Filtro Passa Alta/Baixa/Faixa com Indutor (RL/RLC), Problema?

    Autor Mensagem
    Diino
    Veterano
    # fev/09


    Não fiz ainda, quero ver se vale a pena por indutores em filtros.
    pessoal só comenta nos de Wah, tem que ser aqueles indutores caros pra kct (fasel)? ou qlqr indutor comum rola sem nenhum problema.

    abçs!

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    a menos que va construir filtros pra caixa de som, tipo pra ligar subwoofer, tweter, etc, justifica usar indutores, em outros tipos so se fosse a 50 anos atraz. procure por circuito simuladores de indutancia com circuito integrado. existe ate um chip proprio pra equalizador grafico que da pra construir filtros com um minimo de pecas (so nao lembro o numero e nomeclatura).

    Diino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    macaco veio

    humm, então dá problema mesmo, por isso que nao vejo pedais com indutores...

    mas esses circuitos simuladores de indutância comportam-se como induores? pq não seria mais adequado usar o indutor real mesmo?

    existe ate um chip proprio pra equalizador grafico que da pra construir filtros com um minimo de pecas
    capaz?
    não te lembra mesmo?
    é digital?

    abç!

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    porque na frequencia audivel significa indutores grandes com muitas espiras de fio (alta indutancia). em alta frequencia, tipo filtrar interferencia de radio etc, a indutancia eh pequena ai da pra usar.
    o chip eh equalizador grafico de 5 ou 6 bandas, ja esta configurado dentro dele os simuladores de indutancia e precisa apenas uns poucos caps externos, eh muito usado nesses radio gravadores pequenos, eh analogico e facil de encontrar. eu teria que fussar cds que tenho de eletronica pra ver onde eu anotei ele.
    filtros para audio sao so RC resistor/capacitor e quem trabalha mesmo eh o cap (o resistor entra de vilao). como configura-los eh que se forma o tipo de filtro, e tem muito tipo de configuracao, a mais eficiente eh a simulador de indutancia (tem um nome em ingles que eh chamado este tipo que tambem nao me lembro). sao coisas que ja estudei a muito tempo e nao tenho pegado mais.

    Diino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    macaco veio

    ahhhhh valeu pela explicação, não tinha feito cálculos ainda do número de espiras necessárias, é por isso então.
    :)
    cara, vou dar uma procura me interessei mesmo nesse chip, mas se vc por um acaso lembrar ou encontrar o nome dele, me avise por favor.

    filtro RC é tranquilo, não tem mistério, foi mais por dúvida mesmo que eu perguntei.
    \o/

    abç!

    Diino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    macaco veio

    Acheeei!!!!
    :D

    o chip é o BA3812L!!

    agora só tenho que ver onde tem ele e por qto.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tambem dei uma olhada e achei o LA3600. eh esse que ja tive em maos um circuito usando ele e comprei um na epoca mas nunca montei. me lembro que foi barato.

    Diino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    macaco veio

    ok, valeu mesmo, agora a última pergunta.

    dá pra fazer um EQ pra guitarra com esses CI's, lembrando que eles são HIFI?

    Diino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    e outra coisinha.

    se eu não quiser fazer um EQ e sim um separador de frequencias, é só fazer os "outs" separados?

    abç!

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pegando como exemplo o ba3812, alimentacao minima 3,5 v , consumo 5 mA.
    nao precisa usar o CI completo (todos as 5 bandas) pode deixar por exemplo dois disconectados e usar tres (grave, medio e agudo), daria pra fazer um controle de tom ativo interno numa guitarra. precisaria apenas testar os captadores diretos no CI ou se precisaria algum ganho adicional na entrada (pre com um transistor),acho que nao, acho que da direto. (HIFI nao influi).
    separador de frequencias, neste caso com apenas um CI conseguiria na saida apenas um filtro (com uma frequencia central) e neste caso anti-economico, o que acho que daria (tem que testar) eh usar os cinco filtros iguais para reforcar o "Q" na saida para algum tipo de circuito em que fosse necessario um corte mais drastico.

    Diino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    macaco veio

    foi o que eu pensei, ams achava que tinha uma maneira mais prática,

    então no caso, pra fazer este filtro separar, digamos, BEM as frequencias, teria que ter 5 Ci's e meter em série a saída do pot na entrada do outro Ci?
    ai no caso como não teria potenciômetro eu ligaria direto no 3º e no 4º e no 5º

    não tem outra maneira de ver as frequencias que estao sendo cortadas sem a ajuda de um osciloscópio?
    ta meio carinho.
    :S

    abç!

    DotCom
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gostei desses CIs, vou ver se acho pra vender e montar um eq pra mim. =D

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    voce raciocinou eles em serie, eu pensei filtros iguais em paralelo mesmo (resistor fixo no lugar dos pots). so testando porque o CI nao eh especifico pra isso. olhando o datasheet o CI usa um circuito Girator (nao me lembro bem mas se nao me engano eh um diodo que varia a resistencia) pra simular a indutancia. Eu havia me referido ao simulador de indutancia usando um operacional que eh a maneira mais conhecida de se obter um filtro com mais forte "Q" de corte.
    Muitos equalizadores usam este tipo (um operacional em cima e numa das entradas em baixo um outro operacional montando o filtro).
    osciloscopio, nunca tive um, so me lembro de ter mexido com eles no Cefet (escola tecnica) a muito tempo atraz. me virava com frequecimetro, injetor de sinal etc, e ouvido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Filtro Passa Alta/Baixa/Faixa com Indutor (RL/RLC), Problema?