Review: Zoom G9.2tt (com samples)

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# set/08 · Editado por: erico.ascencao


Bom, depois de umas duas semanas com o brinquedinho novo, decidi fazer um review e gravar uns sons pra ajudar o pessoal a se decidir - vai que é suuuuuuuuuuuuuuua, Diino!

Bom, digo que comprei essa pedaleira principalmente pela pechincha: R$1000 por uma pedaleira top é um negocião - mesmo tendo sofrido um pouquinho com o vendedor e tendo imaginado por alguns segundos ser o slashfoda II.

Os grandes atrativos são sem dúvida o Z-pedal, que é o pedal que se move na vertical e na horizontal, e as válvulas, duas 12ax7 (uma na entrada e uma na saída). Vamos então comentar sobre os diversos pontos:

1. Estética
Pedaleira muito bonita, com bom acabamento e muito robusta. Os dois pedais são "presença". É bonito vê-la no escuro, além das luzinhas acesas dá pra ver as válvulas quentes. As laterais são emborrachadas.

2. Funcionalidades em Geral
O grande forte desta pedaleira na minha opinião é a controlabilidade. Você pode criar um patch para uma música inteira, mesmo que ela tenha variações bruscas de timbre. No mesmo patch, você pode usar os dois pedais de expressão (na prática, três) para controlar a intensidade de efeitos e mais os botões A/B Channel para selecionar o canal de amplificador (função esta que pode também ser alterada) e o Tap Function para ligar/desligar um dos módulos de efeito. Parando pra pensar, você pode usar todos os módulos de efeito ao mesmo tempo, podendo ligar/desligar em tempo rel, sem trocar de patch. Há também a possibilidade de controlar os parâmetros do pré-amp em tempo real - é só abaixar e girar o knob. (OBS.: Estou falando do Play Mode, que é o modo em que você seleciona um patch e toca. Há também o manual mode, que é quase como ter os pedais separados de fato, permitido o controle em tempo real dos parâmetros dos efeitos).

Desse modo, julgo esta pedaleira uma ótima pedida para guitarristas de bandas covers, já que estes precisam de trocentos timbres diferentes, todos gravados em memória.

A edição de patches é bem fácil. O que facilitou foi eu já ter uma Zoom A2, logo o tipo básico de edição é quase o mesmo.

Ela também tem loop para efeitos externos - planejo utilizá-lo pra ligar um Getho Talk Box e talvez a A2 para melhorar o Acoustic da G9.

Há um recurso em que você seleciona a ordem dos módulos, por exemplo: colocar modulações antes do pré-amp ou depois, wah antes ou depois do pré-amp, etc...

3. Simulações e Distorções
Gostei muito da variedade, desde sons limpos até crunchs e drives high gain. Nela estão presentes tanto os clássicos Fender Tweed, Marshall JCM800 e JCM2000, Mesa Boogie Rectifier, Roland Jazz Chorus; até uns que eu nem conheci mas gostei muito, como o Diezel e o Hiwatt. Estou enfrentando um problema para tirar drives não-graves dos simuladores de amps, devido ao meu Meteoro GS100 ser muito grave, mas escutei todos os timbres num monitor de estúdio e senti a diferença.

Há também uma simulação de cabinet, que inclui microfonação e posicionamento do microfone. É uma boa alternativa para quem quer gravar em linha, pois ela dá o peso que muitas vezes falta ao simplesmente espetar a guitarra na entrada da placa de som.

4. Wah-Wah e Efeitos de Expressão
Gostei bastante dos efeitos tradicionais de pedais de expressão, como o wah-wah, pitch shifter e o Z-talker. Os pedais têm uma boa amplitude de alcance. Com o recurso do Z-pedal dá pra pirar nas regulagens.

5. Modulações
Usei mais o Chorus e o Stereo Chorus. São muito bons, dá pra se chegar fácil naqueles sons "aquáticos". Andei só passando pelos sons de Phaser e gostei também.

5. Delay
Tem um alcance bem amplo, chegando até 5s. E ele está disponível em outros módulos de efeitos além do seu módulo próprio.

6. ZNR
Funciona. E basta.

7. Compressor/Limiter
Ando apanhando pra regulá-lo, principalmente porque ele tira muito os agudos que eu fico caçando na EQ anteriormente. Não noto a presença dele, mas sinto falta quando não tem.

8. EQ
6 bandas: bass, low mid, mid, treble, presence e harmonics. A última é quase imperceptível, mas as outras cinco são bem atuantes.

9. Reverb
Assim como em várias pedaleiras, existem vários tipos para agradar toda a clientela.

Samples
Setup de gravação:
Guitarra: Cort X6 (humbucker da ponte) com tone aberto
Método: em linha na placa de som M-Audio Jam Lab
Regulagens da pedaleira: somente o módulo cabinet ligado, selecionando mic dinâmico, posicionado no meio do falante e a distância "0" (exceto nos samples dos pré-amps, nos quais também deixei o módulo pré-amp ligado)
Regulagens das válvulas: accelerator (tube 5, solid state 5), energizer (tube 2, boost 10)*

Link:
http://rapidshare.com/files/148422635/samples_Zoom_G9.2tt.rar.html

*A válvulda de entrada recebe o nome de accelerator, e a de saída, energizer. Cada uma tem duas regulagens, conforme descrito acima.
** Nos samples das válvulas, o nome do arquivo indica as regulagens. Ex: 0T1 10ST 0T2 10B - accelerator (tube 0, solid state 10), energizer (tube 0, boost 10)

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PS.: Iria postar uns sons de patches que eu fiz, mas fui surpreendido pela diferença entre o som do meu ampli e dos monitores.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Aproveitando o meu próprio tópico, como eu disse, tive problemas pra timbrar a pedaleira e descobri que o problema é o ampli, que é muito grave.

A primeira coisa que pensei foi em pegar um EQ pra corrigir o som do ampli. Isso porque os knobs do ampli são muito molengas, basta tirar da caixa que eles saem do lugar. Vale a pena? A primeira opção é o Behringer, a R$100.

CaioPrimo
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
a cara, vc ja tem 1 pedaleira legal, troque o amp e seja feliz

Gabriel Cervi
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Cara, o review tá bem bom, parabéns ^^
Só não curti os samples, acho eu que dá pra tirar timbre BEM melhor com essa Zoom...
Mas acho que até achar um timbre bom leva tempo, e como você disse, tá com ela a 1 semana só...
Acho que se equalizar direito, esses timbres que você postou ficariam melhores ^^

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Gabriel Cervi
A grande merda foi que os timbres mudaram pra caralho do ampli pros monitores de estúdio. Duas coisas que eu reparei foram: o ampli é muito grave (sempre usava a EQ do ampli em flat), o que torna a maioria das distorções de amps muito pesadas; e o som das válvulas perdem a dinâmica, ou seja, no ampli tudo parece mais pesado do que de fato é.

Diino
Veterano
# set/08 · Editado por: Diino
· votar


erico.ascencao

ahhh e valeu por lembrar
OIEAHOIEHIEUHEIUHEIUEHIUEHEA


putz grila, gravou em ".wav"?
aeiuhoaeiuhe
40 MEGA
:S

vou baixar qdo chegar em casa!

abração ae!

Diino
Veterano
# set/08
· votar


PAGASTES 1000?!?!?!

o cara tu sabe uma loja que de pra pagar esse preço em umas 3, 4 vezes?
aqui nu RS é tudo mais caro.
:S
aqui ta 1600

abç!

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

ótimo review!! Não sabia de todas as possibilidades que essa pedaleira oferecia!

sei de pelo menos 1 pessoa q vai se coçar querendo essa pedaleira, né joão??

LuizJu88
Veterano
# set/08
· votar


Pow, vou ver se me animo a postar algum som da minha tb =]
Mas em todo caso aqui tem um som antigo meu q eu gravei pela USB da pedaleira:

Joe Satriani - Starry Night

Esses dias fiz o teste de plugar o violão nela e gravar vis USB...me surpreendi com o resultado...fica mto bom...
Setup atual meu é uma guitarra LTD, a Zoom G9.2tt e um Marshall VS8080

ogaitnas
Veterano
# set/08
· votar


4shared e mp3 nos samples..

Diino
Veterano
# set/08
· votar


cheguei em casa.
to baixando.

Diino
Veterano
# set/08 · Editado por: Diino
· votar


poutz cara, as distorções nao sao como eu esperava...
pior que testar em loja é phoda.

:(
a boss gt 10 e a POD x3 live sao feias e so tem 1 pedal de expressão...
:(

que que eu faço agora?



esse video mostra a dist dela, mas ainda nao ta bem gravado
http://br.youtube.com/watch?v=A0nV5AWu7As

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Pessoal, só lembrando: gravei todos os samples sem equalizar, só gravei o som natural do pré-amp ou da válvula com a simulação cabinet pra dar uma melhorada no timbre por ser uma gravação em linha.

Diino
Tem um outro vendedor no ML que estava vendendo a R$1050 +-, veja se o cara disponibiliza mercado pago.

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

eu falei com um parcero meu que é proffi, ele falou mto bem da zoom
ele disse que a pod tem as simulações perfeitas, a boss é deprimente tocar baixo pq o som é melhor "no talo" e a zoom realmente simula bem os amplis, o kiko usa em gravação e talz (eu duvido) mas sei la.

ele vai me lançar um G1 so kiko loureiro pra mim ve como é na pratica, se eu achar legal tanto em headphone qdo em ampli alto, eu compro a G9.

tu tb nao usou uma afinação mto baixa nao...
sei la vou dar uma olhada.

abç!

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Diino
Não cara, usei a afinação standard mesmo. Não desafinaria minha Floyd só pra gravar estes samples...

A propósito, gravei todas as simulações para servir de guia pra timbrar melhor meu ampli. Estou upando no Rapidshare e em breve eu posto aqui. Só que são 90MB.

ogaitnas
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

cara.. usa o winlame(winlame.sourceforge.net) para transformar
os wavs em mp3, aí upa no 4shared, dá para baixar ou ouvir direto
de lá, ou mesmo no rapidshare, mas o arquivo vai ficar menor.. hehe

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

mas nao precisa descer a afinação, da pra tocar padrao mesmo, eu toco com afinação padrao.
so que eu faço as notas graves assim ó:


e-----------------------------------------------------
B-----------------------------------------------------
G-----------------------------------------------------
D--------------2--4--5--7-----------------------------
A-0-2-3-5------0--2--3--5-----------------------------
E-0-2-3-5------0--2--3--5-----------------------------


LA SI DO RE - LA SI DO RE

sakas?

toque umas dessas ai na prox. gravação, vai ficar massa.
:P

abç!

erico.ascencao
Veterano
# set/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Diino e todos os outros interessados

Aí vai os samples que eu prometi. São bem simples, só gravei um A para sons de crunch e drive e um Am para sons mais limpos, isso porque só queria gravar cada simulação para ouví-la nos monitores para assim timbrar meu ampli da melhor maneira possível.

Link: http://rapidshare.com/files/148912325/Simula__es_Zoom_G9.2tt.rar.html


Configurações de equipamentos da gravação:
Guitarra: Cort X6 (humbucker do braço, tone e volume abertos)
Gravação: em linha, ligando a saída da G9 na entrada da placa de som M-Audio JamLab
Válvula de entrada (accellerator): tube 3, solid state 4
Válvula de saída (energizer): tube 2, boost 10
Ganho: 50 (mesmo nos amps limpos)
Volume: 100

PS.: Diino, não consegui instalar o conversor que você me passou, então segue os sons em .wav mesmo...

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

é... ta melhor mais nao era esse o A que eu tava falando...

tu tocou assim


D----7--------------------------------------------------
A----7--------------------------------------------------
E----5--------------------------------------------------


era pra ter sido assim;


D-----2-------------------------------------------------
A-----0-------------------------------------------------
E-----0-------------------------------------------------


erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Diino
Os sons mais sujos eu toquei assim
e-------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-----2-------------------------------------------------
D-----2-------------------------------------------------
A-----0-------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

E os limpos
e-----0------------------------------------------------
B-----1-----------------------------------------------
G-----2-------------------------------------------------
D-----2-------------------------------------------------
A-----0-------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

sim, foi o que eu disse.
:)


G------=-2----------------------------------------------
D----7-=-2-----------------------------------------------
A----7-=-0----------------------------------------------
E----5-=------------------------------------------------


hj eu vou pegar emprestado uma zoom G1 pra ver, se me agradar, nao vai ser a top que vai me desapontar.
:)

abç!

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

testei a G1 kiko loureiro. mto foda.
vou comprar a G9 amanha.
o//

creio que seje a gravação mesmo que ficou ruim, ou vc nao soube equalizar direitinho.

mas a pedalera eh foda, mais alem eu vou postar uns amples tb.

abç!

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Diino
Ai é que está o ponto: Eu não equalizei nada. Gravei do jeito que o timbre é, nu e cru. Se eu fizesse uma EQ, aí mudaria o som, já não seria uma referência mais geral, já que minha EQ poderia mudar da sua.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Diino
É um ótimo negócio. Pedaleira deste nível, só a Tonelab, talvez a GT-10, ...

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

GT10 diz o cara que só timbra legal em volumes altos.
diferencia mto de headphone e ampli.

a zoom é o negócio.
o/

so vou me desfazer dela qdo eu comprar meu mesa boogie, dai eu compro uma G-system de vez.

vou so esperar meu chefe chegar e pedir pra ele me liberar de tarde (já que hj é dia de pagamento :D) e ir na loja comprar.
ate de noite eu tenho que tar com ela, vo ate mata aula, mas bem capaz, vo é fica brincando com o brinquedinho novo.
:P

abç!

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

comprei a zoom G9.2tt
sai em hiorario de serviço, fiz mó correria pra pegar ela, tive que pegar cheque em banco tranferir grana e o escambau.

mas como a lei de murphy é eterna, cheguei em casa (matei curso), e abri a embalagem, me depara com uma fonte 110v
:XXXXXXXXXXXXXX

to de cara, como que ele exportam um equipo pro brasil sem ter 220V?!?!?!?!?!!?!?!?!?!?

pior que os trafos que eu tenho aqui sao tudo 12V, 24V.
:X

so sexta pra poder fazer alguma coisa. que inferno.

Gabriel Cervi
Veterano
# set/08
· votar


Diino
Puta merda xD
Mas se ligar ela no USB ela não liga?

Dark Fallen Angel
Veterano
# set/08
· votar


Diinoto de cara, como que ele exportam um equipo pro brasil sem ter 220V?!?!?!?!?!!?!?!?!?!?

uhaHUAHauAHUA meu marshall mg foi a mesma coisa.... acho q fiquei uns 2 dias sem usar ele. Pior que no uruguay tem ele em 220 se ñ me engano...

Diino
Veterano
# set/08
· votar


Dark Fallen Angel

é de indignar, eu to parado agora, lendo o manual (creio que seje a unica coisa a se fazer no momento) 110v eu so conheço Porto Alegre, nao sei se tem mais alguma cidade que use 110...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Zoom G9.2tt (com samples)