Ok, mais um que montou o ProCo Rat

Autor Mensagem
Jorgito
Veterano
# out/10
· votar


ThiagoGuitar
MauricioBahia
Tenho acompanhado bastante o forum do Handmades, e me parece que esse Douglas anda meio sumido.

Mas entra la no forum e procura pelo Apache, ele ta fornecendo caixas de vários tamanhos:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1208.0
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=775.0


Agora fazendo a minha propaganda:
Eu to meio de saco cheio de fazer as placas por corrosão, então pesquisei umas empresas pra mandar fabricar as PCBs com acabamento industrial (envernizada, mascara de comps, furos metalizados, etc).

A boa noticia é que encontrei uma empresa que fabrica a PCB do Rat por R$ 10.00 (até barato, se considerar que estariamos economizando a placa, percloreto, furadeira, verniz e mão de obra), a ruim é que a quantidade mínima seria 100 placas.

Então pra valer a pena, teria que encontrar mais interessados, pra conseguir repassar pelo menos umas 50 unidades, senão ficaria inviável para mim. Quem estiver interessado manda uma MP.

vlw.

FRSouza
Veterano
# out/10
· votar


Tem um cara no handmades que vende placas, as placas dele são otimas..

nuclear assault
Veterano
# nov/10
· votar


montei ele hj...fiz a placa...me surpreendeu o som...gostei bastante...agora vou montar o marshall guv nor e o red fuzz...qdo terminar posto o som aki... flw

link do rato - http://www.4shared.com/video/Ne129Xhz/rat.html

Marcosrcf
Veterano
# nov/10
· votar


Pessoal, a algum tempo estou com um rat que tentei montar parado, já tinha desistido por falta de tempo mais essa semana me animei pra tentar trazê-lo a vida.

Ele estava "pronto" mas não funcionou, eu dei uma fuçada na net mais meus conhecimentos de eletrônica beiram o zero, alguém pode me dar uma luz?

http://img254.imageshack.us/img254/6720/dsc00798s.jpg

Eu comparei com uma foto do MauricioBahia e está diferente, tem 2 componentes invertidos, mas na foto que tem no Handmades eles estão iguais os meus... (aparentemente)

Marcosrcf
Veterano
# dez/10 · Editado por: Marcosrcf
· votar


Ninguém ?

Marcosrcf
Veterano
# dez/10
· votar


Último up...

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marcosrcf

A minha foto pode estar errada...

Essa aqui tá certa:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/201763/p3#5746856

Abs

ps. dá aquela famoso "cutucada" com um lápis, de leve, nos componentes. O pedal deve estar ligado pra que vc possa eventualmente identificar algum mau contato.

jpdiman
Veterano
# jul/11
· votar


Não sei se estou contra as regras dando UP aqui no tópico para postar minha dúvida, mas na minha concepção achei melhor pra deixar minha dúvida aqui no acervo, ou estou errado?

Enfim, conforme meu curso técnico de mecatrônica avança, e depois de montar um footswitch pra G2, meu conhecimento aumentou e estou pretendendo montar o Proco RAT, que sou muito fã.

Pretendo ir na Santa Efigênia pra comprar os componentes MAS fiquei com receio, como nunca fui lá, não sei como as coisas são, se tem muita loja etc. Porque antes de eu ir pra lá e gastar quase R$20,00 de condução (moro no abc), eu gostaria de saber se lá eu vou encontrar todos os componentes para montar o RAT?

Fiquei com um pouco de receio ao ver que não encontrei alguns dos componentes na Multcomercial, que fui adicionando os componentes ao carrinho pra ver quanto sairia mais ou menos.

Na Santa Efigênia eu encontro TUDO que eu preciso? Tanto para montar o Proco RAT por inteiro quanto aos dois capacitores do Super Fuzz do Bertola que não achei no site (0,1uf e o 0,047uf)?

Obrigado desde já.

MauricioBahia
Moderador
# jul/11
· votar


jpdiman: Não sei se estou contra as regras dando UP aqui no tópico para postar minha dúvida, mas na minha concepção achei melhor pra deixar minha dúvida aqui no acervo, ou estou errado?

Certíssimo! Concentrar informações num mesmo tópico ajuda quem pesquisa. :)

Bom, não sei responder sua pergunta sobre as lojas mas, onde costumava comprar:

http://www.soldafria.com.br
http://www.milcomp.com.br

Tem também a http://www.farnell-newark.com.br/ mas nunca pedi.

Caso queira umas dicas minhas: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/72741/#6127603
:)

Abs

jpdiman
Veterano
# jul/11
· votar


Obrigado, não conhecia o milcomp ainda, vou pesquisar nos sites e se não encontrar vou pra Santa Efigênia mesmo

jpdiman
Veterano
# jul/11
· votar


Enfim re-animei, passei a tarde INTEIRA lendo sobre o pedal, li em vários sites, li as TREZE páginas desse post, estou profissional já AUHAUHA brincadeiras a parte, consegui encontrar todos os componentes dessa vez, e foi um tanto quanto trabalhoso.

Tive que ficar procurando equivalentes, qual era melhor, calculadora de transformação de capacitores (muito útil) e por aí vai, se alguém quiser eu posso postar aqui os equivalentes que tem na multcomercial e da pra pedir em um frete só.

Achei uma sacanagem quando percebi e acho que ficaria uma dica aí pra quem pode ter sido "enganado" pelos valores do capacitores assim como eu.
Por exemplo na lista de componente tem um capacitor de 0.001uF que não encontrei de jeito nenhum, decidi colocar numa calculadora de conversão e descobri que 0.001uF equivale a 1000pF ou 1KpF, com esse valor de 1KpF fica fácil de encontrar até na multcomercial, tem de poliéster e de cerâmico.

Enfim agora só me faltam os R$ 78,00 que deram na soma de tudo do orçamento que fiz.

Ficou um pouco mais caro do que os outros que construiram porque coloquei junto no orçamento umas plaquinhas a mais, o percloreto de ferro que eu ainda não tenho e também alguns componentes a mais para fazer a Pentellium pra ligar o LED.

Mesmo por esse preço, se tudo der certo, bem melhor do que pagar R$ 350,00 em um hein AUHAUH

Espero que tudo dê certo, esse vai ser o primeiro pedal que vou montar, talvez eu esteja sendo um pouco ousado em montá-lo mas acho que não tem muito mistério, até porque já tenho um POUCO de noção por fazer técnico de mecatrônica.

Enfim, acho que vou demorar um tempo até postar novamente pela falta de dinheiro por enquanto. Postarei quando tiver pronto e pra pedir ajuda com eventuais problemas que eu terei

Boa sorte pra mim HEH

slash_web
Veterano
# jul/11
· votar


se for pelo fato de não querer pagar 350 reais em um pedal , compensa importar.. ebay , musicianfriends , etc.


agora se for pelo prazer de montar , compensa mto mais!

jpdiman
Veterano
# jul/11
· votar


Ah, com certeza mesmo importando ainda compensa bastante fazer a mão, e eu acho prazeroso sim, além do que é um pedal que VOCÊ fez. heh

jpdiman
Veterano
# ago/11
· votar


Já estou com os componentes, todos comprados na multcomercial mas ainda não achei alguém pra tirar xeróx ou imprimir a laser na transparência ou na folha de etiquetas sem etiquetas.

Na gráfica da minha escola, a tia falou que a temperatura da máquina é muito alta e derrete a transparência, fui numa loja de informática e eles não tinham impressora a laser, por fim fui em uma lan house, foi onde consegui mais conversa, ele disse que já tinha tentado imprimir em papel glossy um circuito pra um cara, e que derreteu na impressora também, achei que ia ser bem mais fácil AUHAUH

A ansiedade está quase me fazendo fazer o layout a mão, mas vou ver se amanhã vou atrás em outro lugar, que manha vocês usam pra conseguir alguém que tire na transparência? AUHAU

Quando começar a montagem postarei fotos durante, e o resultado no final, valeu

Bonnerfl
Veterano
# ago/11
· votar


jpdiman

cara se na impressora la lan é a laser volta lá e imprime em papel sulfite mesmo! eu faço assim, e transfiro com ferro quente, depois é so retirar o papel com agua, mas é bom ter uma caneta pra corrigir uma eventual cagada.

ps: na sua cidade tem algum "telecentro" (lan house do governo)? pq se tiver as impressoras são a laser e vc imprime de graça (no q eu trampo é no maximo 5 folhas).

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


jpdiman:: Na gráfica da minha escola, a tia falou que a temperatura da máquina é muito alta e derrete a transparência,

A tia não deve saber que existe transparência pra impressora Laser!!!

Abs

jpdiman
Veterano
# ago/11 · Editado por: jpdiman
· votar


Bonnerfl

Valeu aí, realmente, se eu fizer em sulfite pelo menos eu tenho uma base pra passar a caneta, já estava pensando em fazer o circuito com a caneta sem base, só olhando e desenhando (ia dar errado certeza) AUHAUAHU pesquisei aqui sobre o telecentro e não tem na minha cidade (São Bernardo do Campo) segundo o google maps o mais próximo é em SCS, meio longinho, o cara da lan house me sugeriu uma gráfica que tem ali perto, e eu vou lá amanhã pela amanhã, se ainda assim eu não conseguir nenhum resultado, volto na lan e tiro na sulfite mesmo


MauricioBahia

É, também acho isso AUHAUAH mas o povo tem medo de colocar e derreter, tomara que amanhã aonde eu for, tenha atendentes inteligentes

Valeu aí aos dois! hehe

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


jpdiman

Mas tem que ser pra impressora Laser mesmo hein!

Esse Rat é foda. Eu usava o Floyd Rat até pouquíssimo tempo no meu set. :)

Abs e bom "rat"! hehe

jpdiman
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia

Acho que é essa mesmo, eu pedi transparencia na papelaria e a mulher perguntou se era pra tirar xerox ou pra impressora de tinta, dai eu comprei duas de cada porque não lembrava heh

Pelos samples que vi do Rat mesmo, é a distorção do timbre que tenho na minha cabeça a tempos AUHAUHA meu primeiro pedal, vamos ver no que da! Valeu

jpdiman
Veterano
# ago/11 · Editado por: jpdiman
· votar


Bem amigos, consegui a cópia numa transparência em um lugar mais especializado em cópias, fiz a transferência e só tive que retocar uma parte que eu fiquei levantando a transparência pra ver a transferência (não sabia que não podia UAHAUH) mas até aí tudo bem

Dai coloquei pra corroer no percloreto e depois de 15 minutos eu tirei, MAAAS a placa ficou ASSIM

Faltou tempo na corrosão, certo?

erdnaxela
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahiaporque nao usa mais.

pcrock
Veterano
# ago/11
· votar


EU MONTEI O RAT !!!!
Funcionou perfeitamente.... mas pra falar a verdade pro tipo de som que eu toco ficou inutil.... uso mais overdrives...
Montei um TS-808, TS-9 e TS-10, TUDO NUM PEDAL SÓ , SELECIONANDO-OS POR CHAVES, COLOQUEI MAIS UMA CHAVINHA PARA DISTORÇÃO ASSIMÉTRICA....

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erdnaxela

Não uso, no momento, pq comprei outros pedais recentemente e aí a gente acaba dando preferências pras novidade e tal. Nada impede que ele volte pro set. O único problema é que o meu board, que é pequeno, tá sem espaço livre e não penso em substituir qq pedal atual ou comprar um board maior.

Tem pedais que a gente usa e acaba enjoando um pouco e quer buscar outras sonoridades. Isso também é um fator pq eu não uso pedais que usava antigamente. Não é pq são ruins ou bons, mas uma questão de buscar algo "novo".

Abs

jpdiman
Veterano
# ago/11
· votar


Fiz uma nova placa e corroí, perfeita! (ou quase perfeita AHUAH)

Agora só falta um jeito de furar a placa e tá na mão, heh

Abraço

Vinicci
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia

Eae tranquilão? Aqui, se vc estiver com esse seu rat sem utilidade aí e quiser passar para frente vc me da uma ideia. Eu to afim de um rat hand made. Eu não frago de montar pedais e vou ter que procurar alguem que possa mointar pra mim e me vender.

jpdiman
Veterano
# set/11
· votar


Montei, ja tinha terminado semana passada porém não tinha funcionado o led, dai ja achei que não tinha funcionado inteiro e deixei de lado AUHAUAH dai hoje, sem nada pra fazer, resolvi olhar tudo de novo, soldar os fios na placa que haviam dessoldado e testei... Um pouco de mal contato no pot de volume, mas quando achei o lugar certo, QUE TIMBRÃO, sustain, timbre gordo e quente ao mesmo tempo, simplesmente incrível esse Ratão, agora a tarde estou re-soldando os potenciometros e os fios da placa (os fios não param soldados kkk) e é isso aí, se der tudo certo gravo uns samples depois, abs.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


Vinicci: Aqui, se vc estiver com esse seu rat sem utilidade aí e quiser passar para frente vc me da uma ideia.

:) haha Não sei quem monta não. Sobre me desfazer dos meus handmades que montei, não tenho coragem não. São meu filhos! ehhe

jpdiman: dai hoje, sem nada pra fazer, resolvi olhar tudo de novo, soldar os fios na placa que haviam dessoldado e testei...

É sempre assim. :) Eu deixo de lado pra um belo dia eu continuar a "investigação", pois chega uma hora que a gente fica cego!

Abs

budeguitar
Veterano
# set/11
· votar


Cara qto custa para montar um pedal desses??

o Timbre do cara do video e meio abelhudo um pouco pela telecaster mas é bonzino ate

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


budeguitar: Cara qto custa para montar um pedal desses??

Depende da qualidade/marca dos componentes. Cara, você leu meu 1o. post. Eu falo o preço lá. ;)

Sobre ser abelhudo, depende de como usa e com o que usa.

Abs

jpdiman
Veterano
# set/11 · Editado por: jpdiman
· votar


budeguitar

No orçamento que eu fiz, o essencial saiu por uns R$70,00, incluindo já as ligações externas, chave e caixa hammond.

-

Enfim alguém me ajude! Arrumei tudo que podia estar errado, arranquei fora a droga da Pentellium e fiz uma ligação de DPDT tradicional sem led, re-soldei os potenciometros e os fios da placa e novidade: agora não obtenho som NENHUM com o pedal ligado. Quando estava com tudo pior eu obtinha som, agora que está arrumadinho não mais, arrrrrrrgh! UAHAUH

Tirei umas fotos e fiz um video pra ver se alguém mais experiente pode me ajudar

Na primeira imagem já da pra notar um grande problema que tive, que foram os resistores grandes demais que eu comprei, então ficou tudo MUITO apertado na placa, e também da pra ver que aparentemente falta um fio do potenciometro de ganho, mais a frente eu explico o que fiz
Componentes soldados na placa

Detalhe do potenciometro, como o primeiro furo ficou entupido, e é a mesma trilha pros 2 primeiros terminais do potenciometro, soldei um jumper entre os terminais do pot, e soldei no unico furo da placa, nenhum problema nisso, certo?
Detalhe do potênciometro

Parte de baixo da placa

Detalhe de um jumper que tive que usar por conta de uma trilha que eu explodi heh
Jumper

Ligações DPDT

Ligação de energia

E um vídeo, não ficou muito claro, mas o som da guitarra no ampli só sai com o pedal desligado, e a placa que aparece no video, foi onde eu liguei todos os terras temporariamente, quando funcionar essa ligação vai ser feita na caixa de aluminio



Alguém, por favor? ):

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou o ProCo Rat