Dúvida sobre potenciometro em pedal de volume(passivo)

    Autor Mensagem
    lucasazt
    Veterano
    # nov/08


    Olá amigos, estou com uma nova dúvida sobre pedal de volume. Arrumei uma carcaça para o pedal, sendo que a parte mecânica estáfuncionando perfeitamente, entretanto, testei 2 potenciometros de 100K, mas não consigo fazer ele abaixar muito.
    Já tentei todas as combinações possiveis de ligação, mas em nehuma consigo cortar o sinal por completo, a variação do volume está muito pequena. Será que o problema está no potenciometro?
    Qual potenciometro usar? Quero dizer que já procurei na busca mas não encontrei uma resposta precisa a respeito disso, desde já agradeço as respostas e paciência.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lucasazt
    Dúvida sobre potenciometro em pedal de volume(passivo)
    Cara, o que se usa é potenciometro 100K logarítmico ... Será que vc está ligando certo????

    Será que o problema está no potenciometro?
    Pode ser que, mesmo que seja difiícil, ambos potenciometros estejam ferrados ...

    Qual potenciometro usar?
    100K logarítmico.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lucasazt
    Cara, pode ser algo na parte mecanica ... Vc notou se no curso do pedal, o eixo do potenciomentro é totalmente girado, tando no sentido horário qto no sentido anti-horário?????

    lucasazt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Olá amigo, a parte mecânica tá funcionando perfeitamente, o potenciometro tá girando. Vou confirmar se o potenciometro que eu comprei é logarítimico. Quais são os tipos de potenciometro e qual é a diferença entre eles? Obrigado.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lucasazt
    Basicamente existem 2 tipos: Linear e logarítmico.
    A diferença é a curva de atuação, mas eles funcionam da mesma maneira: De um lado resistência mínima, do outro resistência máxima.

    Veja se você ligou da maneira correta:
    Uma ponta vai para o positivo da entrada, a outra ponta vai para o negativo (que é o mesmo para todo mundo), e o do meio vai para o positivo da saída.

    Se o potenciômetro for girado em todo o seu curso, você conseguirá volume máximo em um ponto, e zero no outro.

    tchu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    e aê, estou com uma duvida sobre o pedal de volume, fiz um usando o potenciometro de 100k,e depois usi um de 50k, ficou melhor, mas o que eu notei é que ambos diminuem o ganho da pedaleira ao ligar o pedal de volume, é assim mesmo ou o pedalao ligá-lo deveria estar com o mesmo volume quando está sem o pedal, tenho esta dúvida, se alguém poder me esclarecer, desde já obrigado.

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tchu
    Primeiro: Ligou como? Antes, depois, como pedal de expressão...?

    Usando como pedal de volume mesmo, não devia diminuir volume. Mas se você está usando como primeiro pedal da cadeia, direto na guitarra, aumenta esse pot pra 500k. Valores abaixo disso já "pesam" nos captadores, gerando perda de agudos e de volume.

    tchu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    1º- liguei a guitarra na pedaleira zoom 505, e esta no cubo com o nivel do volume no 6.
    2º-liguei na entrada controle "in" da zoom 505, (o pedal foi construido em casa no mesmo modelo do (handmades), só que com o potenciometro de 50k ,o tecnico disse que ficou melhor)./
    3º-mas ao ligar, o nivel do cubo cai uns 2 a 3 pontos.
    seria para compensar na mesa de som o restante,assim ao usar o pedal para aumentar oo volume,voltaria ao volume de quando estava sem o pedal, espero que consiga entender.

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tchu
    Entendi.
    Nâo devia ter essa perda não.

    tchu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    entao,me dê uma solução,talvez colocar um capacitor,uma aspirina, perinboca, um pre-alguma coisa,ou um potenciometro logo se 500k,se poder me de uma soluçao. desde já agradeço

    tchu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    gostaria de saber se tem um potenciometro que funcionara,para pedal de volume, igual a quando se aumenta o volume de um rádio, e nao só somente em uma parte dele.

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tchu
    teoricamente, qualquer potenciômetro serviria.

    O que pode estar acontecendo é que o movimento do pedal não está girando completamente o potenciômetro.
    tem que ver se a zoom tem algo pra calibrar o pedal.

    tchu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    alguem aí

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tchu
    não tem mágica. pega um multímetro e vê se o pot tá girando completamente.

    melhor ainda, desmonta a parte mecânica e gire manualmente o potenciômetro, vê se assim a pedaleira chega ao volume máximo.

    tchu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    testei um plug sem cabo no control in , e o ganho da pedaleira(zoom505) abaixa o volume, entao, talvez deva testar,potenciometros deoutros valores até achar o que eu procuro,seria isso tambem.

    tchu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    existe algum postenciometro, que ao ser usado irá aumentar o volume gradativamente,como em um amplificador, ou caixa amplificada, se souberem me deem o numero, obrg.

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tchu
    Pot logarítmico.

    tchu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    dotcom
    você tem alguma foto ou desenho por dentro do pedal de volume pra ver as ligaçoes dos fios ,porque por esquema tá meio dificil,,e os que tem no yahoo não abrem

    LeandroP
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    Estou pensando em fazer um pedal de volume passivo com uma carcaça completa de um wah-wah que possuo.

    Posso aproveitar a parte mecânica, como a cremalheira e a engrenagem que gira o potenciômetro.

    Penso em utilizá-lo tanto antes como depois dos meus pedais, porém, com mais aplicação depois dos pedais de efeitos (onde vejo mais utilidade no meu som).

    Uma das minhas dúvidas é se apenas um potenciômetro é o suficiente ou se terei que colocar capacitores ou resistores (imagino que não).

    Com relação ao valor do potenciômetro, acredito que o mesmo deve ter um valor maior do que o que eu já tenho na minha guitarra (500k). Pois se quanto maior o valor do potenciômetro, mas agudos ele deixa passar, o potenciômetro de valor menor no pedal daria uma "limada" nos agudos que eu quero que saiam da minha guitarra. Estou certo nessa afirmação?

    Os agudos não aumentariam só porque eu utilizaria um potenciômetro de 1 mega, por exemplo, já que esse filtro já foi feito na minha guitarra. É isso mesmo?

    Não pretendo utilizar o pedal como booster. Só quero ter o controle de volume aos meu pés mesmo, nada de mais!

    Eu teria um aumento significativo de impedância (não queria isso)? Seria mesmo necessário ou apenas mais garantido um buffer?

    Sendo ele passivo não haveria necessidade de nenhuma alimentação, certo?

    E, finalizando, utilizando no fim do setup de pedais, o valor do potenciômetro como descrevi alteraria alguma coisa no timbre?

    Vou ser bem sincero em como pretendo utilizar o pedal.

    Em ocasiões onde eu só use a guitarra e meu amplificador valvulado de um canal, onde eu tocaria com ele saturado e limparia o sinal da guitarra com ele ou faria alguns "fades" (mataria o ataque da palhetada).

    Outra situação é com os meus pedais, onde eu controlaria o volume de tudo (distorção e efeitos), abrindo um pouco mais o volume nos solos, por exemplo.

    Desculpem-me pelo texto longo. Espero boas respostas ;)

    pedrolake
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    A Ernie ball constuma usar pots de 25K log e 25Linar dependendo do pedal , a Maestro/Boomerang usava 250K Log - Anti log (D) e a DeArmond /Guild usava 1M log.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    pedrolake

    Caramba! De 25k pra 1M é muita diferença, não?!

    pedrolake
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Sim, mas depende do fabricante, os de 1M são para maior controle e geralmente tende a ter maior brilho no som. Além do valor tem que olhar as curvas, isso influencia muito.

    Lnearr

    Log

    Anti Log (C)

    Log anti log

    As curvas alteram a sensibilidade e de certa forma o ganho da saída.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    pedrolake

    Então, no caso 1M permite uma maior passagem de agudos, mas não quer dizer que será mais agudo, certo?!

    Qual você acha que seria mais interessante a utilização?

    Obrigado pelas respostas ;)

    pedrolake
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    1M irá proporcionar maio brilho, porém 500K seria um mediador entre o agudo e o grave.

    Eu tenho um pedal de volume da De Armond com pot de 1M log em relação ao Ernie Ball, o som é mais brilhante e claro. O ernie Ball é mais medio, e fechado em relação ao De Armond.

    Agora sobre as curvas, a que mais me agrada é a Log. Porém para conseguir melhor balanço, eu usaria a curva D log-anti log, por ter seu começo na base anti-log e linearizar perto do meio do curso e ter uma subida mais suave, por causa se sua parte log. E conseguir utilizar melhor o pedal em baixo ( baixo volume)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    pedrolake

    Valeu mais uma vez!

    Farei um teste com 1M D log-anti log.

    Agora preciso saber onde encontrar este potenciômetro (de preferência pela Internet). Vou garimpar, mas se souber de alguma boa loja, por favor, me indique.

    pedrolake
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Eu sei que a marca Alps Fabrica, você pode tentar na Mouser, Farnell, Digikei entre outras

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre potenciometro em pedal de volume(passivo)