havendo um problema de regulagem aqui........
    Abç

    Alexandre Loks
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Provavelmente...já pensei nisso. Mas tentei regular no final e não tive sucesso..
    Bem, vou continuar tentando...

    Alexandre Loks
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ou então é o meu ouvido que está muito ruim mesmo..srsrs
    Engraçado é que eu já ensaiei com a minha banda por várias vezes, e ninguém reclamou. Inclusive o outro guitarrista, que tb. tem um set de pedais gigante, montado na Guitartech nào reclamou de nada do meu som.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Alexandre Loks
    Cara, se vc colocar o delay antes, a distorçãoserá aplicada ao som principal e às repetições, resultando numa enorme confusão.
    Abç

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    bem.. importante é curtir. O fato é q delays curtos e longos se comportam de forma diferente.. até o porte do ampli interfere nesse caso.

    Acredito q se o amigo usar um delay curto.. apenas para "molhar" o som.. talvez n fique ruim sendo utilizado antes das distorções. Mas, delays mais longos.. principalmente, se o ampli for de 15w (Blues Jr, por exemplo), é mto complicado se ele ficar legal antes da distorção..

    Alexandre Loks
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Será que o fato de passar antes pelo pedal de volume causa alguma modificação, fazendo com que o som não fique confuso ? Quanto ao ampli, o meu é um fender performer de 100w

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Alexandre Loks
    Não, não causa.
    E o ideal é que vc use o pedal de volume antes de tudo mesmo.
    Abç

    janick
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cara, não tem regra. Se antes, ou depois, ficou bom pros seus ouvidos, o pessoal curtiu, e ta bacana, pra que encucar em fazer ele ficar depois do pedal de distorção?
    Nego se prende muito a regrinhas aqui. Se não for de um jeito, o cara já mete o pau e fala que ta bizarro e tal, cruz credo!

    Drifter
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Drifter
    · votar


    janick

    Nego se prende muito a regrinhas aqui. Se não for de um jeito, o cara já mete o pau e fala que ta bizarro e tal, cruz credo!

    Não é que nos prendemos a regrinhas, mas quem tem um delay e usa antes da distorção, sabe do que está falando...

    edukotzen
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    estranho mesmo!!

    tem certeza que tu ta ligando o delay antes da distoção??

    se eu ligo o delay antes fica tudo embolado

    janick
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Drifter
    Ah velho, eu tenho delay analog velho, e aqui realmente não curto muito usar antes dos drives. Mas sei la, se o cara achou uma aplicação pro delay antes da cadeia, quem sou eu pra falar que ta errado né?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    O delay é um efeito que "soma" mais som ao sinal original. Isto é até óbvio porque ele produz a nota natural e repete esta mesma nota. Então é natural que aumente o ganho. Aí vale o bom senso e reduzir o volume de efeitos. Se você precisa de mais delay, mas não pode aumentar o volume, então você pode aumentar a quantidade de repetições até encontrar um equilíbrio.

    Como já disseram, o delay antes de qualquer efeito (que não seja o reverb) fica ruim, porque os efeitos que viriam depois atuariam sobre as repetições, e aí empastela tudo mesmo.

    Um exemplo contrário são os pedais de trêmulo. A característica deste efeito é "subtrair" o som, uma vez que o efeito alterna entre som alto e baixo ou mesmo som e silêncio. Neste caso perde-se em volume final. Então você até poderia ligar este efeito antes das distorções.

    THRASH3R
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    sei la, acho que fica muito estranho o delay antes, nao curto


    sempre achei melhor no fim da cadeia. um amigo uma vez me disse que as modulações sao como o vento, vc nao distorce isso.

    fill.zanchez
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Uso o delay depois...

    Drifter
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Alexandre Loks
    Resolveu o problema?

    edalko
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    E o ideal é que vc use o pedal de volume antes de tudo mesmo.

    Sim e não, dependendo do efeito desejado.
    Antes de tudo: o pedal de volume atuará sobre as distorções como o volume de pot da guitarra alterando o ganho.

    Depois das distorções: o pedal atuará como volume sem influenciar no ganho dos drives.

    Depois do delay: ao abaixar totalmente o volume o corte do no som será abrupto

    Antes do delay: ao abaixar totalmente o volume, preservam-se as repetições finais do delay.

    edalko
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: edalko
    · votar


    pd

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, se vc colocar o delay antes, a distorçãoserá aplicada ao som principal e às repetições, resultando numa enorme confusão.

    Bertola, eu entendo o que você está falando, mas essa de modulações, delays e ambiência depois das distorções, é relativamente recente. Entendo a lógica disso, entendo porque via de regra soa melhor, e entendo toda a mecânica da coisa, até porque uso assim, com as distorções antes.

    Até bem pouco temponão existia nem pedal de distorção e nem loop de efeitos, e ainda assim soava bem, mesmo com os amps distorcendo, como é o caso do Hendrix, do Clapton ou mesmo de musicos mais pra trás, como os Beatles, Shadows, o Scot Moore guitarrista do Elvis, o Les Paul, o Chet Atkins, Carl Perkins e afins.

    A maioria terminou usando os efeitos antes da distorção do amp, nem tanto por falta de conhecimento mas por falta de recursos, e nem por isso soava ruim. Então é mais uma questão de saber usar com bom senso do que de uma regra absoluta sobre o som.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    nichendrix
    Cara, quando vc se refere à "distorção do amp", vc ser refere ao efeito proporcionado pela válvula, sem nenhum pedal. Nesse caso, o que disse acima não se simplesmente não se aplica, até porque, naquela época, quase não existiam pedais. A exceção fica por conta do Hendrix, que usava o Fuzz ANTES do Wah (e depois, dos demais, ex.: Rotovibe), posto que a impedância de saída do pedal FuzzFace causa esse efeito (se vc ligar o Wah antes, este ficará inoperante, ou quase). Mas isso é algo específico dos FuzzFace daquela época, que não possuíam controle de bias, nem "buffers".
    Abç

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Por isso que me referi a distorção e não a pedal especificamente, já que de qualquer forma, mesmo sem o pedal o amp distorcia o som das repetições dos delays, que também não tinham tanto delay time, e isso muitas vezes gerava um efeito agradável, até desejável, já que a repetição da nota não era tão definida quanto hoje em dia.

    TOM7
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ola, sou tom,

    pessoal, com lincença ,
    vou passar um pouco de experiencia.
    mano, se um amplificador tiver drive nele, e muitos dos anos de 1969, como plexi marshall, e como meu vox ac3o ingles, britanico total, nao tem loop por ex, se tu plugar qq pedal antes, que predomina é o som do ampli, logo se tiver drive, os pedais ligados logo a seguir, viram antes, por tanto, um vira antes dos drives, esta explicado?
    ou seja, delays desde principio foi antes, eu mesmo fiz os testes, cheguei mesma conclusao do jovem, o som fica mais limpo, o delay fica mais alto, e com o drive depois o delays nao embola nao, pelo contrario, se vc ponhe um antes, ocorre que o pedal empurrara o delay, que chegara expremido no fim da cadeia,

    pessoa ta simplis, veja os board, de muita gente, como cold play, pq vc acha que ele usa 2 delays line 6 dl4 antes de tudo ? ele ponhe no chao e sao os 2 1o delays,

    agora, claro que fica caso a caso, o proprio the edge, usava nas decadas de 70, ao vivo, um electro harmonix deluxe memory mam, antes dos drives, o que deixava os musicos doidos, pois achavam mo dificil tirar os som que ele fazia, tipo, muitos delays, com pitada de drive, sendo que quando coloca o drive antes, ele esconde um pouco o delay...

    espero ter ajudado..

    fuiiiiiiii

    edalko
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tenho pra mim que há um esquema padrão de ligação, mas cada um é livre para desmistificar essa ordem, colocando os pedais da forma que sinta mias a vontade, e que o resultado final lhe agrade.

    Wah antes ou depois do drive
    delay antes ou depois do drive
    volume no inicio ou fim da cadeia
    modulações antes ou depois do delay

    tem um monte de variações

    rafamoraes
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Concordo com o janick e o
    edalko.

    Lógico q existe o padrão, mas regras existem para serem quebradas, não é isso o princípio do rock and roll?
    rsrs

    De qualquer forma, existe um tópico aki q o cara fez um levantamento dos sets de diversos guitarristas famosos ou não, resumindo a sequência dos pedais e as marcas de cada tipo de efeito mais usadas por eles. Serve tb pra dar uma orientada no q se deve fazer a esse respeito.
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal de Delay antes das Distorções