Zoom G1 x G2 - email enviado pela Zoom

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia


Olá pessoal,

Zoom G1 x Zoom G2

Além da qualidade no acabamento (metal G2 x plástico G1) e usabilidade, as duas pedaleiras apresentam outras diferenças.

O texto transcrito, em itálico, é uma resposta da Zoom sobre a pergunta que fiz, por e-mail, sobre possíveis diferenças entre os algorítimos usados na G1 e G2. Detalhe é que a resposta foi dada em menos de 24h

A passagem sublinhada eu, particularmente, desconhecia e não sei até que ponto afeta na qualidade do som.

Para os que entendem do assunto, talvez seja uma oportunidade de debate pois muitos pensam em comprar uma desta pedaleira e fica na dúvida sobre custo/benefício.

-----Mensagem original-----
De: ZOOM Info [mailto:info@zoom.co.jp]
Enviada em: quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 04:42
Para: Mauricio Bahia - Conextar
Assunto: Re: Zoom G1 x G2 algorithm.

Dear Maurício Bahia,

Thank you for your inquiry.

All basic parameters that determine sound quality, such as 24-bit/96 kHz A/D/A conversion and ZOOM original DSP chip ZFX-3 with 32-bit processing for effect algorithms are the same as in the G2. However, effect module configuration, number of effect parameters, effect parameter setting range and other aspects are different. The G1 also does not have a dedicated line recording modeling algorithm.

F.Y.I.
The G2 has two dedicated algorithm for each amp/drive type, designed for live playing and direct recording. The CABINET effects simulates amp and mic recording characteristics as well, and the algorithm is automatically switched according to the CABINET on/off setting.

Sincerely yours,
ZOOM Corporation.


DotCom
Veterano
# dez/08 · Editado por: DotCom
· votar


MauricioBahia
Essa parte sublinhada fala daquele módulo que a G2 tem, em que escolhe "extra eq ou cab/mic" (equalização extra, onde você ganha mais 3 bandas de equalização, ou simulação de caixa e microfonação, útil pra gravação).

ps: agora eu vi que no outro tópico o Bog falou a mesma coisa.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pelo que constatei no e-mail as diferenças são:
1) Na configuração dos módulos de efeito;
2) Número de parâmetros dos efeitos;
3) Gama de ajustes;
4) G1 não possui um algoritimo dedicado a modelagem de gravação em linha (a tradução correta é essa?);
5) A G2 possui 2 algorítmos dedicados para cada tipo de amp/drive para gravações ao vivo e estúdio;
6) A G2 possui simulação de efietos para mics e gabinetes e o algorítmo é automaticamente alterado de acordo com o parâmetro on/off do gabinete.

Alguém, por favor me corrija, se estiver errado quanto a listagem/tradução acima!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


DotCom
Saquei!
Criei um tópico novo para que tenhamos uma comparação técnica entre duas. Gostaria que fosse um tópico bestante lúcido que o pessoal possa optar com consciênça entre as duas pedaleiras.

Se alguém tiver alguma dúvida "cabeluda", me diponho a contactar a Zoom, já que estou camarada do pessoal! uhauhauh

Abs

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

exato... se ler o manual das duas, essas diferenças ficam bem claras,
assim como pelo fato da g1 ser mais nova ela tem uns amplis diferentes...

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


boa idéia do post, pq essas duas são baratas então o pessoal está sempre
perguntando, se tivermos uns posts com opiniões sem xiitismos, dá
para juntar um material legal para ajudar na escolha da 1a pedaleira
hehe

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas
DotCom
com opiniões sem xiitismos, dá para juntar um material legal para ajudar na escolha da 1a pedaleira
Isso é muito importante. O objetivo do tópico é tentar colaborar com o máximo de objetividade.

Ficarei com uma G1 aqui comigo por um tempo (tenho a G2) e, para enriquecer o tópico, postarei samples das duas seguindo parâmetro Idênticos, se possível, para que possamos "ouvir" o que "elas" tem a nos dizer! ;-)

Abs

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

Legal que eles responderam! :)

The G1 also does not have a dedicated line recording modeling algorithm.

Isso só quer dizer que a G1 não tem a simulação de MIC/gabinete que tem na G2. Isso eu já sabia, tem nas especificações mesmo, e quer dizer que a G1 não foi feita para ser gravada em linha ou tocada ligada direta na mesa. Eu SEMPRE usava a simulação de MIC e caixa da G2. Você não estava com ela ligada?

Mas se a gente pensar em como ela tem menos parâmetros, e não tem esses algoritmos com a simulação de caixa acústica, talvez o ponto seja que ela foi feita para trabalhar com menos memória - menos memória não-volátil para o programa, menos RAM para a execução. Quem sabe algumas variáveis foram substituídas para rodar com menos memória - o que justificaria o preço mais baixo. Ou talvez você tenha regulado as duas de jeitos diferentes, já que os parâmetros não são os mesmos. Ou vai ver o estagiário fez o que não devia mesmo, hahaha.

No fim das contas, vai ser só especulação, a não ser que alguém queira brincar de engenharia reversa... =S A explciação mais simples seria a primeira - você ouviu a G2 com a simulação de mic, e a G1 sem. Se for isso, está resolvido o mistério.

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

Heheh, mas se você tem a G2 e não tem a G1, é fácil de saber se estava desligada. A G1 nem tem simulação de mic/gabinete. Você usa ela na G2?

Se não usa na G2, a segunda coisa a se pensar é nos parâmetros. Não tem como deixar eles idênticos nas duas, simplesmente porque são parâmetros diferentes!

Mas se as duas ficarem MUITO diferentes, independente dos parâmetros usados, aí começo a pensar que a G1 tem menos memória, ou roda com um clock mais baixo, ou coisa do tipo. Senão, não teria por que os algoritmos soarem diferentes!

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


e a diferença de algoritmos da G2 e a G9?
qual será?

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog
Heheh, mas se você tem a G2 e não tem a G1, é fácil de saber se estava desligada. A G1 nem tem simulação de mic/gabinete. Você usa ela na G2?
Nem sempre uso. Depende do timbre que quero chegar. Não entendi muito bem o objetivo da pergunta...

Mas se as duas ficarem MUITO diferentes, independente dos parâmetros usados
A idéia pro teste entre as duas é usar o mínimo de parâmetros possível. Se não conseguir chegar num ajuste similar para ambas, nem postarei o teste pois será inútil e ainda vai confundir o pessoal.

Como disse, vou pegar um G1 emprestada (que, por sinal, é a que vendi ;-) ). Não lembro bem como "setar", mas vou pegar a pedaleira com calma e dar uma olhada até onde posso chegar para um teste de timbres.

Abs

[edit] se isso vai ajuda no seu raciocínio, atualmente não uso qualquer simulação de amps/mics na G2.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Amigos do FCC,

Pretendo testar as duas. Aceito sugestões dos experts em pedais para que o teste de timbre entre G1 x G2 tenha sucesso e possa ajudar na decisão de compra entras as duas pedaleira. Como disse tenho chance de estar com as das pedaleiras em mãos e acho uma oportunidade legal.

Eu não tenho dúvida, prefiro a G2 por vários fatores além do timbre, mas estou tentando colaborar com quem tem dúvida e para com o FCC como um repositório de informações úteis.

Se acharem que é perda de tempo, não farei o teste, numa boa. ;-)

Abs

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


acho que vale o teste para ver se os amplis que a g1 tem mais tem
um som legal, eu só não testei uma g1 até hj pq não tive chance,
agora estou com uma gt6 e nada a declarar, mas ainda tenho a g2
e qdo quero ligar a guita rapidinho e fazer um sonzinho nos fones ainda
pego a g2 só por ser pequena e mais simples de carregar pela casa hehe já pensei em trocar por uma g1 só pelo teste hehe

Grimc
Veterano
# dez/08
· votar


as duas são uma merda e tenho dito

Dudu9
Veterano
# dez/08
· votar


Grimc
Luis Carlos Prats?

Jio-kun
Veterano
# dez/08
· votar


as duas são uma merda e tenho dito

Antes não tivesse upado...

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Grimc
Pq acha uma merda?
Já teve uma?
Abs

erico.ascencao
Veterano
# dez/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


MauricioBahia
Quanto à sua dúvida: trocando em miúdos, a G1 não tem simulação de cabinets, e a G2 tem.

Eu acho perda de tempo testar a G1. Se você analisar o manual dela, verá que as regulagens são limitadas. A G1 tem 3 bandas de EQ, contra 6 da G2. As regulagens do compressor da G2 são mais precisas (parâmetros: threshold, attack, sense, ...), enquanto a regulagem da G1 vai de 1 a 10. Enfim, tudo isso torna a G1 uma pedaleira pra iniciante mesmo - talvez um dos poucos casos de equipo para iniciante.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao
Eu sei. Li o manual! ;-)
Vou pegsar a G! e testar com a G2. Meus ouvidos vão dizer!
Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


erico.ascencao
Na época que fiquei com as 2 aqui, achei o som da G1 pior que o da G2 e não foi por causa das simulações da Mic/Cab. Sou novato aqui, mas não na vida! ;-)
Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao
Farei o teste G1 x G2. Na pior das hipóteses contatarei que não diferem muito. Isso já é alguma coisa.
Asb

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Não lembro agora se a G1 tem efeitos a menos... você sabe me dizer?

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A G2 tem a mais, só os efeitos de Mic/Cab, eu acho!

Hoje ensaiei com a G2 fazendo Chorus e Reverb, ainda usei Vibe.

Sério mesmo, constatei que não tem o mínimo problema de perda de timbre ou coisa similiar. E digo mais, quem acha que não funciona para modulações é pq, quem disse isso , nunca soube usar a G2 de forma consciente!!!! Se vacilar, nem leu o manual!

Abs!

CaioPrimo
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
eu te disse, que a qualidade e o processamento delas eram semelhantes, a G2 tem mais parametros claro, a unica coisa que a g1 ganha eh referente o armazenamento de patches, da pra vc pular patchs tipo do 1 pro 9 com 1 pisadal, na G2 nao da, vc ia ter que passar de efeito por efeito se fosse tocar ao vivo

CaioPrimo
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
concerteza, as 2 linhas a G1 e a G2 são excelentes e as modulações sao realmente surpreendentes, elas praticamente nao roubam sinal caso ligue outro pedal em linha, a percepção de perda é minima

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


CaioPrimo
Perfeito!
A G2/G1 são pedais digitais com múltiplos efeitos. OK. Só isso. Se vc usar somente reverb no patch 1, ela vira um pedal de reverb... Se usar um chorus no patch 2, vira um pedal Chorus. Simples assim. Não tem mistério. Basta usar na dose certa, desligando simulações de mic/cabinets e outras baboseiras. O segredo é esse. Quem faz o timbre é vc. A pedaleira lhe dá opções!
Se misturar a porra dos efeitos todos com um pedal qualquer antes da G1/G2, vai ficar uma bosta, é óbvio!
Abs

Japoneis_
Veterano
# dez/08
· votar


ogaitnas

cara vou perguntar diretamente pra voce, por que pelo que andei lendo no forum, vi que voce tem uma boa visão sobre as coisas. Me diz, o que voce acha da G2 para gravação em linha? voce poderia comparar o som dela com a da V amp 2, tem termos de gravação em linha?

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


Japoneis_

não posso fazer comparação direta pq nunca toquei com a vamp2, mas
já vi gente tirando bons timbres dela... mas no aspecto técnico (specs
do hardware), ela perde para a g2.

Já gravei com a g2 em linha e o resultado é bom, o som é o mesmo que
sai com fones ou caixas de som full range, pode ter uma mudança
mínima, mas nada que atrapalhe, é só dosar o volume da pedaleira para
não dar clipping e afins...

Japoneis_
Veterano
# dez/08
· votar


ogaitnas

entendi... voce já testou ela com diferentes guitarras? sai o som de guitarras diferentes mesmo, ou é sempre aquele mesmo timbre? O V amp 2 tem esse problema, pelo menos pra mim tinha...

mais agora to sentindo falta de um equipamento para gravação... e to em duvida em pegar de novo um V amp ou pegar essa G2

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


Japoneis_

a resposta dinâmica da g2 é boa... vc percebe as diferenças entre um
captador e outro da guitarra, mudança no volume ou tone da
guitarra, eu só acho o ganho da g2 meio exagerado, mas é questão
de gosto...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Zoom G1 x G2 - email enviado pela Zoom