Resolvendo problemas com sustain: compressor, mudar o drive ou mudar o delay?

Autor Mensagem
    Faca na Caveira
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Faca na Caveira

Pessoal, novamente eu aqui, com mais uma dúvida.

Utilizo 2 pedais de drive, um hobbertt simulamp e um Boss SD-1. Recentemente postei aqui algumas dúvidas a respeito da utilização de 2 drives juntos, estava com muito ruído, porém consegui encontrar uma regulagem satisfatória, menos ruidosa e com um ganho na medida. Depois de muito mexer nos dois pedais, a sensação que tenho é que cheguei no limite dos dois. O som ficou ótimo e não pretendo mexer mais.

Nessa nova mexida que fiz, o drive do sd-1 teve que ficar bem baixo, abaixo das 8h, quase zerado. O timbre até que ficou legal, mas acabei perdendo muito em sustain, quando estou tocando apenas com o sd1. Em algumas músicas nossas, preciso muito desse sustain com o drive bem crunch em alguns solos, então pensei nas formas que poderia resolver isso:

1) Claro, a forma imediata que pensei foi a utilização de um compressor. Traria além de um clean + bonito, talvez um som mais equilibrado e com mais sustain. Muitos vão entrar aqui e vão dizer "Ah, compressor nao presta pra nada", mas atualmente vejo o compressor como a melhor saída.

O que tenho em vista: Boss CS-3, Marshall ED-1 The Compressor

2) Andei lendo sobre compressores e sei que a desvantagem desse efeito está nos ruídos, daí comecei a pensar também na possibilidade de (com muita dor no coração) trocar o sd-1 por outro drive leve com mais sustain, mesmo eu curtindo muito o som dele. Existe algum drive leve que dê bastante sustain?

Quanto aos drives, não tenho nada em vista ainda. Um ts9 teria mais sustain que o sd-1?

3) Recentemente comprei um delay da ashland, é um delay curtinho de 300ms, ele disfarça um pouco a falta de sustain, mas imagino que um delay mais longo poderia encontrar uma regulagem que talvez me desse uma sustentação melhor das notas. Estou certo?

Se um delay for capaz de resolver minha situação, tenho muito interesse em comprar o ibanez de-7, do qual gostei muito e já pretendia em breve trocar o ashland por ele. Vendendo o ashland, acho que o de7 cabe no meu bolso.

Queria ouvir a opinião de vocês, queria saber o que poderia resolver melhor o meu problema. No momento, estou tendendo mais para o compressor da marshall, mas as 3 soluções acho que sairiam +- na mesma faixa de preço. Tenho no máximo, estourando, uns 250 reais pra resolver o problema. Quero sair de casa pra loja, já sabendo o que irei testar.

Desde já, agradeço a quem puder me ajudar! Valeu!

Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar

Faca na Caveira
    Cara, uma solução que vc não listou foi trocar seu captador por um outro que dê mais sustain (ou seja, seu sustain viria da guita, independente de qq outro equipo) ...

Faca na Caveira
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Fernando de almeida

Esqueci de falar, minha guitarra é uma gibson flying v faded, com captadores originais gibson, um 496R Hot Ceramic no braço e um 500T Super Ceramic na ponte. Os cabos são Neutrik e Santo Angelo. Amplificador peavey bandit 112.

O sustain é ótimo, só estou querendo que o sustain do sd-1 volte a ser o que era antes de diminuir o ganho dele. Por isso que estou tendendo mais ao compressor.

erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Quanto ao delay, acho que se colocar mais "time" que o que já está pode embolar o som, principalmente se for fazer dedilhados ou solos. Você pode aumentar o mix, que é o volume do som "delayzado", e o feedback, que é o número de repetições.

BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Faca na Caveira

Sabe o que vai resolver seus problemas com sustain??
    Desfaz de tudo isso e arruma ma Les Paul e um amp foda!

ou então vc pode tentar um clean booster...eu pessoalmente gosto muito!

Brown
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Brown
    · votar

Faca na Caveira
    Fernandes Sustainer! \o/

Ou faz isso:
    Desfaz de tudo isso e arruma ma Les Paul e um amp foda! (2)

Leblues
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Faca na Caveira
    cara, regule de uma forma em que o sd-1 sirva apenas como booster e não como drive... eu tenho um simulamp e um sd-1 e consigo um timbre bem legal com os dois!

ogaitnas
    Veterano
    # dez/08
    · votar

delay com tempo um pouco maior e nada ou praticamente nada de feedback,
    com um mix entre 15 e 20% da escala que o delay te permitir regular,
    deve te dar aquelas notas longas bem legais sem embolar o som hehe

Faca na Caveira
    Veterano
    · votar

BaNdAiD
    Desfaz de tudo isso e arruma ma Les Paul e um amp foda!

Hahaha! Boa pedida, mas tô satisfeito com minha guitarra! Além do mais, deu uma canseira da porra pra comprar!

Brown
    Fernandes Sustainer! \o/

Desconheço...

Leblues
    cara, regule de uma forma em que o sd-1 sirva apenas como booster e não como drive... eu tenho um simulamp e um sd-1 e consigo um timbre bem legal com os dois!

Cara, o timbre ficou filé man, estou muito satisfeito, só talvez o delay não seja dos melhores, mas em breve eu trocarei por outro. O que eu tô tentando resolver é justamente ao contrário: estou com pouco drive no sd-1, logo meu sustain sumiu um pouco quando eu uso apenas ele. Se eu diminuir mais ainda o drive dele, aí que o sustain vai embora mesmo. Não quero usaro o sd-1 só como boost, quero que ele seja também um drive secundário mas pra isso preciso de mais sustain.

erico.ascencao
    ogaitnas
    Cada um disse uma coisa... Aumenta o time ou aumenta o feedback? Quando eu for na loja, pretendo testar mais delays... e verificar se algum vai dar essa sustentação que eu quero.

Por favor, preciso de mais opiniões, principalmente sobre os compressores! Pô, não sabia que eles eram tão evitados assim... hahaha valeu galera!!!

MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar

Faca na Caveira
    Qual fonte de alimentação que vc usa?
    Abs

Faca na Caveira
    Veterano
    # dez/08
    · votar

MauricioBahia
    Landscape PS5

ogaitnas
    Veterano
    # dez/08
    · votar

aumentar o feedback vai aumentar a quantia de repetições, e aumentar
    o tempo aumenta o intervalo entre elas, o que vc pode testar
    é:

muito feedback e nenhum delay (mas nmho fica estranho),
    ou delay mais longo e nenhum feedback, com um mix/level (isso muda
    de nome dependendo do pedal) bem baixo (15-20%), isso é rápido
    de mudar e perceber o que fez no som, em 5 minutos vc testa tudo
    na loja hehe

erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Faca na Caveira
    Acho que um feedback de maneira que dê para escutar duas repetições, fica bom. O lance é o mix...

Diino
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Diino
    · votar

les paul de mogno + encordoamento 0.013 + 2 MXR's dynacomps + delay + captador foda + valvuladão 100W com 4x15 + EQ

duvido que vc reclame de sustain dps disso

UIAEEUIAHAEIOUEHAOIEUAHEIAUHEAIUEAHEIAUHEAIU

essas flying V's as que eu testei sao bem levezinhas, nao tem como ter sustain mesmo.

Faca na Caveira
    Veterano
    · votar

Diino
    les paul de mogno + encordoamento 0.013 + 2 MXR's dynacomps + delay + captador foda + valvuladão 100W com 4x15 + EQ

hauhauhauaha assim até minha vó consegue!

essas flying V's as que eu testei sao bem levezinhas, nao tem como ter sustain mesmo.

Realmente, ela é bem leve, e a madeira é vazada por dentro, pois ela foi construída com uma nova tecnologia da gibson que permite manter a mesma qualidade do sustain assim como na cherry, só que utilizando uma quantidade menor de madeira. Nunca toquei em uma gibson lp, mas ja toquei numa sg da linha studio. O timbre é diferente, mas em termos de sustain, minha fv não ficou devendo nada. Não sou profundo conhecedor dessa tecnologia, mas pretendo pesquisar, até mesmo pra fazer um review aqui (que estou devendo desde que a comprei hehehe).

Bem, mas olha, só pra esclarecer a todos, não tô questionando nenhum problema da guitarra, em geral, o sustain dela é show de bola. Só estou dizendo que com a redução do drive do pedal, eu tive uma perda de sustain, o que é normal quando vc reduz o drive em qualquer pedal. Estou apenas correndo atrás de recuperar o sustain de antes, sem ter que aumentar o drive de novo.

Espero ter explicado melhor agora.

EDIT: No próprio manual de instruções tem a explicação. Depois explico direitinho.

Faca na Caveira
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Diino
    e do jeito que vc fala parece até que vc tá falando de uma tonante...

megadeth2612
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Faca na Caveira

PARECE que você utiliza a guitarra com volume sempre no 10, já pensou em controlar o ganho pelo knob de volume da sua guitarra? Coloca o ganho do pedal perto do máximo e vai controlando a "distorção" pelo volume.

Se ficar muito abafado, há mods que são simples de se fazer, como treble bleed e 50's wiring que dão mais agudos quando se abaixa o volume.

Diino
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Faca na Caveira

nao cara, é que realmente, elas são leves de mais pra mim, nao dá. mas se vc quer sustain cara com a tua guitarra. tu tem 2 soluções:

1 - compressor
    2 - aumentar o calibre (a mais fácil)

Brown
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Faca na Caveira
    Desconheço...

Com um Fernandes Sustainer, duvido que você vai reclamar de sustain novamente... hehehe

Veja:

Faca na Caveira
    Veterano
    # dez/08
    · votar

megadeth2612
    PARECE que você utiliza a guitarra com volume sempre no 10, já pensou em controlar o ganho pelo knob de volume da sua guitarra? Coloca o ganho do pedal perto do máximo e vai controlando a "distorção" pelo volume.

Sim meu caro, realmente deixo os knobs de volume sempre no volume máximo. Recentemente andei pesquisando sobre o knob de volume, descobri que é mais aconselhável manter assim o volume, sempre no 10, pois deste modo ocorre o aproveitamento máximo da qualidade dos captadores. Eu já havia experimentado reduzir um pouco o volume na guitarra, a diferença mesmo foi maior no ganho, não notei muita diferença no timbre.

Gostei da sua sugestão, quando eu ligar o equipamento aqui, vou reduzir o pot de volume e aumentar o drive do sd-1. Valeu!

Brown
    DO CARALHO!!! Mas tem que levar em consideração que ele tb usou bastante drive né...

daniel_guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Faca na Caveira
    muda a regulagem do sd1 dependendo da musica (booster ou drive) ou então pega outro sd1 e usa um pra booster e outro pra drive

jigo__
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Faca na Caveira
    Véi num fica com dó de pedal não, compra logo outro drive tipo um ts-9, ts-808 q é próprio pra isso (pouco ganho) e pronto!!!
    Abç

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Resolvendo problemas com sustain: compressor, mudar o drive ou mudar o delay?