Como regular pedais.

Autor Mensagem
Nycolas
Veterano
# jan/09


Vagando pelo fórum a procura de uma base pra começar a regular meus pedais vi que não havia nada do tipo.
Tudo que as pessoas respondem é o típico: "Não há uma fórmula mágica, cada caso é um caso."

Tudo bem, normalmente regular pedais, principalmente Equalizadores tem muitas variáveis a serem consideradas, como Amp/Guitarra/Outros pedais...
Mas o que EU, particularmente, estava procurando não era uma resposta: "Faça assim: ..." ou "Equalize desse jeito". Apenas alguns moldes (além dos que já vem nos manuais) para começar a timbrar...

Tenho os seguintes pedais: Boss GE-7, SD-1 e CE-5, Onerr Cryin e DD-1 e Behringer ADI21 e GDI21.

Me senti satisfeito com a regulagem que me mandaram junto ao manual do ADI21.

O Cryin dispensa regulagem, já que é só pisar e Waaaaaaaah...

O Ce-5 usei uma regulagem do site da BossCorp.

O DD-1 achei uma configuração fera!

os problemas estão no GDI21 (que já to me ajeitando), SD-1 e GE-7...

Se alguem puder ajudar ae! :D
abraços a todos, e vou postar aki dpois as regulagens q uso ^^

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


Nycolas

Bom... Primeiro tem aquela dúvida: "que tipo de timbre tu gosta? mais grave? agudo? cheio de médios?"

Nycolas
Veterano
# jan/09
· votar


DD-1 (Onerr)
Level: 12h
Feedback: 11h
Delay: 13h
Chave Seletora: "L"

Tbm consegui uma regulagem mais voltada para o Tremolo... dpois eu relembro aki como foi

__________

Boss CE-5
E.Level: 12h
Rate: 11h
Depth: 4h
Filter Low/High: 1h/10h

Nycolas
Veterano
# jan/09
· votar


Jio-kun
Na verdade, a intenção do tópico seria criar uma Biblioteca de regulagens :D
Sei q a idéia parece meio idiota, mas tenho certeza que ajudaria muuuuita³ gente!

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Nycolas

Não vira cara, cada pessoa tem um ampli, uma guitarra, pedais diferentes, ambientes, estilos, gostos diferentes...

Não existe isso de regular seu equipamento como uma segunda ou terceira pessoa faz, a regulagem mais adequada é aquela que voce liga seu equipamento e vai acertando cada item conforme seu gosto e estilo... o resto é resto!

Abs!

mmayorca
Veterano
# jan/09
· votar


tehho um SD-1 e gostaria de uma configuração para um drive bem parecido com blues, alguém têm uma sugestão?valeu!!

Nycolas
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
é exatamente isso q eu to falando. Nunca irá existir "A" configuração certa, mas pelo menos uma base pros mais novatos, ou até mesmo os experientes variarem seus sons...


mmayorca
Eu to usando o meu com a regulagem q o site da Boss mostra por enquanto... se eu nao for pra casa da minha namorada agora a tarde, vo timbrar os pedais aki e posto os resultados :D

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Nycolas
mmayorca
Galera, ouçam uma música "X" e tentem reproduzir o som dela. Se ficarem seguindo parâmetros vão acabar robotizados e isso é péssimo pra musicalidade. Tem que usar o ouvido!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abs

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Galera, a dica que eu dou é a seguinte:

CONHEÇA SEU EQUIPAMENTO!

Gaste bastante tempo vendo as possibilidades que cada pedal pode te oferecer. Gire os malditos knobs, e descubra o que eles podem te dar.

Assim, quando vc quiser um som X ou Y, vc sabe se o seu equipamento pode te dar, e como conseguir!!

Ai vcs não precisam mais ficar postando no FCC "como tirar o melhor do meu set?" ou "como regular meus pedais?"!

Abraços!

JC_Junior
Veterano
# jan/09
· votar


isso tá parecendo trabalho de preguiçoso.......

se algum neguinho vier aqui e postar uma regulagem X de um e pedal e você for copiar ae com o seu equipamento pode ficar simplesmente uma bela porcaria pra você. Devido às diferenças de equipamento (o cara pode ter um JCM800 e você um meteoro nitrous) e às preferências por diferentes estilos e, como consequência, diferentes timbres (o carinha pode gostar de powerfull black death pimp motherfucker metal e você de blues).

po cara, pega os pedais ae e sai mechendo neles, deixa a preguiça de lado e passa bastante tempo regulando.... é como o BaNdAiD falou ae você tem que conhecer o seu equipamento, as limitações dele etc e tals.

abraços!

\o/

Nycolas
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
BaNdAiD
JC_Junior
Acho q vocês não entenderam a finalidade do Tópico...

Trabalho de preguiçoso???
Talvez.
Se eu souber fazer uma coisa e não fazer, seria preguiça.
Se eu não souber fazer e procurar alguem que possa me dar um molde, me explicar, se chamaria interesse

Por vezes eu fico impressionado como as coisas funcionam aki... não que todos sejam assim, mas a maioria age assim.
Ao invés de ajudar o cara, apenas respondem "Use a Busca"!
Pow... se CADA CASO É UM CASO, CADA EQUIPAMENTO É UM EQUIPAMENTO, CADA GUITARRISTA É UM GUITARRISTA,POR QUE VOCÊS INSISTEM EM MANDAR O CARA USAR A BUSCA E NÃO RESPONDEM O RAIO DA PERGUNTA??

O que eu queria com esse tópico não é um atalho pros meus problemas, nem que vocês regulem o pedal pra mim... o que eu quero é ter uma noção do que eu seria capaz de fazer com esses pedais (já que sou consideravelmente novo nisso, comparado a muitos de vocês) e ainda de quebra poder ajudar outros que, como eu, não tem experiência e as vezes "ouvido" pra isso...

Agradeço a atenção de vocês e a disponibilidade em ajudar :D

Abraços
<ô/

Nycolas
Veterano
# jan/09
· votar


Sempre é bom lembrar:
7 - Ao responder aos tópicos, escreva apenas o necessário para enriquecer o assunto e ajudar o usuário. Respeito é fundamental.

Caso não queira ajudar, por favor, não atrapalhe.

=*

Gasoline
Veterano
# jan/09
· votar


Nycolas
A única dica que eu posso dar, e que considero a "dica de ouro" é :

Ouça teu timbre, várias vezes, o que não te satisfaz nele?
Ao invés de ADICIONAR o que falta, RETIRE o que sobra.

ex.
"meu timbre é abelhudo". ao invés de ADICIONAR graves, RETIRE agudos.

Equalização subtrativa é para mim, a melhor forma de equalizar.
Parta do "flat", comece com o ganho, passe pelas 3 bandas, e depois tempere a gosto. (volta e passa pelas 3 bandas de novo).
Normalmente é o suficiente.

De resto, é enfiar a mão na guitarra e tocar.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Nycolas

Entendi.

Eu faço o seguinte: Vou no Youtube e procuro alguma demonstração de som. Por exemplo, estou de olho no ProCo Rat e achei um cara que demonstra vários timbres do pedal. Acesso muito no canal da Boss ( SoundCheck) no Youtube, que é ótimo.

Muitas vezes nos vídeos, os caras mostram a regulagem.

;-)

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Na verdade, a intenção do tópico seria criar uma Biblioteca de regulagens
Nycolas
Cara, acho que isso é possível sim, mas é um trabalho monstruoso pq cada tipo de guita responde diferente ao pedal (Stratos, Telecasters, LesPauls,...). Seria uma biblioteca pra cada tipo!

Ex.: acabei de testar meu ProCo Rat handmade com uma Strato e uma LP. Pra cada guita tive que regular diferente o volume e equalizarão e ficou um timbre muito diferente!!!

Abs

Nycolas
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
Eu estive vendo alguns desses videos... teve uma equalizacão do GE-7 que me agradou bem... Foi aquela assim

-------------------------------
-------------------0----------
-----------------------0------
---------------------------0--
-------------------------------
-------------------------------
--0--0--0--0-----------------

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Nycolas
teve uma equalizacão do GE-7 que me agradou bem
Cara, cada um tem seu gosto e, como disse, os tipos de guitas influenciarão na timbragem. Eu gostaria de ajudar mas, sinceramente, não vejo como!
Abs

Nycolas
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
Já ajudou bastante postando aquele Link ali em cima...
Assim que conseguir timbrar meus pedais de uma maneira que me agrade, vou tirar umas fotos e vejo se posto uns sons aki...
Como eu venho dizendo a cada comentário, é só pra os "novatos" terem uma base maior do que fazer... as vezes o cara pega um efeito pra mexer e não tem nem idéia do que fazer...

É certo que as regulagens irão mudar de uma pessoa pra outra, por causa da guitarra (tipo, madeira, captadores), amp, pegada e etc... mas nada que algumas giradas num botão não resolvam... isso serviria apenas pro cara saber:
"aaah... o botão tal em tal posição fica legal pra ele vo testar no meu", ai testa e ve q nao ficou bom, mas daquela posição ele pode alterar aquilo que ele achou que não ficou bom pra adequar as necessidades dele...


abraços :D


Seria uma biblioteca pra cada tipo!
Na vdd seria só 1 biblioteca, onde o próprio dono adequaria o efeito já citado ao seu tipo de guitarra no processo que citei acima :D

Floyd N Roses
Veterano
# jan/09 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Nycolas
Eu intendi o que vc tava querendo fazer...mas isso realmente é muito dificil de se fazer...

Mas eu acho que tive uma idéia aqui que ajudaria bastante...

Seria mais ou menos assim...um membro aqui do FCC...conhece bastante de pedais...pegava cada tipo de pedal e falava pra que serve cada "parâmetro" (ou seja, o que acontece quando eu viro cada knob do pedal)...

Tipo...em um chorus...o que os knobs Effect Level...Equalizer...depth e rate fazem mudar no som...cada um deles!!! Sacô??!!! ;D

Então...assim acho q seria beeemmm legal...se alguem...assim como o Fernando de Almeida se dispôs a fazer aquele tópcio explicando sobre OS EFEITOS...alguem se dispusesse a fazer um sobre AS REGULAGENS DOS EFEITOS!!! 8D

Ia ser MASSAAAA!!! ^^

Flw's...um abraço proseis ai...

...e espero que essa idéia va pra frente mesmo!!!o////

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


Nycolas

Eu concordo com o Floyd N Roses, o primeiro passo é saber pra que serva cada botão do seu pedal. Ai sim você vai poder chegar no som que você quer.

Nycolas
Veterano
# jan/09
· votar


Floyd N Roses
Lucas_fms

É isso aí :D
É algo desse tipo que eu tava pensando em fazer...

Vo postar umas fotos aki dos meus pedais e as regulagens que fiz...
Tirei umas fotos aki, mas fico mto embaçado... vo tirar umas melhores depois e explico os MEUS pedais, que eu ainda entendo +/-...
aehuioeaheaiuhiuaeh

Abraços!

Floyd N Roses
Veterano
# jan/09
· votar


Nycolas
É..vamo vê...as vezes o Fernado de Almeida se interessa em fazer OUTRO ATO DE CARIDADE pros companheiros do FCC neh!!! xD

Flw's...o/

Konoyaro
Veterano
# jan/09
· votar


na boa ta todo mundo soh falando pra mexe mas ninguem q tem esses pedal posto sua configuracao ow como q gosta de usa ow como deixa mais "blues" como o mmayorca pergunto

bom primero eu gosto de um timbre mais de hard entao em todos os meus pedais eu regulo o mid + ou - em 3 a 4h e o bass eu dexo entre 10 e 9 h, menos no amp q eh uma porcaria ai eu dexo bass e mid 0 e puxo todo o timbre pra pedalera q eu simulo o JCM 800 com as mesmas configuracoes acima e drive 5h, assim o som sai bem hard, pra metal eu uso o metal zone com as configuracoes heavy metal q vem no manual mesmo, meu OS-2 eu dexo level 10h, tone 2h, drive 3h e color geralmente tudo em overdrive

meu pedal de overdrive eh o DOD 308 e pra dexa mais blues o som eh soh dexa o gain + ou - 10h e volta um poco o level tb minha configuracao atual pra esse pedal eh level 11h e gain 4h fica bem pesado nao eh blues nao apesar de ser um overdrive bem leve e limpo esse

eu nao tenhu o SD-1 mas ja toquei na casa de um amigo e ele dexava o level + ou - 9h e o drive e tone dexava 12h o som saia bem blues

agora equalizer eu nao tenhu nao e nao vo fala nada nao
eh obvil q se ele sai mexendo nos knos vai acha o timbre q quer, mas ninguem nace sabendo e eh foda configura, acho q uma ajudinha sempre eh bem vinda

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Pow se não tem paciencia de regular o equipamento, então não usa ou compra um que seja pre-configurado de fabrica e só precise ajustar o volume, porque nem uma pedaleira com seus patches é livre de regulagem de situação pra situação!

Tem que fuçar! KCT

Se fosse assim, não existiria timbres diferentes e pra falar a verdade não seria mais necessario existir mais que um musico pra cada estilo e instrumento.

Preset Age To foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....

Floyd N Roses
Veterano
# jan/09
· votar


up pra minha idéia ali em cima!!! ...^^...;D

dudu_RockeR
Veterano
# jan/09
· votar


a melhor coisa a fazer é tentar tirar voce mesmo o timbre, fica um tempo tentando achar seu timbre perfeito, eu demorei 1 ano pra conseguir achar meu timbre, porque tmb o tempo influencia no som entao se um dia voce ver que ficou otimo no outro pode ficar mais ou menos, pelo menos aqui na minha cidade é normal dar isso em instrumento :D

thigsm
Veterano
# jan/09
· votar


Nycolas
Cara, uma coisa que eu faço é deixar todos os knobs, e o que seja "no meio" e ir regulando uma coisa de cada vez, demora, mas é um bom passatempo =P

Nycolas
Veterano
# jan/09
· votar


thiago motta
Isso ajuda bastante... foi assim que regulei o Delay e o GDI21...

Alysson PA
Veterano
# jan/09
· votar


Floyd N Roses

Essa idéia de explicar o cada knob faz, eh bem legal... eu me até faria... pena q n tenho conhecimento o bastante pra isso!!

mas eh uma idéia bacana!!

Flw!

JC_Junior
Veterano
# jan/09
· votar


o que cada knob faz é só baixar o manual de algum efeito que você quer saber.....

é só procurar na net.....


vão no site da boss brasil que lá tem.....

www.pedaleira.com.br

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como regular pedais.