Drive / Dist / Fuzz (q casem com amp Marshall Plexi)

    Autor Mensagem
    fernando0877
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: fernando0877


    Situando...
    Não quero uma chuva de dicas e listas de melhores pedais. Então se puder ajudar de forma específica responder conforme o título... pois cada pedal soa completamente diferente dependendo do seu amp e guita. Logo se postar a dica, diga que amp e guitarra usa/usou. Se não, não dá pra ter idéia.
    Obs: E não me mandem testar na loja pq estou morando numa cidadezinha que só tem behringer e onner.

    Pra situar: uso uma fender com texas special e um amp handmade com circuito Marshall Plexi, 30W. O timbre do amp é uma estupidez nunca toquei em timbre melhor, ao meu gosto. Do limpo ao crunch regulo no próprio amp. E para alcançar uns níveis mais altos de "distorção" pretendo achar um drive e um fuzz (ou talvez tmb uma distorção). Mas tá difícil de casar um drive mais forte. Procuro um timbre hendrix, led zepelin, pearl jam, zz top, black crowes...

    Experimentei nele os pedais Vintage Proco Rat, TS808 e Big Muff (estes clones), além do SD-1 Boss e o Vintage Distortion VD-1 Behringer (uma espécie de big muff puxado mais p fuzz, mais aberto). Em suma ainda não encontrei o meu set.

    Set antigo no Valvulado (valvulado x transitorizado)
    O SD-1 boss casou bem. É bem o nível de drive que procuro, mas não é bem o timbre... acho ele meio ardido e pouco transparente (não responde a dinâmica da pegada). Está provisoriamente no set até eu encontrar algo melhor. (No meu antigo amp fender transistor, deluxe 112, ficava uma bosta, não dava drive no canal limpo, abelheiro, horrível)
    O Vintage ProcoRat ficou bem foo fighters, rage agaist, paulada (mesmo com caps singles), uma distorção compacta q parece um coice no peito... Mas atualmente não toco nada nessa onda.. Regulado ele mais como drive ele não ficou legal... então o rat vai pra prateleira. (no ex-amp transistor, o rat ficava muito bom como overdrive).
    O Big Muff no plexi ficou bem ruim, saturado ao extremo, fechado demais, embolou. (no ex-amp transistor ficava bem big muff).
    O TS808 não deu muita diferença. Testei no primeiro dia do amp, sem conhecê-lo muito bem. Mas não achei graça em colocar um drive / boost leve em cima.
    O VD-1 Vintage Distortion Behringer estava jogado sem nenhum crédito. Estes dias brilhou uma luz e resolvi testar... e por incrivel q pareça ficou bom. Bem fuzz estilo hendrix. O que me fez concluir que um bom fuzz vai casar bem legal. (no ex-amp transistor ficava um big muff abelha)
    Buenas: no set ficou provisoriamente o SD-1 Boss e o Vintage Distortion Behringer (como fuzz)... até que eu encontre o timbre perfeito.

    O que procuro?
    Quero um drive com um nível de saturação equivalente ao SD-1, porém com o timbre mais transparente, menos ardido. Eu estava quase encomendando um Direct Drive (barber) pelo que tenho lido por aí. Mas resolvi perguntar aqui antes rasgar dinheiro. Direct Drive tem um drive mais forte sem embolar?
    Será que pedais da marshall Guvnor, JackHammer casam melhor? Imagino que devem ter sido projetados com base no timbre dos amps marshall.
    E distorção alguma dica??? Marshall Shred Master num circuito plexi???
    E o Fuzz... qualquer um de gerânio deve casar??

    Obrigado por ter lido!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Cabongo
    Não quero uma chuva de dicas e listas de melhores pedais. Então se puder ajudar de forma específica responder conforme o título
    Difícil ...

    Quero um drive com um nível de saturação equivalente ao SD-1, porém com o timbre mais transparente, menos ardido.
    Pelo que vc descreveu eu te indicaria o Barber Direct Drive, mas isso vc teria que testar antes pra confirmar ...

    Será que pedais da marshall Guvnor, JackHammer casam melhor? Imagino que devem ter sido projetados com base no timbre dos amps marshall.
    Cara, o Guvnor é um overdrive e o JH é um MetalDistortion ... Pelo que vc procura, desses, o Guvnor é o mais indicado ... o JH nada a ver com o que vc procura ...

    Naloxone
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Cara, o Guvnor é um overdrive e o JH é um MetalDistortion

    Nada a ver!!!!!!
    Vc realmente já usou um JH1???
    É um overdrive, e dos ruins, gom ganho alto e embolado... horrível...comprimido e nada transparente.


    El Cabongo
    Parabéns pela combinação..acho massa stratos com marshall...
    Se eu fosse vc compraria:

    Barber Direct Drive ou Fulltone OCD
    +
    Barber Trifecta



    Veja no ebay...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Naloxone
    Vc realmente já usou um JH1???
    É um overdrive, e dos ruins, gom ganho alto e embolado... horrível...comprimido e nada transparente.

    Sim, já usei ... concordo que não é o melhor pedal (na minha opinião e com os equipos que eu usei na ocasião), mas pra mim é mais distortion (é claro que dependendo da regulagem pode soar tipo um over)...
    Ouça:
    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/media/product/mp3/15/150332_jh1_ 1.mp3
    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/media/product/mp3/15/150332_jh1_ 2.mp3
    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/media/product/mp3/15/150332_jh1_ 3.mp3

    Naloxone
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Fernando de almeida
    :)

    É por isso que não confio em samples da net..só as vezes...
    Nesse caso está claro que isso não é um jackhammer... pode até ter um jackhammer ligado ali, mas esse timbre desses samples não correspondem ao que é mesmo um jackhammer...

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Engraçado, a galera malha o JackHammer como distortion...
    Usem como overdrive, ele é bem melhor como drive.
    Mais moderno que o Guv'nor, e com mais ganho.

    El Cabongo
    Pelas descrições que você deu, eu indicaria o TS, mas já que você disse que testou e não casou bem com o ampli...
    Sei lá, que tal o OCD ou o Klon Centaur?

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Fuzz Face a níveis baixos de ganho.


    Casam perfeitos com Plexi+Strato pois não gera muito ruídos(só se colocar o ganho no máximo, coisa que ninguém faz num fuzz) e dá um bom sustain mesmo com o ganho baixo.

    Se você usar muito o power do Plexi para gerar saturação(volume 5 pra cima) fica melhor ainda já que o Fuzz Face junta com a saturação do Plexi, fica uma coisa animal cheia de harmônicos e feedbacks!

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ps: Níveis baixos de ganho que eu falo é BAIXOS mesmo: de 0 a 10, lá pelos 2 no máximo, já que no 3/4 a saturação já aumenta muito e tende só a aumentar mais ainda

    fernando0877
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Quanto ao debate do jackhammer ser ou não distortion... é por isso q acho impressindivel saber que equipamento foi usado para tirar tal timbre. Pedais e guitas soam muito diferentes dependendo do ganho do amp, braço parafusado/colado, captadores... mas já vi um cara usando o jackhammer como drive forte em Carvin Nomad valvulado + Gibson Les Paul... achei bem legal

    Fernando de almeida
    É estou com uma tendência ao direct drive. Minha dúvida é se o DD chega a ter o talento de "drive forte" e transparente. Ou seja algo pra dar um estágio a mais de drive. Mas continuando com a pegada de amp valvulado.

    B.Frusciante
    Fuzz Face a níveis baixos de ganho.
    Imagino que fuzz case perfeito com o amp... vai ser a próxima aquisição.
    Acho bem interessante, tmb, q tem pedais que timbram bem legais a baixos níveis de ganho.

    Naloxone
    Parabéns pela combinação..acho massa stratos com marshall...
    Muitos guitarristas usaram essa combinação... hendrix, frusciante, jeff beck, SRV, é timbrão clássico de rock'n roll. Para a escolha do amp fiz uma lista de sons que curto e pesquisei todos o equipamento dos artistas. A conclusão da "pesquisa" (hehe) foi q mais de 80% dos timbres mais gosto vêm de marshall. O plexi, fica maravilhoso tmb com humbuckings, pretendo no futuro pegar uma guita na onda das SG's. Só falta a verba.. hehe

    DotCom
    Sei lá, que tal o OCD ou o Klon Centaur?
    Ouvi vários vídeos do OCD no youtube e me parece que quando se usa ele em drives mais fortes ele fica meio fechadão. Me pareceu muito bom pra drives leves. Pode ser uma impressão falsa.. mas fiquei com um pé atrás. É assim ou estou equivocado?
    O Klon Centaur tmb, pelo you tube me parece um drive meio leve como o TS808. E isso não vai dar um estágio de drive a mais.

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Cabongo
    Pelo que eu to vendo nossos gostos são bem parecidos:

    Plexi
    +
    Strato / SG
    +
    Fuzz



    Boa sorte!

    edalko
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: edalko
    · votar


    Se vc quer um estágio maior de drive sem perder a sonoridade de drive valvulado, na minha opinião vc deve pegar então um ótimo boost.

    Deste modo ele não interferirá no som do amp, e apenas fará as valvulas saturarem antes gerando um drive mais forte.

    Para isso existem pedais específicos só de boost, como o MXR, Seymour Duncan, T-Rex, Mojo, ou então, vc usa pedais de drives cristalinos com o ganho no ZERO e evel no talo.
    O PD01 da Zoom nesse quesito é excelente, o DD tbém, e o LTD idem.

    Dá uma pesquisada nesse modo de utilização que acho que vc vai gostar.

    Bombastik
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    tb iria de Fuzz Face, timbre anos 70 total.

    fernando0877
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    edalko
    Acho que nunca entendi muito bem o que é um boost. Falam de boost limpo e boost de "drive". Mas um boost limpo consistiria em dar mais volume sem colocar drive num DD por exemplo. Sim se eu aumentar o volume vou saturar mais as válvulas, mas o volume ficaria além do que preciso. Então imagino que eu precise mesmo de um boost de drive mesmo sem aumentar o volume... e isso acho que consistiria em um pedal de drive mesmo.

    Bombastik
    Não sei se vai ser um fuzz face mesmo, mas um fuzz vou comprar assim que conseguir me desfazer de alguns pedais aqui... pra levantar a verba.. hehe

    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Cabongo

    legal o tópico, to acompanhando por aqui, é interessante isso, às vezes pedais consagrados com o timbre que já conhecemos às vezes não respondem de acordo com os equipos usados e configurações.

    Sim se eu aumentar o volume vou saturar mais as válvulas, mas o volume ficaria além do que preciso

    sobre isso, vou explanar aqui o meu caso, to sempre testando os timbres por aqui, tenho um valvulado de dois canais (dsl 100) com dois modos em cada canal. E por ex., se uso um overdrive mais cristalino (no caso um dodoverdrive clone) com o ganho totalmente fechado e volume aberto (no caso como clean boost) tenho respostas diferentes em cada canal e de acordo com cada ajuste. Este clean boost no canal crunch aumenta demais o volume, junto com o ganho. No canal drive, se o gain estiver alto ele só satura mais s/ alterar o timbre (quer dizer, altera mas bem menos do que o ts clone, por exemplo) e s/ alterar o volume, apenas aumenta o ganho.
    Porém, no mesmo canal drive se o gain estiver em torno de 2 ou 3 ele aumenta demais o volume, como vc falou.
    Com isto suponho que um clean boost pode sim alterar o ganho como falaram anteriormente, acho que no seu caso serão necessários alguns testes para ver o que é melhor. Quero pegar um bigg muff, curto demais o som do pedal, mas antes preciso ver se ele vai casar com o amp, pois como vc já mencionou lá em cima tenho medo que embole...

    espero ter colaborado, vou continuar acompanhando

    abçs a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Drive / Dist / Fuzz (q casem com amp Marshall Plexi)