Para o macaco velho - old monkey delay

    Autor Mensagem
    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: fuzatto guitar


    Para o Macaco Velho ou alguém que montou o Old monkey delay.
    O que rola é o seguinte. Terminei de montá-lo e o efeito tá funcionando legal. Porém, o som tá um pouco distorcido. Tocando solo até que não se percebe tanto, porém quando toca acordes ou mais de uma corda juntas, o som distorce feio. Naquele teste que tem lá no tutorial, em que se toca a guitarra sem o CI, não percebi distorção não. Somente quando eu coloquei o CI que começou. Será que o integrado está ruim? O foda é que nem dá pra compra um só pra testa, custa 17 pila...hehehe.
    Desde já agradeço a ajuda..abços

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    UP?!?!?!

    macaco veio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ja faz pelo menos uns tres anos que sequer pego num ferro de solda mas como tenho tido algum tempo no momento de voltar aqui no forum vou dar uma ideia.
    retire o integrado, retire C2 , e dessolde o fio do meio do poteciometro de repeticao. com um pedaco de fio rigido encaixe no soquete do integrado juntando os pinos 14 e 15 (entrada e saida do integrado). tera entao uma ligacao direta do sinal (provavelmente bem mais amplificada, o integrado atenua o sinal). se o som do sinal estiver clean deste jeito entao o problema seria no integrado, (pode ser mas acho que nao). caso esteja distorcido entao existe algum componente com problema ao redor desta parte do circuito (valor menor de resistor ou cap com problema). este integrado custa $1,75 (dolar) na internet (infelismente nao entregam no Brasil). boa sorte

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Grande mestre!!!..hehehe. Vou fazer o teste que vc passou.
    Só pra adiantar, quanto aos valores de componentes, os resistores comprei todos de valores iguais ao do tutorial.
    Os capacitores que se podia escolher valores intermediarios usei o seguinte:
    C2 C3 C6 C13 C14 C15 C16: (220nf a 1uf): usei 220 nf /100v de poliester
    C1: (100nf a 1uf): usei de 100nf/100v de poliester
    C5: (3n3 ou 3n9): usei 3n3

    O restante usei do exato valor indicado lá.

    Quanto aos transistores usei o BC 237.

    Vou fazer então o teste que vc passou e ver se o problema é o integrado.
    Depois eu posto o resultado.
    Muito obrigado irmão...abços

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mestre OldMonkey. Seguinte, fiz o teste. O timbre, quando acionado o pedal, perdeu brilho, ficou apagadão, sem agudos e com uma leve distorção. Isso significa então que o problema não está no integrado né?
    Tem alguma sugestão de qual capacitor ou outro componente substituir ou mudar valor? De repente substituir os capacitotres de polyester por eletrolíticos (não sei se isso muda o timbre).

    Mais uma pergunta, a voltagem dos capacitores influência em alguma coisa? Sempre fico em dúvida quanto a isso pois normalmente uso de 63v, porém quando não tem eu levo de 100v, isso muda alguma coisa?(tanto os de poliester quanto os eletrolíticos)

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Aparece ai Sr Monkey...hehehe.

    snd
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    a tensão dos capacitores não influencia não, pra esse tipo de circuito a alimentação é fraquinha e você poderia usar tudo de 16V

    se o som ficou sem agudo no teste verifique todas as soldas, pode ter solda fria ai

    verifique também os caps eletrolíticos para ver se você não inverteu nenhum

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    snd
    Opa, valeu pela dica irmão. Vou verificar as soldas e os eletrolíticos.
    Abços.

    macaco veio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    o fato de perder o brilho esta no cap C5 (3n3 jogando agudos pro terra), mas eh o normal do circuito pra nao ir muita alta frequencia no PT. R15 e C4 compensa mas no momento C2 esta desligado.
    Ficar tirando componentes eh uma desgraca pra placa mas quem sabe esta distorcao nao esta vindo o primeiro transistor. cheque o seguinte: messa a tensao em cima de R23 +v se nao ta caindo abaixo de 9v (uns 10 ou 11 volts estaria ok). caso normal. resolde C2, feche o pot de volume da repeticao, feche o pot de repeticao e escute o sinal limpo passando apenas pelos 2 transitores na saida (tem que estar bem clean). o volume deste sinal deve ser bem proximo do volume geral igual ao que voce plugar a guitarra no ampli sem circuito nenhum.
    Se o volume tiver muito mais alto (com o circuito) eh sinal que estaria havendo muita amplificacao do primeiro transistor fazendo saturar a entrada do PT. se for este o caso devido a um possivel beta alto do bc237 a solucao seria aumentar R3. se estiver normal entao abra todo o pot volume repeticao (e um pouco do de repeticao), se o sinal repetido estiver bem mais alto que o volume normal entao o sinal esta sendo saturado no PT. ai a solucao eh aumentar R6.
    Caps com defeito pode ate ser mas dificil dizer qual eh (e eh dificil de testar), em ultimo caso se tivesse que ir trocando algum eu comecaria por C11 12 ou 13.
    na epoca eu montei uns 6 circuitos desse e algumas pessoas que montaram me mandaram email. felismente nenhum teve problema de distorcao.
    como o snd disse os caps podem ser baixa voltagem (se for de alta nao muda nada, so o tamanho), mas eu sempre gosto de usar pelo menos o dobro da voltagem da fonte. isso tambem depende de onde o cap esta no circuito.
    boa sorte

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Muito obrigado mais uma vez pela atenção irmão. Vou fazer os testes que vc passou e depois posto o resultado. Abços

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    É meu amigo Macaco veio, fiz os testes e naaadaaa. No segundo teste, com os pots abertos, achei que o som estava mais alto e então substitui R6 por 18K mais nada mudou quanto a distorção. No teste da voltagem, acima de R23, deu 9,04v, tá bom?
    Naquele primeiro teste que tem no seu tutorial, pra medir a voltagem do regulador, ele marcou 4,5v, é poco ou tá normal?

    macaco veio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    pelo que entendi:
    o som ta clean no primeiro teste. (sinal passando por C2 apenas)
    ta distorcido com os pots abertos na linha de sinal que vai no PT porem sem o PT (sinal passando por C3 apenas). neste caso acho que pode ser algum problema de cap mesmo nessa linha de sinal (talves o proprio C3 vazando sinal direto).
    quanto a voltagem, um pouco mais alta seria o ideal (um pouco acima de 10v) entao o 78L05 cortaria exato em 5v.
    se estiver usando uma fonte estabilizada pode usar uma outra qualquer sem estabilizador. deixe apenas o estabilizador do circuito pra ver.
    porem para ser problema de distorcao por insuficiencia de voltagem a distorcao seria algo que como distorcao meio rachado (nao muito suja) que nao parece ser o caso. (e a polarizacao dos transistores estao do tipo trancadas pra evitar isso, entao seria raro).
    uma outra tentativa poderia ser a de aumentar o valor de R1 para uns 100k pois talvez sua guitarra tenha um nivel de sinal muito alto fazendo distorcer naturalmente a amplicacao sobre o primeiro transistor. faria saturar principalmente em acordes como voce descreveu la em cima.
    outra coisa, voce substituiu R6 15k por 18k nao da diferenca nenhuma, teria que ser pelo menos uns 47k no minimo.
    boa sorte

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    macaco veio
    o som ta clean no primeiro teste. (sinal passando por C2 apenas)
    ta distorcido com os pots abertos na linha de sinal que vai no PT porem sem o PT (sinal passando por C3 apenas). neste caso acho que pode ser algum problema de cap mesmo nessa linha de sinal (talves o proprio C3 vazando sinal direto).

    No primeiro teste o som também ficou distorcido, porém não achei que o volume ficou tão mais alto do que com os pots abertos.

    Quanto a fonte só tenho aquela Hayonic, vou tentar emprestar outra pra fazer um teste.

    Vou substituir os resistores que vc falou e ver no que dá.

    Se não der certo, vou trocar todos os capacitores, comprar lá em SP. A loja que compro aqui não confio muito. Talvez troque até os resistores, descobri que existe um outro tipo que tem variação de apenas 1%, custam 15 centavos.

    Obrigado mais uma vez pela atenção meu velho.

    Ah, li o seu post lá no phase 90 primeiro. Não sabia que vc já tinha respondido aqui e o resultado dos testes que eu me referi lá, são os que eu postei acima. Os que vc passou agora ainda não fiz. Assim que eu os fizer posto o resultado.

    Abços.

    macaco veio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    No primeiro teste o som também ficou distorcido
    neste caso esqueca os caps por enquanto talves estejam todos bons. tente aumentar R1 primeiro e veja o que da. ja que nas duas linhas de sinal esta meio distorcido entao o problema deve ser concentrado em torno do primeiro transistor (ou do segundo).
    boa sorte

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    macaco veio

    Opa, vou tentar mais esse teste.
    Nessa correria de natal não tive tempo de fuçar no pedal e nem de entrar aqui no forum. Assim que possível eu posto o resultado.

    Abços e obrigado irmão.

    Ah, aproveitando, um feliz natal e muita saúde pra vc e a família.

    macaco veio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    obrigado e boas festa ai tambem

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para o macaco velho - old monkey delay