Resultado do teste de pedaleiras Zoom - G1 x G2

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia


**********************************

ACABAMENTO

**********************************
Fica nítido que a G2 é mais robusta e maior que a G1. Seu acabamento é mais refinado, com partes cromadas, feita toda de metal e emborrachada nas laterais, enquanto a G1 possui carcaça, conectores, knobs e switches de plástico duro. Basta segurar as duas nas mãos que a diferença de qualidade, no toque, já fica evidente. É evidente também, que a G1 é um pouco mais leve que a G2. De fato, a G1 parece de brinquedo do lado da G2. Ainda sobre a fragilidade da G1, basta pressionar os footswitches para sentir que eles podem não suportar pisadas mais fortes. Gravei o som dos footswitches, de ambas, com um Zoom H4, (gravador digital que utilizarei nos testes de áudio) para tentar demonstrar esta fragilidade. A chavinha liga/desliga (ausente na G1) pode fazer falta na hora de ligar os instrumentos, caso não esteja atento aos volumes da guita/baixo e/ou do amp. A diferença de preço entre as pedaleiras, nesta data, está em torno R$100,00.

>>>> Fotos Comparativas G1 e G2 - Lado a Lado <<<<

Do Alto
Diagonal
Lateral
Traseira
Close knobs
Close footwsitches >>> (som dos footswitches) obs. o primeiro pisão é na G1.
Close Traseira

No site da Zoom vc pode baixar o manual das 2 pedaleiras em vários idiomas.

Consumo: recebi um e-mail da Zoom em 11/12/2008, informando que o consumo de cada pedaleira é menos de 200 mA.


**********************************

O TESTE DE ÁUDIO

**********************************

Equipamentos utilizados:
Guitarra: Condor CLP Set Lemon Drop com caps SD Seth Lover SH-55.
Amplificador: Condor GX35R
Gravador: Zoom H4 (para gravar em linha e microfonar o amp)
Palheta: Dunlop Jazz III
Cordas: Ernie Ball 0.10
Cabos: Hayonik / St. Ângelo
Fontes: Landscape PS5
Software: SoundForge 9 (edição do áudio)

O teste inicial consistirá em reproduzir o som das duas pedaleiras distribuídas em canais independentes. Desta forma as duas pedaleiras receberão exatamente o mesmo sinal da guitarra, o que fará com que o teste tenha mais credibilidade. Ver foto: Esquema de gravação simultânea em canais independentes (esquerdo e direito).

O teste será postado da seguinte maneira:
Em arquivos de áudio, estéreo, de forma que, para ouvir cada canal independente bastará mover o "pan" ou "balance". Creio que assim será possível fazer um comparação quase "instantânea". Tudo para esquerda ouvirá a G1, tudo para a direita, ouvirá a G2.


>>> Samples de áudio canais independentes <<< (esq. G1 - dir. G2)

1) Sem simulação "CAB/MIC"
1.1) Clean (sem efeitos algum)
http://www.4shared.com/file/77004927/b279ee1b/G1XG2_no_fx.html
1.2) Fender Clean (1965 Fender Twin Reverb - simulação que ambas possuem)
http://www.4shared.com/file/77004686/34cd713a/G1XG2_FenderClean_fx.htm l
1.3) Em breve, distorções

2) Com simulação "CAB/MIC"
2.1) (em breve... pois a G1 não está comigo nomomento).


**********************************

CONCLUSÃO

**********************************

Pessoal, não deu tempo de colocar os samples todos, pois o dono da G1 teve que pegar a pedaleira e fiquei sem condições de finalizar o teste de áudio. Vou pegar a G1 amanhã, novamente, e posto amanhã mesmo os samples. Como está chegando o Natal resolvi adiantar, verbalmente, o que pude constatar para que possa, quem sabe, ajudar na decisão de compra.

É o seguinte:
ambas parecem ter a mesma sonoridade em todas as funções de distorções e outros efeitos. Ou seja, a grosso modo, se você desativar na G2 a função de "CAB/MIC", a G2 torna-se uma G1 em termos de timbre.

O que as diferencia, de fato, é a função "CAB/MIC" da G2, que quando ativada, transforma a G2 em outra pedaleira, pois sua sonoridade é totalmente alterada! Com esta função ativada, vc pode optar por duas timbragens distintas: uma para plugar no amplificador e outras para gravação em linha (PC por exemplo). Então, a G2 funciona com os timbres G2/Pura, G2/AMP e a G2/Linha. Ainda, esta função "CAB/MIC" tem parâmetros que proporciona refinar os timbres pois vc pode simular o posicionamento de microfones e suas equalizações, por exemplo (ver manual G2. Link acima). Como informado pela própria Zoom, a G2 possui um algorítimo dedicado a cuidar desta parte de simulação de AMP/MIC. Leia aqui.

Resumindo, além do acabamento, em termos de timbragem, a G2 nem se compara com a G1 por causa da versátil função "CAB/MIC", que proporciona a G2 timbres dedicados para plugá-la no aplificador e timbres dedicados para gravação em linha, basta selecionar na pedaleira a saída desejada. Além disso, todos os outros efeitos (reverb, chorus, etc...) possuem mais opções de ajustes que a G1. A diferença de menos de R$100,00 da G1 pra G2 ficou até barato na minha opinião.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Qualquer dúvida, é só falar!!!!
Abs e espero que ajude!

Japoneis_
Veterano
# dez/08
· votar


outro dia eu fui numa loja pra testar essa G2, eu to muito interessado pra ver como ela funciona de pre ampli... já que eu to querendo alguma coisa que preste pra gravar em linha... mais infelizmente não achei a pedaleira pra testar...


teria como voce postar um som meio "hi-gain" da G2? e me dizer como ela se comporta no quesito ruido... se fica aquele fizz no final de cada nota... esse tipo de coisa...

pow cara, voce tem essa G2 e tem o Argos... queria bater um papo com voce... tem como voce me add no msn? rafapira hot...

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Japoneis_
se fica aquele fizz no final de cada nota
No teste com distorção eu postarei a distorção com a nota soando até o final pra vc ver. Não me recordo deste "fizz" não, mas vou checar! Como disse, a G2 tem um algorítimo para AMPs e outro para gravação em linha, quem sabe vc não estava com a simulação trocada ou mesmo com o algum Noise Reduction ativado... ;-)

Cara, eu não tenho MSN e ainda não usei o ARGOS pra valer!!! Eu aconselho falar como o Fernando de almeida, que saca muito de pedais e tem um ARGOS!

Abs

Japoneis_
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

vlw cara! eu vou ver se consigo falar com ele!

e vou ficar esperando voce postar um som mais porrada da G2!

abraços!

Intrueland...
Veterano
# dez/08
· votar


... no Mercado Livre tá 319.99...

esse é o preço mesmo?

Intrueland...
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

Vc usou o simulador de Fuzz Face?

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Intrueland...
Quando eu pesquisei, há uns 20 dias atrás, era uns R$300,00 e a G1 uns R$200,00. Isso varia muito, o negócio é ficar atento!

Usei várias simulações equivalentes nas duas. Ainda vou postar os testes com distorção (a G1 não está comigo no momento), mas o som é igual se não usar os simuladores de CAB/MIC, como disse acima.

Abs

HYBRID PRS
Veterano
# dez/08
· votar


vou esperar as distorções... hehe...

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


HYBRID PRS
Devo postar amanhã ou terça!
Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Up básico pra reservar este espaço pra completar os testes de áudio amanhã! ;-)
Abs

Intrueland...
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

Cara, vc tem ai o manual da G2, aquele site da zoom tem um manual para download que ta com problema....

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Intrueland...
http://www.zoom.co.jp/archive/English_Manual/E_G2.pdf
http://www.zoom.co.jp/archive/Spanish_Manual/S_G2.pdf

Clica com o botão direto e escolhe "Salvar link/destino como". Se tentar abrir direto as vezes não rola. Mais isso não é só com a Zoom.

Abs

Intrueland...
Veterano
# dez/08
· votar


A pagina 33 parece que falta elementos....

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Intrueland...
Do inglês ou espanhol?
Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Intrueland...
A página 33 do manual em inglês é em branco mesmo.
Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


**********************************

TIMBRANDO A G2 CORRETAMENTE


**********************************

Estou postando um PDF dos ajustes da G2 para uso no amp (live) ou em linha (for recording) com ajustes sugeridos pela Zoom para os principais amplificadores.
http://www.4shared.com/file/77551501/cfc53e39/ajusteG2_aoVivo_emLinha. html

Em suma (pág. 26 do manual):
1) para tocar no AMP, ao vivo:
escolher a opção "Et" em EXTRA EQ/CABI&MIC e timbrar a equalização extra.
2) para tocar em linha/gravar:
escolher a opção "Cb" em EXTRA EQ/CABI&MIC e o tipo de microfone (dy, Co) e seu posicionamento (0-2).

É muito importante timbrar a G2 e o amplificador corretamente (ver PDF com exemplos de timbragem de amps). Para gravar em linha não é diferente.
Abs

ps. o PDF vem como adendo e normalmente não é visto pelos usuários.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Up importante pra galera que encontra dificuldades para timbrar a G2!!!
Abs

Intrueland...
Veterano
# dez/08
· votar


Pode crer...




Vc entendeu aquela parte da configuração do Pitch

Raizen
Veterano
# dez/08
· votar


Achei bem interessante o esquema que usou para fazer a gravação. Usou um hand recorder H2, certo? Será que dá pra fazer uma ligação tipo a sua com um Edirol r-09hr?

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Raizen
Useu um Zoom H4! (não H2);-)
Cara, não conheço o Edirol r-09hr...
Abs

Intrueland...
Vc entendeu aquela parte da configuração do Pitch
Que página tá isso?
Abs

kr91
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

a G2 tem uma saida paralela [que agora me fugiu o nome] de macho e fêmea
utilizando essa saída, dá pra plugar a pedaleira na mesa de som sem usar um DI?

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


kr91

sim, a saída da g2 é para fones, dá certinho com mesa, além de ser
stéreo (fones) o que deixa efeitos tipo chorus, flanger, delay ping-pong,
mais legais de se ouvir.

Intrueland...

vc está falando do pitch do afinador, ou pitch shifter ?

kr91
Veterano
# dez/08
· votar


ogaitnas

nossa valeu a informação!

kr91
Veterano
# dez/08
· votar


aah, mais uma pergunta
o G2 simula amps certo? então se eu usar uma guitarra iniciante (shelter nashville) o som vai sair muito prejudicado?
porque nos outros posts o pessual da muito mais valor a amps do que a guitarras (desde que voce se sinta bem com a guitarra)

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/08
· votar


kr91
Eu tenho uma g2 e te digo, essa pedaleira é perfeita pra consertar timbres podres de guitarras ruins.

kr91
Veterano
# dez/08
· votar


Dark Fallen Angel

valeu pela informação!

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Uma dúvida: você considera uma "cagada" usar a simulação de cabinet ao ligar a guitarra num amplificador, pra tocar normal mesmo? Ou você desativa a simulação de cabinet ao tocar com o amplificador, e só a utiliza para gravações?

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


você considera uma "cagada" usar a simulação de cabinet ao ligar a guitarra num amplificador, pra tocar normal mesmo? Ou você desativa a simulação de cabinet ao tocar com o amplificador, e só a utiliza para gravações?

Como os caras vem desenvolvendo essas pedaleiras multi efeitos durante anos (a 505 é de 1995!), eu acho que é bom tentar timbrar como recomendado (abaixo). Os caras investiram em 2 programações (algorítimos) diferentes para "ao vivo" e "em linha" e, provavelmente, não foi a toa. Mas acho que se o timbre ficar bom de outro modo, blz!

Abs

1) para tocar no AMP, ao vivo:
escolher a opção "Et" em EXTRA EQ/CABI&MIC e timbrar a equalização extra.
2) para tocar em linha/gravar:
escolher a opção "Cb" em EXTRA EQ/CABI&MIC e o tipo de microfone (dy, Co) e seu posicionamento (0-2).

Depois disso, pra cada situação é hora de equalizar até chegar num timbre bacana.

Página do manual:
http://img208.imageshack.us/img208/9181/liverecordingspfa2.jpg

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


erico.ascencao
Acabei de ler que na B2 é diferente. Não tem algorítimos dedicados pra "ao vivo" e "em linha".
Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Resultado do teste de pedaleiras Zoom - G1 x G2