Chorus Old Monkey - Montei

    Autor Mensagem
    Zett
    Veterano
    # jul/06


    Ola gente, a tempos que não posto aqui, abraços a todos!

    Montei o Chorus do Macaco Velho, lei e revi todo o tutorial, pois bem, eu consigo um chorus legal porém estou com alguns problemas nele, queria discutir isso aqui.

    O pricipal problema é : O potenciometro de Velocidade do vibrato não esta modificando em nada na suposta onda, em outros termos não estou conseguindo modificar em nada o som do chorus com ele!

    Usei um pot de 250k.


    Troquei o Q7 e Q6 por BC550 (pus E B e C deacordo com o esquematico):

    O resitor R37 pus de 1M.

    O resitor R42 pus de 100k.

    Os capacitores C19, C20, C21 usei os (mostruosos) 330nF.

    Se alguem puder me ajudar agradeço. Abraços a todos e vida longa ao macaco velho!

    Zett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Desculpe se estou repetindo assuntos! mais não achei anda parecido com isso anteriormente!

    Zett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Up!

    Fox_scc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Zett,

    Usei um pot de 250k.
    Melhor usar 100K, com 250K vc precisa colocar um resistor em paralelo entre 560K a 1M.

    Troquei o Q7 e Q6 por BC550 (pus E B e C deacordo com o esquematico):
    Este tá OK..

    O resitor R37 pus de 1M.
    Este deveria ser 470K, vc esta usando, mas que o dobro...

    O resitor R42 pus de 100k.
    Igual ao projeto

    Os capacitores C19, C20, C21 usei os (mostruosos) 330nF.
    Certinho.

    Zett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    o cara vou tentar valeu!

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    o Fox_scc esta correto em sua analise
    o problema que acontece no vibrato é a dificuldade de acertar os exatos transistores (beta) de acordo com os resistores que deixam passar mais ou menos a oscilação. voce pode soldar uma ponta de fio direto na trilha em cima do emissor de Q6, a outra ponta pode ir encostando nos pontos de solda do pot de profundidade. R38 fica completamente eliminado do circuito. se o vibrato estiver funcionando perfeito, havera um forte vibrato no som, assim se trata de ajustar os valores a gosto (diminuir R37, diminuir ou zerar R38 e pode tambem aumentar ligeiramente R41) qualquer uma das modificações pode ser feita.
    quando fizer este teste deixe o pot de vibrato com baixa resistencia (oscilação rapida) que fica melhor de ver. se este pot for maior que 100K a oscilação vai ficar lenta demais e acaba parando de oscilar.
    Se quiser ter um chorus bem mais brilhante diminua C5 (470p) para 150p ou proximo desse valor.
    boa sorte

    Zett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    HUMMMMMMMMMMMMMM A melhor opção então é testar valores pro C19 C20 e C21! e tentar conseguir um valor de R37 que deixe o vibrato macio! vou então soldar um resistor no pot de 250k e ficar testando essas possibilidades!
    E o ajuste do Trimpot como vc fez velho primata??

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    se o BBD ja foi colocado e está tudo funcionando, (ja passou daquela fase de montagem em que tem que ter certeza que o oscilador com 4013 esta ok), a regulagem do trimpot vai de ouvido, ao girar o trimpot o apito do oscilador entra na faixa de audio, este apito deve ficar um pouco acima (pouca coisa), o ponto suficiente para não ser escutado. pode ser a última coisa a ser feita porque se estiver apitando no momento da regulagem do vibrato não atrapalha regular. ao se tocar uma nota de solo se percebe um rapido delay na nota, se o oscilador tiver muito acima o delay fica mais curto ainda e o efeito de chorus enfraquece.
    C19 20 e 21 usei .47
    e experimente trocar o C5 (da uma boa diferença)

    Tycoon
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Zett

    Beleza cara!?
    Quando tiver tudo pronto ae dá pra colocar uns samples?!
    To querendo construir esse pedal e querir ouvi-lo antes.
    Quanto + ou - você já gastou até agora?

    Valeu!

    Zett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ta valendo sim!

    ele ta funcionando! mais o pot de velocidade para de funcionar de uma hora pra outra! pode ser mau contato, porém estou meio com o pe atras!

    Eu fiz o seguinte parei de girar o trimpot quando parou o apito do oscilador!

    vou comprar outros capacitores de 470k pra testar! e vou ver se arrumo ua chave de onda pra permutar esse C5 pra deixar como um mod qualquer!

    Adriano_passos
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    POh, fiz o Chorus do macaco veio, o efeito funcionou muito bem, com bastantes medios e graves, mas o problema que eu tenho é que o som nao esta muito amplificado, esta pouquisimo abaixo do volume normal. Sera aonde eu posso tentar resolver tal problema?

    Coby
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    To montando o chorus do macaco velho, mas encontrei uns erros no esquema que ta no pdf pra download....
    na lista dos resistores usado, ta cheio de erro, o R37, R46, R19 e R45 repetem 2 vezes com valores diferentes.
    E estão faltando os valores de R7, 11, 24 29, 31, 38, e 44
    !!!
    Por favor quais os valores corretos?
    (me pergunto como esse pessoal conseguiu montar, sem os valores certos das resistencias, acho que deve ser porque qualquer valor que colocar serve.... só pode...)

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Coby

    Proponho que tente pesquisar algo no site www.handmades.com.br

    Abs

    Coby
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bom eu procurei lá... mas não tem nenhum comentário sobre resistores errados...
    não sei como esse pessoal fez....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chorus Old Monkey - Montei